Pesquisa Ipec no Ceará: Capitão Wagner tem 35%; Elmano, 22%; e Roberto Cláudio, 21%

Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta sexta-feira (9), encomendada pela TV Verdes Mares, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador do Ceará. Capitão Wagner (UB) lidera com 35% das intenções de voto; Elmano de Freitas (PT) tem 22%, e Roberto Cláudio (PDT) tem 21%.

Capitão Wagner aparece com três pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, de 1º de setembro. Roberto Cláudio caiu sete pontos percentuais, de 28% para 21%. Elmano de Freitas aparece numericamente à frente de Roberto Cláudio, com 22%, e ambos estão tecnicamente empatados.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 6 e 8 de setembro em 56 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-08984/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06797/2022.

Veja o resultado da pesquisa estimulada:

• Capitão Wagner (União): 35% (32% na pesquisa anterior, de 1º de setembro)
• Elmano de Freitas (PT): 22% (19% na pesquisa anterior)
• Roberto Cláudio (PDT): 21% (28% na pesquisa anterior)
• Zé Batista (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
• Chico Malta (PCB): 1% (0% na pesquisa anterior)
• Serley Leal (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
• Brancos e nulos: 9% (10% na pesquisa anterior)
• Não souberam: 12% (10% na pesquisa anterior)

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Carros terão 10 novos itens de segurança obrigatórios no Brasil; veja quais

As montadoras terão até oito anos para integrar dez novos itens de segurança obrigatórios nos veículos novos e em produção. Apesar do prazo estendido, a maioria das alterações já começa a valer a partir de 2024.

A mudança faz parte do programa ‘Rota 2030’, uma iniciativa da indústria automotiva para reduzir o índice de acidentes registrados nas estradas brasileiras, visto que, segundo os dados da OMS, o país ocupa o terceiro lugar na lista de nações com mais mortes no trânsito (atrás apenas da Índia e da China).

À primeira vista, o plano é positivo, entretanto, o bolso do consumidor será o primeiro a sentir os impactos da mudança, já que o preço dos carros inevitavelmente vai subir com a adição de mais recursos e equipamentos.

Confira abaixo os 10 novos itens de segurança que serão obrigatórios e as suas respectivas datas de implementação até 2030:

Novos itens de segurança obrigatórios
  • Teste de impacto lateral; alerta de cinto de segurança solto; repetidores laterais de seta; luzes de rodagem diurna e alerta de colisão serão obrigatórios para veículos novos que já estão no mercado a partir de 2024.
  • Já o controle de estabilidade será implementado em duas fases: 50% dos veículos novos até 2023 e 100% a partir de 2024.
  • A proteção de impacto ao pedestre também entra na lista a partir de 2025 para veículos não lançados e 2030 para os que já estão no mercado. 
  • A proteção contra impactos frontais, específica para SUVs, deve ser integrada aos carros não lançados até 2024 e 2026 nos demais.
  • A câmera de ré ou sensor sonoro, por sua vez, deve ser implementada a partir de 2025 para carros não lançados e 2027 no restante.
  • O último item da lista é a proteção para impacto lateral contra poste, que chega em 2026 para veículos ainda não produzidos e 2030 aos demais.
Especialistas explicam que os itens foram selecionados conforme o perfil de acidentes mais comuns vistos no país. O plano de reforço na segurança automotiva é considerado o maior adotado no Brasil desde 2014, ano em foi estabelecido que veículos novos deveriam ter airbags frontais e freios ABS de fábrica.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Profissionais de enfermagem do Cariri reivindicam piso em ato

Profissionais e estudantes de enfermagem do Cariri realizaram uma manifestação em protesto a suspensão do piso da categoria–, realizada por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ato ocorreu nessa sexta-feira, 9, na Praça do Giradouro. 

A manifestação foi acompanhada pelo repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri. Em imagens gravadas pelo jornalista é possível ver pessoas levantando cartazes com dizeres como: "Respeita a enfermagem" e "O piso da enfermagem é lei". 

Membros de órgãos sindicalistas também estiveram presentes na manifestação, erguendo bandeiras e fazendo coro aos demais presentes. Um carro de som estava a frente do ato, sendo guiado por representantes da categoria.

Suspensão do piso e manifestações nacionais 
O piso salarial foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto último. O projeto definiu como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados prestados nacionalmente.

No entanto, o ajuste da remuneração foi suspenso pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), no último domingo, 4. Suspensão foi de 60 dias.

A decisão gerou diversas manifestações da categoria no Brasil, que se mostrou contrária ao ministro. 

Por Gabriela Almeida

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Pesquisa Ipec Ceará para o Senado: Camilo Santana tem 66%; Kamila Cardoso, 10%; Erika Amorim, 4%

A segunda rodada da pesquisa Ipec Ceará para as eleições de outubro aponta o candidato Camilo Santana (PT) com 66% das intenções de voto na disputa pelo cargo de senador. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (9), indicam ainda Kamila Cardoso (Avante) com 10% e Erika Amorim (PSD) com 4%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato Carlos Silva (PSTU) tem 1% das intenções de voto. Brancos e nulos representam 9%. 'Não Sabe' ou 'Não Respondeu' representam 11%. O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 pessoas de 56 municípios entre os dias 6 e 8 de setembro. O levantamento foi realizado em formato presencial.

Na primeira rodada da pesquisa Ipec, Camilo tinha 71% das intenções de voto. Kamila tinha 6%, já Erika Amorim (PSD) somava 3%. O candidato Carlos Silva (PSTU) aparecia com 2%. Brancos e nulos representavam 10%. E 'Não Sabe' ou 'Não Respondeu' apontava 8%.

Se a eleição para senador pelo Ceará fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr.(a) votaria? (Estimulada %):

• Camilo (PT): 66%
• Kamila Cardoso (Avante): 10%
• Erika Amorim (PSD): 4%
• Carlos Silva (PSTU): 1%
• Branco/Nulo: 9%
• Não sabe/Não respondeu: 11%

A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência dos arredondamentos.

O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo de número BR-06797/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-08984/2022. O nível de confiança estimado é de 95%.   

Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o instituto não apresenta os nomes dos candidatos, Camilo aparece com 40% das intenções de votos. Kamila tem 5%, já Erika foi citada por 2% dos entrevistados, enquanto Carlos Silva atingiu 1%.

Outros nomes foram lembrados por 2% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 10%. Ao todo, 40% dos eleitores ouvidos pelo Ipec disseram não saber ou preferiram não opinar. 

Na primeira rodada do levantamento, Camilo aparecia com 27%, Kamila, 2%, e Erika, 1%. Carlos Silva não pontou e outros nomes foram lembrados por 4%. Brancos e nulos somavam 8%. Ao todo, 58% dos eleitores ouvidos pelo Ipec diziam não saber ou preferiram não opinar. 

Por Igor Cavalcante

Fonte: Diário do Nordeste
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

'Você foi selecionado!': o que está por trás das mensagens que prometem vagas de trabalho de meio período

“Parabéns, você foi selecionado para um trabalho de meio período online” ou "Candidate-se a um trabalho de meio período em casa".

Frases assim, seguidas por uma proposta financeira atraente, têm circulado em mensagens recebidas por pessoas em todo país por meio de SMS, WhatsApp e outros programas de mensagens instantâneas.

Diante dos convites, algumas vezes "assinados" por grandes empresas, muitos se veem tentados a clicar no link da mensagem para saber um pouco mais sobre a proposta. Destes, outros tantos só vão se dar conta que se trata de um golpe após terem algum prejuízo com a operação.

No que consiste o trabalho ofertado?
De acordo com a companhia de segurança digital Kaspersky, a mensagem com a oferta de emprego inclui um link para iniciar uma conversa através de um chat legítimo, que funciona como qualquer outro canal de contato com um restaurante, empresa ou serviço, por exemplo.

“A coisa mais arriscada sobre essa fraude é que ela se baseia em táticas de engenharia social projetadas para ganhar a confiança de potenciais vítimas, e as pessoas entrarão em contato com um suposto empregador que irá 'recrutá-las' e podem até gerar algum dinheiro, dando-lhes uma falsa percepção de autenticidade e depois roubando uma quantia muito maior delas”, explica Fabio Assolini, diretor da Equipe de Análise e Pesquisa para a América Latina da companhia de segurança digital Kaspersky.

Assolini diz que quem lista pessoas na plataforma também ganha algo, criando um sistema de afiliados, o que aumenta o alcance do golpe e também o torna um sistema de fraude parecido com o de uma pirâmide.

Após ser registrada, a pessoa será solicitada a realizar uma série de tarefas e atividades simples por um tempo. Ela pode até mesmo ser solicitada a fazer pequenas contribuições que serão devolvidas com comissão. Isso ocorre para que a vítima ganhe mais confiança.

“Sempre será um valor baixo, pode ser 1 ou 5 dólares, um valor que as pessoas não têm medo de perder, pois eles prometem que, após feita essa contribuição, eles irão devolver esse valor e mais uma comissão. O truque é que você realmente recebe a primeira contribuição e a comissão pode até dobrar o valor enviado; isso, naturalmente, cria uma falsa percepção de autenticidade”, explica Assolini.

Outro ponto que os especialistas da Kaspersky detectaram é o uso da gamificação, ou seja, atividades muito simples na forma de jogos que motivam a participação e o comprometimento dos usuários. As pessoas começarão a receber tarefas diárias como, por exemplo, a simulação de uma compra com a classificação cinco estrelas de um produto, para receber o dinheiro contribuído e uma comissão de devolução.

Essas estratégias dão veracidade para os esquemas pois, com as compras fantasmas e falsas classificações, plataformas de e-commerce são cobradas, podendo ser legítimas ou não, em serviços que prometem melhorar a classificação de seus produtos e beneficiar o grau de qualidade, de forma enganosa.

Para dar o golpe final, uma vez que a confiança do usuário é adquirida, os enganados são solicitados por contribuições maiores, com tarefas mais difíceis para obter tempo e aumentar o número de recrutas. A qualquer momento, quando a plataforma receber uma quantidade muito maior ou um certo número de registros, ela fecha e as pessoas perdem todo o dinheiro contribuído, sem uma maneira direta de entrar em contato com os fraudadores, que desaparecem.

Além do dinheiro perdido, informações pessoais confidenciais também podem ser comprometidas, em muitos casos.

O que dizem as empresas citadas
Uma das empresas que são utilizadas pelos golpistas é o Mercado Livre, que informou ao g1 que não divulga oportunidades de trabalho por SMS, WhatsApp ou quaisquer outros serviços de mensagens instantâneas.


"Os canais oficiais da empresa para divulgação de vagas são o LinkedIn do Mercado Livre, a página de carreiras e o site Vagas", diz o Mercado Livre, por meio de comunicado.

A empresa diz ainda que, quando identificados, os números suspeitos são denunciados às operadoras telefônicas e às empresas que controlam grupos e redes colaborativas, e que é pedida ainda a instauração de inquérito policial para que as autoridades possam iniciar as investigações.

A orientação da empresa é que, caso uma pessoa receba alguma comunicação fora dos canais oficiais, ignore, ficando sempre atenta ao remetente das mensagens e e-mails, evitando ainda clicar em links suspeitos.

O grande número de ofertas de emprego falsas envolvendo seu nome fez com que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma das entidades usadas como 'chamariz' nesse tipo de golpe, divulgasse uma série de recomendações em seu site.


“Alguém que se passa pelo 'gerente geral do Sebrae' (pra começar, nem temos esse cargo) tem enviado mensagens via WhatsApp com uma falsa proposta de contratação de equipe. No texto, os golpistas informam um falso link para atendimento ao cliente — que pode servir para fraudar dados pessoais e financeiros. Os processos seletivos para contratação de colaboradores do Sebrae são públicos, e não há contato via WhatsApp para solicitar informações”, informa a empresa.

O Sebrae pede para que, caso seja identificado algum golpe envolvendo a instituição, que entre em contato e envie as informações para divulgação e para que sejam tomadas todas as providências.

Caí no golpe. O que fazer?
A recomendação principal é ter atenção para ignorar esse tipo de oferta de trabalho e não gerar contato com eles, já que, como mencionado no início, são criminosos profissionais.

Mas se, ainda assim, se você ou algum conhecido caiu no golpe, a orientação dada pela Kaspersky é cortar a comunicação com os criminosos e reportar o ocorrido imediatamente às autoridades competentes – como a Polícia Civil.

A rapidez da denúncia é fundamental, pois os golpistas também se movem com velocidade e já sabem como desviar o dinheiro, de modo a não deixarem rastros.

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Datafolha: Lula tem 45% das intenções de voto, e Bolsonaro, 34%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais uma vez lidera a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 9, com 45% dos votos, 11 pontos porcentuais a mais que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 34% e está na segunda posição.

O petista mantém o mesmo número da pesquisa anterior, do dia 1º deste mês; o atual chefe do Executivo oscilou dois pontos para cima, ainda dentro da margem de erro. Esse foi o primeiro levantamento depois do atos bolsonaristas no 7 de Setembro.

Os candidatos são seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 7%, que oscilou dois pontos para baixo e está empatado tecnicamente com Simone Tebet, que manteve os mesmos 5%. Brancos e nulos somam 4% e 3% não sabem ou não responderam. Essa foi a primeira pesquisa após os atos do dia 7 de Setembro, nesta quinta-feira.

2º turno
Na simulação de segundo turno da pesquisa Datafolha, Lula tem 53% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 39%. Na última pesquisa, em agosto, Lula tinha os mesmos 53% e Bolsonaro 38%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro e entrevistou 2.676 eleitores presencialmente em 191 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07422/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter


10 de setembro

1837 - O líder farroupilha Bento Gonçalves foge da prisão e volta a comandar a rebelião.
1974 - Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau.
1977 - É executada a última pessoa pela guilhotina em França, Hamida Djandoubi.

Nasceram neste dia…
1638 – Maria Teresa de Espanha (m. 1683).
1930 - Ferreira Gullar (foto), escritor e poeta brasileiro.
1939 - Jorge Sampaio, político e antigo Presidente da República de Portugal.

Morreram neste dia…
1169 - Matilde de Inglaterra, a Imperatriz (n. 1102).
1979 - Agostinho Neto, médico e nacionalista angolano (n. 1922).
1983 - Felix Bloch, físico suíço (n. 1905).

Fonte: Wikipédia

AddThis