Plantão Infotech: Prestadoras terão de aumentar velocidade mínima da internet a partir de hoje (1)

As prestadoras de internet terão de garantir, a partir de hoje (1º), em média, 80% da velocidade contratada mensalmente pelo usuário. A meta faz parte de um cronograma estabelecido há dois anos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para aumentar gradualmente os limites mínimos de velocidade de banda larga fixa e móvel oferecidos aos clientes.

Pelas metas dos regulamentos da Anatel, a velocidade instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário) deve ser de, no mínimo, 40% do contratado.

O cronograma começou a vigorar em 2012, quando a velocidade média entregue deveria ser de 60%. No ano seguinte, passou para 70%. A velocidade instantânea mínima começou com 20%, alcançando 30% e agora será de 40%. Antes da determinação da Anatel, a velocidade entregue aos usuários ficava em torno de 10% da contratada pelos consumidores.

Para verificar se as empresas estão cumprindo a determinação, no caso da banda larga fixa, a Anatel escolhe, por sorteio, voluntários para participar da medição. Com os dados registrados pelos medidores instalados nas casas dos usuários, a agência acompanha indicadores como velocidades instantânea e média, período de transmissão de dados, instabilidades, disponibilidade do serviço e falhas na qualidade da conexão. No caso da banda larga móvel, os medidores que monitoram a qualidade do serviço estão instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.

Fonte: Agência Brasil



Manifestação contra Dilma reúne 2,5 mil em São Paulo

Seis dias após a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), cerca de 2.500 pessoas, segundo a Polícia Militar, foram às ruas de São Paulo neste sábado (1º) para protestar contra o resultado das urnas e o governo da petista.

O ato convocado por meio das redes sociais começou na avenida Paulista, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), por volta das 14h.

"Boa tarde, reaças", cumprimentou ao microfone o empresário Paulo Martins, que foi candidato a deputado federal pelo PSC neste ano no Paraná. "É inegável que o PT constrói uma ditadura no país", acrescentou, sob fortes aplausos do grupo, que depois seguiu em caminhada.

Por volta das 16h30, os manifestantes tomaram a avenida Brigadeiro Luís Antônio, pela qual caminharam em direção ao parque Ibirapuera.

Com uma bandeira do Brasil sobre os ombros, o cantor Lobão defendeu a recontagem dos votos das eleições presidenciais e negou que o movimento tenha como propósito dar um novo golpe militar no país. "Não tem ninguém aqui golpista", disse ao microfone.

A caminhada foi marcada também por provocações entre simpatizantes da esquerda e da direita. Na avenida Paulista, alguns moradores de prédios da região estenderam nas janelas camisetas vermelhas e bandeira da campanha à reeleição da presidente.

"Vai para Cuba", gritaram os manifestantes em resposta. Eles fecharam uma das faixas da avenida, onde vendedores ambulantes ofereciam camisetas dizendo "impeachment já".

Além de pedirem o impeachment da petista, parte dos manifestantes defende um novo golpe militar no país.

"É necessária a volta do militarismo. O que vocês chamam de democracia é esse governo que está aí?", criticou o investigador de polícia Sérgio Salgi, 46, que carregava cartaz com o pedido "SOS Forças Armadas".

Os manifestantes diziam que o resultado das eleições deste ano de ser a "maior fraude da história" e o PT de ser "o câncer do Brasil". "Pé na bunda dela [presidente], o Brasil não é a Venezuela", gritaram.

Sob aplausos, o deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), foi apresentado ao microfone como "alguém de uma família que vem lutando muito pelo Brasil".

Em discurso, o parlamentar disse que, se seu pai fosse candidato a presidente, ele teria "fuzilado" a presidente. Segundo ele, Jair Bolsonaro será candidato em 2018 "mesmo que tenha de mudar de partido".

"Eu voto no Marcola, mas não voto na Dilma, porque pelo menos o Marcola tem palavra", disse, em referência a Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, um dos chefes da facção criminosa PCC.

A manifestação foi acompanhada pela Polícia Militar e pela chamada "Tropa do Braço", escalada para eventos de rua.

No microfone, o perito Ricardo Molina também acusou ter havido fraude no resultado das eleições presidenciais deste ano. "As urnas são fraudáveis, qualquer um que não seja analfabeto sabe disso", criticou.

Ao final da caminhada, por volta de 17h30, já próximo ao Monumento às Bandeiras, houve uma ameaça de racha entre favoráveis e contrários à intervenção militar.

Alguns manifestantes que participaram da concentração na avenida Paulista subiram em um segundo carro de som, que aguardava próximo ao parque Ibirapuera, e iniciaram uma discussão com o primeiro veículo, que participou de toda a caminhada.

"Vocês estão querendo desviar, isso é sacanagem, aqui não tem político", disse um manifestante no segundo carro.

"Ninguém é a favor de golpe", respondeu Lobão, no primeiro carro.

Ao fim, após uma rápida discussão, chegaram a um acordo e seguiram juntos com o movimento. "Todos aqui se respeitam, nós só queremos o bem do Brasil. Não podemos aceitar discórdia", pediu Paulo Martins.

O vice-presidente nacional do PSDB e ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, disse neste sábado (1º) que nem a sigla nem a direção da campanha do senador Aécio Neves (MG) incentivam, organizam ou dão suporte às manifestações contra a presidente Dilma.

Para Goldman, um dos críticos mais duros do PT no partido, seria uma "irresponsabilidade" compactuar com esse tipo de ato. Ele afirma que o país está com os ânimos inflamados. "Até por conta do tipo de campanha, muito suja, muito pesada, que o PT fez primeiro contra a Marina Silva (PSB) e depois contra o Aécio. Mas nem isso justifica um pedido de impeachment da presidente", avaliou.

Ele ressaltou ainda que, apesar de o partido ter pedido uma auditoria especial no TSE sobre a apuração dos votos, não há indício de fraude eleitoral. "Apenas uma constatação de que o acompanhamento de todo esse processo é deficiente e pode ser melhorado", afirmou.

Pelo país
Também houve protestos contra a presidente Dilma neste sábado em Brasília, Curitiba e em Manaus.

Em Brasília, cerca de 350 pessoas se reuniram em frente ao Congresso Nacional, exibindo faixas com afirmações sobre fraudes nas eleições e pedindo o impeachment da presidente Dilma.

O grupo, acompanhado por um carro de som, caminhou pela Explanada dos Ministérios até a rodoviária, na região central da cidade, em um trajeto de cerca de 2 km, bloqueando parcialmente o trânsito. O protesto durou cerca de duas horas.

Na capital paranaense, segundo a PM, cerca de cem pessoas marcharam até a sede do governo, administrado pelo tucano Beto Richa.

Os manifestantes pintaram o rosto com listras pretas ou verde e amarelas, e carregavam cartazes com frases como "impeachment já", "fora PT" e "90% do PIB não elegeu a Dilma".

Alguns pediam a recontagem dos votos do pleito do último domingo.

Em Manaus, cerca de 50 pessoas se concentraram em frente ao Teatro Amazonas.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Administração dos cemitérios divulga programação de finados

A administradora dos cemitérios públicos do Crato, Fátima Fernandes, divulgou na manhã de ontem, 31 de outubro, a programação para  celebração do dia de finados em Crato, neste domingo, 2 de novembro. O principal cemitério da cidade, Nossa Senhora da Piedade, terá programação intensa, com a sua abertura a partir das 4 horas da manhã e permanecendo aberto até às 22 horas.

Durante todo o dia, acontecem seis celebrações religiosas no cemitério Nossa Senhora da Piedade começando às 5 horas a primeira celebração e acontecendo outras às 8h, 09h, 11h,  16h e 19h. As celebrações das 5 horas e 19 horas se darão na área externa frontal do cemitério.

Serão colocadas atendentes de saúde para casos de emergências, água mineral para todos os visitantes e atendimentos das principais agências funerárias da cidade.

As agências funerárias: Afagu, Vida, Encontro com Deus e São José são parceiras da administração neste evento dedicados aos entes queridos falecidos, e todas estarão com todo o seu cerimonial para atendimento aos visitantes.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão com homens de plantão durante todo o período de visitas, garantido segurança e tranquilidade aos que visitarem o cemitério.

A empresa Purific, também é parceira e estará com um stand oferecendo água a todos os visitantes.

Os demais cemitérios da cidade localizados no  Distrito de Dom Quintino, Ponta da Serra, Vila Padre Cícero, e Santa Fé estarão abertos para visitação durante todo este dia.

Assessoria de Imprensa/PMC



Campanha de vacinação contra febre aftosa começa nesta segunda-feira (3)

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014, conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Animal (SDA) e das Superintendências Federais de Agricultura (SFA), em conjunto com os serviços veterinários estaduais, terá início, na maioria dos estados brasileiros, neste sábado. No Ceará ocorre somente a partir da próxima segunda-feira e se prolonga até 2 de dezembro.

A meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de bovinos e bubalinos. Em 14 estados - Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo - a vacinação deve ser feita em todo o rebanho de bovinos e bubalinos.

Ceará
De acordo com o coordenador do Programa de febre Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio Barros, "preferimos adiar para segunda-feira o início da campanha por causa do feriado de Finados". No Estado existem 2 milhões e 600 mil cabeças de bovinos e bubalinos.

"Na primeira etapa, vacinamos 94,35% do total. A meta agora é chegarmos aos 100%", diz Joaquim Sampaio, ao acrescentar que o Nordeste foi reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como livre de febre afotosa com vacinação.

O estado de Santa Catarina não está inserido no calendário, por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Durante a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, 97,55% do rebanho brasileiro foi vacinado. Até o final de 2013 a população total de bovinos e bubalinos era de 212,4 milhões de cabeças.

Após a vacinação, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, para a devida comprovação. Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha contra a doença.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas.

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Governo Municipal realiza festa para professores e servidores da Educação

Em uma noite regada de boa música e humor de ótima qualidade, a Prefeitura do Crato, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite de sexta-feira, 31, no Clube Recreativo Grangeiro, a tradicional Festa dos Professores e Servidores da Educação.

Em sua fala, o gestor da pasta da educação, Robério Alves Nogueira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do papel do professor e do compromisso da gestão com a classe. “Esse é um momento de muita alegria, de agradecimento, e de reconhecimento ao servidor da educação do Crato”.

A festa foi animada ainda pelo show do humorista Manguaça, e das bandas Pagode das Meninas, e Rafael Belo Xote e Banda.

Assessoria de Imprensa/PMC



Plantão Infotech: Novos iPhones chegam ao Brasil dia 11

A operadoras de telefonia móvel Claro, Tim e Vivo anunciaram nesta sexta-feira (31) que começarão a vender os novos iPhones 6 e 6 Plus no Brasil a partir do próximo dia 11 de novembro. Os preços não foram divulgados.

Neste sábado (1º), a Claro abrirá em seu site um cadastro para interessados em receber novidades sobre o lançamento do aparelho. A Nextel anunciou um cadastro similar, que será aberto na sexta (7), mas não confirmou a data de início das vendas. A Oi também não respondeu quando pretende começar a vender os aparelhos.

Lançados em setembro nos EUA pela Apple, os novos telefones têm como principal novidade o tamanho da tela, substancialmente maior que os modelos anteriores. Nos EUA, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus saem por a partir de US$ 649 e US$ 749, respectivamente, sem contratos de operadoras.

Desde que começaram a ser vendidos nos Estados Unidos e em alguns outros países, os iPhones 6 e 6 Plus bateram os recordes de venda da Apple, alcançando a marca de quase 40 milhões de aparelhos em 3 meses.

Procurada para comentar sobre o lançamento dos aparelhos no Brasil, a Apple não respondeu, até o fechamento desta edição, ao contato da reportagem.

Fonte: Diário do Nordeste



Para jornalistas, Patrícia Poeta foi irônica com Bonner em despedida

Para jornalistas da Globo, Patrícia Poeta foi irônica ao reverenciar William Bonner como editor-chefe do telejornal em sua despedida da bancada do Jornal Nacional, na noite desta sexta (31). Patrícia também teria sido irônica ao afirmar que "aprendeu" muito com o marido de Fátima Bernardes nos três anos em que esteve no principal telejornal do país.

Patrícia lembrou duas vezes que Bonner é o editor-chefe do jornalístico. "Você como editor-chefe do Jornal Nacional sabe mais do que qualquer um de nós", disse ao introduzir sua despedida, lembrando das grandes coberturas das quais participou. Logo em seguida, Bonner citou que Patrícia ancorou a cobertura da renúncia do papa Bento 16. "Muito bem lembrado, editor-chefe do jornal, né?", respondeu a jornalista, apontando para o chefe.

Como editor-chefe do Jornal Nacional, Bonner não facilitou a vida de Patrícia Poeta nos últimos três anos. Ele sempre lembrava que tem esse cargo ao dar broncas na colega. Nos bastidores do Jornal Nacional, são célebres as reclamações de Bonner quanto ao desempenho de Patrícia. Bonner é apontado como um dos pivôs da queda de Patrícia, anunciada em setembro.

Dois outros fatos teriam pesado na decisão da Globo de afastá-la do JN: o desempenho sofrível nas rodadas de entrevistas com os presidenciáveis, em agosto, e a tentativa de comprar um apartamento de R$ 23 milhões de um personagem envolvido em escândalo político. Oficialmente, a Globo diz que a saída de Patrícia Poeta do JN, agora em 2014, já estava acertada desde que ela foi promovida para a bancada, em dezembro de 2011.

Poeta estaria grávida
Patrícia vai agora se dedicar a um programa de entretenimento, que ainda não tem formato nem previsão de estreia. Nos bastidores do Jornal Nacional, no entanto, especula-se que a jornalista estaria grávida, o que, se for verdade, irá adiar o projeto de programa de entretenimento.

Fonte: Notícias da TV/UOL



Crato (CE): Escola do município leva 320 alunos para o Cinema

Diversão, arte e aprendizagem são elementos que se juntam para  construção de uma escola inclusiva, prazerosa e preocupada com novas formas de aquisição do saber dos alunos. A escola da rede municipal Círculo Operário inovou ao desenvolver o Projeto Cinema, que resultou na participação de 320 alunos numa sessão da sétima arte no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, no dia 21 de outubro.  

A iniciativa partiu da sala de leitura que reconhece no cinema um instrumento de debate e reflexão importante na formação cultural das crianças.

A diretora do Círculo Operário, Mylena Moreira destaca que a aprendizagem na escola não pode se restringir unicamente aos cumprimentos de horários e exercícios. Ela enfatiza que é preciso ir além do formalismo e sair da rotina do dia-a-dia da escola. Mylena ressalta que o audiovisual é uma das formas importantes de possibilitar o conhecimento.

O Projeto teve a parceria Secretaria Municipal de Educação e o envolvimento de toda a comunidade escolar. Participaram da sessão de cinema  alunos da educação infantil ao 3º ano da Ensino Fundamental.

Assessoria de Imprensa/PMC



Multas de trânsito no Brasil ficam mais caras a partir de hoje

Entra em vigor neste sábado o reajuste de até 900% no valor das multas de trânsito no Brasil, com a aplicação da Lei Federal 12.971/14, que alterou 11 artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As modificações contemplam as infrações que acarretam acidentes de maior gravidade.

Com a alteração, infrações como competições, manobras perigosas e ultrapassagens pela direita acarretarão multa de R$ 1.915,62. A multa aplicada pela prática de "rachas", como são conhecidas as disputas de corrida entre carros, vão subir de R$ 574,62 para R$ 1.915,62. No caso das ultrapassagens pelo acostamento e pela contramão, o valor passará de R$ 191,54 para R$ 957,70.

Infrações letais
O rigor nas punições será aplicado além do aspecto financeiro. Para quem praticar homicídio culposo - quando não há intenção de matar - no trânsito, a pena de reclusão, hoje estabelecida entre dois a quatro anos, pode ser ampliada em um terço ou metade, caso o condutor não possua carteira de habilitação, se deixar de prestar socorro quando possível fazê-lo sem risco pessoal à vítima, se estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros e se a ocorrência for em calçada ou faixa de pedestre.

Custo das infrações

Art. 173: Disputar Corrida
Valor atual: R$ 574,62
Novo valor: R$ 1.915,40

Art. 174: Promover competições
Valor atual: R$ 957,70
Novo valor: R$ 1.915,40

Art.175: Manobras arriscadas
Valor atual: R$191,54
Novo valor: R$ 1.915,54

Art.191: Ultrapassagem pela Direita
Valor atual: R$191,54
Novo valor: R$ 1.915,54

Art. 202: Ultrapassagem pelo acostamento
Valor atual: R$ 191,54
Novo valor: R$ 957,70

Art. 203: Ultrapassagem pela contramão
Valor atual: R$ 191,54
Novo valor: R$ 957,70

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Acusados de homicídio em Trindade foram presos armados e numa moto roubada em Araripina

Manoel Edson e João Pedro quando foram presos este
ano em Trindade (Foto: Nilson Macedo/Ag. Miséria)
A polícia de Crato prendeu nesta quinta-feira dois jovens armados que trafegavam numa motocicleta roubada esta semana em Araripina e a dupla é acusada de um homicídio em Trindade igualmente no estado Pernambuco. Ambos disseram trabalhar como gesseiros e foram identificados como Manoel Edson de Sousa Farias, de 22, e João Pedro Pereira da Silva, de 19 anos. Segundo militares do Ronda do Quarteirão, eles adotaram um comportamento suspeito ao passarem pela viatura.

Na Rua Jose Norões Maia (Bairro Seminário), os PMs interceptaram a Honda Titan de cor preta e placa HGY-3777, inscrição de Araripina (PE). O garupeiro João Pedro Pereira mora na Rua Santa Joana, 339 (Vila São Pedro) em Trindade (PE) e estava com um revólver calibre 38 tendo cinco cartuchos intactos. A moto era pilotada por Manoel Edson, residente no bairro São Geraldo do mesmo município pernambucano, onde já respondem por crimes de roubo e homicídio.

João Pedro confessou aos policiais que tinha roubado a moto na noite da última terça-feira (28) em Araripina e os dois foram autuados na Delegacia Regional de Policia Civil de Juazeiro do Norte. No último dia 10 de janeiro, essa mesma dupla foi presa por militares do GATI lotados no 7º BPM na Vila São Pedro em Trindade. O mais novo estava com um revólver calibre 38 tendo seis cartuchos intactos e confessou ter assassinado junto com Manoel Edson, o jovem Josuel de Souza Lima, de 27 anos, dia 30 de dezembro do ano passado perto da cadeia pública de Trindade. Além desse crime, o assalto na Churrascaria Paraná situada no Posto Carvalho na BR-316 naquele município no início de janeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Chaka Khan - Through the fire




Crato (CE): Secretaria de Serviços Públicos inicia operações de limpeza nos cemitérios

A Secretaria de Serviços Públicos do Crato iniciou desde a segunda-feira, 26, os serviços de limpeza, reforma e conserto em todos os cemitérios públicos do Crato.

A ação visa proporcionar  ambientes confortáveis e seguros, preparando estes campos santos para a programação do dia de finados, 2 de novembro, quando milhares de cratenses visitam parentes e amigos já falecidos.

O secretário de Serviços Públicos Antonio de Mano informa que os cemitérios serão entregues totalmente limpos e reformados antes do dia de finados.

Assessoria de Imprensa/PMC



Plantão Infotech: Claro, Vivo e Oi fecham acordo para comprar TIM

De acordo com informação publicada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, as operadoras Claro e Vivo fecharam acordo com o banco BTG Pactual para, junto com a Oi, comprar a TIM Brasil. O valor que será oferecido não está fechado e pode chegar a R$ 31,5 bilhões.

Ainda segundo o jornal, será feita uma oferta aberta aos acionistas da Telecom Italia, dona da TIM Brasil, que decidirão se aceita ou não o negócio em assembleia. Os principais acionistas, como a francesa Vivendi, tenderiam a aceitar o acordo. Ainda não está definido o que acontece com os clientes.

A entrega da proposta está condicionada à venda, por parte da Oi, da Portugal Telecom (PT) em Portugal, um negócio que deve ser fechado na próxima semana.

Fonte: Veja



Crato (CE): Público prestigia o 1º Festival de Música do CRAS

Com muita alegria, entusiasmo e animação que o Governo do Crato, juntamente com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na noite de quinta-feira, 30, na praça do Cruzeiro, no bairro Seminário, a primeira etapa do 1º Festival de Música do CRAS- 250 razões para cantar. Também estavam presentes no evento, a Controladora do Município, Teresa Cristina, e o Comandante da Guarda Municipal, Márcio Bento.

A gestora da pasta do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Elisangela Rodrigues, ressaltou o projeto foi produzido na perspectiva de homenagear o município pelos seus 250 anos, e também de reconhecer as potencialidades e as habilidades artísticas dos usuários dos CRAS.

“Acreditamos que esse momento seria único. E foi criado e organizado para despertar essa cidadania e esse protagonismo dos cidadãos cratenses”, frisou Elisangela. Na primeira etapa, se apresentaram 15 artistas, divididos entre as três categorias: infantil, adolescente e adulto. De cada categoria foram selecionados dois artistas para a final, que será em dezembro. Os critérios utilizados pelo júri para avaliar as apresentações foram a afinação, interpretação e a postura de palco.

O júri estava composto pelo maestro da Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL), Antônio Felipe, o compositor e intérprete Rinaldo Barreto, o maestro da Banda de Música do Crato, Bonifácio Salvador, pelo compositor e músico da Escola Maestro Azul, José Osmar Pires e por José Wilton, representando os movimentos artísticos, sociais e intelectuais da cidade do Crato.

Assessoria de Imprensa/PMC



Araripe (CE): Mostra de cinema propõe análise da questão de gênero

Após apresentações pelas cidades de Natal (RN), Florianópolis (SC) e Niterói (RJ), o curta-metragem "O Gênero", da ONG Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero, chega ao Cariri de forma itinerante, por meio de parceria com os setores culturais de Araripe e Juazeiro do Norte. A película estimula o debate em torno das questões de gênero e de sexualidade, gerando, a partir daí, mecanismos para que temas vistos como polêmicos possam ser discutidos junto à sociedade de maneira compreensiva e menos impactante.

Em Fortaleza, o projeto, que tem mesmo nome do filme em questão, foi apresentado por três ocasiões, oportunidade em que estiveram reunidos pesquisadores, escritores e ativistas de referência nacional e internacional para debater temas relacionados aos assuntos propostos pelo filme. A ideia dos integrantes do projeto é fazer com que as apresentações aconteçam em alguns municípios do Estado, no esforço de levar as discussões a um público cada vez maior.

"Se considerarmos os altos índices de violência contra a mulher e de homofobia na região do Cariri e considerarmos estratégias nos campos da cultura, da comunicação e da educação como centrais para a ultrapassar o machismo e a homofobia, eventos como o 'curta o Gênero' não são apenas importantes, mas essenciais", diz Marcos Rocha, um dos organizadores do evento.

Na opinião de alguns membros da ONG Fábrica de Imagens, as temáticas que compõem o curta nascem das lutas democráticas, da efervescência das ruas, da recusa ao disciplinamento machista, misógino e homofóbico sobre o comportamentos dos indivíduos e supõem aspirações de liberdade. Este, conforme explicam, é o cenário que também marca as discussões propostas pelo projeto durante sua passagem pelo Cariri.

O município de Araripe abriu a temporada de apresentações do curta na região. A programação aconteceu nos dias 28 e 29 deste mês, ocasião em que foram realizadas mostras audiovisuais para adolescentes, com a exibição de produções da Fábrica de Imagens, seguida de debate com os participantes do projeto. Também foram ministrados dois minicursos, "Gênero e Comunicação" e "Gênero, cultura e educação", um em cada dia. Já no período noturno, a população pôde acompanhar a Mostra Internacional Audiovisual, em que foram realizadas exibições de curtas-metragens nacionais e internacionais.

Para Hélida Germano, coordenadora do Departamento de Cultura do município de Araripe, todas as temáticas abordadas durante as ações desenvolvidas pelo projeto acabaram agregando valores às atividades semanais desenvolvidas pelo setor local. "Na realidade, essa é uma temática que tem que ser discutida, principalmente, por ser uma realidade dentro da nossa sociedade, e pelo fato de ser preciso combater o preconceito. É necessário saber que as diferenças existem, dentro de um país diverso e, em Araripe, a situação não é diferente, existindo, portanto, uma diversidade de gêneros. O objetivo maior da parceria foi o criar mecanismos de combate ao preconceito, à homofobia e discutir as questões de gênero agregando essas discussões ao nossos jovens, principalmente", observou a coordenadora.

Em Juazeiro do Norte, o evento é fruto de uma parceria com a pró-reitoria de cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e acontece como parte da Mostra UFCA, ontem e hoje. Durante o evento, o público pode conferir, além da Mostra Internacional Audiovisual, a realização de duas mesas de discussões, com temas diversos.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Araripe
Telefone: (88) 3530 - 1245

Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Telefone:(88) 3572-7200

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



PSDB pede auditoria de apuração de votos da eleição presidencial no TSE

Quatro dias após o resultado oficial da eleição presidencial, na qual uma pequena diferença de votos – diante do contingente nacional – reconduziu a presidente Dilma (PT) ao segundo mandato, o PSDB decidiu pedir oficialmente uma investigação da apuração dos votos.

Em nota oficial, o partido informa acreditar na segurança da urna e no processo eleitoral, mas nas entrelinhas deixa claro que vê com desconfiança a lisura do processo de totalização dos votos das urnas.

Informa a nota: “Temos absoluta confiança de que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE cumpriu seu papel, garantindo a segurança do processo eleitoral. Todavia, com a introdução do voto eletrônico, as formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização têm se mostrado ineficientes para tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados''.

“Diante deste quadro de desconfiança por parte considerável da população brasileira, o Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB decidiu apresentar ao TSE, no dia de hoje (30/10), um pedido de auditoria especial''.

Os tucanos querem uma comissão especial “formada por pessoas indicadas pelos partidos políticos, objetivando a fiscalização dos sistemas de todo o processo eleitoral, iniciando-se com a captação do sufrágio, até a final conclusão da totalização dos votos''.

Faixas de protesto
Nesta quinta (30), duas faixas foram fixadas pela manhã na Praça dos Três Poderes, na frente do Palácio do Planalto, com as inscrições “Impeachment'' e “Fraude eleitoral''.

O mesmo grupo, criado em redes sociais, pretende promover um novo protesto na frente do TSE nesta sexta-feira, com mais faixas.

Atualização quinta, 30, 23h54 – Não há precedente no TSE para caso de partido questionar resultado de eleição presidencial.

Houve um questionamento de resultado em 2010, sobre o resultado da eleição para o governo de Alagoas, quando João Lyra, derrotado, quis nova apuração dos votos diante da derrota para Teotônio Vilela. Em abril daquele ano, o plenário rejeitou seu recurso.

Fonte: Coluna Esplanada/UOL



Crato (CE): Prefeito Ronaldo Mattos assina hoje, 31, ordem de serviço para pavimentação de ruas no Distrito de Santa Fé

O prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos assina na manhã desta sexta-feira, 31, uma ordem de serviço para  pavimentação de 14 ruas no Distrito de Santa Fé.

A obra será feita através de uma parceria entre a Prefeitura do Crato e o Governo  do Estado do Ceará e está orçada em R$ 379.438,78.

De acordo com o secretário de Obras Públicas Tárcio de Carvalho a obra faz parte das ações da prefeitura do Crato pra melhorar a infraestrutura  do Município.

A obra começa ainda hoje e terá duração de 4 meses. O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos assina a ordem de serviço às 8 horas da manhã na Praça da sede do Distrito de Santa Fé.

Assessoria de Imprensa/PMC



Juazeiro do Norte (CE): Polícia prende jovem que denunciou “boca de fumo” pilotando moto roubada

Militares do Ronda do Quarteirão prenderam Edinaldo Miranda Pereira, de 31 anos, residente no bairro Salesianos, por volta das 22 horas desta quarta-feira no cruzamento da Rua Pio X com a Avenida Carlos Cruz (Franciscanos). Ele apresentava sinais de ter ingerido bebidas alcoólicas e pilotava uma moto Yamaha Factor YBR 25K de cor vermelha e placa NQQ-8683 que tinha sido roubada e seu proprietário esteve na delegacia. Além disso, a polícia descobriu um mandado judicial em aberto contra o acusado.

Edinaldo é o mesmo que denunciou para a polícia uma “boca de fumo” no dia 14 de fevereiro de 2011. Na madrugada daquele dia, ele foi pessoalmente ao quartel do 2º Batalhão Policial Militar pedir o apoio dos PMs. Segundo relatou, tinha ido comprar drogas quando o acusado de tráfico reteve a moto Yamaha RD 135 de cor preta e placa HVY-9771 sob o pretexto de um débito anterior do dono do veículo, Francisco Eudes Bezerra Gonçalves, relacionado com substâncias entorpecentes.

Na época, Edinaldo residia na Travessa Manoel Vitorino e seguiu com o Sargento Soares e os Soldados Marcelo, Tarcísio, George, Samara e Cícero até à Rua Osana Pereira (João Cabral). No imóvel, encontraram 794 papelotes de maconha prontos para a venda e mais 380 gramas a granel. Foram presos Francisco de Sousa Lima, de 23, que reteve a moto, e sua companheira Francisca Cicélia Lopes Mariano, de 31 anos, que ali se encontravam.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Campanha de Aécio usou pesquisa com dados enganosos

Informações de uma pesquisa de intenção de voto do instituto Veritá usadas na propaganda de segundo turno do tucano Aécio Neves são comprovadamente enganosas.

Quem confirma é o próprio dono do instituto que fez o levantamento, Adriano Silvoni. E também o estatístico responsável pelas pesquisas do Veritá, Leonard de Assis.

A informação infundada era a liderança de Aécio em Minas Gerais com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT): uma pesquisa que o mostrava com 57% ante 43% da petista.

O enredo que levou o PSDB a propagar esses números começa em 6 de outubro, logo após o primeiro turno, quando o Veritá conclui uma pesquisa nacional para presidente com 5.161 entrevistas, estudo registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-01067/2014.

Tanto o número de entrevistas quanto os municípios de coleta de dados foram definidos pelo Veritá para retratar a disputa eleitoral no Brasil como um todo.

O total de eleitores ouvidos em Minas era suficiente para compor o quadro nacional, mas insuficiente para retratar a realidade local.

Assim, a pesquisa apontou Aécio com 54,8% em todo o Brasil contra 45,2% para Dilma, diferença de 9,6 pontos.

Segundo Assis, dias após a divulgação desse placar, o publicitário Paulo Vasconcelos, responsável pela propaganda de Aécio, pediu para que o Veritá fornecesse os dados das entrevistas feitas só em Minas.

"O estudo não foi feito com essa finalidade", diz. Silvoni, o dono do Veritá, confirma: "Para Minas, foram 561 questionários. Não é confiável".

Mesmo assim, eles acabaram autorizando o envio dos dados. "Eu falei: ´pode pegar, mas cite, por favor, que não representam a realidade de Minas´", lembra Assis.

Se fez mesmo o alerta, não adiantou. No dia 14 de outubro, às 17h06, o site do jornal mineiro "Hoje em Dia" publicou que, segundo o Veritá, Aécio tinha 57% dos votos de Minas contra 43% de Dilma, uma vantagem de 14 pontos.

Em seguida, a campanha do PSDB começou a distribuir um release dizendo que o tucano estava 14 pontos à frente no Estado. E na mesma noite, dirigindo-se à Dilma no debate da Band, o próprio Aécio citou: "Pesquisas [em Minas] mostram que estou mais de 10 pontos na sua frente".

Na época, o PT explorava a derrota do tucano entre os mineiros no primeiro turno. Na TV, a campanha de Dilma repetia: "Quem conhece Aécio não vota em Aécio".

No dia 15, os números não representativos do Veritá passaram a ser mostrados também na propaganda de TV do PSDB, que atribuiu a informação ao jornal "Hoje em Dia".

"Eles não podiam usar nesse contexto", diz Assis. "Nós avisamos [...] Usou na garganta. Não representa Minas. Não é o real cenário do Estado."

A Lei Eleitoral diz que a comprovação de irregularidade em dados publicados de pesquisa sujeita os responsáveis às penas de seis meses a um ano de detenção e multa.

Assis afirma que, ao entregar uma tabela com percentuais não representativos de cada Estado, fez questão de incluir uma nota sobre a não validade das informações.

No rodapé do documento que ele diz ter enviado, consta: "Resultados apresentados nesta tabela em cada Estado não podem ser considerados como estimativa do mesmo pois a pesquisa não foi planejada com tal objetivo".

Cliente
Além do problema dos números enganosos, a pesquisa do Veritá pode ter sido registrada de forma fraudulenta. No TSE, consta que o Veritá é, ao mesmo tempo, o contratado e o contratante do estudo, orçado em R$ 300 mil.

Dias atrás, num fórum de debates na internet que reúne profissionais da área de pesquisa, Leonard de Assis afirmou que o formulário do TSE foi preenchido dessa forma porque "o contratante [real] não quis aparecer".

À Folha, o estatístico confirmou a informação. Mas não quis dizer quem verdadeiramente pagou pelo trabalho.

Neste ponto, há uma divergência entre Assis e o dono do Veritá. Adriano Silvoni afirma que os recursos usados para a realização da pesquisa saíam do próprio Veritá.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Secretaria de Obras finaliza reforma na Quadra Bicentenário

A Secretaria de Obras Públicas do Crato  está finalizando na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro,  os trabalhos de reforma nas parte interna da quadra poliesportiva  Bicentenário. Os trabalhos incluem conserto nas estruturas,  pintura em todo o piso e em todos os lances de arquibancadas, alambrado, solda e pintura em todo as estruturas de ferro, reforma e pintura nas duas traves.

Já o Departamento de Gestão Energética fez a manutenção da rede elétrica e a substituição de todos os refletores existentes no interior da quadra e colocará refletores mais potentes.

O Secretário de Esporte, Cacá Queiroz vem atuando no sentido de dar encaminhamento, por meio da pasta, as respectivas melhorias. Ele disse que está cumprindo uma promessa que fez para com ele mesmo, que era de poder ter a melhor e mais conhecida praça de esportes do Cariri totalmente nova, propiciando, assim, uma satisfação a todos que fazem uso deste importante equipamento  esportivo da cidade.

Todas as melhorias fazem parte do projeto da Sesporte de reforma e manutenção de todos os instrumentos esportivos da cidade, e assim poder dar segurança, conforto e qualidade na prática desportiva do Crato.

Assessoria de Imprensa/PMC



Juazeiro do Norte (CE): Nova sala de desembarque do aeroporto do Cariri começa a operar

A nova sala de desembarque do Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes começou a operar em caráter assistido nesta quinta-feira (30). De acordo com a Infraero, a área passou de 194 m² para 450 m², contando com duas esteiras de restituição de bagagem. Com a ampliação das salas de embarque e desembarque, o terminal passa a ter capacidade de atender 950 mil passageiros por ano.

No dia 15 de outubro, tiveram início as operações da nova sala de embarque, que foi ampliada de 115 m² para 600 m². A operação assistida é o período em que os novos espaços entregues são observados para monitoramento das condições operacionais, com a realização de ajustes, caso necessário.

Segundo a Infraero, a  instalação dos módulos de embarque e desembarque que redimensionaram o Aeroporto do Cariri custou R$ 2,1 milhões. De acordo com supervisão do terminal, entre janeiro e setembro de 2014, o aeroporto de Juazeiro do Norte registrou 315,3 mil passageiros. Em 2013, o terminal movimentou 387,9 mil passageiros.

Fonte: G1



9 fatos curiosos sobre os cereais matinais

Os cereais matinais têm o seu lugar no café da manhã e no lanche de muitos brasileiros. No entanto, não podemos negar que um café e um pãozinho com manteiga faz muito mais a nossa cabeça, não é verdade?

Mesmo assim, esses alimentos fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas em nosso país, mas é nos Estados Unidos que eles realmente estão incrustados na “cultura gastronômica matinal” e são vendidos em uma imensa variedade de formas e sabores. Logo abaixo, você pode conferir alguns fatos bem curiosos sobre os cereais matinais.

1– Corn Flakes para acalmar os hormônios
Em 1894, o médico John Harvey Kellogg inventou o cereal clássico durante o desenvolvimento de um plano de dieta para seus pacientes. Kellogg era um “ativista” contra a masturbação, tanto que ele ficava muito desconfortável quanto ao assunto sexo, considerando-o prejudicial ao bem-estar físico e mental.

Ele mesmo absteve-se de sexo e nunca consumou seu casamento. John e sua esposa dormiam em camas separadas e todos os seus filhos foram adotados. Dessa forma, ele acreditava que o sexo e a masturbação causavam várias doenças. Por isso, foi adaptando seus tratamentos de forma que abolissem essas diversões e amenizassem o desejo de seus pacientes para a “cura” deles. E um desses tratamentos tinha a ver com a alimentação.

Ele acreditava que alimentos mais pesados ou picantes aumentavam o desejo sexual e, então, prescrevia a seus pacientes uma dieta leve para controlá-lo. No cardápio, ele indicava um produto criado por ele e por seu irmão Will Kellogg, que era feito com farinha de aveia, trigo e de milho assado em forma de biscoitos que depois eram triturados em pedaços menores.

2– Amaciando o cereal
Antes dos irmãos Kellogg, em 1863, James Caleb Jackson inventou a chamada “granula” com uma massa feita de farinha de trigo integral. Assim como John Kellogg, ele também acreditava que uma dieta mais leve poderia curar doenças, mas não tinha nada contra o sexo como no caso do seu colega.

No entanto, esse alimento feito por ele era tão duro, que precisava passar a noite de molho no leite para amaciar e ser consumido só no outro dia. Décadas mais tarde, o Dr. Kellogg também inventou um cereal semelhante e deu o mesmo nome, mas mudou-o para "granola", depois de Jackson ameaçá-lo com um processo.

3 – Canhões de guerra na produção
Ao contrário do milho, o trigo e o arroz não possuem um escudo protetor contra a umidade. Por essa razão, para criar cereais crocantes desses itens, os fabricantes usam um método de cozimento e pressurização, que é um processo que a Quaker desenvolveu na virada do século 20.

No entanto, para isso, a empresa aperfeiçoou o processo usando um canhão de exército convertido em uma panela de pressão, que fazia com que os cereais literalmente explodissem para ficarem gostosos e crocantes. É isso mesmo. O cereal que você come hoje é resultado de muitos testes em canhões de guerra. E deu certo.

4 – Cereais e brindes
A fim de agradar as crianças e começar a fidelizar o público infantil cada vez mais (além dos “doentes” do sexo do Dr. Kellogg), em 1909, a primeira promoção com brinde em cereais foi feita nos Estados Unidos. Ao comprar dois pacotes de Corn Flakes, o cliente levava junto um livrinho chamado The Funny Jungleland Moving Pictures Book, que está na imagem acima.

5 – Pipocas para o café da manhã
Por volta do ano 1612, os exploradores franceses nos Estados Unidos, da região dos Grandes Lagos, observaram que os nativos indígenas iroqueses estouravam pipoca com areia aquecida em um recipiente de cerâmica e utilizavam para fazer sopa, entre outras refeições. Bernab Cobo, um missionário no Peru entre os anos de 1609 e 1629, também observou que os índios de lá torravam o milho até que estourasse.

Com isso, os novos colonos das Américas adotaram então a prática de estourar a pipoca, mas ela era consumida de forma diferente da que conhecemos hoje. As famílias coloniais tinham o costume de comer pipoca com açúcar e leite no café da manhã.

6 – Comida de astronauta
Você sabia que os astronautas da Apollo 11 comeram Corn Flakes da Kellogg’s a bordo da nave durante a missão do primeiro pouso na lua? O cereal foi misturado com frutas e enformado em cubos, pois comê-lo com leite era impossível sem gravidade.

7 – Etimologia
A palavra "cereal" vem da palavra grega antiga "Cereália", que era um grande festival que celebrava Ceres, a deusa dos grãos e da fertilidade. Segundo a mitologia, Ceres foi quem ensinou aos mortais como plantar e colher, dando-lhes, assim, os meios básicos de sobrevivência.

8 – Cereais e o poder sedutor de Frank Sinatra
Uma reportagem de 1956 da revista Confidential revelou uma declaração bem-humorada de Frank Sinatra, dizendo que seu costume em comer o cereal Wheaties era a chave do sucesso de seu personagem com as mulheres no filme “Tarzan of the Boudoir”. Ele falou isso em um tom de brincadeira.

No entanto, a declaração acabou se virando contra ele mais tarde, pois uma prostituta revelou que dormiu com Sinatra na época e realmente confirmou que no café da manhã dele tinha o tal cereal. O problema é que o famoso ator/cantor estava casado naquele período e a declaração da profissional do sexo acabou pegando mal até para a General Mills, a empresa que produzia o Wheaties.Que vacilo hein, seu Sinatra?

9 – A eleição do tigre Tony
Tony, o Tigre, concorreu com outros três mascotes para estampar a embalagem dos flocos de milho açucarados da Kellogg’s. Junto com ele, foram colocadas à venda caixas com o canguru Katy e o elefante Elmo. No entanto, as vendas das caixas de Tony foram muito maiores e ele acabou conquistando o seu lugar como o ícone maior dos cereais matinais.

Fonte: Mega Curioso



Crato (CE): Município inicia campanha de vacinação contra Poliomielite na próxima segunda-feira (3)

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Imunização iniciará campanha de vacinação contra Poliomielite no próximo dia 3 de novembro.

A campanha, que terá início na próxima semana e irá até o dia 28 de novembro estará sendo disponibilizada em todos os postos de saúde do município.

Deverão se vacinar crianças a partir de 6 meses de idade até menor de 5 anos, lembrando que  os responsáveis deverão comparecer as unidades de saúde levando a caderneta de vacinação.

De acordo com a coordenadora da Imunização do Crato Teresa Cristina Brito esse ano terá dois dias D:  dias 8 e 22 de novembro que serão dois sábados.

“Nestes dias teremos além de todos os postos de saúde em funcionamento estaremos organizando as imunizações das crianças que estiverem com o seu esquema de vacinas atrasado, atualizando também com outras vacinas” explica.

Teresa Cristina também alerta que nos dias D a equipe da imunização estará com postos volantes na Praça da Sé, Praça da Prefeitura e Capela de São João Batista no Bairro Mirandão.

A Secretária de Saúde do Crato Aline Alencar avisa a comunidade que durante esses dias a coordenação de Imunização estará vacinando também contra Hepatite B em adultos, para que possam tomar a sua 3ª dose.

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas)

É importante salientar que o Brasil realiza, em 2014 o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra Poliomielite e o 25º ano sem a doença. É muito importante manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite em todas as localidades.

O município do Crato tem como meta vacinar 8.886 crianças.

Assessoria de Imprensa/PMC



Tauá (CE): Dente de toxodonte é encontrado

Mais um fóssil foi encontrado neste município. Trata-se de uma peça paleontológica dos fragmentos do dente de um toxodonte. Essas descobertas poderão inserir a região dos Inhamuns entre os Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil (Sigep). As peças foram encontradas no mesmo sítio paleontólogo do mastodonte, na Fazenda Horizonte, setor G do Dnocs, de propriedade do agricultor Hermênio Gomes.

Desde a última segunda-feira, o chefe do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Artur Andrade, faz escavações no local. Uma equipe formada por um paleontólogo e estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) chegou ontem para ajudar nas escavações. Segundo Artur, trata-se de um animal semelhante aos hipopótamos atuais. Eles habitaram esse continente por quase toda a Era Cenozóica.

A Fundação Bernardo Feitosa local registrou peças recentes também de um mastodonte e de uma preguiça gigante. Após a análise dos paleontólogos em laboratório, as peças serão destinadas ao museu da Cidade, que leva o nome da fundação.

Segundo o chefe do órgão federal, Artur Andrade, o trabalho de escavação à procura de fósseis na região já vem sendo realizado há muito tempo. "Ficamos muito felizes com a descoberta. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido há 10 anos. Só agora pudemos concluir, pois as peças encontrava-se em poços d'água que estavam cheios. Agora, como estão secos, podemos realizar o trabalho", esclareceu.

Ação do homem
Andrade também destacou a importância da descoberta dos fósseis. "Esses achados são comuns em quase todo o Brasil. Isso demonstra que a paisagem e vegetação era bem diferentes. A importância científica está justamente nisso, no sentido de um estudo sobre uma mudança da paisagem, devido à ação do homem, entre tantos outros aspectos. Pode-se dizer que, um dia, essa região, possuiu outro tipo de vegetação, com temperaturas mais amenas" afirmou. Além das mudanças percebidas pela vegetação, outra importância destacada pelo paleontólogo foi o fato de Tauá se tornar uma cidade com turismo científico e permitir que as escolas trabalhem com alunos sobre as mudanças na vegetação ocorridas com o tempo.

Nesta mesma escavação, além do dente de toxodonte, também foram encontrados fragmentos de carapaças de um gliptodonte , uma espécie de mamífero da ordem dos desdentados, extintos há aproximadamente 10.000 anos e que compartilham ancestral comum com o tatu. Acredita-se que viveram do final do período terciário até o início do quaternário, primeiramente habitando apenas a América do Sul e depois, há cerca de três milhões de anos, passando a ocupar, também, a América do Norte. Consideram esse animal como sendo um dos maiores mamíferos deste continente. Ele é citado em várias lendas dos índios tehuelches, da Patagônia.

Já os Toxodontes eram animais que apresentavam pescoço curto possante e atarracado que atingiam facilmente a grama. A bacia é larga e os pés e mãos são volumosos. Possuíam uma corcova bastante pronunciada, que se iniciava no nível das patas anteriores onde as vértebras tinham uma enorme projeção superior. Suas características corpóreas coincidem com aquelas de animais de hábitos semi-anfíbios. Eram herbívoros e alimentavam-se de arbustos, folhas e capim.

LUANNA LEITÃO
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



Conheça 5 teorias da conspiração completamente bizarras

Quando o assunto envolve alguma teoria da conspiração, você já sabe que pode esperar de tudo. Sem falar, é claro, em algumas teorias de conspiração que, no final das contas, eram verdadeiras – sempre é possível. Confira mais algumas teorias bizarras a seguir, sobre diversos assuntos:

1 – Elvis não morreu e não é só isso
A teoria de que o rei do rock teria fingido a própria morte é uma das mais conhecidas, certamente. O que você talvez não saiba é que ela passou por uma reforma, digamos assim. Agora não só algumas pessoas acreditam que Elvis está vivo, escondido em Graceland, como há quem acredite que Michael Jackson está com ele.

De acordo com a teoria, os dois teriam forjado a própria morte por não suportarem a vida de pessoas públicas. Sobre Michael Jackson há muitos rumores, na verdade. Um deles é sobre a fuga do cantor, que teria ido embora dos EUA vestido de freira. Será?

2 – Yoga é coisa do tinhoso
Por mais zen que você se sinta durante aquela aulinha de yoga, saiba que tem gente por aí achando que, na verdade, você está em algum ritual satânico. Em 2011, o padre Gabriele Amorth, que já foi um dos nomes de referência do Vaticano quando o assunto é exorcismo, alegou que a yoga é, na verdade, uma abominação demoníaca. Para ele, praticar yoga é um ritual satânico, assim como ler Harry Potter.

3 – A Terra é oca
Esqueça tudo aquilo que você aprendeu nas aulas de Geografia: nosso planeta é, na verdade, oco. Como você não soube disso antes? Simples: os líderes de governo do mundo inteiro, desde que esse bafão foi descoberto, trabalharam em conjunto para manter o segredo – até porque parece ser bem fácil mesmo que os governantes de todo o planeta cheguem a algum consenso. Enfim...

Essa teoria maluca vem acompanhada de outra ainda mais bizarra: a de que nosso planeta contem outros mundos, que podem ser acessados através de buracos gigantes posicionados ao redor do globo – você já viu algum?

Essas ideias não são novas, não! Aliás, entre os que acreditavam nelas estava ninguém menos que Adolf Hitler. Há, inclusive, quem acredite que Hitler encontrou um desses buracos gigantes, por onde ele teria escapado no final da Segunda Guerra Mundial.

4 – Paul McCartney está morto
Enquanto Elvis e Michael Jackson parecem não ter morrido, um dos Beatles ainda vivo está morto. Confuso, né? Digamos apenas que a lógica mandou um abraço para essa galera que cria teorias.

O boato de que Paul McCartney estaria morto começou no final dos anos de 1960, quando a notícia de que o cantor teria sido morto em um acidente de carro assustou os fãs da banda. A questão é que a história, evidentemente, não era verdadeira, mas mesmo assim tem gente que até hoje ainda acredita nela.

Essa teoria bizarra defende a ideia de que algum sósia do cantor o substituiu e acabou vivendo como se fosse o próprio Paul McCartney até os dias de hoje – risos. O bom desse “sósia” é que, pelo visto, ele também sabe compor, cantar e tocar alguns instrumentos. Está de parabéns, seu sósia!

Como você deve imaginar, Paul McCartney acha graça dessa teoria e, sobre ela, chegou a dizer: “foi um pouco estranho porque as pessoas começaram a olhar para mim tipo ‘é realmente ele ou um dublê muito bom?’”.

5 – A logomarca da Starbucks
Há quem diga que a figura feminina presente na logo da marca seja a Rainha Esther, a heroína judia descrita na Bíblia. Acontece que na verdade a imagem foi inspirada em uma xilografia nórdica do século XVI.

Quem deu início à teoria de que a mulher da logomarca é Esther foi Safwat Higazi, que disse, durante um programa de televisão, que era inconcebível que a imagem de uma rainha judia estivesse estampada nos copos de café da marca. A partir daí, muita gente começou a acreditar nisso e a difundir a ideia.

Fonte: Mega Curioso (Via Mirror/Rod McPhee)



Crato (CE): Receita Orçamentária para o exercício financeiro de 2015 é aprovada no Legislativo cratense

Com o total de 55 emendas, sendo três aditivas e 52 modificativas, foi aprovado durante a sessão extraordinária de quarta-feira, 29, da Câmara Municipal, o projeto de lei de nº 2909001/2014, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Orçamento Programa do Município do Crato para o exercício financeiro de 2015.

Os vereadores aprovaram de forma unanime o orçamento do Crato estimado em R$ 247.639.830,00. O orçamento vem de várias fontes, como Receita Tributária, Receita de Contribuição, Receita Patrimonial, Receita de Serviços, Transferências Corrente,  outras Receitas Correntes, Receita-Intraorçamentária, Alienação de Bens e Transferências de Capital.

A despesa fixada à conta dos recursos previstos está desdobrada nas unidades orçamentárias a seguir descritas: Câmara Municipal,  Gabinete do Prefeito e do Vice-prefeito; Procuradoria Geral do Município, Ouvidoria, Controladoria, as Secretarias de Governo, Planejamento, Orçamento e Gestão, Administração,  Finanças,  Obras Públicas,  Cidade, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e Controle Urbano, Cultura, Esporte, Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos,  Segurança Pública, Cidadania e Trânsito, Serviços Públicos, Saúde,  Educação e Trabalho e Desenvolvimento Social.

O orçamento é formado ainda pelos fundos municipais de Iluminação Pública, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Trânsito, de Desenvolvimento Ambiental, de Saneamento Básico,  a Previcrato,  Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho e Reserva de Contingência.

Assessoria de Imprensa/PMC



Plantão Infotech: 105 municípios são beneficiados com Cinturão Digital no CE

A Capital cearense é privilegiada geograficamente pelo fato de concentrar todos os cabos submarinos de fibra ótica que partem ou chegam da Europa e da América do Norte. Por este motivo, tem potencial de transmissão de dados maior do que a cidade de São Paulo, por exemplo, o que representa alta capacidade na distribuição de internet. Entretanto, até alguns anos atrás, a tecnologia disponível era pouco aproveitada.

A realidade começou a mudar a partir da instalação do Cinturão Digital do Ceará (CDC), sistema de infraestrutura em rede implantado pelo governo do Estado, capaz de levar internet a municípios do Interior, que antes tinham custos altíssimos para ter acesso a web. Hoje, todas as cidades do Ceará com mais de 50 mil habitantes contam com o recurso, além de outras de menor porte, totalizando 105 prefeituras beneficiadas. Ao todo, 1,6 milhão de pessoas fazem proveito do sistema, seja utilizando-o em casa ou em órgãos públicos.

O Ceará é pioneiro na iniciativa de distribuir internet aos municípios desta forma. “Outros estados estão implantando agora, depois de virem aqui olhar como funciona. Há modelos muito parecidos com o nosso, hoje, no Pará, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, na Paraíba e no Piauí”, ressalta o presidente da Empresa de tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. O gestor cita, inclusive, que os Estados Unidos também estão instalando tecnologia semelhante, utilizando financiamento público, o que é incomum para aquele País.

Hoje, existem instalados 3 mil quilômetros de cabos óticos ao longo do Estado, dentro do projeto do Cinturão Digital. O objetivo é que cada vez mais municípios sejam contemplados com o sistema. Entretanto, conforme Fernando, quanto mais remota é a localidade, mais dispendiosa é a sua inserção no programa.

“Não é possível fazer nos 184 municípios agora porque a quantidade de investimento necessário para levar a todos os que ainda faltam é maior do que já foi gasto até agora para levar aos 105 municípios que usufruem da estrutura. O investimento vai aumentando à medida que o município é mais remoto em relação ao mapa do cinturão”, explica o presidente da Etice. Um dos principais critérios para a implantação do CDC é a quantidade de pessoas na localidade.

Modos de operação
Atualmente, são duas modalidades utilizadas pela Etice para distribuir internet ao longo do Estado. A primeira interliga em rede os órgãos vinculados ao governo. Ao todo, 74 instituições estatais têm contrato com a Etice para o fornecimento de internet. São Secretarias, delegacias e escolas, por exemplo, que conectam-se à web por meio do CDC.

A fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz) na fronteira do Estado, por exemplo, não precisa ser feita presencialmente. Os scanners que monitoram as mercadorias que entram no Ceará, conduzidas dentro dos caminhões, são acompanhadas em tempo real na Capital, por meio da estrutura de transmissão de dados do Cinturão Digital.

O preço cobrado pela Etice para prestar o serviço é de R$ 7 por gigabyte trafegado. O valor pago pelos órgãos estatais é suficiente para cobrir o custeio do Cinturão Digital, incluindo manutenções e atualizações do parque tecnológico.

A outra modalidade disponível oferta infraestrutura para a transmissão de dados a prefeituras do Interior. O serviço funciona da seguinte forma: a internet chega em Fortaleza pelos cabos internacionais. O sinal é transportado para as cidades por meio do Cinturão Digital. Em seguida, as Prefeituras transportam o sinal para seus órgãos e para as residências dos cidadãos que quiserem usufruir do sinal.

As prefeituras podem utilizar a estrutura do CDC pagando o valor de R$ 20 por megabyte transferido. Antes do Cinturão, o preço era de R$ 600 por mega. É preciso, ainda, comprar a internet dos fornecedores, que cobram, em média, R$ 47 por mega entregue.

De acordo com o contrato, os municípios precisam instalar Wi-fi de qualidade em pelo menos duas praças da cidade e em todas as escolas da Prefeitura, o que consome cerca de 20 mega. Com o que sobrar de banda, adquirida pelo Município junto aos fornecedores, é possível repassar à população.

Nem todas as Prefeituras têm estrutura para entregar por conta própria o serviço de internet, tanto nos pontos públicos como nas casas dos cidadãos. Para tanto, delega o serviço a provedoras situadas no município. Neste caso, a distribuição acontece da seguinte forma: as empresas assumem o compromisso de fazer a ramificação da rede e, em troca, a Prefeitura cede determinada quantidade de banda, que é vendida à população. O contrato determina que haja uma opção de plano que custe, no máximo, R$ 29,90 por mega entregue.

Conforme Carvalho, a tecnologia utilizada pelo Cinturão Digital, que compreende tanto a fibra ótica quanto a transferência via rádio, é estável e em alta qualidade. “O sistema cumpre com todos os seus objetivos: interliga os órgãos do Estado, promove o crescimento de pequenas empresas provedoras situadas nos municípios, e leva internet barata e de qualidade para a população”, argumenta.

BRUNO MOTA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis