Crato­ (CE): Quatro pessoas presas por tráfico de drogas e tentativa de homicídio

Cumprindo mandado de busca e apreensão, Policiais da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) do Crato prenderam nesta quarta­-feira (3) Francisco Demontier, residente na Rua do Piolho, bairro Alto da Penha. Na casa dele, policiais encontraram um revolver calibre 38 municiado com cinco cápsulas intactas.

Na mesma Rua, Francisco Erycles Felipe Pereira de 19 anos, conhecido como “Equinho”, também foi preso sob a acusação de uma tentativa de homicídio. A DRPC do Crato seguiu com os mandados de prisões e efetuou mais duas.

Luciano de Lima foi conduzido à Delegacia sob acusação de tráfico de drogas naquela cidade. Além dele, Claudiano Sousa Tavares, 25 anos, foi abordado por policiais e recebeu voz de prisão ao portar 50 papelotes de maconha às 11h00 desta quinta­feira (4).

Fonte: Miséria



Para Dilma, crise internacional afetou profundamente o Brasil

A presidente Dilma Rousseff admitiu que a crise internacional afetou profundamente o Brasil e que a recuperação mundial ainda é "tênue", o que irá exigir mais esforços da região para garantir a manutenção dos ganhos sociais obtidos nos últimos anos. Em um discurso de 14 minutos durante a sessão plenária presidencial na Cúpula Extraordinária da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), a presidente fez questão de mencionar os processos eleitorais na região este ano.

Segundo Dilma, dessas eleições "saiu vitoriosa a agenda da inclusão social, do desenvolvimento com distribuição de renda e, portanto, do combate à desigualdade e da garantia de oportunidades, que caracteriza a nossa região nos últimos anos".

"Na atual conjuntura de crise internacional, com queda no preço das commodities e, principalmente, do petróleo, o desafio do desenvolvimento é ainda maior. Temos diante de nós compromissos históricos a cumprir, tarefas cuja realização será crucial para o nosso futuro", disse. "O Brasil se dispôs a, nesse período, avançar no combate à desigualdade, assegurando o crescimento com inclusão social. Nós, nessa eleição, mostramos que diante da crise, que nos afetou profundamente, defendemos sobretudo o emprego e, por isso, mantivemos uma das menores taxas de desemprego de toda a nossa história".

A presidente afirmou, ainda, que os países da região já provaram que são capazes de "enfrentar muitos desafios" e conseguiram aumentar renda, diminuir desemprego, reduzir os níveis de pobreza, mas precisam continuar neste caminho. "Todos nós sabemos que a recuperação da crise que começou lá atrás, em 2008, ainda é tênue. Temos um quadro difícil na Europa, uma recessão no Japão, uma recuperação nos Estados Unidos, mas ainda uma recuperação que não mostra toda sua força. Por isso, é importante que os países da região tenham capacidade de se integrar e cooperar cada mais", defendeu.

A queda no preço das commodities e do petróleo, que afetam as exportações de todos os países da região, foi tema também dos discursos dos presidentes Rafael Correa, do Equador, e de Nicolás Maduro, da Venezuela.

Inclusão social
A presidente disse que as eleições realizadas este ano na América Latina mostram a vitória da agenda de inclusão social. "No Brasil, logramos pela quarta vez consecutiva renovar o apoio da sociedade a um projeto que combina inclusão social, combate à pobreza e busca da competitividade da economia", afirmou Dilma, segundo áudio do discurso publicado no Blog do Planalto. Além do Brasil, foram realizadas eleições na Colômbia, Chile, Bolívia e Uruguai.

Dilma voltou a defender as políticas econômicas do seu governo, que mesmo diante da crise internacional que afetou profundamente o País, manteve uma das menores taxas de desemprego da história. Segundo ela, o governo está disposto a ampliar o investimento em infraestrutura logística, energética, social e urbana, além de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Fonte: Estadão Conteúdo (Colaborou Álvaro Campos)



Crato (CE): Berro Cariri movimenta cerca de R$ 800 mil

Criadores de ovinos e caprinos da região do Cariri e de municípios de Estados vizinhos participam, até amanhã (6), da XI edição do Berro Cariri, iniciada na noite da última quarta-feira, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, neste município. O evento, consagrado como um dos mais importantes na comercialização de animais de alta linhagem, possui estimativa de negócios na ordem de R$ 800 mil, neste ano, segundo seus organizadores.

Os animais, das raças Dorper, Santa Inês, Boer, Morada Nova, Pardal Pino, dentre outras, começaram a chegar ao local do evento ontem e participam de exposições hoje e amanhã.

Além de propiciar a melhoria racial e genética da criação de ovinos e caprinos aos criadores, o Berro Cariri também possui características sociais importantes. No ano passado, o evento conseguiu arrecadar cerca de 32 toneladas de alimentos não perecíveis, repassados ao Sesc Mesa Brasil, que oferece cerca de 6.404 refeições diárias a idosos, crianças abandonadas e dependentes químicos. A meta do Berro Cariri, neste ano, é arrecadar 40 toneladas de alimentos.

Os gêneros alimentícios são trocados por ingressos que dão direito aos shows artísticos que também compõem a parte social do evento. Dentre os produtos trocados, arroz, feijão, macarrão, açúcar, e alguns outros alimentos que formam a "cesta básica" brasileira são os mais desejados pelos organizadores do evento. Os shows deste ano contam com a participação de artistas como Areio de Ouro, Italo e Reno, Iara Pamella e do cantor Iohannes.

"O Berro Cariri acabou se tornando um instrumento de profunda contribuição ao trabalho realizado pelo Sesc Mesa Brasil. Na região, a maior quantidade de alimentos doados ao programa é proveniente deste nosso evento. O que a gente pede é que as pessoas que participam do evento por meio dos shows artísticos é que elas troquem seus ingressos por alimentos não perecíveis e que tenham, realmente, maior poder de nutrição àqueles que receberão estes produtos por meio das refeições que serão servidas pelo Sesc Mesa Brasil", explicou Leitão Moura, um dos coordenadores do evento.

Fonte: Diário do Nordeste



Por que não é possível voltar no tempo?

Seria realmente muito interessante se pudéssemos fazer o tempo voltar. Porém, da mesma forma, isso poderia causar um caos completo na vida das pessoas e no curso do Universo. Mesmo assim, a pergunta que muita gente se faz é “porque o tempo corre para frente e nunca para trás?”.

Que tipo de mecanismo o aciona dessa forma? Segundo um artigo de Ian O’Neill, do Discovery News, em um estudo recente publicado na revista Physical Review Letters, um grupo de físicos teóricos investigaram a chamada “Flecha do Tempo” (ou flecha quântica), que é um conceito utilizado para distinguir uma direção do tempo em um mapa relativístico quadridimesional do mundo.

Ou seja, é o termo que descreve a marcha inexorável do tempo, o movimento do momento atual em que essa “flecha” sempre aponta para o futuro. No estudo, os pesquisadores destacaram uma forma diferente de observar como ele se manifesta em escalas universais. E, além desses conceitos, é preciso entender mais alguns para compreender porque o tempo não volta.

A entropia
Em um conceito da física, da hipótese passada, o tempo é descrito de forma que pressupõe que um determinado sistema começa em um estado de baixa entropia e, em seguida, impulsionado pela termodinâmica, a entropia aumenta. A entropia é uma grandeza termodinâmica que mensura o grau de irreversibilidade de um sistema.

Seguindo esse raciocínio, de acordo com o Discovery News, o passado tem baixa entropia e o futuro tem de alta entropia, um conceito conhecido como assimetria de tempo termodinâmico.

Para dar um exemplo de uma forma mais prática, em nossa experiência cotidiana, podemos encontrar muitas formas de entropia crescente, como um gás que enche uma sala ou uma fusão de um cubo de gelo. Nestes exemplos, é observado um aumento na entropia irreversível e, por conseguinte, a desordem.

Por exemplo, quando o gelo derrete, a matéria torna-se mais desordenada e menos estruturada. A disposição sistemática de moléculas de uma estrutura cristalizada é substituída por um movimento mais aleatório e menos ordenado de moléculas sem locais fixos ou orientações. Sua entropia aumenta porque a transferência de calor ocorre dentro dele.

Aplicando esse conceito em uma escala universal, presume-se que o Big Bang deu origem ao Universo em um estado de baixa entropia, ou seja, um estado de entropia mínima.

Ao longo das eras, conforme o universo se expandia e arrefecia, a entropia do sistema em larga escala tem aumentado. Portanto, assim como descrito na hipótese passada, o tempo está intrinsecamente ligado com o grau de entropia, ou desordem, em nosso Universo.

Essa ideia pode apresentar problemas
Segundo Ian O’Neill, do Discovery News, logo após o Big Bang, várias linhas de observação de evidências apontam que o ambiente era uma caos quente e extremamente desordenado de partículas primordiais. Conforme o Universo amadureceu e resfriou, a gravidade assumiu o controle, deixando o Universo mais ordenado e mais complexo com nuvens resfriadas de gás, estrelas e planetas formados, que evoluíram a partir de um colapso gravitacional.

Ao longo do passar das eras, a química orgânica tornou-se possível, dando origem à vida e aos seres humanos, que filosofam sobre tempo e o espaço. E, então, podemos observar a desordem em ação. Em uma escala universal, ela tem efetivamente diminuído, e não aumentado como a "hipótese passada" presume.

Esse conceito foi argumentado pelo pesquisador Flavio Mercati, do Instituto Perimeter (PI) de Física Teórica, em Ontário, no Canadá, que afirmou que é um problema a forma como a entropia é medida.

Ele afirma que, como a entropia é uma grandeza física com dimensões (como energia e temperatura), é necessário que haja um quadro de referência externas para que possam ser medidos em comparação. Então, se não é a entropia, o que poderia conduzir o tempo universal para frente?

Complexidade
As definições de complexidade muitas vezes dependem do conceito de um "sistema", um conjunto de partes ou elementos que têm relações que os diferenciam daquelas com outros elementos fora dessas conexões.

Além disso, muitas definições tendem a postular ou assumir que a complexidade expressa uma condição de inúmeros elementos em um sistema e inúmeras formas de relações entre os elementos. No entanto, o que se vê tão complexo e que se vê como simples é relativo.

Em outras palavras, a complexidade é uma quantidade adimensional que, na sua forma mais básica, descreve quão complexo é um sistema. Então, se olharmos para o nosso Universo, a complexidade está diretamente ligada com o tempo: conforme ele avança, o Universo se torna cada vez mais estruturado.

Na opinião do pesquisador Flavio Mercati, "a questão que procuram responder em nosso papel é: o que define esse sistema nesse estado de muito baixa entropia em primeiro lugar? Nossa resposta é: a gravidade, e sua tendência em criar ordem e estrutura (complexidade) a partir do caos", disse ele.

Pesquisa
Para testar essa teoria, o pesquisador Mercati e seus colegas criaram modelos básicos de computador para simular partículas em um Universo de brinquedo. Eles descobriram que seja qual for a simulação executada, a complexidade dos universos sempre aumentou e nunca diminuiu com o tempo.

Vamos tomar como exemplo novamente o Big Bang. A partir dele, o Universo começou em seu estado de menor complexidade (a "sopa" de partículas quentes e desordenadas e energia). Então, quando o Universo esfriou a um estado em que a gravidade começou a assumir, gases aglutinados, estrelas e galáxias formadas evoluíram. O Universo tornou-se inexoravelmente mais complexo e a gravidade é a força motriz deste aumento na complexidade.

"Cada solução do modelo de brinquedo gravitacional que estudamos tem essa propriedade de ter em algum lugar um estado muito homogêneo, caótico e não-estruturado, que se parece muito com a sopa de plasma que constitui o universo no momento do de sua criação. Então, em ambos os sentidos de tempo, a gravidade do estado aumenta as heterogeneidades e cria um monte de estrutura e ordem, de forma irreversível", disse Mercati.

Ele acrescentou ainda que à medida que o Universo amadurece, os subsistemas ficaram isolados o suficiente para que outras forças estabelecessem as condições para a Flecha de Tempo dominar em subsistemas de baixa entropia.

Sobre a escala universal, nossa percepção do tempo é impulsionada pelo crescimento contínuo de complexidade, mas nestes subsistemas, a entropia domina.

"O universo é uma estrutura cuja complexidade está crescendo. O universo é composto de galáxias grandes separadas por vastos espaços vazios. No passado distante, eles foram mais aglutinados. Nossa conjectura é que nossa percepção do tempo é o resultado de uma lei que determina um crescimento irreversível da complexidade", completou Mercati.

Fonte: Mega Curioso (Via Ian O'Neill/Discovery News)



10 alimentos que não devemos comer antes de dormir

Os nutricionistas nos aconselham a não jantar muito tarde. Com efeito, se você comer depois de 22 h, corre o risco de ir dormir com o estômago muito enjoado. A hora do jantar não é o único fator que influencia a qualidade do sono. É bem verdade que certos alimentos não deveriam ser comidos antes de se ir deitar.

Então, para dormir bem é melhor evitar...

Você está curioso? Veja portanto nossa lista de alimentos a evitar antes de se deitar.

ALIMENTOS PESADOS
Não se dorme nunca bem depois de uma refeição muito copiosa. Ou nos sentimos "pesados" ou se tem dor de estômago ou outros... Por conseguinte devemos evitar as refeições gigantescas à noite. Concretamente, isto significa ir devagar com os gratinados ricos em creme, os grelhados gordurosos ou sanduiches pesados, em resumo, ser razoável e inteligente ao comer à noite.

ALIMENTOS DIURÉTICOS
Gostamos muito de certos alimentos diuréticos como as cerejas, o aipo, etc. A maioria são frescos, leves e saborosos... Tudo bem! Mas eles lhe obrigam a levantar varias vezes à noite para fazer "pipi", o que não lhe deixa ter um sono tranquilo. Se você gosta de comê-los à noite, pelo menos coma em pequenas quantidades. Que tal experimentar uma maçã que além de saborosa favorece o sono?

BEBIDAS EXCITANTES E ESTIMULANTES
Você comeu demais e para tentar se sentir melhor você vai preparar um café ou um chá. Péssimo reflexo pois estas duas bebidas contem as duas substâncias excitantes que impedem de dormir bem. Se você tem vontade de uma beida quente, prefira as tisanas ou outras infusões sem cafeína. Evite também a coca-cola.

CARNE VERMELHA
As carnes vermelhas são muito ricas em proteínas e por isso não são facilmente digeridas. Segundo especialistas, nosso organismo não foi programado para digerir enquanto está "desligado", dormindo! Se você estiver fazendo alguma à base de proteínasdieta, opte por peixes pouco gordurosos e leves como o linguado ou Saint Peter ou mesmo um peito de frango.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A ACIDEZ NO ESTÔMAGO
Certas pessoas são mais sensíveis que outras às especiarias. Assim, existem alguns que reagem muito mal a uma simples pimenta do reino. Para evitar passar toda uma noite sofrendo com a acidez estomacal, evite comer pratos muito condimentados no jantar. Caso contrário, você pode tomar uma colherinha de bicarbonato de sódio com água para ajudar na sua digestão.

ALIMENTOS QUE ESQUENTAM
É no alcool que pensamos. É verdade, quando abusamos das bebidas alcoolizadas acontece frequentemente acordarmos no meio da noite com a sensação de sufocar de calor. Beber vinho não é proibido à noite, ao contrário, cai muito bem com uma refeição gostosa... mas sejamos razoáveis... beber com moderação faz bem, é mais elegante e até faz bem à saúde!

CHOCOLATE
O chocolate é rico em cafeína e pode te tirar o sono, além de ser rico em carboidratos que ajudam a ganhar peso! Mas ele tem muitas coisas boas também, então, evite de comer em excesso e antes de dormir!

FRUTAS E SUCOS ÁCIDOS
Algumas frutas, por serem muito ácidas, podem causar azia e atrapalhar seu sono! Sucos de laranja, abacaxi, uva, limonada, ... se puder, evite! Opte por um suco de mamão ou de maçã que ainda é calmante!

ALIMENTOS QUE DÃO SEDE
Chips, embutidos, queijos, salgadinhos em geral: qual é o ponto comum entre todos estes alimentos? Eles dão sede. Se você come estes salgados à noite, tenha o cuidado de amenizá-los com acompanhamento de pão ou massas para quebrar o excesso de sal. Caso contrário você vai se levantar varias vezes à noite para beber água, além do risco do excesso se sódio que já mencionamos!

Fonte: MSN



Crato (CE): Secretaria de Obras conclui a desapropriação de terreno para pavimentação da Rua Chiquinha Macedo

Rua Chiquinha Macedo será pavimentada em breve
(Foto: Google Maps)
A Secretaria de Obras Públicas está concluindo a desapropriação do terreno localizado na Rua Chiquinha Macedo, no Bairro São Miguel. São 300 metros quadrados que serão incorporados à rua para que sejam realizados os serviços de pavimentação asfáltica ligando a Avenida Thomaz Osterne de Alencar à Vila São Bento e Vila Padre Cícero.

Concluída, esta obra será a realização do sonho dos milhares de moradores destas vilas e das comunidades próximas, que durante anos sofriam com muitos buracos, poeiras no verão e muita lama nos períodos chuvosos. A estrada vai ligar a cidade do Crato ao novo distrito industrial, local onde várias empresas se instalarão em breve, gerando muitos empregos, como também,  haverá mais segurança, economia e qualidade de vida para todos.

A obra faz parte de contrapartida do município em acordo realizado entre a Prefeitura do Crato e o Governo do Estado, e se soma a  outras obras realizadas entre o município e o governo.

Um desses exemplos é a  obra de Requalificação e Recuperação Ambiental da Encosta do Seminário, uma das maiores obras da região e que trará grandes mudanças sociais, econômicas e ambientais para o mais populoso bairro do Crato, orçada em mais de R$ 20 milhões.

O secretário  de Obras Públicas, Tácio Luiz de Carvalho, afirma que a primeira etapa da obra da Encosta do Seminário tem previsão de conclusão  para o final deste mês.

Assessoria de Imprensa/PMC



Operadoras de celulares do Ceará estão proibidas de vender chips e planos por 180 dias

Empresas de telefonia móvel do Ceará estão proibidas de vender chips, novos planos e realizar portabilidade por pelo menos 180 dias.

A Claro, a Oi, a Tim, a Vivo e a Anatel foram notificadas pelo Ministério Público Federal do estado por problemas na prestação dos serviços de telefonia. A operadora que descumprir a determinação está sujeita à multa diária de 150 mil reais.

Entre as deficiências apontadas na ação do Ministério Público, estão a falta de investimento das empresas, a ausência de sinal, queda nas chamadas, lentidão na internet, cobranças indevidas, dificuldade de acesso à banda larga móvel, preços abusivos e dificuldades para cancelar serviços e contratos.

Segundo a procuradora Nilce Cunha, os problemas são o resultado da falta de fiscalização e punição das operadoras pela Anatel.

As empresas têm agora 90 dias para apresentar um plano de melhoria da qualidade do serviço prestado no Ceará. O Ministério Público quer que elas expliquem, com detalhes, quais medidas vão adotar e quanto vão gastar. Além disso, as operadoras devem apresentar um cronograma de ações com início imediato e prazo máximo de dois anos para conclusão das medidas.

Fonte: Agência Brasil



João Vitor, o garoto cearense que acertou mais de 95% do Enem

Ver João Vitor falar sobre sua conquista é assistir à luta entre a timidez do garoto mais acostumado aos livros do que a grandes conversas e o orgulho de quem está vendo o esforço recompensado. O número da vitória é de impressionar: João Vitor acertou 172 questões das 180 que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O equivalente a 95,5% de acertos. Mas João Vitor Claudiano dos Santos, 16, aluno do 2.º ano da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza, ainda não consegue mensurar o significado do feito.

O menino agora espera o resultado oficial, que deve sair em janeiro de 2015, mas, em um comparativo, João Vitor ultrapassou os 164 acertos da estudante mineira Mariana Drummond, que conquistou o primeiro lugar no Enem 2013. A nota final ainda depende do desempenho na Redação, que João acredita ter sido a mais difícil das avaliações.

“Sempre ouvi falar da dificuldade que é o Enem e tinha medo. Mas quando vi, sinceramente, achei muito fácil. Quando corrigi pelo gabarito, não fiquei assustado, apenas lamentei pelas oito (questões erradas)”, diz com a simplicidade de quem dormia em média quatro horas por dia para garantir o bom desempenho, que ele credita também ao apoio recebido dos professores.

A ficha da biblioteca, lugar preferido de João, já vai na segunda folha e ultrapassa os 40 livros. A leitura assídua é o segredo dele. “O que tem de cansativo no Enem são os textos grandes. Então, minha estratégia foi me adaptar à leitura, ler livros grandes, alguns com linguagem rebuscada”.

João, cujo maior orgulho é ter estudado a vida toda em escola pública, ainda não sabe se irá cursar o 3.º ano, mas quer fazer Ciências Biológicas e sonha em viajar para o Reino Unido pelo Ciência Sem Fronteiras. Aos 16 anos, ele tem muito bem traçados os planos da vida. “Sempre me vejo fazendo especialização em bioquímica e biologia molecular. Quero ser pesquisador e estudar o resto da vida”.

Criado pela mãe, a aposentada Ana Maria Santos, morador do bairro Vila União, quarto de cinco irmãos, João será o primeiro da família a ingressar no ensino superior. Os estudos foram, para ele, a forma de transformar o próprio destino. “Sou um garoto que não conheceu o pai, que sempre sofreu bullying por ser nerd, por causa do cabelo, do sapato, da magreza. O estudo não combateu minha timidez, mas me ajudou a ser feliz”.

Fonte: O Povo



Desempregado também pode contribuir com a Previdência

As pessoas desempregadas também podem contribuir para a Previdência Social e ter direito aos benefícios, como aposentadorias e auxílios. A categoria é a de segurado facultativo. Quem já possui PIS deve utilizar esse número para efetuar as contribuições.

Já quem nunca trabalhou e não tem PIS pode fazer a inscrição na página do Ministério da Previdência Social na internet, no item Serviços ao Cidadão – Inscrição na Previdência Social. Também é possível se inscrever pela Central de Atendimento 135.

O contribuinte facultativo efetua os recolhimentos com alíquota de 20% sobre a remuneração declarada, respeitando o limite mínimo (salário mínimo) e máximo (atualmente, R$ 4.390,24). O código a ser utilizado na Guia de recolhimentos da Previdência Social (GPS) para pagamento mensal é 1406.

A contribuição também pode ser feita apenas sobre o salário mínimo, com a alíquota de 11%. No entanto, essa forma de contribuição não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição (somente por idade),  exceto se indenizar os 9% restantes, incidentes sobre o salário mínimo. O código a ser utilizado nessa modalidade, para pagamento mensal, é 1473.

A data de vencimento para os facultativos é dia 15 do mês seguinte àquele a que as contribuições se referirem, prorrogando-se o vencimento para o dia útil subsequente quando não houver expediente bancário.

O cálculo da contribuição previdenciária, com emissão da guia para pagamento, está disponível no site da Previdência.  Caso o cidadão prefira preencher o carnê, poderá adquiri-lo em papelarias.

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Escola do município ganha prêmio de fotografia em concurso promovido pelo Geopark

A Escola Sonia Callou representou as escolas municipais do Crato no I Concurso GEA – TERRA MÃE, promovido pelo Geopark Araripe.

Durante a participação no evento, que contou com a presença da reitora da Urca, Otonite Cortez e dos pesquisadores dos Geoparques de Portugal, Artur Sá e Elizabeth Silva, os alunos da escola tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da universidade e concorreram nas categorias "Dança e Teatro", apresentando uma dança que ficou em 4º lugar, e "Artes Visuais", sendo vencedora com uma fotografia do aluno Robervanio dos Santos Silva, do 6º ano A.

A escola comemorou ainda no mês de Novembro, 38 anos da fundação. As festividades tiveram a presença de aproximadamente 400 pessoas entre alunos, familiares, professores, funcionários e convidados, além da presença da ex-diretora Maria Pereira, que esteve à frente da escola por quase 30 anos.

Dentro das comemorações a escola Sonia Callou, localizada no Distrito Bela Vista, realizou a primeira edição da “Semana da Família”, que visou o fortalecimento da parceria entre escola e família. Na ocasião foram realizadas apresentações culturais, como o Reisado Mirim do Mestre Aldenir, formado pelos alunos da 1ª escola de reisado do Ceará, que também são alunos da escola, palestras sobre meio ambiente e doação de sangue, além da realização de uma gincana cultural com os alunos do Ensino Fundamental II.

Assessoria de Imprensa/PMC



Carros brasileiros terão nova placa em 2016; conheça modelo

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou hoje os modelos das placas que entrarão em circulação a partir de janeiro de 2016.

O novo padrão será obrigatório em todos os emplacamentos de automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus zero-quilômetro.

Veículos transferidos de município ou com troca de categoria também precisarão fazer a mudança. Em todos os outros casos, a adoção da nova placa será facultativo.

Pela primeira vez, os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) adotarão licenças em padrão unificado.

O novo modelo terá quatro letras e três algarismos estampados em chapa de alúmínio. É diferente da placa brasileira atual (de três letras e quatro algarismos).

Os algarismos e letras serão distribuídos de forma aleatória o que, segundo o Denatran, permitirá mais de 450 milhões de combinações, contra as pouco mais de 175 milhões do atual modelo brasileiro. A nova placa terá as mesmas medidas utilizadas hoje no Brasil, ou seja 40cm de comprimento por 13cm de largura.

O fundo será branco e haverá uma tarja azul na parte superior. Lá estarão o emblema do Mercosul e a bandeira e o nome do país do veículo.

No canto direito da parte branca, estarão as bandeiras do estado e o brasão da cidade onde o carro está registrado.

O fundo será sempre branco. Já a cor de letras e números muda de acordo com a categoria do veículo: preta para os carros particulares e vermelha para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem.

Serão, ainda, azul para os carros oficiais, e dourada para carros diplomáticos e consulares, verde para veículos especiais (teste de fabricantes, por exemplo) e na cor prata para carros de coleção.

- Os diversos elementos de segurança visam coibir as possíveis clonagens de veículos - disse Rone Evaldo Barbosa, coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran.

No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional baseado na identificação do fabricante, na data de fabricação e no número serial da placa.

A intenção é que, no futuro, exista uma integração entre os bancos de dados de veículos do Mercosul.

- Essa ação permitirá um controle mais rigoroso do transporte de cargas, transporte de passageiros e também de carros particulares entre esses países - afirma Barbosa.

Nada foi dito ainda a respeito do custo desta troca.

Fonte: O Globo



Camilo inicia agenda de reuniões com presidentes de partidos aliados

Teve início nesta quinta-feira, 4, rodada de reuniões entre o governador eleito Camilo Santana (PT) e presidentes de partidos que integraram sua coligação no pleito deste ano. Apesar de ambas as partes ainda tratarem o assunto com descrição, formação do secretariado do petista é dos assuntos a serem tratados com as lideranças partidárias.

Com o anúncio dos nomes do secretariado marcado para ocorrer entre os dias 10 e 15 deste mês, Camilo deve ter intenso processo de discussão com partidos até lá. Com coligação de 18 partidos em sua base, o petista terá difícil missão de contemplar o pleito dos aliados em sua equipe de governo.

Apesar disso, Camilo tem ressaltado que não possui “qualquer compromisso” com ninguém na formação de sua equipe. O governador tem evitado tratar do assunto, afirmando apenas que procurará perfis adequados para cada uma das áreas.

O primeiro a ser recebido pelo governador eleito foi o presidente do PT, De Assis Diniz. Além dele, Camilo já se reuniu com Ronaldo Martins (PRB), Marcelo Silva (PV), Almicir Pinto (PSD), Tin Gomes (PHS), José do Carmo (PSL), André Ramos (PPL), Samuel Braga (PEN) e André Figueiredo (PDT). As reuniões continuarão durante a sexta-feira, 5.

Fonte: O Povo



Crato (CE): Secretaria de Agricultura inicia entrega do boleto Garantia Safra

A Secretaria de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos agricultores rurais cadastrados no Programa Garantia Safra 2014/2015, que estará realizando no período de 08 a 12 de dezembro a entrega dos boletos do programa.

De acordo com o secretário da pasta, Enrile Pinheiro, a entrega acontece na AABB Crato, das 7h às 13h e o agricultor deverá apresentar CPF e RG, seu e do conjugue, além da cópia do boleto pago.

Assessoria de Imprensa/PMC



Estado do Ceará registrou 23 mortes por calazar neste ano

A leishmaniose visceral, uma grave zoonose, mais conhecida como calazar, já matou 23 pessoas até outubro deste ano no Ceará. No ano passado foram 35 mortes nos 12 meses. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), esses números representam uma taxa de letalidade de 6,37%. Como a seca prolongada contribui para o aparecimento de novos focos, a Sesa está iniciando o treinamento de médicos no diagnóstico e tratamento dessa doença.

O treinamento foi iniciado pela região do Cariri. A capacitação foi dirigida a médicos do Programa Saúde da Família e de unidades e hospitais das regiões de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo, cidades onde a classificação epidemiológica é considerada intensa. Quanto mais rápido o diagnóstico for indicado, maiores são as chances de cura do paciente.

A região do Cariri apresenta confirmações de novos casos de Leishmaniose visceral. Em Crato, por exemplo, o número de eventos confirmados já chega a três. A quantidade de pessoas infectadas pela doença, no entanto, não é vista pela Secretaria de Saúde do Município como preocupante. Conforme a secretária municipal de Saúde, Aline França, o setor vem desenvolvendo ações que objetivam debelar toda e qualquer possibilidade de propagação da doença, a partir de ações desenvolvidas pelo Centro de Zoonoses do Cariri, sediado no Município, e do trabalho efetivado pelos agentes de endemias responsáveis pela visitação às áreas onde há suspeita de casos da doença.

As chamadas "ações de bloqueio", segundo explicou Aline França, consistem na localização de possíveis focos de transmissão e no tratamento imediato das pessoas contaminadas. "A nossa região tem um fator histórico da presença do mosquito transmissor dessa doença. Isso implica um trabalho de monitoramento constante em relação aos casos suspeitos e às ações de bloqueio. Nas regiões de Guaribas e Belmonte, por exemplo, essas ações são frequentes", diz.

Aline França explicou, ainda, que as ações são desenvolvidas em parceria com a 20ª Coordenadoria Regional de Saúde do Cariri, responsável pela pulverização de inseticida nas áreas onde existem confirmações da leishmaniose. "A parceria é importante para que a cobertura possa ser ampliada em um maior número de localidades. Além da pulverização de inseticida, a Regional de Saúde também nos auxilia com o encaminhamento de agentes de endemias aos locais onde o bloqueio é realizado".

De acordo com a Sesa, neste ano, até outubro, foram confirmados 361 casos de calazar no Ceará. Além das três cidades situadas no Sul do Estado, e da capital, outras 15 cidades do Interior também apresentam índice de epidemiologia intenso. Sobral se destaca na Zona Norte, com 52 casos constatados neste ano, sete deles resultando em óbito. A próxima capacitação de médicos será nessa cidade.

Em Sobral, conforme as informações do Centro de Controle de Zoonoses, há um intenso trabalho de prevenção na região, considerada endêmica. Durante todo o ano, os agentes de combate às endemias visitam os bairros, realizando os testes nas casas que possuem cães. O método usado pelo CCZ de Sobral é a Reação de Imunofluorescência Indireta (Rifi) - o recomendado pelo Ministério da Saúde. A médica veterinária Fabia Karennina Braga alerta para os resultados do exame Rifi. De acordo com ela, é comprovado que esse exame pode sofrer diversas interferências de resultado. "A sorologia é bastante sensível, sendo possível um resultado cruzado (ou falso - positivo). O método mais eficaz para diagnosticar a presença do protozoário é a punção da medula óssea".

Na região Centro-Sul, o número de casos confirmados de calazar em pessoas dobrou em 2013 e 2014, em comparação com anos anteriores. Em 2012, foram confirmados três casos. Os dados são da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde. Nas cidades de Iguatu e de Acopiara, foram registrados três casos em cada uma. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de Iguatu, somente neste ano foram sacrificados 55 cães, que tiveram exames positivos. "A gente observa que há uma incidência em todos os bairros", disse a veterinária, Bruna Freitas. Agentes de endemias diariamente fazem coleta de material (sangue) para diagnóstico de calazar.

Boa Viagem, no Sertão Central, não está na relação dos municípios onde o problema é mais grave, mas dois casos de contaminação de humanos foram registrados recentemente nesta cidade. Um dos pacientes é um homem de 40 anos e o outro é uma menina de 11 meses. Eles foram infectados em dois bairros diferentes. A criança já recebeu alta e está em casa. O outro paciente ainda se encontra internado, mas seu quadro clínico é considerado estável.

Estratégias
A secretária de Saúde de Boa Viagem, Rozivalda Ferreira, disse já terem sido iniciadas as estratégias para detectar os focos da doença e, se for o caso, adotar as medidas para sacrificar os cães infectados. Uma equipe também começou a recolher os animais das ruas e passou a mantê-los em um abrigo, sob observação. Os quarteirões onde os dois casos ocorreram foram bloqueados sanitariamente e ainda estão sendo realizados 140 testes de calazar nos animais.

Na avaliação da assessora técnica do Programa Estadual de Controle das Leishmanioses da Sesa, médica veterinária Jane Cris Cunha, a expansão de áreas endêmicas da leishmaniose se deve às transformações no ambiente, provocadas pelo intenso processo migratório, por agressões ambientais, por pressões econômicas ou sociais, processo de urbanização crescente.

Ela aponta as secas periódicas, como fatores para o aparecimento de novos focos. Estudos demonstraram forte evidência da relação entre o fenômeno El Niño e o risco de epidemia de doenças transmitidas por vetores em várias regiões do mundo, incluindo o calazar no Nordeste brasileiro. De 2010 a 2012, o Ceará foi responsável por 15% do total de casos e de óbitos por leishmaniose visceral do País.

Conforme a Sesa, as leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários transmitidas ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmanioses tegumentares, que atacam a pele e as mucosas, e viscerais (ou calazar), que atacam os órgãos internos.

Mais informações
Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)
Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças
Av. Almirante Barroso, 600 Fortaleza/ CE - (85) 3101.5123

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR E SUCURSAIS

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (­CE): Homem é preso e dois menores apreendidos por tráfico de drogas

O tráfico de drogas em Crato contabilizou três baixas nesta quarta-­feira (03) quando Policiais Civis da Delegacia Regional prenderam três jovens praticando a venda de entorpecentes. Com eles foram encontrados maconha, dinheiro, celulares e uma balança de precisão.

São eles: Sidney Pereira, de 18 anos, R.A.F de 16 anos e C.D.R.S de apenas 13. Durante a ação que resultou nas prisões, Sidney e um dos adolescentes percebeu a chegada dos policiais e se embrenharam no matagal próximo ao campo Beira Rio localizado no bairro Vila Lobo.


A tentativa de fuga durou pouco tempo porque eles foram perseguidos pelos agentes que conseguiram capturá­los dentro de um rio portando maconha pronta para a venda. R. A. F. de 16 anos não conseguiu fugir e foi apreendido com certa quantia em dinheiro e dias trouxas de maconha.

O trio foi levado à Delegacia Regional de Polícia Civil em Crato onde Sidney Pereira foi autuado por tráfico de drogas, formação de quadrilha e corrupção de menores. Contra os dois adolescentes foi lavrado um procedimento especial contra criança e adolescente e logo após foram liberados.

Fonte: Miséria



Aécio é investigado nos EUA por tráfico internacional de drogas

Depois das denúncias a respeito das irregularidades em relação ao aeroporto de Cláudio (MG) envolvendo a polêmica pista de pouso com o tráfico de drogas, a Drug Enforcement Administration (DEA) esteve no Brasil no mês de novembro.

Depois da repercussão nacional e internacional envolvendo o nome do senador Aécio Neves (PSDB) com helicóptero pertencente, a Agropecuária Limeira, preenchido com 450 quilos de cocaína, no qual foi divulgado amplamente pelo canal Telesur e um dos sites mais famosos dos EUA, o TMZ. O juiz federal Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa do Espirito Santo, recebeu em seu gabinete o agente da Polícia Federal Rafael Pacheco. Ele estava acompanhado de dois homens que falavam português com sotaque.

Apresentaram-se ao juiz como agentes da DEA – a agência antidrogas americana. Os investigadores estrangeiros queriam saber o local do pouso do helicóptero que trouxe de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, pelo menos 445 quilos de pasta base de cocaína. O local do pouso estava registrado no GPS da aeronave.

A conversa era informal e se alongou. Os agentes da DEA contaram ao juiz que, assim como o México é a rota da droga para os Estados Unidos, o Brasil se transformou no principal corredor da cocaína exportada para a Europa, e assim como no México o tráfico de drogas alimenta a política, no Brasil não seria diferente, e essa especulação que envolve o nome do Senador Aécio Neves, "os interessa e muito"!.

Telesur é um dos maiores canais de televisão da America Latina. Já a TMZ ganhou notoriedade quando o artista Michael Jackson faleceu. O TMZ foi a primeira mídia a divulgar sua morte superando grandes redes de notícias mundiais. 4 Horas mais tarde, a informação foi confirmada e o TMZ se tornou oficialmente uma referência de informações sobre celebridades.


Foco da investigação do DEA
A policia investiga se o aeroporto de Cláudio foi utilizado como rota para o tráfico de drogas, uma vez que já é pública a informação de que o helicóptero da empresa Limeira Agropecuária, da família do senador Zezé Perrela, apreendido no Espírito Santo transportando 445 quilos de cocaína em novembro passado, chegou a pousar antes em um ponto do povoado de Sabarazinho (apenas 14 km de distância do aeroporto mineiro de Cláudio), três horas antes de seguir viagem para um sítio na cidade capixaba de Afonso Cláudio. A PF chegou a tal confirmação baseando-se no rastreamento do GPS do helicóptero, assim como nas anotações do plano de voo dos pilotos. e apreendido pela Polícia Federal do Espírito Santo, no sudeste do país, no último ano.

Fonte: Plantão Brasil



Crato (CE): Secretaria de Educação do municípío aplica provas do SPAECE para alunos da rede de ensino

A Secretaria da Educação do Crato iniciou nessa segunda feira, a aplicação das provas referentes ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – Spaece.

No ensejo, entre os dias 01 e 04 de dezembro, estão sendo avaliados cerca de 3.588 alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, dos 2º ao 9º ano, distribuídos em 47 escolas do município.

A avaliação no Ceará é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na educação básica. O secretário pedagógico Ronaldo Bacurau, fez questão de acompanhar a aplicação das provas, visitando as escolas e ressalta que a intensão desta avaliação é conhecer o nível de alfabetização, competências e habilidades dos alunos. “Esse é um momento muito esperado por nós, que passamos todo o ano engajados na melhoria do ensino do nosso município”.

A coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa- PAIC, Tatiane Noronha, destaca o comprometimento dos alunos com a frequência na aplicação das provas “realizamos com sucesso a aplicação do SPAECE 2014 com 100% de participação e certos de que nosso trabalho foi feito com muito compromisso, competência e determinação”.

Esse sistema de avaliação tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino. No Ceará, particularmente, é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na Educação Básica.

Assessoria de Imprensa/PMC



Maior empresa do pré-sal está sem dinheiro e perde sócios

Criada pela Petrobras para construir e alugar as sondas bilionárias para exploração do pré-sal, a companhia Sete Brasil enfrenta uma situação dramática.

Não tem dinheiro para os compromissos de curto prazo, dois sócios minoritários acabam de abandonar o projeto e o escândalo de corrupção na Petrobras bate à sua porta.

As dificuldades da Sete, que tem hoje um dos maiores contratos com a Petrobras, no valor de US$ 25 bilhões (R$ 64 bilhões), já comprometeram os ganhos que os acionistas esperavam obter.

A última reunião entre eles, na quinta (26), virou um encontro para "lavar a roupa suja" com a Petrobras.

A Sete tem entre seus sócios a Petrobras, os bancos BTG Pactual, Bradesco e Santander, e vários fundos de pensão ligados ao governo como Petros (Petrobras), Funcef (Caixa) e, Previ (Banco do Brasil). Além deles, há sócios minoritários em cada uma das sondas –conhecidos como operadores. A Sete confirmou que dois deles deixaram o negócio: Petroserv e OAS/Etesco. Eles participavam da construção de cinco das 28 sondas. A Sete procura substitutos.

É mais um problema para a empresa que, pela segunda vez em dois meses, pode atrasar pagamentos aos estaleiros que fazem as sondas.

A Sete precisa de US$ 900 milhões (R$ 2,3 bilhões) para pagar contratos que vencem entre dezembro e fevereiro e não tem dinheiro em caixa. Em outubro, a companhia atrasou pela primeira vez o pagamento e foi socorrida pela Caixa Econômica com cerca de R$ 900 milhões.

Esses empréstimos de emergência elevam os custos do projeto e reduzem a taxa de retorno anual dos sócios.

Na reunião da semana passada, alguns acionistas reclamaram que, desde sua entrada no empreendimento, em 2011, o ganho anual caiu de 30% para 20%.

Para resolver os problemas financeiros, a Sete tenta receber ainda este ano um primeiro empréstimo de US$ 5 bilhões, do BNDES e do UK Export Finance, da Inglaterra, que ainda não saiu por desavenças com aqueles sócios operadores que se recusavam a assinar os contratos de financiamento porque queriam sair do negócio.

Estrangulada pelos gastos mais urgentes, a Sete agora pede R$ 800 milhões ao Banco do Brasil. É um terço do que precisa no curto prazo, para não atrasar seus pagamentos.

Medo
Segundo a Folha apurou com três executivos que participaram da última reunião, os acionistas criticaram a Petrobras pela indicação de Pedro Barusco, primeiro diretor de operações da Sete.

Ex-executivo da estatal, Barusco confessou participação no suposto esquema de corrupção da Petrobras. Na Sete, estruturou todos os contratos para construção de sondas. Essas operações estão passando por auditoria, com ajuda de escritórios de advocacia contratados.

O medo é que Barusco tenha superfaturado os contratos da Sete, replicando o esquema da Petrobras. Além de comprometer o projeto, o "efeito Barusco" pode arranhar a imagem dos acionistas privados.

Outro lado
Por meio de sua assessoria, a Sete Brasil informou que está honrando os pagamentos com os recursos ainda disponíveis no caixa enquanto negocia a obtenção de linha de curto prazo para fazer frente aos compromissos que passaram a vencer a partir de 25 de novembro.

A empresa diz que tem um plano de financiamento prevendo, além da injeção de capital do acionista, a obtenção de linhas de curto prazo para fazer frente ao investimento até que haja a liberação dos recursos de longo prazo.

A Petrobras não quis se manifestar.

Fonte: Folha.com



Congresso aprova texto principal de manobra fiscal, mas não conclui votação

Após quase 19 horas de sessão, o Congresso nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o texto principal do projeto que viabiliza a manobra fiscal que permite ao governo fechar as contas deste ano. A votação, no entanto, não foi concluída.

Deputados e senadores deixaram para analisar na terça-feira (9) a última mudança sugerida pela oposição ao projeto que autoriza o governo a descumprir a meta de economia para o pagamento de juros da dívida (o chamado superavit primário), estabelecida na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Essa alteração proposta pelos oposicionistas quer limitar as despesas correntes discricionárias (que o governo pode escolher se executa ou não) ao montante executado no ano anterior. A ideia deve ser rejeitada pela maioria governista.

A votação não foi concluída devido ao esvaziamento da sessão pelos governistas. Com a maratona de discussão, na última votação, apenas 192 deputados registraram presença em plenário –sendo que o quorum mínimo era de 257 na Câmara e 41 no Senado.

O líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), tentou minimizar. "De qualquer maneira, é uma vitória extraordinária do governo", disse. O deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) provocou. "Não adiantou, morreram na praia".

A aprovação da proposta é considerada prioridade zero do Planalto. A medida libera a presidente Dilma Rousseff de eventualmente responder por crime de responsabilidade, como acusava a oposição, por descumprir a meta dessa poupança, estabelecida na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

O projeto enviado pelo governo permite que desonerações tributárias e gastos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sejam abatidos dessa meta de poupança.

Com isso, a meta fiscal, de ao menos R$ 81 bilhões, deixa na prática de existir, e o governo fica autorizado até mesmo a apresentar um deficit. A nova previsão da meta de superavit é de pouco mais R$ 10 bilhões.

A oposição fez de tudo para adiar a votação, recorrendo ao regimento para esticar os debates. Nas últimas três semanas, o Planalto tem enfrentado dificuldades impostas por sua própria base aliada, que atuou para adiar a discussão diante das insatisfações com a montagem da equipe para o segundo mandato de Dilma.

O debate instalou um verdadeiro clima de guerra na Casa, com direito a troca de xingamentos entre parlamentares e até agressões físicas envolvendo seguranças.

Para bancar a votação, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu ignorar as resistências dentro do próprio partido e passou por cima de manobras da oposição. Ele chegou a contar sua presença em plenário para confirmar o quorum de 41 senadores durante a madrugada. O texto principal foi aprovado com 240 votos favoráveis na Câmara e 60 anos contrários.

Durante a madrugada, no entanto, petista acusaram Renan de ter relaxado no comando da sessão, abrindo espaço para a oposição impedir a conclusão dos trabalhos.

Ao decidir tocar a sessão, Renan acabou expondo um racha entre as bancadas do PMDB na Câmara e no Senado. Os deputados do partido atuaram para deixar a toda a discussão da manobra para a próxima terça (9). A justificativa era de que o clima estava acirrado e que o governo corria o risco de sair derrotado.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tentou costurar um acordo com a oposição para adiar a votação. Durante a sessão, o vice-presidente Michel Temer telefonou para ele. Foi possível ouvir o deputado informando que conversou com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) sobre o adiamento da votação.

Nos bastidores, a insatisfação dos deputados peemedebistas, seguida pelas bancadas do PP, Pros e PR, é com a montagem do ministério.

Congressistas do PMDB reivindicam pastas com maior peso político, como Saúde e Integração, e discutem nomes –como Henrique Alves, que não terá mandato em 2015, e Eduardo Braga.

Parlamentares justificaram que a dificuldade ensaiada pela base era resposta ao decreto de Dilma que condicionou o aumento na cessão de verbas para redutos eleitorais dos congressistas à aprovação da manobra fiscal.

O governo acenou com a liberação de R$ 444 milhões. Com isso, cada parlamentar passa a ter mais R$ 748 mil em emendas, totalizando R$ 11,7 milhões no ano.

O deputado Silvio Costa (PSC-PE) disse que presenciou telefonemas do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) pedindo para parlamentares paulistas aprovarem a manobra. Ninguém do PSDB questionou a informação.

Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) afirmou que, nas eleições, Dilma teria dito que teria condições de cumprir o superávit primário previsto no início do ano. "Perdemos a eleição, mas não perdemos a condição de sermos oposição a esse governo que tem cometido irresponsabilidades atrás de irresponsabilidades".

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) reforçou as críticas. "Não venham os senhores com esse contorcionismo mental [...]. Não me venham com conversa, não me venham com lorotas", disparou.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Prefeitura vai instalar usina para melhorar malha asfáltica da cidade

O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, com o intuito de melhorar a malha asfáltica da cidade, já autorizou todo o processo para o Município adquirir uma usina de asfalto.

O empreendimento, segundo o próprio prefeito tem como objetivo baratear os custos do asfalto o que vai garantir que a prefeitura a partir de 2015 possa pagar por um asfalto mais barato e com a mesma qualidade que é feita por grandes empresas do setor.

A usina terá capacidade de atender as demandas da cidade. A licitação para a compra da usina já foi concluída, o município adquiriu uma equipamento com capacidade de atender a demanda apenas do Crato por um preço menor do que foi feito numa licitação anterior permitindo assim que o equipamento a ser adquirido atenderá as necessidades do Crato que poderá até triplicar a quantidade de ruas asfaltadas no próximo ano se comparado com os anos anteriores.

O prefeito informa ainda que a usina atende os requisitos do Crato, adquirida numa concorrência pública. Algumas cidades do Ceará já tem esse tipo de usina, o que permite que o Município fique independente no tocante a poder asfaltar suas ruas sempre que precisar, por um preço bem abaixo do praticado no mercado.

Para se ter uma ideia se hoje o metro quadrado pode chegar a R$ 40,00 com a usina própria o município pode baratear o preço ente R$ 11,00 e 18,00, o que possibilitará que o Crato tenha mais ruas asfaltadas com o mesmo preço praticado se contratasse uma empresa privada.

Cidades como Sobral, Maracanaú e Caucaia, além de Fortaleza, já tem usina própria de asfalto.

Segundo o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos a iniciativa vai baratear os custos e fazer com que o dinheiro da prefeitura seja gasto com maior eficiência.

A prefeitura pode investir com os novos serviços da usina algo em torno de R$ 2,5 milhões para asfaltar a cidade por ano. Os custos serão diminuídos com a usina já que a prefeitura economizará com impostos e pagamentos de lucros para empresas privadas.

A gestão da usina será feita pela prefeitura através da Secretaria de Obras Públicas. Serão contratados técnicos especializados no setor, que já tem experiência e o estudo final já está com o prefeito para autorizar a implantação.

O asfalto a ser produzido pela usina será de qualidade e o equipamento a ser instalado é simples, de fácil instalação e manutenção. O próprio fabricante dá todo apoio necessário para a manutenção do equipamento.

A ideia do prefeito é que a partir de janeiro será feita solicitação de compra, posterior pagamento e em seguida início da instalação técnica com orientação da empresa e com a equipe técnica local.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC



Justiça revoga prisão de subtenente suspeito de matar filho em Fortaleza

A juíza Christianne Braga Magalhães Sobral revogou nesta quarta-feira (3) a prisão preventiva do subtenente do Exército Francilewdo Bezerra Severino, acusado de matar o filho de nove anos e praticar lesão corporal contra a esposa, Cristiane Renata Coelho Severino. Ele foi preso em flagrante em 11 de novembro e esteve detido no Hospital Geral do Exército, em Fortaleza. Segundo o diretor da unidade, Capitão Venturi, o militar se recupera bem, mas não há previsão de alta.

Nessa segunda-feira (1º), a defesa do acusado, advogado  Walmir Medeiros, requereu o relaxamento da prisão. Alegou não haver indícios suficientes contra Francilewdo Bezerra, pois as provas colhidas demonstram "que quem matou o filho foi a esposa do militar". Sustentou ainda "que a mulher destruiu as provas dos crimes e forneceu depoimentos contraditórios a fim de ludibriar a Justiça". No mesmo dia, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) emitiu parecer favorável à manutenção da prisão preventiva do acusado, por entender existirem notícias desencontradas de que o suspeito seria vítima e não o autor do suposto envenenamento.

Ao apreciar o pedido, a juíza da 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua disse ter “verificado a inexistência de fundamento plausível para a manutenção da prisão preventiva”. Também destacou que “o suplicante comprovou residência e empregos fixos no domicílio da culpa". "Vale ressaltar ainda que o acusado nunca foi processado, não se fazendo necessária sua custódia por conveniência da instrução criminal ou aplicação da lei penal”, afirmou a juíza na sentença. No entendimento da juíza, não basta alegar a gravidade do delito como justificativa para decretar a prisão cautelar, “porque esta só se legitima quando a medida se mostrar absolutamente necessária”.

O caso
Segundo depoimento de Cristiane Renata Coelho Severino à polícia, o marido obrigou que ela e o filho ingerissem tranquilizantes com objetivo de matá-los e em seguida tentou suicídio com remédios. Diferentemente do que a mulher contou à polícia, o laudo da perícia mostrou que tanto a criança quanto o subtenente foram envenenados com um veneno usado para matar ratos, popularmente conhecido como "chumbinho".

Na sexta-feira (28), o subtenente Francilewdo prestou depoimento formal durante quatro horas ao delegado Wilder Brito. O militar negou que tenha matado o filho e tentado assassinar a mulher. "Uma coisa é negar por negar. Ele negou, disse que não matou e apresentou argumentos que dão condições de investigação", afirmou o delegado. "Se necessário, faremos uma acareação entre o subtenente e a mulher para que as dúvidas que ainda possam permanecer sejam esclarecidas", explica o delegado.

Segundo o delegado, ao ser perguntado se havia alguém que se beneficiaria com a sua morte, o subtenente apontou a mulher como beneficiária direta. "Ele disse que além dos soldos, ela receberia um seguro do Exército que hoje está em torno de R$ 153 mil e ainda um outro seguro em nome do filho", diz. O delegado disse, ainda, que o casal passava por problemas no casamento "mas nada que justificasse tentativa de asssassinato", diz.

Reação
De acordo com o advogado Walmir Medeiros, a notícia da morte do filho foi dada pela equipe médica. "Quando ele saiu do coma, ficava perguntando quando a mulher iria visitá-lo. Os médicos resolveram contar o que havia acontecido e ficaram estarrecidos com a reação dele: a pressão arterial disparou, teve febre e um vaso rompeu, causando uma hemorragia interna. Segundo eles, ninguém pode fraudar esse tipo de reação. Isso está no prontuário que será encaminhado ao delegado que investiga o caso", diz.

Mensagem em rede social
No perfil do militar no Facebook, foi deixada no dia do crime uma mensagem, apagada posteriormente, que dizia: "Té vendo essa mulher linda me pediu o divórcio. (...) Temos 2 filhos especiais vou levar um comigo obriguei ela a beber vinho com seus tranquilizantes p dormir e n vê o q vou fazer (sic)", disse. Em seguida, o subtenente pede perdão por matar o próprio filho. "Me perdoem família mas a carga ta grande demas e n aguento mais sfrer calado vendo essa mulher se anular a 10 ans (sic)".

Fonte: G1 CE



Lei Antifumo passa a valer em todo o país; multa pode chegar a R$ 1,5 mi

A partir desta quarta-feira (3) entra em vigor a Lei Antifumo, válida em território nacional. Pelas novas regras, fica proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes, casas noturnas e ambientes de trabalho. A multa, em caso de descumprimento da lei, recai sobre o dono do estabelecimento comercial, e varia entre R$ 2.000 e R$ 1,5 milhão, até a suspensão da licença de funcionamento.

A lei 12.546 existe desde 2011, mas só foi regulamentada em agosto passado, e também proíbe os fumódromos e propagandas de cigarro.

O fumo será permitido em ambientes abertos como ruas, calçadas, parques e nas residências.

Para Jefferson Luiz Gross, cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A. C. Camargo Câncer Center, em São Paulo,a lei é essencial para diminuir a exposição dos fumantes passivos.

"A importância maior da lei é proteger o não fumante dos riscos causados pelo tabaco. Esse risco é menor do que em alguém que fuma, mas é um risco aumentado", diz.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo passivo é responsável por sete mortes por dia no país, em uma pesquisa que considera apenas a exposição passiva ao cigarro em casa, segundo dados de 2012.

Apesar de os dados sobre as mortes de fumantes passivos não ter a abrangência sobre as mortes decorrentes de exposição em ambiente de trabalho, estudos mostram que trabalhadores não fumantes expostos à fumaça do tabaco consomem involuntariamente de quatro a 10 cigarros por dia.

Garçons não fumantes que trabalham em ambiente com fumaça apresentam duas vezes mais chances de desenvolverem câncer de pulmão do que os não expostos.

Segundo o instituto, o tabagismo mata 200 mil pessoas por ano no Brasil, 552 por dia. O tipo de câncer que mais mata no país é o de pulmão, e cerca de 90% dos casos são ligados ao tabagismo.  As estimativas do INCA para 2014 é de que 27.330 novos casos de câncer de pulmão sejam registrados no país.

Anualmente, o SUS (Sistem Único de Saúde) gasta R$ 19,15 milhões por ano com diagnóstico e tratamento de doenças causadas pelo tabagismo passivo, enquanto a Previdência Social gasta mais de R$ 18 milhões por ano com pensões e benefícios relacionados ao problema.

"O tabaco é uma substância cancerígena significativa. A lei visa proteger a saúde da população, mas tem também tem um efeito secundário, que é ajudar que as pessoas parem de fumar, você vai fechando o cerco contra o tabagismo", explica Gross.

Com a queda do número de fumantes e de pessoas expostas a fumaça, Gross diz que é natural que haja a queda do número de doenças cardio-respiratórias, além do câncer.

"É uma forma de prevenção que chamamos de  primária, que significa tirar o fator de risco para que o indivíduo desenvolva a doença.  Isso claramanete vai ter um impacto na saúde da população, e consequentemente nos gastos com a saúde", diz o especialista.

Fim dos fumódromos
A regulamentação da lei Antifumo em todo país proíbe também os fumódromos, espaços reservados para fumantes, ponto criticado pelo presidente da Abrasel-SP (Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo), Percival Maricato. "Não permitir o fumódromo é um retrocesso", afirma. "É um alarmismo, um moralismo fajuto, essa questão de não permitir que o sujeito fume em um lugar protegido, onde a fumaça não atinja os outros."

Segundo estudos divulgados pelo INCA, os sistemas de ventilação e exaustão propostos para controlar e fazer com que a fumaça se espalhe são ineficientes, e não há tecnologia no mercado que reduza os poluentes que causam câncer a níveis aceitáveis.

Mas para Maricato, a medida restringe a liberdade dos clientes e traz um "transtorno imenso" para os donos de estabelecimento, que não conseguem oferecer conforto nem segurança para seus frequentadores. "É uma estupidez. Nessas baladas com 2 mil pessoas, por exemplo, com certeza 200, 300 delas são fumantes. Aí elas vão fumar na rua, conversar e incomodar os vizinhos, e vem o PSIU e multa o estabelecimento. Não tem para onde correr", critica.

Modelo paulista
As novas regras seguem o modelo da Lei nº 13.541/09 de São Paulo, que há cinco anos proíbe o consumo de fumígenos em locais total ou parcialmente fechados. A multa, entretanto, é mais amena no Estado paulista, de R$ 1.007 na primeira ocorrência, dobrando em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas, e na quarta o fechamento é por 30 dias.

Em vigência desde agosto de 2009,  São Paulo multou 2.854 estabelecimentos por não respeitarem a lei. São Paulo foi a cidade que teve o maior número de multas (847), seguida da Baixada Santista (327), Campinas (220), Grande ABC (206) e Franco da Rocha (129).

Para fiscalizar os estabelecimentos, o governo paulista criou junto com a lei um "time de elite" de 500 fiscais ligados à Vigilância Sanitária.

Com a lei nacional, as vigilâncias sanitárias dos Estados e municípios ficarão encarregadas de fiscalizar o cumprimento da legislação. Em Belo Horizonte, a fiscalização entrará na rotina dos 154 agentes da Vigilância Sanitária, que continuarão a fazer as visitas de rotina, mas que também irão verificar denúncias da população.

Já os donos de estabelecimentos podem distribuir material informativo entre seus frequentadores, e em casos mais extremos podem chamar até a polícia, caso algum cliente insistam em fumar.

Fonte: UOL



PT protocola interpelação criminal contra Aécio Neves no STF

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma petição de interpelação criminal contra o senador Aécio Neves (PSDB).

Candidato derrotado nas eleições presidenciais deste ano, Neves disse em entrevista no último sábado (29), a um canal de ter TV por assinatura, que perdeu a eleição presidencial para uma “organização criminosa".

“Na verdade, eu não perdi a eleição para um partido político. Eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que aí está”, acusou o senador.

Na interpelação apresentada hoje (3), o PT pede que seja confirmada a declaração do tucano, e o esclarecimento sobre a qual partido se referiu. O PT entende que a confirmação ofenderia "todo o sistema representativo e a própria democracia", não apenas o partido. A petição será avaliada pelo ministro Gilmar Mendes.

“Todos sabem da verdadeira história do Partido dos Trabalhadores, da verdadeira história da agremiação de pessoas, cidadãos e cidadãs que se uniram para alcançar enormes avanços sociais e aprimorar mecanismos de combate à corrupção”, diz o documento.

O pedido sustenta que “a lei que define organização criminosa e cria mecanismos para o seu combate foi resultado do esforço comum dos partidos políticos PT, PSDB e demais partidos políticos, o que evidencia a importância das agremiações políticas, que não podem ser acusadas e ofendidas de forma gratuita”.

De acordo com o pedido, confirmada a declaração, estaria confirmado o crime de difamação e que a declaração não é compatível com a conduta de um senador no exercício da atividade parlamentar, "mas, sim, de um irado perdedor".

Fonte: Agência Brasil



ShareThis