Ceará gera 6,8 mil vagas de trabalho no 1º trimestre de 2023

O Ceará, no primeiro trimestre de 2023, gerou um total de 6.812 empregos formais (com carteira assinada), o que representou crescimento de 71,2% em relação à quantidade de vagas registrada no quarto trimestre de 2022 (3.978). Com o resultado deste ano, o Ceará ocupou a 14ª posição dentre os estados que apresentaram saldos positivos de emprego e a segunda colocação no Nordeste, abaixo apenas da Bahia (12.141 vagas), que ficou em oitavo no ranking nacional. O Ceará, portanto, superou estados como Maranhão (+4.762 vagas), Piauí (+3.376 vagas) e Pernambuco (+2.411 vagas).

Nos três primeiros meses do ano, o Nordeste gerou um total de apenas 39.170 vagas de trabalho formal, apresentando uma aceleração frente ao resultado observado no último trimestre de 2022, quando a região conseguiu gerar apenas 5.343 vagas de trabalho. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, que gerou apenas 34.800 vagas de trabalho, é possível concluir que o Nordeste está recuperando parte da desaceleração na criação de empregos formais observada no início do ano passado.

No mesmo período, o Brasil gerou 526.173 vagas de trabalho formal, revelando uma recuperação frente as perdas de postos de trabalho observado no último trimestre do ano anterior (-154.411 vagas). No entanto, em relação ao primeiro trimestre de 2022 ocorreu uma desaceleração no ritmo de geração de empregos formais com carteira assinada na economia brasileira.

No primeiro trimestre de 2023, observou-se que todas as regiões apresentaram saldos positivos de empregos. A que gerou mais empregos formais no período foi a região Sudeste (+243.893 vagas), seguida pelas regiões Sul (+135.330 vagas); Centro-Oeste (+80.792 vagas); Nordeste (+39.170 vagas) e Norte (+21.502 vagas). Ou seja, o Nordeste ocupou a quarta colocação na geração de empregos formais no primeiro trimestre do ano. Os dados estão no Enfoque Econômico (Nº 253) – Dinâmica da Geração Trimestral de Empregos Formais Cearenses até Março de 2023, trabalho publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com o analista de Políticas Públicas do Ipece Alexsandre Lira Cavalcante, autor do trabalho, das oito atividades econômicas analisadas, sete registraram saldos positivos de empregos e apenas uma teve baixa de vagas no mercado de trabalho nacional no primeiro trimestre de 2023 – semelhante ao observado em igual período de 2022.

As cinco maiores foram observadas nas atividades de Serviços (171.871 vagas); Administração Pública (157.219 vagas); Construção Civil (94.304 vagas); Indústria de Transformação (89.303 vagas) e Agropecuária, Extrativa Vegetal, Caça e Pesca (40.048 vagas). A única atividade que destruiu vagas foi o Comércio num total de 33.233 postos de trabalho no período.

No mercado de trabalho cearense, no primeiro trimestre de 2023, oito atividades analisadas registraram saldos positivos de empregos e outras quatro destruição de vagas, levemente diferente do observado em igual período de 2022, quando cinco atividades havia gerados empregos.

As quatro maiores gerações de vagas no mercado de trabalho estadual foram verificadas nas atividades de Serviços (5.908 vagas); Administração Pública (4.329 vagas); Construção Civil (630 vagas) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (288 vagas). As quatro maiores destruições de vagas ocorreram nas atividades de Indústria de transformação (-2.014 vagas); Comércio (-1.205 vagas); Agropecuária, extrativa vegetal, caça e pesca (-1.017 vagas); e Extrativa Mineral (-107 vagas).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Lula anuncia Belém do Pará como sede da COP30; conferência deve ser realizada em novembro de 2025

A cidade de Belém será sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de seu perfil nas redes sociais. 

“Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU [Organização das Nações Unidas] para ser sede da COP30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o Helder Barbalho [governador do Pará] e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP da história”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Em vídeo postado no Twitter em que aparece ao lado do governador e também do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Lula avalia a escolha da cidade para sediar a COP30 como “uma notícia extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil".

“Já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia. E eu dizia assim: 'Por que então não fazer a COP em um estado da Amazônia pra vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'", completou. 

A COP30 deve ser realizada em novembro de 2025. A escolha da cidade como sede do evento, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, foi feita pela ONU no último dia 18. “Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudança de clima no Brasil e na cidade de Belém”.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Polícia Civil e Coin/SSPDS capturam dupla em posse de três armas e 62 munições em Barbalha

Uma ação coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) resultou, nessa quinta-feira (25), na prisão em flagrante de dois homens, com idades de 27 e 34 anos, em posse de três armas de fogo, 62 munições e documentos falsos. As capturas ocorreram em Barbalha.

As diligências iniciaram logo que equipes do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte receberem informações sobre um homem, identificado como José Roberto dos Santos Almeida (27), apontado como chefe de um grupo criminoso atuante em Pernambuco, estaria foragido e residindo no município de Barbalha, no Ceará. Conforme apuração, o indivíduo conhecido como “Índio”, possui antecedentes criminais por crimes de homicídios registrados nos estados Pernambucano e Baiano. O alvo foi capturado em um estabelecimento comercial, na localidade de Sítio Santa Cruz, zona rural da região.

No momento da abordagem, José Roberto apresentou um documento falso em nome de uma outra pessoa. Além disso, o suspeito estava na companhia de Joseph Thomas de Sousa (34), que também possui antecedentes pelos crimes de tráfico de drogas e falsificação de papel-moeda, ocorridos em Pernambuco. Após a captura, os policiais se deslocaram para o imóvel onde a dupla estava residindo. No local, foi encontrado uma pistola calibre 380, um revólver calibre 32, uma espingarda, 62 munições de diversos calibres e documentos falsos em nomes de terceiros.

Após o flagrante, a dupla foi conduzida para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde José Roberto foi autuado por posse ou porte ilegal de arma de fogo e uso de documento falso. Já Joseph Thomas foi autuado por posse ou porte ilegal de arma de fogo. Além do armamento, foi apreendido uma motocicleta e uma quantidade em dinheiro. Agora, os homens estão à disposição da Justiça.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

27º Encontro dos Profetas da Chuva acontece de 31 de maio a 02 de junho

O 27º Encontro dos Profetas da Chuva promove de 31 de maio a 02 de junho a sua programação cultural de encerramento desta edição reunindo em Quixadá as artes visuais, a música e a literatura numa grande celebração à temporada de chuvas e colheita no sertão central.

A programação é uma ação continuada que visa fortalecer o Encontro dos Profetas, como um dos mais importantes instrumentos de manutenção dos conhecimentos tradicionais passados de geração em geração. Buscando desta forma reverenciar a memória nativa do sertão, fruto desta interação do homem sertanejo com seu meio ambiente.

De acordo com Clébio Viriato Ribeiro, secretário da cultura de Quixadá e Coordenador Geral do Encontro, este evento reverencia a importância da água para o homem do campo e em especial, reverência os prognósticos apresentados pelos 30 profetas no Encontro oficial ocorrido em janeiro deste ano. “A natureza é o principal instrumento de observação destes homens e mulheres. E no município eles são os detentores deste conhecimento, mantendo viva uma tradição milenar onde a natureza dialoga com o homem de maneira simples e objetiva”, pontua.

A programação será aberta oficialmente no dia 31 de maio (quarta) às 19hs na Casa de Saberes Cego Aderaldo, com apresentação instrumental do Grupo Duo Finlândia, seguida da exibição do filme “Os Profetas da Chuva”, do diretor Marcos Moura. No dia 01 de junho (quinta) a programação tem início às 17hs com uma Mesa Redonda reunindo Escritores e Organizadores de Livros sobre Os Profetas da Chuva: Carla Patrícia (FOR) – Helder Cortez; (FOR) – Renzo Thaddei (SP); Silvia Leite (FOR) – Hadir Rocha (Tauá) e às 20hs serão exibidos os filmes “Profetas da Chuva e Esperança”, de Marcia Paraiso e “Profetas da Chuva”, de Vitor Grilo, na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Já no dia 02 de junho (sexta) acontece a partir das 10h no Auditório do CDL de Quixadá, o seminário “O Semiárido e a Cultura dos Profetas da Chuva” que contará com a participação de Paulo José Gomes Ferreira (SOHIDRA) – Annaulhya Patrícia Silveira Chaves (Escritório CAGECE Quixadá) – Helder Cortez (Idealizador do Encontros dos Profetas da Chuva). José Alves (Diretor Geral IFCE – Campus Tauá).

E às 19h na Fundação Cultural de Quixadá, acontece a solenidade de abertura da exposição “AQUA – Uma cartografia de afetos e deslocamentos” com as presenças de Kennedy Saldanha (curador) e Narcélio Grud (artista visual e criador do projeto expográfico). Já às 20h na Praça da Cultura Gladson Martins, acontece o show Encanta Quixadá, reunindo os violeiros e repentistas, Antônio Limeira e João de Oliveira, Guilherme Calixto e Cícero Cosme, Chagas Bezerra e Rozaneto, Valdir de Lima e Zé Vicente, Rouxinol da Paraíba e Chico Bala) e em seguida Azarias e Banda (Quixeramobim) sobe ao palco para encerrar oficialmente a programação do XXVII Encontro dos Profetas.

O evento contará com a participação de intérpretes de libras, programação acessível em braille e a Exposição AQUA contará com visitas medidas mediante agendamento prévio nas redes sociais do evento.

Profetas da Chuva
Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento. As previsões são, em geral, produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.

A previsão do clima é atividade enraizada na cultura cearense e de outros estados do Nordeste. Na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central do Ceará, ocorre, desde 1997, o Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central, o evento acontece a cada segundo sábado de janeiro. Eventos similares ocorrem em outros municípios do sertão do Ceará, como em Tejuçuoca, onde são realizadas reuniões de profetas desde 2004.

Serviço: 

Programação Cultural do XXVII Encontro dos Profetas da Chuva
De 31 de Maio a 02 de Junho de 2023
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo, Fundação Cultural e Praça da Cultura Gladson Martins, Quixadá

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Crato abre Unidades Básicas de Saúde neste sábado para dia D de Vacinação da Influenza e Bivalente contra Covid

As Unidades Básicas de Saúde cratenses estarão abertas neste sábado (27), de 8h às 12h, para a imunização da população contra a gripe e a Covid-19 (reforço bivalente). A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população busque a UBS mais próxima, dentre as participantes da ação, que são: 

• Amélia Pinheiro;
• Baixio do Muquém;
• Centro de Nutrição;
• Fábio Pinheiro;
• Monte Alverne;
• Muriti 1 e 3, Palmeiral;
• Pantanal;
• Ponta Serra 2 e 4;
• Recreio;
• Riacho Vermelho;
• Santa Fé;
• Santa Rosa;
• Tarciso Pinheiro Teles;
• Vila Alta 1, 2 e 3;
• Vila Padre Cícero;
• Vila São Bento e;
• Vila São Francisco.

Deverão receber os imunizantes os públicos população a partir de 6 meses (Influenza) e o reforço bivalente para população a partir de 18 anos, com D1 + D2 e com 4 meses da última dose - D2, R1 ou R2. Para a aplicação dos imunobiológicos, é necessário apresentar documento com foto e cartão de vacinação.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

PF conclui que André Fernandes incitou atos antidemocráticos em 8 de janeiro

A Polícia Federal concluiu que o deputado André Fernandes (PL-CE) incitou atos antidemocráticos que resultaram na invasão e destruição das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Fernandes é o autor do requerimento de criação da CPI do Atos Golpistas instalada nesta quinta-feira (25) no Congresso e um dos integrantes, indicado pelo PL.

O deputado é investigado no STF a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) a partir de postagens feitas nas redes sociais.

Em uma delas, publicada no dia 6 de janeiro, ele divulgou “ato contra governo Lula” na Praça dos Três Poderes, em Brasília, naquele fim de semana. No dia 8 de janeiro, depois que os atos haviam começado, Fernandes publicou imagem com porta de um armário com o nome do ministro Alexandre de Moraes, na qual inseriu a seguinte legenda: ‘Quem rir, vai preso’.

Em nota, o deputado disse que “se fazer uma crítica ao ativismo judicial for crime, então não existe mais democracia no Brasil. Gostaria muito de depor na CPMI do 8 de janeiro, dessa vez publicamente, à luz do dia, para que o povo brasileiro veja o quão absurdo é essa investigação”.

Incitação ao crime
Ao pedir a abertura do inquérito, a PGR viu incitação ao crime, além de uma provocação da prática de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

“Depreende-se que ele coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes e conferiu ainda mais publicidade a ela (tendo em vista o alcance das suas redes sociais) restando, portanto, demonstrada sua real intenção com aquela primeira postagem, que era a de incitar a prática delituosa acima citada”, dizem os investigadores.

Em depoimento à PF, o deputado afirmou que "a ocupação de prédios e a depredação de patrimônio não se trata de ação democrática" e que "em nenhum momento convidou, estimulou ou convocou manifestações em frente aos quartéis".

A polícia ressaltou ainda que "o compartilhamento, pelo próprio investigado, das referidas imagens de destruição do patrimônio público contraria a sua fala de que no dia 08/01/2023, ainda durante os ataques, publicou na sua conta do Twitter que não compactuava com a depredação de patrimônio público”.

Os investigadores classificaram a conduta criminosa de “incitar, publicamente, a prática de crime, qual seja, de tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício”.

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, deu 15 dias para a PGR se manifestar sobre a conclusão da PF em relação à conduta do parlamentar.

Fonte: g1 CE
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

26 de maio

1538 - Genebra expulsa o teólogo João Calvino, que viria a viver em Estrasburgo nos três anos seguintes.
1896 - Nicolau II da Rússia é coroado Czar do Império Russo.
2002 - A sonda Mars Odyssey encontra sinais de grande depósito de água no planeta Marte.

Nasceram neste dia…
1799 - Alexandre Pushkin, poeta russo (m. 1837).
1926 - Miles Davis, músico norte-americano (m. 1991).
1964 - Lenny Kravitz (foto), cantor norte-americano.

Morreram neste dia…
1904 - Georges Gilles de la Tourette, neurologista francês (n. 1857).
1955 - Alberto Ascari, piloto italiano (n. 1918).
1976 - Martin Heidegger, filósofo alemão (n. 1889).

Fonte: Wikipédia

Mais Médicos: Ministério da Saúde lança edital com 307 vagas para o Ceará

O Ministério da Saúde vai abrir, a partir desta sexta-feira (26), edital com 307 vagas do Mais Médicos para o Ceará. As oportunidades vão agraciar 106 municípios. As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

Inscrições e alocação nos municípios
Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, pelo endereço eletrônico. Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

Programa Mais Médicos
Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no Programa Mais Médicos e o edital aberto agora é, segundo o Ministério da Saúde, para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de 1 mil vagas inéditas para a Amazônia Legal.

O programa visa garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais, traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis. O Ministério da Saúde divulgou ao todo edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil. Em toda a região Nordeste, serão 1.250 vagas.

Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIS), inclusive no território Yanomami que se encontra em situação de emergência sanitária.

A expectativa do Governo Federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.

Tempo de contrato
O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao todo, o investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões.

A nova versão do projeto estabelece benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos. Entre eles:
  • para os médicos que ficarem ao menos 3 anos na vaga: possibilidade de pagamento de adicional de 10% a 20% da soma total das bolsas de todo o período que esteve no programa, a depender da vulnerabilidade do município;
  • para médicos com formação pelo Fies: adicional de 40% a 80% da soma total das bolsas de todo o período que esteve no programa, a depender da vulnerabilidade do município. O benefício será pago em quatro parcelas, sendo 10% por ano durante os três primeiros anos, e os 70% restantes ao completar 48 meses;
  • incentivo para médicos do Fies residentes em Medicina da Família, com auxílio para pagamento de dívidas do financiamento estudantil;
  • complementar o valor da bolsa para mulheres em licença-maternidade que passarem a receber o auxílio do INSS, o que antes não ocorria;
  • licença de 20 dias para licença-paternidade. Antes, não havia essa possibilidade; oferta de especialização e mestrado.

Seleção
O novo formato do programa mantém a possibilidade de atuação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, mas segue dando preferência para atuação dos nativos formados no país.

No caso dos que possuem diploma estrangeiro, o Ministério da Educação prevê oferecer incentivo para que façam o Revalida, teste que permite a validação do diploma de instituição de outro país para atuação no Brasil.

Os médicos com residência em Família e Comunidade terão pontuação adicional de 10% para a seleção do programa.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Morre Tina Turner, cantora considerada a maior diva do rock'n'roll, aos 83 anos

A cantora Anna Mae Bullock, conhecida mundialmente como Tina Turner, morreu hoje (24), aos 83 anos. A causa da morte ainda não é conhecida. A informação sobre a morte da cantora, atriz e dançarina foi confirmada em seu perfil oficial no Instagram.

“Com a sua música e a sua paixão sem limites pela vida, ela encantou milhares de fãs em todo o mundo e inspirou as estrelas do amanhã. Hoje nos despedimos de uma amiga querida, que nos deixou seu maior trabalho: a sua música”, escreveram em sua conta oficial no Instagram.

Dona de uma voz potente e única e um ritmo frenético, Tina Turner fez história na música internacional. Com quase 200 milhões de discos vendidos e 12 Grammys, Tina é uma das cantoras de maior sucesso de todos os tempos, tendo sido considerada a rainha do rock n’roll. Tina Turner é dona de grandes hits que ganharam o mundo como Private Dancer, We Don't Need Another Hero, Typical Male, The Best, I Don't Wanna Fight e Golden Eye.

Ela também criou um estilo único de se vestir e de se apresentar nos palcos e seu sucesso se estendeu para além da música: Tina passou a lançar moda e também atuou em diversos filmes, como Mad Max.

Em 1988, mais de 188 mil pessoas estiveram presentes ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para presenciá-la. Esse evento acabou entrando no livro dos recordes como o de maior público para um show de uma artista solo.

No dia 6 de maio, o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Pauo, inaugurou uma exposição fotográfica para homenagear a artista. A mostra Tina Turner: uma viagem para o futuro, fica em cartaz até o dia 9 de julho.

Vida
A rainha do rock n' roll nasceu em 26 de novembro de 1939, na cidade de Brownsville, nos Estados Unidos. Nascida em uma família pobre, ela foi abandonada pelos pais aos 15 anos. Trabalhou como empregada doméstica e foi cantar em boates para se sustentar.

Foi assim que conheceu o músico Ike Turner. Ela pediu para ser backing vocal da banda dele e rapidamente se tornou cantora principal. Ike e Tina se casaram em 1962, quando ela adotou o nome artístico. Eles se separam 16 anos depois. Durante o período em que estiveram juntos, a carreira de Ike entrou em decadência. Ele culpou Tina e passou a agredi-la frequentemente.

Um dia, em 1976, ela não aguentou e fugiu, com 36 centavos e um cartão de crédito no bolso. No divórcio, concluído dois anos depois, Tina assumiu a responsabilidade por datas de shows perdidas ao longo do processo e, para manter o nome artístico, entregou a Ike todo o patrimônio, incluindo parte do estúdio de gravação, editoras e imóveis.

Durante quase dois anos, ela recebeu vale-refeição e tocou em pequenos clubes para pagar dívidas. Com a ajuda de amigos, como David Bowie, Tina Turner recomeçou do zero. E conquistou diversos Grammys, o principal prêmio da indústria fonográfica.

O ex-marido Ike Turner morreu em 2007, de overdose de cocaína. Em 2013, Tina Turner se naturalizou suíça e oficializou o segundo casamento em uma cerimônia budista com o produtor e empresário alemão Erwin Bach. Eles se conheceram em 1986, quando a gravadora de Tina enviou Erwin para recebê-la no aeroporto.

Parece história de filme. O que, inclusive, ela fez bastante. Pelo menos para uma cantora. Tina Turner fez sete longas metragens para o cinema, entre eles, “Mad Max: além da cúpula do trovão”, de 1985. O visual dela neste filme influenciou a cantora Gaby Amarantos, que, no começo da carreira, adotou um look com muito brilho, cabelo com volume, salto alto e uma maquiagem poderosa.

A morte, aos 83 anos, foi confirmada nesta quarta-feira, por um assessor dela, mas a causa não foi divulgada. O informe diz apenas que Tina Turner morreu em paz, após uma longa doença.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Pagamento do 13º salário do INSS 2023 começa nesta quinta-feira (25); veja como consultar benefício online

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar, nesta quinta-feira (25), os valores da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. Os segurados poderão consultar detalhes sobre o pagamento por meio do site Meu INSS ou do aplicativo com o mesmo nome, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para isso, é necessário fazer login com a conta Gov.br, inserindo as mesmas informações usadas em outras plataformas do Governo Federal. Vale destacar que o calendário de pagamentos segue o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, sendo dividido em duas partes: quem recebe até um salário mínimo e quem recebe acima de um salário mínimo.

Primeiro, serão contemplados os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1 e que recebem até um salário mínimo. Demais numerações deverão ser contempladas até o dia 7 de junho. A seguir, confira os calendários de pagamento da antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS em 2023. Veja também como consultar o valor disponível para saque usando o celular e o computador.

Como consultar o valor disponível para saque no app Meu INSS

Passo 1. Abra o aplicativo Meu INSS e selecione o botão "Entrar com gov.br". Na página seguinte, digite o seu número de CPF e pressione "Continuar";

Passo 2. Insira sua senha e toque em "Entrar". Se desejar, selecione "Permitir" para que o app envie notificações importantes ao seu celular — também é possível selecionar "Não permitir";

Passo 3. Acesse o “menu sanduíche” e, em seguida, selecione a opção "Extrato de Pagamento de Benefício";

Passo 4. As informações sobre o pagamento do décimo terceiro salário do INSS serão exibidas na página, incluindo dados como valores, datas e bancos.

Como consultar o valor disponível para saque no site Meu INSS

Passo 1. Acesse o site "meu.inss.gov.br" e clique no botão "Entrar com gov.br";

Passo 2. Você poderá fazer a consulta ao benefício do INSS com o seu CPF. Assim, digite seu Cadastro de Pessoa Física no campo indicado e aperte "Continuar";

Passo 3. Insira sua senha e clique em "Entrar";

Passo 4. Na página inicial do site, clique em "Serviços";

Passo 5. Passe o mouse sobre a seção "Benefícios" e, em seguida, clique em "Extrato de pagamento do benefício";

Passo 6. Os detalhes sobre o pagamento do seu benefício, como valores, datas e bancos, serão exibidos na página.

Fonte: TechTudo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

'Simulador de escravidão': game com negros em volta de 'senhor' branco e torturas é removido da loja do Google

O Google removeu de sua loja de download de aplicativos, na tarde desta quarta-feira, um jogo chamado "Simulador de Escravidão", em que o usuário simula ser um proprietário de escravos para "extrair lucros e evitar rebeliões e fugas". A remoção foi feita após repercussão negativa.

Desenvolvido pelo estúdio Magnus Games, o jogo trazia a imagem de homens negros trabalhando ao redor de um senhor branco em sua imagem de divulgação.

Os produtores afirmam, na Play Store, que o aplicativo foi criado para "fins de entretenimento", e que "condenam a escravidão no mundo real". Na tela de abertura do game aparece uma notificação informando que "todo o conteúdo é fictício e não está vinculado a eventos históricos específicos" e que "todas as coincidências são acidentais".

A descrição do game explicava que o usuário seria capaz de "gerenciar seus escravos, mudar suas condições de vida e treiná-los", "proteger seus escravos para evitar que escapam e se levantem" e "fazer negócios, atribuir escravos a diferentes empresas para trabalhar e gerar renda", entre outros.

"Neste simulador de escravidão, existem 3 tipos de escravos: trabalhadores, gladiadores e escravos de prazer. Compre e venda-os. Cada escravo é adequado para um determinado negócio. Treine seus escravos para aumentar seu nível de maestria e renda", dizia a descrição.

No jogo, o escravo "trabalhador" é exibido como um homem negro acorrentado pelo pescoço, enquanto o "gladiador" tem tom de pele mais claro, e o tipo "por prazer" traz uma mulher branca com roupa de dança.

Em nota, o Google afirmou que removeu o aplicativo da Play Store e que tem um "conjunto robusto de políticas que visam manter os usuários seguros e que devem ser seguidas por todos os desenvolvedores".

"Não permitimos apps que promovam violência ou incitem ódio contra indivíduos ou grupos com base em raça ou origem étnica, ou que retratem ou promovam violência gratuita ou outras atividades perigosas", informou a empresa ao Globo.

Nos comentários, que deram uma média de nota 4,0 de 5,0 para o aplicativo, usuários deixaram mensagens de ódio e satisfação com o teor do game.

"Ótimo jogo para passar o tempo. Mas acho que faltava mais opções de tortura. Poderiam estalar a opção de açoitar o escravo também. Mas fora isso, o jogo é perfeito!", escreveu o usuário Mateus Schizophrenic em 22 de maio. Ele deixou nota máxima.

O aplicativo foi lançado em 20 de abril deste ano, tem classificação livre, continha anúncios e contava com mais de mil downloads até ser retirado de circulação.

O Globo tentou contato com o estúdio Magnus Games por e-mail, mas não teve resposta. No registro da Play Store consta como site oficial uma página no Facebook com publicações em inglês.

Ao longo desta tarde, alguns órgãos começaram a se movimentar contra o aplicativo. O Ministério da Igualdade Racial emitiu um comunicado informando que, após a repercussão do caso, entrou em contato com o Google para propor medidas "que contribuam para um filtro eficiente para que discursos de ódio, intolerância e racismo não sejam disseminados com tanta facilidade".

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023; veja como consultar

A Receita Federal abre nesta quarta-feira (24), às 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens "Meu Imposto de Renda" e "Consultar a Restituição".

No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IFCE oferta 54 vagas para cursos técnicos gratuitos no Cariri

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas no período de 24 de maio a 6 de junho para dois cursos técnicos em Crato e Juazeiro do Norte. O processo seletivo oferta 54 vagas para quem já concluiu o ensino médio.

No campus de Crato, são ofertadas 40 vagas para o curso técnico em Agropecuária. Já em Juazeiro do Norte há 14 vagas para a formação em Geoprocessamento.

As inscrições podem ser feitas pelo site qselecao.ifce.edu.br, no processo seletivo complementar - cursos técnicos 2023.2. Após preenchimento do formulário online, o interessado deve comparecer ao campus em que pleiteia vaga e entregar o protocolo gerado pelo site junto com originais e cópias de RG, CPF e histórico escolar do ensino médio. A entrega da documentação é obrigatória para confirmar a inscrição e deve ser feita até o dia 7 de junho. A seleção é feita pela análise do histórico escolar dos candidatos.

Conheça os cursos
O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial, além de fiscalizar produtos da área. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais e atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. O curso é diurno e tem duração de três semestres.

O curso de Geoprocessamento é noturno, o egresso estará apto a executar levantamentos e coletas de dados espaciais;  produzir descrições topográficas através de plantas e memoriais descritivos; implantar no campo projetos de sistemas de transporte, obras civis, industriais e rurais; elaborar e atualizar produtos cartográficos temáticos a partir de imagens orbitais, sub-orbitais e terrestres; analisar dados espaciais; utilizar ferramentas de geoprocessamento; criar modelos de fenômenos ambientais; criar soluções computacionais de coleta e disponibilização de informações espaciais.

A instituição reserva 50% do total das vagas para pessoa Egressa de Escola Pública (EEP). Neste processo seletivo, o IFCE oferta mais de 500 vagas em cursos técnicos por todo o estado.

Serviço:

Processo seletivo IFCE - cursos técnicos
Inscrições de 24/5 a 6/6

IFCE - campus Crato
Endereço: CE 292, km 15, bairro Gizélia Pinheiro
Contato: cca.crato@ifce.edu.br

IFCE - campus Juazeiro do Norte
Endereço: Avenida Plácido Aderaldo Castelo, n°1646, bairro Planalto
Contato: (88) 2101-5300

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Crato sedia oficina gratuita de iniciação para DJs; veja como participar

No próximo dia 27 de maio, o Circuito Caldeirão das Artes Urbanas realizado pelo Caldeirão Ponto de Cultura apresentará uma oportunidade para os aspirantes a DJs: a Oficina de Iniciação para DJs com o Dj e Produtor Musical GVARÁ.   

A oficina será ministrada em duas partes distintas, com uma abordagem teórica seguida por uma prática, proporcionando aos participantes uma imersão mais completa no universo dos DJs. Durante o evento, serão compartilhadas informações cruciais sobre as particularidades da profissão, além de insights valiosos sobre o mercado, as tecnologias empregadas e a síntese musical.

GVARÁ atua como Dj desde 2017, seu interesse na música começou ainda quando criança, atualmente o artista tem lançado remixes e trabalhos musicais e audiovisuais. O evento ocorrerá no sábado, dia 27 de maio, com início às 14h . Serão disponibilizadas 15 vagas para os interessados, que devem solicitar sua inscrição via DM do Caldeirão Ponto de Cultura.

Serviço:

Oficina de Iniciação para Djs
Data: 27 de maio, sábado
Horário: 14h - 20h
Vagas: 15
Local: Coletivo Camaradas - R. Monsenhor Joviniano Barreto, 350 - Centro, Crato - CE
Inscrições via mensagem direta no instagram.com/caldeirao_pontodecultura

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

24 de maio

1337 - Inicia-se a Guerra dos Cem Anos.
1940 - O primeiro voo bem-sucedido de um helicóptero mono-motor é realizado por Igor Sikorski.
2002 - A Rússia e os Estados Unidos assinam o Tratado de Moscovo.

Nasceram neste dia…
1686 - Gabriel Fahrenheit, físico e engenheiro alemão (m. 1736).
1819 - Rainha Vitória do Reino Unido (m. 1901).
1941 - Bob Dylan (foto), compositor estado-unidense.

Morreram neste dia…
1543 - Nicolau Copérnico, cientista alemão (n. 1473).
1627 - Luis de Góngora, poeta espanhol (n. 1561).
1995 - Harold Wilson, político britânico (n. 1916).

Fonte: Wikipédia

Mesmo com redução nas chuvas, 54 açudes continuam sangrando no Ceará

O início da segunda quinzena do mês de maio, que marca o fim da Quadra Chuvosa no Ceará, apresenta condições de chuvas isoladas, passageiras e não muito expressivas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Mesmo com o indicativo de chuvas isoladas, 54 açudes continuam sangrando. O Ceará atingiu, em 2023, a marca de 71 açudes sangrando. O número é o maior desde 2011, quando foram registrados 67 açudes nesta condição.

Atualmente, o Estado possui 9,5 bilhões de m³ de reserva hídrica, o que representa 51,18%. As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%. Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona “confortável”, com mais de 50% das reservas. A região do Banabuíu, uma das mais críticas antes do início da quadra, chegou a 41,5% de reserva.

Estão no nível máximo de suas reservas os açudes: Acarape do Meio, Acaraú Mirim, Amanary, Angicos, Aracoiaba, Araras, Arrebita, Ayres de Sousa, Caldeirões, Catucinzenta, Diamantino II, Do Batalhão, Faé, Fogareiro, Forquilha, Frios, Gameleira, Gangorra, Gerardo Atimbone, Germinal, Itapajé, Itapebussu, Itaúna, Jatobá, Jenipapo, Junco, Macacos, Malcozinhado, Mamoeiro, Missi, Mundaú, Pacajus, Patu, Pau Preto, Pesqueiro, Poço Verde, Quandú, Quincoé, Quixeramobim, Riacho do Sangue, Rosário, Santo Antônio de Russas, São Domingos II, São José I, São José II, São Pedro Timbaúba, São Vicente, Sitios Novos, Sobral, Sucesso, Tijuquinha, Tucunduba, Valério e Várzea da Volta.

Outros 17 açudes já sangraram em 2023, mas tiveram seus volumes reduzidos. São eles: Batente, Cachoeira, Cauhipe, Curral Velho, Desterro, Do Coronel, Jatobá II, Jenipapeiro, Muquém, Olho d’Água, Patos, Santo Antônio de Aracatiaçu, São José III, São Mateus, Trapiá III, Ubaldinho e Vieirão.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

WhatsApp anuncia recurso de edição de mensagens após envio; veja como funciona

O WhatsApp anunciou um recurso de edição de mensagens em até 15 minutos após o envio. Com a ferramenta, os usuários podem editar as mensagens que enviaram por engano ou que se arrependeram de mandar ou que contém algum erro, por exemplo. Outro aplicativos de mensagens como o Teams, da Microsoft, já possuem esse tipo de ferramenta.

Segundo o comunicado, para acessar o novo recurso é preciso manter o aplicativo atualizado. “Esse recurso começou a ser lançado globalmente para usuários e estará disponível para todos nas próximas semanas”, explica a empresa sem detalhar mais informações.

Como funciona?
Para utilizar o recurso, basta manter pressionada a mensagem enviada e escolher “Editar” no menu. O usuário poderá fazer isso até quinze minutos após o envio.

As mensagens editadas serão exibidas com a palavra “editada” ao lado para que o destinatário saiba da alteração sem que o histórico de edição seja mostrado.

Assim como todas as mensagens pessoais, arquivos de mídia e chamadas, as suas mensagens e as edições que você faz são protegidas com a criptografia de ponta a ponta.

Fonte: InfoMoney

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com aumento de despesas, governo vai bloquear R$ 1,7 bilhão

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) anunciou nesta segunda-feira (22) a necessidade de bloqueio de R$ 1,7 bilhão em despesas discricionárias do Orçamento federal para cumprir a regra do teto de gastos, após uma revisão no volume de despesas que teve um aumento da projeção em R$ 24,2 bilhões. Os dados constam no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento e é publicado a cada dois meses.

"O detalhamento do bloqueio de R$ 1,7 bilhão será discriminado no dia 30 quando da publicação do decreto de programação [orçamentária]", informou o secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos.

Os últimos meses registraram uma elevação nas despesas, puxadas principalmente pelos impactos do novo valor do salário mínimo, que passou para R$ 1.320 desde o dia 1º de maio, incidindo sobre benefícios previdenciários, seguro desemprego, abono, entre outros. A pasta também citou R$ 3,9 bilhões de repasses para estados e municípios a partir da sanção da Lei Paulo Gustavo, que destinou recursos para o setor cultural, além da complementação do piso nacional da enfermagem. Esses bloqueios poderão ser revertidos mais adiantes com mudanças nas estimativas de receitas e despesas.

Esses números reverteram a folga de R$ 13,6 bilhões no teto de gastos que havia sido apresentada no relatório anterior. A regra do teto deverá ser substituída por uma nova regra fiscal, que vai à votação esta semana na Câmara dos Deputados. O teto seria estourado neste ano, mas a PEC da Transição, promulgada no fim do ano passado, retirou do limite de gastos R$ 145 bilhões do Bolsa Família e até R$ 23 bilhões em investimentos, caso haja excesso de arrecadação.

O governo também elevou a estimativa de déficit primário de R$ 107,6 bilhões para R$ 136,2 bilhões, equivalente a 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), segundo a edição Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do 2º bimestre. A meta fiscal para 2023 continua sendo de déficit primário de R$ 238 bilhões (2,2% do PIB).

Receitas
Do lado das receitas, o relatório revisou para baixo a estimativa de receitas de itens como exploração de recursos naturais de menos R$ 5,6 bi e arrecadação da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com projeção de menos R$ 4,1 bilhões. Também houve revisão de arrecadação líquida para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), com projeção de redução de R$ 4,1 bilhões e outros R$ 3,8 bilhões a menos nas projeções de arrecadação com imposto de importação.

Por outro lado, houve projeção de aumento de receitas de R$ 5 bilhões com lucros e dividendos, e R$ 3,1 bilhões de arrecadação com a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Em relação à Lei Orçamentária de 2023, o aumento previsto de receitas é de R$ 105,6 bilhões, segundo o governo.

PIB e inflação
O Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do 2º bimestre aumentou a estimativa de crescimento do PIB, em relação ao bimestre anterior, de 1,61% para 1,91%.

Em relação aos indicadores de inflação, o relatório aponta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será de 5,58%, um aumento de 0,27 ponto percentual em relação ao relatório anterior. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi estimado em 5,34%, uma elevação de 0,18 ponto percentual em relação à previsão anterior.

A taxa de câmbio média do dólar em relação ao real foi revisada para R$ 5,11, contra R$ 5,20 do bimestre anterior.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Encceja: Inscrições para a edição 2023 estão abertas até 2 de junho

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (22), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Os interessados poderão se inscrever pelo Sistema Encceja até o dia 2 de junho.

O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

A aplicação das provas para os ensinos fundamental e médio está prevista para 27 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.

A participação é voluntária e gratuita, exceto para aqueles que se inscreveram na edição anterior e não compareceram, não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada. Nesse caso, caso queira fazer o exame de 2023, o estudante deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o valor de R$ 40. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até 9 de junho.

Após realizar a inscrição, para acessar a página do participante, o inscrito deve utilizar o login único de acesso à plataforma Gov.br. Ele é necessário, por exemplo, para consultar o local de prova e outras informações do cartão de confirmação de inscrição, como os horários da aplicação.

O Encceja é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

O Inep, ligado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Atendimento especializado
Neste ano, o exame contará com algumas novidades para quem precisa de atendimento especializado. A primeira delas é a possibilidade de optar por um cartão-resposta com fonte ampliada. A opção, voltada a pessoas com deficiência visual, pode ser feita no sistema de inscrição.

Pessoas com transtorno do espectro autista também terão uma correção diferenciada da prova de redação.

Outra novidade é que os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especial solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise. Por fim, participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Mais Nutrição ultrapassa a marca de três milhões de quilos de alimentos distribuídos no Ceará

Programa modelo de captação, processamento e doação de alimentos saudáveis para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, o Mais Nutrição acaba de ultrapassar a marca de três milhões de quilos de alimentos distribuídos no Ceará. O programa é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Ceasa e Instituto Agropolos.

São frutas e hortaliças transformadas em sopas e polpa de frutas, que chegam à mesa de quase 30 mil pessoas, a partir do trabalho de 134 entidades comunitárias e cozinhas sociais, reduzindo a fome de famílias nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A partir dos alimentos excedentes, os itens são processados e distribuídos diariamente às entidades beneficiadas.

A Casa Sol Nascente, que acolhe crianças de zero a 12 anos filhas de pessoas em situação de rua, no bairro Castelão, é uma das 134 entidades beneficiadas pelo Programa. “São as frutas, verduras e legumes do Mais Nutrição que garantem o café da manhã, almoço e jantar dessas crianças. São essas doações que auxiliam na nutrição e saúde deles”, agradece a coordenadora de acolhimento da entidade, Lívia Lemos.

“O combate à fome e a garantia de alimentação saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade social é prioridade do Governo do Estado. Por meio do Mais Nutrição, estamos viabilizando comida saudável, rica em nutrientes e vitaminas, na mesa de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, de comunidades com baixos índices de desenvolvimento econômico e social. Esse é um programa modelo para todo o País, e que segue avançando no Ceará”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

Ana Maria Lúcia Camilo, representante da Associação Madre Paulina, reforça a importância do programa para as 20 crianças em situação de vulnerabilidade social que a entidade assiste no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. “O Mais Nutrição salvou a vida de nossas crianças na pandemia, e continua nos ajudando muito. Por dia, são consumidos 3,5 quilos de leite em pó, alimento fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil. É um programa muito importante para nós e para todas as instituições sociais e comunitárias”, ressaltou, agradecida.

A operacionalização do Mais Nutrição ocorre em dois bancos de alimentos (in Natura), uma fábrica de mix de legumes e duas fábricas de polpas de frutas. “As frutas e legumes são selecionados criteriosamente, higienizados, processados e distribuídos às entidades comunitárias e cozinhas sociais conveniadas com o Estado”, explica a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano.

Regina destaca que as entidades, selecionadas por edital, passaram, após a inserção do programa, a serem inseridas em outras políticas de segurança alimentar, como o Vale Gás Social. A cada entrega do benefício, cada entidade recebe dois tíquetes que equivalem a duas recargas de botijão de gás.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IRPF: Receita abre na quarta consulta ao 1º lote de restituição de 2023

A Receita Federal abrirá, na próxima quarta-feira (24), às 10h, consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem realizou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens "Meu Imposto de Renda" e "Consultar a Restituição".

No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.

Até as 8h30 de hoje, a Receita Federal recebeu mais de 27 milhões declarações, e a expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará apresenta redução de casos de arboviroses; prevenção deve ser reforçada no período pós-chuvas

O Ceará apresentou redução 55,2% nas notificações de dengue, chikungunya e zika, nos quatro primeiro meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, conforme informado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), nesta segunda-feira (22).

De acordo com a pasta, os dados do boletim epidemiológico mais recente, de 1º de janeiro até 14 de abril de 2023, foram notificadas 14.136 suspeitas de arboviroses. Dessas, a confirmação de uma das três doenças se deu 3.110 casos dos 14.136 notificados, representando 22%.

A dengue representou 85,3%, sendo 2.653 das ocorrências, com uma morte pela doença. Outros sete óbitos seguem em investigação da causa.

A chikungunya representou 14% dos casos de arboviroses, com 457 casos confirmados. O número é quase doze vezes menor que os casos registrados no mesmo período do ano passado, quando 5.260 foram diagnosticadas com a doença.

Até a última atualização, há apenas uma morte em investigação por suspeita de ter sido causada por chikungunya. Outras 11 já foram descartadas.

Houve ainda no primeiro quadrimestre 53 casos suspeitos de zika, porém 37 foram descartados e 16 estão sob investigação.

Sintomas
De acordo com a infectologista Lorena Mendes, atuante no Hospital São José (HSJ), os sintomas das arboviroses são bem inespecíficos.

"São comuns febre, dor de cabeça na região dos olhos, dor no corpo e nas articulações, com algum inchaço e manchas avermelhadas na pele, podendo apresentar coceira nos locais. Claro que a dengue pode ter sintomas mais graves, como sangramentos, diminuição da diurese, alteração de comportamento e sensório, dor abdominal e vômitos. Diante dessas manifestações, deve haver uma maior preocupação com o quadro", afirmou Lorena Mendes.

Ainda de acordo com a médica, a zika traz muita dor e edema nas articulações, bem como manchas vermelhas por todo o corpo, associadas à febre.

A chikungunya, ela pontua, é uma doença com muita dor articular, com duração prolongada (meses) e possibilidade de evolução para um quadro de artrite, além de problemas neurológicos.

"A dengue tem os sintomas mais conhecidos e é a doença que mais evolui para casos graves, necessitando, em algumas situações, de leito de terapia intensiva", disse a médica.

Diante da convergência de alguns sintomas, é comum a população não saber onde buscar atendimento. Mendes ressalta que os pacientes devem buscar ajuda, inicialmente, nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Toda pessoa com suspeita de arbovirose deve procurar atendimento na assistência primária. Após a avaliação médica, a continuidade do acompanhamento será definida”, falou Lorena.

Prevenção
As arboviroses podem ser prevenidas com cuidados simples para evitar a proliferação do aedes aegypti, transmissor das doenças.

Entre os cuidados estão limpar o quintal e vedar caixas d’água. Até mesmo recipientes pequenos como tampas de garrafas, folhas e sacolas plásticas podem acumular água suficiente, tornando-se criadouros do mosquito.

Por isso, a Sesa ressalta que a atenção deve ser redobrada, especialmente a partir de maio, quando as chuvas começam a diminuir.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Mais de 70 mil aposentados e pensionistas do Ceará podem ter seus proventos bloqueados; veja como evitar

De acordo com levantamento feito pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev), cerca de 73 mil servidores e beneficiários estaduais ainda não haviam concluído seu processo de cadastro e prova de vida de 2023. O não-cumprimento do prazo estabelecido pelo órgão acarretará no bloqueio dos salários e benefícios.

Regulamentada pela Lei Nº 14.327, de 20 de abril de 2009, a prova de vida é um procedimento obrigatório e que deve ser realizado por todos os servidores ativos, aposentados, militares reformados e pensionistas mantidos pelo Sistema Único de Previdência Social do Estado do Ceará (SUPSEC). Desde 2021 a Cearaprev realiza o processo de forma virtual por meio do aplicativo Cearaprev On-line, o que evita o deslocamento do cidadão, que pode fazer tudo de casa em menos de 10 minutos.

Serviço
O cadastro e prova de vida é realizado através do aplicativo Cearaprev On-line, disponível para celulares do sistema IOS e Android. O processo deste ano precisa ser concluído pelos servidores e beneficiários até o dia 30 de junho, para evitar o bloqueio dos seus proventos. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Cearaprev através das redes sociais (@cearaprev) ou no telefone (85) 3108-0135.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

22 de maio

1960 - Ocorre o Grande Terramoto do Chile, o mais potente até agora registado - 9,5 na escala de Richter.
1998 - Inicia-se a Expo 98 em Lisboa, Portugal.
2004 - O príncipe das Astúrias Felipe de Bourbon, herdeiro do trono de Espanha, casa-se com Letizia Ortiz.

Nasceram neste dia…
1381 - Santa Rita de Cássia (m. 1457).
1907 - Hergé, desenhista belga (m. 1983).
1924 - Charles Aznavour (foto), músico e ator francês.

Morreram neste dia…
  337 - Constantino I, imperador de Roma (n. 272).
1885 - Victor Hugo, escritor e político francês (n 1802).
1977 - Carlos Lacerda, jornalista e político brasileiro (n. 1914).

Fonte: Wikipédia

AddThis