Assembleia Legislativa do CE aprova reajuste salarial de professores

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quarta-feira (28) o reajuste salarial dos professores do estado. Com a aprovação, os professores terão um piso de R$ 1.451 a partir de abril.

O reajuste será aplicado também de forma retroativa nos três primeiros meses do ano, de acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT). Com a medida, os professores do Ceará passam a receber o mínimo exigido pela categoria no Brasil para os profissionais que cumprem 40 horas semanais.

Os professores da rede estadual reivindicam a repercussão do reajuste do plano de cargos, salários e carreiras. Ou seja, que o reajuste de 13% se aplique também aos professores com pós-graduação e carreira na profissão.

Fonte: G1

Mulher é presa por colocar cerca elétrica no berço para o bebê não fugir

A dona de casa Carolina Cruela Costa, 33 anos, foi presa pela polícia em Sete Lagoas (MG) porque colocou uma cerca elétrica no berço do bebê para que ele não fugisse durante a noite. Ao prestar depoimento na delegacia Cruela disse que todas as noites o bebe fugia. "Sempre encontrava o berço vazio pela manhã e o bebe solto por aí correndo perigo", disse.

Após receber a denúncia da cerca elétrica no berço, o delegado inicialmente imaginou que a cerca fosse para proteger o bebê de ser roubado. "Pensei que fosse uma segurança para evitar que alguém entrasse na casa para furtar o bebê", disse.

Carolina Cruela responderá em liberdade por cárcere privado, tentativa de choque em pessoa indefesa e maus tratos.

'Preciso servir de exemplo', diz vencedora do Miss Surda Brasil


“Quando recebi a coroa de Miss Surda Brasil, sabia que a partir desse momento precisava servir de exemplo para os outros surdos”, diz a cearense de 25 anos Bruna Barroso, vencedora da primeira edição do Miss Surda Brasil realizado no último sábado (24), em Fortaleza. A jovem escolhida entre as 14 surdas candidatas ao título se prepara para fazer a primeira viagem internacional em julho, quando disputa o Miss Deaf World (Miss Surda Universo) em Praga, na República Tcheca.

Inspirada na modelo Giselle Bündchen e na ex-miss Ceará e organizadora do Miss Surda Brasil, Vanessa Vidal, a estudante de Libras e diretora social do Instituto Fellipo Smaldone contou em entrevista por e-mail ao G1 que já havia participado de outros concursos de beleza locais, mas realizou um sonho ao receber o título pioneiro. “Nunca havia participado de um concurso oficial e de tão grande repercurssão e me senti muito feliz por ter ficado em 1º lugar. Foi emocionante”, relata.

Questionada sobre a possível segregação que o concurso pode causar, Bruna garante que a competição é um meio de inclusão social: “Pelo que vivi nas aulas de desfile e ensaios realizados durante o concurso, posso garantir que este concurso não tem por objetivo segregar, mas sim estimular os participantes a competir com pessoas ouvintes em outros concursos e a fazer trabalhos como modelo e manequim”. Para reforça a ideia, a modelo diz já ter planos de se inscrever em outros concursos e levar o objetivo do Miss Surda Brasil adiante. “Sempre almejei galgar mais e mais espaço no mundo da moda para ajudar as pessoas surdas discriminadas e construir uma sociedade sem barreiras”.

Uma semana após participar do desfile, Bruna foi convidada para participar de eventos como lançamentos de bandas e conceder entrevistas. “Quero, agora participar do Miss Universo, mas aproveitarei bem todas as oportunidades que surgirem”, afirma. Assim como as modelos que buscou inspiração, Bruna também quer servir de incentivo para outras garotas surdas: “Quero mostrar que as pessoas que se sentem limitadas devem correr atrás dos seus ideais. E que as jovens lindas do Brasil venham participar do próximo Miss Surda, pois vale a pena viver esse sonho!”.

Fonte: G1

"Ele era católico e temos que reiterar os votos para a alma", diz ator Milton Gonçalves na missa de sétimo dia de Chico Anysio

Malu Mader, Tony Bellotto, Tássia Camargo, Elimar Santos, Marília Pera, Milton Gonçalves e Bruno Mazzeo são algumas das personalidades presentes na missa de sétimo dia do humorista Chico Anysio, que morreu na última sexta-feira (23), marcada para às 11h deste sábado (31), na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro do Rio Comprido, zona norte do Rio Janeiro.

Por volta das 11h25, a mulher de Chico Anysio, Malga Di Paula, chegou à igreja carregando a urna com as cinzas do humorista. Após a cerimônia, parentes e amigos do humorista irão até o Projac (os estúdios de gravação da Globo), que fica em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, jogar parte das cinzas no local, atendendo a pedido ao desejo do próprio Chico.

A cerimônia começou assim que Malga chegou ao local. Com as cinzas em cima da mesa do altar, o Frei Brás, que também fez o casamento de Chico com Malga, fez uma introdução à missa lendo o texto "O Menino" de autoria do humorista. Na sequência, o ator Milton Gonçalves subiu no altar para dar início às preces.

A pedido da família de Chico, a missa não será permitida a entrada da imprensa e dos fãs, mas o folheto da missa foi distribuído para quem está ao lado de fora, pela promotora de eventos Liège Monteiro.

Antes da cerimônia, Milton Gonçalves falou com o UOL. "É o combinado. Ele era católico e temos que reiterar os votos para a alma. Chico era muito amigo meu. Vai ser lembrado pela alegria. Ele era uma pessoa do bem. Se você pensar bem, ao longo de sua vida, ele deu emprego a mais de 500 pessoas."

Fonte: UOL

Cariri: Polícia prende 36 suspeitos de envolvimento com jogo do bicho

As polícias militar e civil prederam 36 pessoas na região do Cariri, no Sul do Ceará, na tarde desta sexta-feira (30) suspeitas da prática de jogos de azar. A operação foi realizada em conjunto entre as delegacias municipais de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, três cidades da região do Cariri.

Segundo a Polícia Civil, os 36 presos são vendedores e donos de agências de um jogo de aposta conhecido como "jogo do bicho". Foram apreendidos livros com anotações de movimentação financeira, cartelas de jogo do bicho e dinheiro.

Os policiais apreenderam também computadores que serão periciados. A prática do jogo de azar é proibida. Segundo a polícia, os suspeitos vão responder em liberdade.

Fonte: G1

Mulher poderá adicionar o amante no Facebook sem o marido saber; veja como funciona

Um novo recurso do Facebook estará disponível, inicialmente só para mulheres, a partir de abril. A mulher casada poderá adicionar, no grupo de relacionamentos, os amantes que tiver, sem que o marido fique sabendo. O status "relacionamento com...", que não seja o marido, ficará visível somente para a usuária, amigos selecionados por ela e também para o amante. O marido não enxergará nada.

Veja como funciona

Como o marido visualizará o Facebook da esposa:





Como realmente o Facebook dela é (mas somente pessoas selecionadas visualizam este perfil): 





Alguns brasileiros protestaram perguntando por que o serviço só estará disponível em abril para as mulheres. Para os homens, o serviço só funcionará em 2013. 

Várzea Alegre (CE): Capela é centro de peregrinação

Neste período da Quaresma, em que os cristãos são convocados ao jejum, penitência, fraternidade e orações, foi realizada, nesta cidade, a VIII Caminhada da Fé à capela de Maria de Bil, na localidade de Sanharol, zona rural. A caminhada reuniu centenas de fiéis que mais uma vez refizeram o caminho do martírio de Maria Romeiro, que foi barbaramente assassinada por seu marido, Bil, em 11 de março de 1926.

A concentração dos devotos é feita na casa do produtor rural, Paulo Santiago. De lá, os peregrinos percorreram cerca de três quilômetros e passam por sete cruzes às margens da estrada de terra, em meio às pedras, grotas e lama por causa da chuva caída durante a madrugada até chegar à capela.

Em cada cruz, há uma parada para preces e a reza de um mistério do terço. Entre os caminhantes dessa jornada de fé, estão adultos, jovens e crianças, que se apegaram a Maria em momentos de dificuldades. Eva Mendes, uma das participantes da peregrinação, disse que pediu a intercessão de Maria de Bil quando teve que enfrentar uma cirurgia na mama. "Tive fé e fui bem sucedida. Ela é uma mártir".

De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Cultura do Município, Maria veio de Alagoas, na companhia da irmã, Madalena e de seus pais, Clementino Antonia Romeiro, em 1920. Ela conheceu Bil, que era da região de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, com quem se casou em março de 1922.

O crime foi motivado passionalmente pelo envolvimento de Bil com a sua cunhada, Madalena, que estaria grávida dele. Ao descobrir a traição, Maria deixou Bil e passou a morar com os seus pais. O marido insistia em reatar o casamento, mas a mulher não aprovava a ideia, sob os conselhos do seu pai.

A recusa de Maria deixou Bil enfurecido que passou a planejar a sua morte. Maria estava grávida do terceiro filho, quando foi morta cruelmente por Bil, às 10h do dia 11 de março de 1926, quando seguia para o roçado ao lado de outras companheiras, onde deixaria o almoço para o seu pai e trabalhadores. Bil fugiu da cena do crime e nunca mais foi visto.

Em meio às crendices populares alguns acreditam que Bil teria sido capturado e morto por Clementino Romeiro, pai de Maria. O certo é que, após o bárbaro crime, ninguém soube decerto do paradeiro do criminoso.

O sofrimento de Maria comoveu a população local que passou a frequentar o local do crime em romaria e pedir a sua intercessão ao santos em momentos de aflição. As supostas graças alcançadas fazem da pequena capela, erguida no alto da Serra do Inharé por seu Zé Pretinho, em 1957, um proprietário de terras naquela região, um ponto certo de visitação dos fiéis.

A romaria recebeu apoio da administração municipal e o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, disse que o evento vem crescendo a cada ano.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre
Rua Deputado Luiz Otacílio Correia, 237
Centro
(88) 3541.1548
cultura@varzeaalegre.ce.gov.br

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Potengi (CE): Casal é preso com drogas em apartamento de pousada após desentendimento

O surgimento de uma acirrada discussão por volta das 4 horas da madrugada desta sexta-feira no apartamento de uma pousada resultou na prisão de um casal e apreensão de drogas no município de Potengi. Com os gritos da mulher e o calor do desentendimento a gerência do estabelecimento denominado Pousada Menos Paga decidiu acionar a polícia com medo de que algo pior viesse a acontecer.

O contato foi feito para o Sargento José Carlos de Oliveira, Comandante do Destacamento de Potengi, avisando-o que a mulher estava sendo espancada. Imediatamente, ele seguiu em uma viatura para o local acompanhado do Cabo Aurílio e dos Soldados Glauciano e Da Silva. Os militares bateram à porta do apartamento número 15 da pousada para saber o que se tratava.

Ali encontraram Gledson Esmeraldo Leite da Silva, de 37, e Fernanda Nonato de Sousa, de apenas 18 anos de idade. Ele mora na Vila Alecrim e a garota na Vila Central, ambas em Potengi. Para surpresa da polícia, foi encontrado em poder do casal certas quantidades de cocaína e maconha, além de comprimidos psicotrópicos. Os dois foram levados à presença do Delegado Cícero Giovani de Aquino a quem caberá uma decisão sobre o caso.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Juazeiro do Norte (CE): Hora do Planeta´ leva astronomia para a Colina do Horto

É possível ver planetas como Marte e Saturno. Os caririenses poderão ter essa sensação real, na noite deste sábado, do alto da Colina do Horto, durante a "Hora do Planeta". Pela segunda vez, a cidade aderiu ao dia voltado para reflexão sobre o aquecimento global, em prol da preservação do meio ambiente. O número de observadores deverá triplicar neste ano, chegando a 1.500 pessoas, em relação ao ano passado. A sessão de observação no Horto começa a partir das 19 horas.

Durante uma hora, das 20h30 às 21h30, as luzes estarão apagadas no local e imagens dos cosmos e do meio ambiente serão projetadas na estátua do Padre Cícero, como forma de chamar a atenção da população para a importância da conservação do planeta Terra.

Em virtude do evento, as luzes da estátua do Padre Cícero ficarão apagadas e telescópios estarão à disposição da população para possibilitar a visão das crateras e montanhas da lua.

O evento é promovido no mundo todo pela Rede World Wildlife Found (WWF). No Cariri, terá a participação do Núcleo de Astronomia (N-Astro) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Juazeiro.

Professores do laboratório de Física e bolsistas estarão prontos para dar orientações aos participantes do evento. Serão disponibilizados três telescópios, dois particulares e mais um eletrônico, do próprio Instituto, para o observatório, que possibilitará mais alcance e nitidez.

A ação mundial congrega diversos segmentos da sociedade para, voluntariamente, apagar as luzes, num gesto simbólico em favor do meio ambiente. Para o coordenador do Núcleo de Astronomia, professor Wilami Teixeira, a Hora do Planeta, dentre os diversos eventos que o N-Astro participa durante o ano, tem um aspecto importante, não pelo apagar das luzes, como forma de economizar energia, mas no sentido de chamar a atenção da sociedade para a preservação da vida no planeta.

"A conscientização das pessoas é essencial, já que, no espaço, não há nada parecido com as condições de vida na terra", afirma. Ele explica que a Hora do Planeta está mais ligado às causas ambientais do que propriamente à astronomia.

Momento simbólico
Segundo o coordenador, a estrela mais próxima deste planeta fica a 150 mil anos, indo no foguete mais veloz que se tem conhecimento. Ele explica ainda que não há a menor garantia de sobrevivência. Para ele, esse é um momento simbólico e de reflexão para as pessoas, que receberão orientações na hora da observação, com explicações a respeito dos planetas que estão tendo a possibilidade de ver.

A sessão de observação terá o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Os participantes poderão observar também as nuvens e principais luas do planeta Júpiter, as fases de Vênus, as calotas polares de Marte e os anéis de Saturno. "É uma oportunidade de conhecer o que consta nos livros, e perceber a semelhança com a imagem real", diz o coordenador do evento.

Nessa ocasião, haverá também uma exposição de imagens captadas por telescópios e sondas espaciais, que retratam paisagens cósmicas, galáxias e nebulosas. Para despertar ainda mais o interesse do público, serão sorteados livros sobre Astronomia. Com isso, será demonstrada aos participantes a estrutura do planeta. Um dos telescópios, de acordo como professor Wiliami Teixeira, estará apontado para a cidade de Juazeiro do Norte.

A escolha do local onde se encontra o monumento do Padre Cícero foi estratégica. Segundo o coordenador, é uma forma de divulgar mais ainda o evento e dar visibilidade ao objetivo da Hora do Planeta. No apagar das luzes, é o local que possibilita maior visibilidade de várias partes da região. Outro aspecto está relacionado com a disseminação dos estudos na área, realizados pelo N-Astro e a importância de sua existência. Outros eventos públicos têm sido realizados durante o ano pelo N-Astro, com as sessões de observação para eclipses da lua, conjunção planetária, dentre outros eventos.

Mais informações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Coordenação do Núcleo de Astronomia
Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646
(88) 2101.5327

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Homem chora e se desespera porque o seu cachorrinho lhe trocou por um dono rico

O funcionário público Fernando Filipino, 33 anos, entrou em desespero ao descobrir que o seu cachorro de estimação lhe trocou por um dono rico. O cãozinho, chamado de Tibungo, agora mora em uma super casinha de cachorro que mais parece uma mansão. Tem brinquedos e ração de boa qualidade.

Tibungo não quer mais voltar para casa onde morava e até rosna, late e tenta morder o antigo dono, quando ele aparece para busca-lo.

Deprimido, Filipino disse que não vai conseguir viver sem o seu cachorrinho de estimação. "Minha vida não tem mais sentido sem Tibungo, sempre fiz tudo por ele, gasto 80% do meu salário mínimo com ele", disse.

A casinha que o atual dono de Tibungo comprou custou cerca de 10 mil reais; os brinquedos mais de 5 mil; e a ração, 600 reais, cada saquinho de 1 Kg.

Crato (CE): Aumenta incidência de hemofilia

Cerca de 70 pessoas com doenças e transtornos da coagulação sanguínea estão recebendo tratamento no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), núcleo do Crato. A unidade é a única da região do Cariri a tratar a hemofilia, doença genética causadora de um distúrbio que incapacita o corpo de controlar os sangramentos. No Hemocentro, os pacientes recebem o acompanhamento adequado, desde a infância até a idade adulta.

Na região, o número de pacientes hemofílicos vem crescendo. Em 2011, mais cinco novos casos receberam acompanhamento do Hemocentro. Neste ano, há a suspeita de um novo caso, que está sendo investigado. Porém, ainda não houve nenhum novo cadastramento de pacientes.

Ao diagnosticar a hemofilia, o paciente é cadastrado o Programa de Coagulopatias Hereditárias do Ministério da Saúde. Somente a partir daí, ele passa a ser assistido por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Entre os especialistas estão psicólogos, médicos hematologistas, pediatras, ortopedistas, enfermeiros e fisioterapeutas, que ajudam a melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

Para o controle da doença, os pacientes hemofílicos recebem o tratamento necessário, que é um concentrado do fator de coagulação. A medicação é feita de plasma humano.

A hemofilia é ocasionada, principalmente, pela falta ou o não funcionamento de dois fatores, o VIII ou IX na coagulação sanguínea. Segundo a dona de casa Socorro Maria da Silva, que tem três filhos hemofílicos, a vida das pessoas com a doença tem particularidades, mas não é limitada. "Tenho medo dos meus filhos caírem, levarem corte, por isso, tenho muita atenção nas atividades deles. Mas, fora isso, eles levam uma vida normal como todas as outras crianças sem a doença", conta.

A doença se caracteriza pela formação de hematoses e hematomas, causando sangramentos que podem ocorrer sem causa aparente, como forma de hemorragias espontâneas ou provocados. Geralmente, os sangramentos são internos, acontecem em articulações, mucosas e músculos, através da pele, onde é comum o aparecimento de manchas roxas. Entretanto, a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator existente no plasma. A hemofilia tem três níveis de gravidade, podendo ser leve, moderada ou grave. Os sintomas podem aparecer ainda nos primeiros anos de vida. O médico hematologista Ricardo Vieira alerta para os riscos da doença. "Se essas pessoas com hemofilia não forem bem tratadas, elas podem ficar com deformidades articulares, dificuldades para andar e exercer suas tarefas", afirma.

Desde 2009, o hemocentro do Hemoce do Crato está sendo reestruturado para atender a esse tipo de paciente. No início do ano de 2010, a unidade implantou o Programa de Coagulopatias Hereditárias. Segundo a coordenadora do programa, Ana Cristina de Brito, a unidade está plenamente preparada para atender a demanda na região.

Mais informações
Hemoce - Crato 
Rua Coronel Antônio Luiz, 1111
Bairro Pimenta
Região do Cariri
Telefone: (88) 3102.1260

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Plantão Infotech: Google planeja lançar tablet com sua marca ainda em 2012

A empresa californiana Google planeja lançar no mercado um tablet com sua marca ainda nesse ano. É uma tentativa de impulsionar as vendas dos dispositivos equipados com tecnologia Android frente à hegemonia do iPad, segundo informou nesta quinta-feira o jornal The Wall Street Journal.

O produto, que não foi confirmado pelo Google, será vendido por meio da internet da mesma forma como fazem a Apple e a Amazon, segundo fontes do jornal. Como parte dessa estratégia, o Google vai colocar sua marca nesses novos equipamentos, mas deve delegar a fabricação a seus sócios tecnológicos atuais, como a coreana Samsung e a taiwanesa Asustek.

O Google deve apresentar a próxima versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis, chamado Jelly Bean, no meio deste ano em um evento que poderia ser usado também para lançar sua nova loja na Internet. O The Wall Street Journal indicou ainda que a empresa considera a possibilidade de subvencionar parte do custo dos tablets que vender no futuro para competir com a Amazon e seu Kindle Fire, vendido a 199 dólares – quase a metade do preço do Samsung Galaxy Tab de sete polegadas.

Não é a primeira vez que o Google tenta vender dispositivos móveis com sua marca. Em 2010, a empresa associou-se com a HTC para fabricar o telefone Nexus One com tecnologia Android, mas desistiu meses depois em vista do sucesso comercial dos celulares com Android.

Fonte: EFE

Gol reativa rota ligando Fortaleza a Juazeiro do Norte

A Gol Linhas Aéreas acaba de reativar o voo Fortaleza-Juazeiro do Norte-Fortaleza. Através do voo 1980, a empresa está ligando a Capital com a terra do Padre Cícero, com a decolagem ocorrendo do Aeroporto Pinto Martins, diariamente, às 13h10min. A rota contrária acontece às 15h40min, sendo que, de Fortaleza, o mesmo voo segue direto para o Rio de Janeiro. Juazeiro do Norte é uma cidade bem servida de transportes aéreos. Além da Gol, cobrem a rota a Avianca, com decolagem no início da noite e a Passaredo, com decolagem por volta das 4:00h. A TAM Linhas Aéreas, está desenvolvendo estudos para cobrir também esta rota, a pedido das autoridades, mas até agora não anunciou a decisão final sobre o assunto.

O novo voo foi comemorado pela população, principalmente por políticos e empresários. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, considera importante mais esta opção aérea, justificando que a região do Cariri está crescendo muito e, por isso, precisa do escoamento dos seu produtos e das viagens das pessoas para os grandes centros. O deputado federal José Arnon Bezerra, tem a mesma opinião.

A Gol está ligando Fortaleza com todas as capitais brasileira, umas em voo direto e outras com conexão de voo, além de grandes centros nacionais. Para São Paulo, em voo direto, a empresa tem cinco frequências diárias, começando às 3h20min, seguindo-se às 4h45min, 12h30min,16h30min e 20h15min.

Fonte: O Estado

Bial anuncia inscrição para o BBB 13 com cotas para participantes inteligentes

As inscrições para o BBB 13 começaram. Pedro Bial disse que desta vez somente 10 participantes entrarão na casa – pra terminar mais rápido, porque ninguém aguenta mais. A novidade é que o BBB 13 terá uma cota de 30% para participantes inteligentes com alto QI.

É a primeira vez que o BBB abrirá espaço para participantes inteligentes, segundo o diretor do programa. "Ultimamente o reality show tem selecionado barraqueiros, choradores e mulheres que querem posar nua, mas o próximo BBB terá uma edição mais intelectual", disse o diretor do programa Boninho.

Para participar do BBB através da cota de inteligente, é preciso possuir os seguintes requisitos:

- Ter sido aprovado em universidade federal na primeira tentativa;
- Ter lido pelo menos 50 livros e lembrar o título e conteúdo de todos eles;
- Nunca ter tirado nota inferior a 8 no Ensino Médio;
- Falar o português corretamente sem uso de gírias.

Preso criminoso conhecido como o mais procurado do Ceará

Está preso em Minas Gerais o criminoso conhecido como o mais procurado do Ceará pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Rubens Ramalho de Araújo, acusado de liderar assaltos e sequestros, responde a pelo menos 16 mandados de prisão em todo o Brasil, três deles no Ceará.

A prisão ocorreu no Estado do Tocantins, após informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Ela foi efetuada por agentes da Divisão de Repressão a Organizações Criminosas da Polícia Civil mineira, que recebeu denúncias sobre a localização do criminoso do titular da Coin, major Henrique Beserra.

O acusado, também conhecido como 'Rubão', nasceu no sertão da Paraíba e se tornou um perigoso assaltante, procurado pelas polícias de pelo menos cinco estados brasileiros. Ele é chefe de uma quadrilha que cometeu grandes assaltos a bancos e carros-fortes em várias cidades nordestinas, além de Minas Gerais e São Paulo, no Sudeste do país. Na região Nordeste ele tem mandados de prisão expedidos pela Justiça do Ceará, da Paraíba e do Piauí.

Foi em Fortaleza que Rubens teria cometido um dos maiores assaltos de sua trajetória criminosa. Ele comandou o ataque a uma instituição financeira dentro de um shopping, sendo preso em 2007 por causa deste crime. O criminoso ficou detido no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) de onde fugiu com outros 25 presos, em setembro de 2008.

Fonte: Diário do Nordeste

Cintos de segurança de modelos nacionais são reprovados

Os carros fabricados no Brasil estão entre os mais caros do mundo, mas a qualidade ainda é questionável, especialmente quando o assunto é segurança. A Proteste Associação de Consumidores avaliou os cintos de segurança dianteiros e traseiros de 20 veículos nacionais (todos populares) e o resultado geral, como não poderia ser diferente, foi decepcionante.

A avaliação considerou a presença de recursos que aumentam a proteção, no caso limitadores de carga, que previnem lesões causadas pelo cinto, e pré-tensionares, item que reduz a folga do cinto durante o impacto.

De acordo com essa metodologia, os veículos que conseguiram os melhores resultados para os ocupantes dos bancos dianteiros foram o VW Fox 1.6 Flex Prime I-Motion, Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic e Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique. Ele são os únicos veículos fabricados no Brasil munidos dos equipamentos citados pelo órgão.

Já os modelos Renault Clio, Chevrolet Celta e Ford Ka foram os piores na avaliação da Proteste, levando em conta mais uma vez somente a segurança nos assentos dianteiros. Além de não serem devidamente equipados com limitadores de carga nem pré-tensionadores, esses veículos não contam com airbags nem como opcional.

Outro ponto negativo nesses veículos é o fato deles virem com cintos de segurança considerados curtos demais pela instituição, o que pode prejudicar na proteção de pessoas obesas. No Clio ainda foi detectada a possibilidade de o cinto não ser utilizado da maneira correta, uma vez que a tira de tecido pode ficar presa na alavanca do freio de mão quando afivelada, o que exige maior atenção do motorista e passageiro.

Passando para o banco traseiro a situação se agrava. De todos os carros analisados, somente o Chevrolet Corsa 1.4 Maxx possui cinto de segurança de três pontos (mais seguro) para os três passageiros que viajam no assento traseiro. O restante oferece apenas o cinto de dois pontos (ou abdominal) na posição intermediária.

Na análise, se os cintos de segurança traseiros eram compatíveis com cadeiras apropriadas para transportar crianças, foi constatado que as versões do Ford Ka não permitem a instalação adequada do bebê-conforto. Isso se dá em função do comprimento reduzido do cinto de segurança traseiro (independentemente de serem fixos ou retráteis).

Em relação ao sistema de travamento, que garante a segurança dos ocupantes em uma situação de risco, todos possuem cintos com retrator, dispositivo que regula automaticamente a fita ao corpo do usuário e a bloqueia caso ocorra um desenrolar abrupto. Com exceção do Ford Ka 1.0 Rocam, do Ford Fiesta 1.0 Rocam e do Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex, que apresentaram os cintos de segurança traseiros apenas com três pontos fixos, obrigando o consumidor a regular manualmente o cinto e deixa os movimentos limitados. Nos outros 17 veículos o retrator se regula automaticamente.

Também foi verificado em que região a haste do fecho do cinto dianteiro está fixada: se diretamente na carroceria ou na estrutura do banco. Nesse quesito, todos os carros foram bem avaliados pois a haste foi fixada na estrutura do banco, que é rígida e por isso oferece mais segurança em caso de impacto.

Já os modelos que tiveram maior variação de configuração dos cintos entre a versão mais simples e a mais completa foram o Fiat Uno e o Ford Fiesta.

A Proteste Associação de Consumidores é a entidade que em parceria com o Euro NCAP criou a versão regional do rigoroso crash-test na instituição europeia, chamada Latin NCAP.

Foram avaliados os cintos dos seguintes modelos de carros:

Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique; Volkswagen Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio ( 4 portas); Volkswagen Fox 1.6 Flex Prime i-motion (4 portas);  Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas); Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas);  Volkswagen Fox 1.0 Total Flex (2 portas); Peugeot 207 X-Line (4 portas); Ford Fiesta 1.6 Rocam; Citroën C3 1.4 GLX; Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas); Volkswagen Gol 1.0 Total Flex (4 portas); Volkswagen Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas);Renault Clio 1.0 16v Hi Flex (2 portas); Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (2 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas); Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex (2 portas);  Ford KA 1.6 Sport; Ford Fiesta 1.0 Rocam; Ford KA 1.0 Rocam.

Fonte: iG

Sua saúde: Mais da metade dos cânceres é evitável, diz estudo

Mais da metade de todos os cânceres poderia ser evitada, afirmaram cientistas americanos em um estudo publicado na revista Science Translational Medicine, nesta quarta-feira. Para que a redução aconteça, argumenta o artigo, é preciso adotar estilos de vida mais saudáveis, baseados nos conhecimentos já públicos sobre como prevenir a doença.

O tabagismo, por exemplo, é responsável por um terço de todos os casos de câncer nos Estados Unidos e até três quartos dos casos de câncer de pulmão no país. E, mesmo sabendo dos riscos envolvidos no ato de fumar, as pessoas mantêm o hábito que pode dar origem à doença.

Estudos científicos já demonstraram que muitos outros tipos de câncer também podem ser evitados com medidas relativamente simples. O HPV (papilomavírus humano) e a hepatite, que podem provocar câncer de colo do útero e de fígado, respectivamente, podem ser prevenidos com vacinas. O câncer de pele, um dos cânceres mais comuns (é o mais comum no Brasil), pode ser evitado com o uso de protetores solares ou simplesmente observando os horários corretos para se expor ao sol.

"A sociedade deve reconhecer a necessidade destas mudanças e levá-las a sério na tentativa de desenvolver hábitos mais saudáveis", afirmaram os pesquisadores. "É hora de começarmos a aplicar o que sabemos", disse a coordenadora do artigo, Graham Colditz, epidemiologista do Centro Oncológico Siteman da Universidade de Washington em St. Louis, Missouri.

Obstáculos
Praticar exercícios, comer bem e não fumar são hábitos chave para evitar quase a metade das 577.000 mortes por câncer nos Estados Unidos previstas para este ano, um número superado apenas pelas doenças cardíacas, acrescentou o estudo. No Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão 520.000 casos em 2012.

Mas os especialistas destacaram uma série de obstáculos para as mudanças de hábito em uma sociedade na qual, segundo estimativas, foram diagnosticados mais de 1,6 milhão de casos de câncer este ano. Entre os percalços, destacaram o ceticismo de que o câncer pode ser evitado e o hábito de intervir tarde demais para deter ou prevenir um tumor maligno já instalado.

Além disso, grande parte das pesquisas sobre o câncer se concentra no tratamento em vez da prevenção, e tende a ter uma visão de curto prazo em vez de um enfoque de longo prazo. "Os seres humanos são impacientes e esta característica humana, em si, é um obstáculo para a prevenção do câncer", ressaltou o estudo.

As grandes diferenças de renda entre as classes sociais altas e as baixas, que fazem com que os pobres tendam a ficar mais expostos a fatores de risco do que os ricos, complicam ainda mais o panorama. "Assim como nos outros países, a estratificação social nos Estados Unidos exacerba as diferenças de estilo de vida, como o acesso a cuidados de saúde, a prevenção especial e os serviços de detecção precoce", destacou o estudo. "As mamografias, os exames de cólon, o apoio para a dieta e a nutrição, os recursos para parar de fumar e os mecanismos de proteção solar simplesmente estão menos disponíveis para os pobres", acrescentaram os pesquisadores.

Ainda assim Colditz apontou o sucesso de alguns programas, como o que ajudou a eliminar de forma relativamente rápida a gordura trans dos alimentos nos EUA e o declínio no número de fumantes após a adoção de leis que restringiram o consumo de tabaco. No Brasil foi observado fenômeno semelhante. O número de pessoas que fumam dois ou mais maços de cigarro por dia na cidade de São Paulo caiu 31% entre 2009 e 2010, depois que a lei antifumo foi promulgada.

Fonte: Veja

Serra chora ao saber que Lula está curado do câncer

O tucano José Serra chorou muito ontem ao saber que o ex-presidente Lula está livre do câncer. Segundo correligionários, Serra ficou muito emocionado. “Ele estava torcendo muito”, disse um amigo chegado a Serra, sem especificar exatamente qual era a torcida.

Vizinhos de Lula garantem que Serra chegou a mandar flores para o ex-presidente. Lula teria recebido uma coroa de flores. A assessoria de Serra esclareceu que houve um engano da floricultura.

Record lançará o seriado A Fofoqueira da Barra Funda com Fabiola Reipert

A TV Record vai copiar a serie As Brasileiras da TV Globo lançando o seriado "A Fofoqueira da Barra Funda" estrelando como protagonista a blogueira Fabiola Reipert.

O diretor do seriado disse que procurava por uma pessoa que adora fazer fofocas e que trabalhe pra Record, que fica no bairro Barra Funda. Não deu outra, o nome sugerido pelos funcionários da casa foi o de Fabíola.

A série A Fofoqueira de Barra Funda vai estrear em Abril. A ideia é fazer fofoca de pessoas famosas, atores da Globo, também de pastores que concorrem com a Igreja Universal. Em cada episódio um grupo de famosos serão escolhidos para servirem de vítimas para Fabíola Reipert.

Falso delegado pratica furtos em pousadas na Praia de Iracema

A Polícia está à procura de um falso delegado que está praticando crimes de furto em pousadas de Fortaleza. De acordo com a delegada de Divisão de Proteção ao Turista (Deprotur), Adriana Arruda, o falso delegado se hospedou em duas pousadas na Praia de Iracema e pagou o valor da estadia adiantado.

“O homem já afirmou ser delegado da Polícia do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Segundo testemunhas chegou a mostrar um distintivo para se aproximar e ganhar a confiança dos hóspedes”. disse a delegada.

Depois de conseguir informações que facilitem a ação, ele arromba cadeados das malas e subtrai os pertences das vítimas. Objetos como notebooks, celulares, máquinas fotográficas, dinheiro e joias foram furtados nas duas pousadas.

Fonte: O Povo

Cid responde a internautas

O governador Cid Gomes conversou, ontem, no fim da tarde, com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. O senador Inácio Arruda também participou do encontro. Rabelo veio ao Ceará para participar de uma solenidade, na Assembleia Legislativa, ontem à noite, comemorativa dos 90 anos de fundação da sua agremiação.

Política
Após o encontro, ele conversou com internautas, por meio do Twitter, e avisou que não iria falar de política porque o assunto não interessa à maioria das pessoas, mas sim à imprensa e a políticos. "Numa hora dessas, o povo não quer saber de política".

Ao ser questionado sobre as críticas de seu irmão e chefe de seu gabinete, Ivo Gomes, em relação a Luizianne Lins, Cid afirmou que Ivo é "maior de idade" e tem direito de falar o que quiser, portanto, não iria ligar para o irmão proibindo-o de falar.

No entanto, o governador reafirmou o seu interesse de manter a aliança com o PT porque pretende dar continuidade ao projeto em andamento, mas se recusou a responder às dezenas de perguntas realizadas sobre a lista petista de pré-candidatos.

O governador ainda admitiu que realmente teve um desentendimento com Dilma Rousseff, durante a visita da presidente a Juazeiro do Norte, conforme noticiou a revista Veja, mas avisou que isso é coisa "já superada".

Fonte: Diário do Nordeste

Entrevista Lula: "Recebi uma bomba de Hiroshima dentro de mim"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que teve mais medo de perder a voz do que de morrer após a descoberta do câncer na laringe. "Se eu perdesse a voz, estaria morto."

Um dia depois da notícia de que o tumor desapareceu, ele recebeu a Folha para uma entrevista exclusiva num quarto do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde faz sessões de fonoaudiologia.

Lula comparou a uma "bomba de Hiroshima" o tratamento que fez, com sessões de químio e radioterapia.

Ele emocionou-se ao lembrar da luta do vice-presidente José Alencar (1931-2011), que morreu de câncer há exatamente um ano. "Hoje é que eu tenho noção do que o Zé Alencar passou."

Quase 16 quilos mais magro e com a voz um pouco mais rouca que o normal, o ex-presidente ainda sente dor na garganta e diz que sonha com o dia em que poderá comer pão "com a casca dura".

A entrevista foi acompanhada por Roberto Kalil, seu médico pessoal e "guru", pelo fotógrafo Ricardo Stuckert e pelo presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Folha - Como o sr. está?
Luiz Inácio Lula da Silva - O câncer está resolvido porque não existe mais aqui [aponta para a garganta]. Mas eu tenho que fazer tratamento por um tempo ainda. Tenho que manter a disciplina para evitar que aconteça alguma coisa. Aprendi que tanto quanto os médicos, tanto quanto as injeções, tanto quanto a quimioterapia, tanto quanto a radioterapia, a disciplina no tratamento, cumprir as normas que tem que cumprir, fazer as coisas corretamente, são condições básicas para a gente poder curar o câncer.

Foi difícil abrir mão...
Hoje é que eu tenho noção do que o Zé Alencar passou. [Fica com a voz embargada e os olhos marejados]. Eu, que convivi com ele tanto tempo, não tinha noção do que ele passou. A gente não sabe o que é pior, se a quimioterapia ou a radioterapia. Uns dizem que é a químio, outros que é a rádio. Para mim, os dois são um desastre. Um é uma bomba de Hiroshima e, o outro, eu nem sei que bomba é. Os dois são arrasadores.

O sr. teve medo?
A palavra correta não é medo. É um processo difícil de evitar, não tem uma única causa. As pessoas falam que é o cigarro [que causa a doença], falam que é um monte de coisa que dá, mas tá cheio de criancinha que nasce com câncer e não fuma.

Qual é a palavra correta?
A palavra correta... É uma doença que eu acho que é a mais delicada de todas. É avassaladora. Eu vim aqui com um tumor de 3 cm e de repente estava recebendo uma Hiroshima dentro de mim. [Em alguns momentos] Eu preferiria entrar em coma.
Kalil [interrompendo] - Pelo amor de Deus, presidente!

Em coma?
Eu falei para o Kalil: eu preferiria me trancar num freezer como um carpaccio. Sabe como se faz carpaccio? Você pega o contrafilé, tira a gordura, enrola a carne, amarra o barbante e coloca o contrafilé no freezer e, quando ele está congelado, você corta e faz o carpaccio. A minha vontade era me trancar no freezer e ficar congelado até...

Sentia dor?
Náusea, náusea. A boca não suporta nada, nada, nada, nada. A gente ouvindo as pessoas [que passam por um tratamento contra o câncer] falarem não tem dimensão do que estão sentindo.

Teve medo de morrer?
Eu tinha mais preocupação de perder a voz do que de morrer. Se eu perdesse a voz, estaria morto. Tem gente que fala que não tem medo de morrer, mas eu tenho. Se eu souber que a morte está na China, eu vou para a Bolívia.

O sr. acredita que existe alguma coisa depois da morte?
Eu acredito. Eu acredito que entre a vida que a gente conhece [e a morte] há muita coisa que ainda não compreendemos. Sou um homem que acredita que existam outras coisas que determinam a passagem nossa pela Terra. Sou um homem que acredita, que tem muita fé.

Mesmo assim, teve um medo grande?
Medo, medo, eu vivo com medo. Eu sou um medroso. Não venha me dizer: 'Não tenha medo da morte'. Porque eu me quero vivo. Uma vez ouvi meu amigo [o escritor] Ariano Suassuna dizer que ele chama a morte de Caetana e que, quando vê a Caetana, ele corre dela. Eu não quero ver a Caetana nem...

Qual foi o pior momento neste processo?
Foi quando eu soube. Vim trazer a minha mulher para um exame e a Marisa e o Kalil armaram uma arapuca e me colocaram no tal de PET [aparelho que rastreia tumores]. Eu tinha passado pelo otorrino, o otorrino tinha visto a minha garganta inflamada.

Eu já estava há 40 dias com a garganta inflamada e cada pessoa que eu encontrava me dava uma pastilha No Brasil, as pessoas têm o hábito de dar pastilha para a gente. Não tinha uma pessoa que eu encontrasse que não me desse uma pastilha: 'Essa aqui é boa, maravilhosa, essa é melhor'. Eu já tava cansado de chupar pastilha.

No dia do meu aniversário, eu disse: 'Kalil, vou levar a Marisa para fazer uns exames'. E viemos para cá. O rapaz fez o exame, fez a endoscopia, disse que estava muito inflamada a minha garganta. Aí inventaram essa história de eu fazer o PET. Eu não queria fazer, eu não tinha nada, pô. Aí eu fui fazer depois de xingar muito o Kalil.

Depois, fui para uma sala onde estava o Kalil e mais uns dez médicos. Eu senti um clima meio estranho. O Kalil estava com uma cara meio de chorar. Aí eu falei: 'Sabe de uma coisa? Vocês já foram na casa de alguém para comunicar a morte? Eu já fui. Então falem o que aconteceu, digam!' Aí me contaram que eu tinha um tumor. E eu disse: 'Então vamos tratar'.

Existia a possibilidade de operar o tumor, em vez de fazer o tratamento que o senhor fez.
Na realidade, isso nem foi discutido. Eles chegaram à conclusão de que tinha que fazer o que tinha que fazer para destruir o bicho [quimioterapia seguida de radioterapia], que era o mais certo. Eu disse: 'Vamos fazer'.

O meu papel, então, a partir dessa decisão, era cumprir, era obedecer, me submeter a todos os caprichos que a medicina exigia. Porque eu sabia que era assim. Não pode vacilar. Você não pode [dizer]: 'Hoje eu não quero, não tô com vontade'.

O senhor rezava, buscou ajuda espiritual?
Eu rezo muito, eu rezo muito, independentemente de estar doente.

Fez alguma promessa?
Não.

Existia também uma informação de que o senhor procurou ajuda do médium João de Deus.
Eu não procurei porque não conhecia as pessoas, mas várias pessoas me procuraram e eu sou muito agradecido. Várias pessoas vieram aqui, ainda hoje há várias pessoas me procurando. E todas as que me procurarem eu vou atender, conversar, porque eu acho que isso ajuda.

E como será a vida do sr. a partir de agora? Vai seguir com suas palestras?
Eu não quero tomar nenhuma decisão maluca. Eu ainda estou com a garganta muito dolorida, não posso dizer que estou normal porque, para comer, ainda dói.

Mas acho que entramos na fase em que, daqui a alguns dias, eu vou acordar e vou poder comer pão, sem fazer sopinha. Vou poder comer pão com aquela casca dura. Vai ser o dia!

Eu vou tomando as decisões com o tempo. Uma coisa eu tenho a certeza: eu não farei a agenda que já fiz. Nunca mais eu irei fazer a agenda alucinante e maluca que eu fiz nesses dez meses desde que eu deixei o governo. O que eu trabalhei entre março e outubro de 2011... Nós visitamos 30 e poucos países.

Eu não tenho mais vontade para isso, eu não vou fazer isso. Vou fazer menos coisas, com mais qualidade, participar das eleições de forma mais seletiva, ajudar a minha companheira Dilma [Rousseff] de forma mais seletiva, naquilo que ela entender que eu possa ajudar. Vou voltar mais tranquilo. O mundo não acaba na semana que vem.

Quando é que o senhor começa a participar da campanha de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo?
Eu acho o Fernando Haddad o melhor candidato. São Paulo não pode continuar na mesmice de tantas e tantas décadas. Eu acho que ele vai surpreender muita gente. E desse negócio de surpreender muita gente eu sei. Muita gente dizia que a Dilma era um poste, que eu estava louco, que eu não entendia de política. Com o Fernando Haddad será a mesma coisa.

O senhor vai pedir à senadora Marta Suplicy para entrar na campanha dele também?
Eu acho que a Marta é uma militante política, ela está na campanha.

Tem falado com ela?
Falei com ela faz uns 15 dias. Ela me ligou para saber da saúde. Eu disse que, quando eu sarar, a gente vai conversar um monte.

E em 2014? O senhor volta a disputar a Presidência?
Para mim não tem 2014, 2018, 2022. Deixa eu contar uma coisa para vocês: eu acabei de deixar a Presidência da República, tem apenas um ano e quatro meses que eu deixei a Presidência.

Poucos brasileiros tiveram a sorte de passar pela Presidência da forma exitosa com que eu passei. E repetir o que eu fiz não será tarefa fácil. Eu sempre terei como adversário eu mesmo. Para que é que eu vou procurar sarna para me coçar se eu posso ajudar outras pessoas, posso trabalhar para outras pessoas?

E depois é o seguinte: você precisa esperar o tempo passar. Essas coisas você não decide agora. Um belo dia você não quer uma coisa, de repente se apresenta uma chance, você participa.

Mas a minha vontade agora é ajudar a minha companheira a ser a melhor presidenta, a trabalhar a reeleição dela. Eu digo sempre o seguinte: a Dilma só não será candidata à reeleição se ela não quiser. É direito dela, constitucional, de ser candidata a presidente da República. E eu terei imenso prazer de ser cabo eleitoral.

Fonte: Folha.com

STF autoriza quebra de sigilo de senador

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou ontem, a pedido da Procuradoria Geral da República, a quebra de sigilo bancário do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

O pedido é referente a um período de aproximadamente dois anos, época em que ele foi flagrado em diversas ligações telefônicas com o empresário Carlos Augusto Soares, o Carlinhos Cachoeira, investigado por suspeita de contravenção.

O ministro, que é relator do inquérito sobre o senador, também enviou pedido ao presidente do Senado, José Sarney, para que ele informe a relação de emendas ao orçamento da União apresentadas por Demóstenes.

As informações sobre o inquérito foram passadas pelo próprio Lewandowski, após uma série de pedidos da imprensa para ter acesso aos autos do inquérito. Ele disse que não poderia prestar informações detalhadas, pois trata-se de uma investigação sob segredo de Justiça.

Ao pedir a lista de emendas de Demóstenes, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, indica que analisará se o senador utilizou prerrogativas do cargo para favorecer Cachoeira.

O Senado vai decidir somente depois da Páscoa se instaura processo por quebra de decoro. O presidente interino do Conselho de Ética da Casa, senador Jayme Campos (DEM-MT), se declarou impedido para julgar o colega que é do mesmo partido.

Fonte: Diário do Nordeste

Polícia prende mulher com 'barriga' de cocaína

A Polícia Federal prendeu na madrugada desta sexta-feira (30), no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim (RN), uma dona de casa de 20 anos e um operador de máquinas, 24, por tráfico de drogas.

Com a dupla, a PF encontrou 2,1 kg de cocaína que eram trazidos pela mulher camuflados em uma barriga postiça.

A prisão em flagrante aconteceu por volta das 2h30 quando policiais perceberam a atitude suspeita de uma mulher que chegou sozinha, apenas com bagagem de mão, e passou a falar no celular, conforme afirmações da PF. Minutos depois, ela foi seguida quando se deslocava até o estacionamento, onde um homem já a esperava em um táxi.

Durante a abordagem policial, ambos ficaram nervosos e a mulher confessou que levava a droga na região da barriga. Eles foram levados à sede da Superintendência da PF e autuados.

A mulher afirma que recebeu R$ 3.000 para trazer a droga de Campo Grande (MS), mas não deu mais informações sobre o esquema.

Já o operador de máquinas declarou que “não sabia de nada” e que apenas foi dar uma carona a uma conhecida da família.

Os suspeitos estão sob custódia da PF e devem ser transferidos hoje para o sistema prisional do Estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Esta foi a terceira apreensão de cocaína feita este ano no aeroporto Augusto Severo, segundo a polícia. Em todos os casos, os envolvidos eram brasileiros.

Fonte: UOL

Ceará lidera inclusão escolar


O Ceará é líder no Brasil na inclusão escolar de crianças entre quatro e cinco anos de idade. O Estado tem 92,2% dessa faixa etária na pré-escola, de acordo com os dados do Movimento Todos pela Educação divulgados ontem.

A média nacional é menor que a apresentada pelo Estado, ficando em 80,1%. Apenas o Ceará e o Rio Grande do Norte têm taxas de atendimento na pré-escola superiores a 90%. A questão agora é garantir qualidade para esta educação.

Pelo menos é o que avalia o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), o Conselho Estadual de Educação e os especialistas em educação. Atualmente, eles discutem a qualidade desse ensino para que os resultados não sejam apenas quantitativos, mas que venham agregados a bons professores e estrutura adequada.

Um questionamento, levantado pelo assessor comunitário do Cedeca, Laudenir Gomes, é se o Município tem recorrido à construção das novas escolas e à ampliação das já existentes para atender ao número crescente de alunos. "Ainda vemos muitas escolas superlotadas. A São João Batista, no Jardim das Oliveiras, por exemplo, atende a faixa infantil de quatro e cinco anos até o 5° ano, mas passa por problemas de estrutura física", alerta.

Para ele, a qualidade ainda é um ponto a ser discutido e o acesso precisa significar boas condições. "Se não for com oferta de qualidade, não adianta, tendo em vista que não vai beneficiar as crianças. Temos que ver se de fato os números acompanham a qualidade", ressalta.

Ainda há fatores preocupantes na educação que dependem de recursos. É o que defende o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares. Para ele, é preciso melhor formação dos professores e melhor remuneração para os profissionais da área de modo geral.

"Enquanto não atingirmos os 10% do PIB nacional destinados à educação, não temos o direito de melhoria qualitativa correspondente aos nossos sonhos de educadores", ressalta.

Um aspecto interessante da pesquisa é que oito dos nove Estados nordestinos estão entre os dez primeiros colocados no ranking nacional de inclusão. Ficou de fora apenas Alagoas, com 78,1%. Entre os dez melhores, estão São Paulo e Rio de Janeiro, da Região Sudeste.

Ao todo, 14 unidades da Federação têm índices de atendimento inferiores à média nacional.

Programa
A melhoria está relacionada ao eixo de Educação Infantil do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), criado pelo Governo do Estado do Ceará, segundo o orientador da Célula de Estudo e Pesquisa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Daniel Campos Lavor.

Ele explica que o programa tem monitorado o atendimento às crianças dessa faixa etária e também mobilizado todos os municípios para proporcionar educação infantil verdadeiramente qualificada.

"Este é um resultado estratégico para se conseguir uma alfabetização mais eficaz, pois essas crianças já chegam no ensino fundamental com uma base construída", diz o orientador.

A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), garante atender a 100% das crianças que procuram unidades de ensino voltadas para o atendimento da pré-escola.

Ao todo, Fortaleza possui 195 colégios municipais que englobam essa faixa etária, nas quais estão matriculadas cerca de 20 mil estudantes entre quatro e cinco anos de idade.

Mas o desafio da inclusão continua, pois mais de 1,1 milhão de crianças nesta idade ainda não frequentam a escola, de acordo com levantamento do Movimento Todos pela Educação.

A meta do Governo Federal é que, até 2016, esses alunos sejam incluídos na rede de ensino. É importante acrescentar que uma emenda constitucional aprovada em 2009 estabelece a pré-escola como etapa obrigatória no País. Até então, a matrícula era compulsória apenas no ensino fundamental (dos seis aos 14 anos).

Os dados do Movimento Todos pela Educação são de 2010. Os indicativos apontam que as crianças de quatro e cinco anos que estavam fora da escola naquele ano provavelmente já estão matriculadas no ensino fundamental e muitas devem ter chegado a essa etapa importante sem cumprir a pré-escola.

Mudança cultural influencia resultado
Um dos fatores que podem ter influenciado o destaque do Ceará é a relevante mudança cultural, após um forte discurso de inclusão. É nisso que acredita o mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício Ribeiro. "Pais que antes não consideravam importante mandar os filhos para a pré-escola, vista como um espaço para brincar, agora estão atentos a importância desse primeiro passo", explica.

Para ele, a gestão pública fez um investimento real no setor. "As políticas públicas surtiram efeito e houve uma mudança cultural a partir do momento que os pais passaram a valorizar a escola", analisa.

Assistência
Outro ponto que pode ter influenciado a destacar estados do Nordeste no ranking são os benefícios do Programa Bolsa Família. "Quanto mais miserável a região, mais as pessoas colocam as crianças na escola para receber os benefícios do programa".

Diante disso, é preciso questionar quais políticas estão sendo aplicadas para a permanência desse aluno no ensino médio. "O que é feito para evitar a evasão já que apenas 52% chegam no ensino médio?", questiona Marco Aurélio Ribeiro.

Fonte: Diário do Nordeste

O maior festival de cores do mundo

Além da alegria das pessoas nesta festa, a brincadeira com as cores cria um efeito visual MUITO legal. Eu não sei o que é esse pó colorido que eles arremessam, mas deve ser algo que não faz muito mal, já que muitos deles jogam na cara um dos outros.


Homem afirma que visitou o céu quatro vezes e desenha mapa do ambiente angelical

Chega dessas notícias sobre viagens de turismo ao espaço, à Lua, à Marte... Pffffff, isso tudo é balela! O que está na ordem do dia hoje é a viagem ao céu e o sulafricano Sibusiso Mthembu, 64, será o guia de turismo.

Mthembu afirma que já esteve no céu quatro vezes (em 1998, 2004, 2006 e 2008) e que desenhou um mapa do local e seus habitantes. No esboço cartográfico, o céu é formado por onze céus diferentes, relatou ao jornal Sowetan.

Ele mora em Mandeni, KwaZulu-Natal (África do Sul), e se auto-intitula "profeta".

"Um anjo de uns 20 anos, que depois percebi ser Gabriel, apareceu na minha casa e me levou pela mão ao rio Mandeni. Lá ele me batizou e foi embora", disse.

O mesmo anjo teria voltado a sua casa em 1998, mas desta vez o levou junto para conhecer o céu. Mthembu contou, inclusive, que viu Deus, Jesus e anjos durante suas quatro visitas.

Será?

AddThis