Governo do Ceará entrega primeira licença ambiental a uma empresa de hidrogênio verde

O governador Elmano de Freitas entregou, nesta sexta-feira (10), a primeira licença prévia a uma empresa de produção de hidrogênio verde no Ceará. O documento foi entregue à multinacional australiana Fortescue. Além disso, também foi assinado o projeto de lei que permite a renovação da cessão do uso dos terrenos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) a serem utilizados na implantação do projeto, ampliando para 40 anos, com possibilidade de renovação por igual período.

“Nós temos trabalhado, há um bom tempo, para garantirmos que o Ceará se transforme em um polo mundial de produção de hidrogênio verde. E hoje, nós apresentamos o esforço do Estado para que esses projetos possam se concretizar. Ontem (9), tivemos uma reunião com o presidente Lula sobre o assunto, que nos colocou em uma situação muito favorável para a produção do hidrogênio verde”, pontuou o governador Elmano de Freitas.

“Então, hoje nós entregamos à Fortescue a licença prévia ambiental, aprovada no Conselho Estadual do Meio Ambiente, após análises técnicas e criteriosas realizadas pela Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente)”, complementou.

A multinacional é uma das quatro empresas que possuem pré-contrato assinado com o Governo do Ceará para produção de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O presidente da Fortescue, Dr. Andrew Forrest AO, elogiou o Ceará por sua determinação na pauta e destacou que esse foi um dos motivos de ser atraído para a produção no estado.

“Nós estamos aqui porque vocês têm a reputação, em todo o lugar, de fazerem o que dizem que vão fazer, e isso nos atraiu”, pontuou o chairman. “Eu acredito no Ceará, e acredito nessa liderança. Então, quero agradecer por embarcarem nesse futuro conosco”, complementou.

Pioneirismo cearense
O Ceará já assinou 34 memorandos de entendimento com empresas nacionais e internacionais para a cadeia de produção do hidrogênio verde no CIPP, e quatro pré-contratos assinados. A sinalização é de que os investimentos possam passar de R$ 145 bilhões no Ceará.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

9 frutas e legumes do seu dia a dia que podem ser tóxicos

Nos últimos anos, o debate sobre alimentação saudável tem ganhado cada vez mais espaço. Evitar alimentos gordurosos, frituras e enlatados está entre as principais recomendações dos nutricionistas. Uma alimentação natural costuma ser a mais indicada, mas você sabia que até mesmo frutas e vegetais podem ser tóxicos?

Essa é uma realidade pouco conhecida. Mesmo que a maioria dos itens não ofereça riscos de morte, é importante saber as reações que eles podem causar. Por isso, confira alguns alimentos que podem fazer muito mal para sua saúde.

1. Maçã
A maçã está entre as frutas mais saudáveis que existem. Porém, sua semente contém uma quantidade muito pequena de cianeto, um composto químico que pode até matar. Felizmente, o cianeto só é liberado caso a semente seja mastigada, e é preciso ingerir cerca de 7 mil sementes de uma vez só para o produto fazer um mal significativo ao corpo.

2. Aipo
Esse vegetal é riquíssimo em água, sendo benéfico para o sistema gastrointestinal, controle do açúcar e prevenção de infecções urinárias. Porém, ele retira toda essa água do solo, carregando todas as toxinas dos agrotóxicos. Algumas são mais difíceis de lavar, por isso, antes de consumir o produto, capriche em sua higienização.

3. Caju
Nunca coma essa fruta crua, direto do pé. Ela tem um composto químico chamado urushiol, também presente na hera venenosa, por exemplo. A reação alérgica ao urushiol pode ser até mesmo fatal. Antes do consumo, é recomendado o cozimento no vapor para eliminar esse composto.

4. Mandioca
A toxicidade da mandioca já é mais popular. Comê-la crua pode levar um adulto à morte. A raiz tem uma alta concentração de substâncias precursoras do ácido cianídrico, por isso é necessário preparar corretamente a mandioca para evitar uma indigestão fatal.

5. Carambola
Essa fruta tem uma alta concentração da neurotoxina caramboxina, que age no cérebro causando agitação e até convulsões. Essa substância é eliminada pelo rim, mas sobrecarrega o órgão, podendo levá-lo à falência. Portanto, pacientes renais estão proibidos de ingerir carambola. Já pessoas saudáveis podem ter problemas se consumir entre 5 e 10 frutas ou tomar entre 0,5 e 1 litro de suco de carambola em um intervalo de 24 horas.

6. Cereja
Tal como na maçã, as sementes de cereja contêm uma pequena concentração de cianeto. A situação é mais perigosa pelo fato de essas sementes serem muito pequenas e fáceis de serem engolidas. Felizmente, o cianeto só é liberado se a semente for mastigada. Caso contrário, bastariam 2 sementes para levar qualquer um à morte.

7. Batata
Um dos alimentos mais comuns da mesa do brasileiro, a batata contém uma toxina chamada glicoalcaloide. Entretanto, essa substância se concentra principalmente no caule, nas folhas e nos brotos. Se a batata que está na sua fruteira há vários dias começar a brotar, trate de jogar fora. Mesmo que você retire os brotinhos, a concentração da toxina na batata terá aumentado, podendo causar fraqueza, levar ao coma e até matar.

8. Amêndoas
As amêndoas que você compra no mercado estão liberadas para o consumo, já que passaram pelo processo de torragem e cozimento. Do contrário, a concentração de cianeto na semente pode ser fatal.

9. Ruibarbo
Essa hortaliça tem folhas que contêm ácido oxálico, que gera cálculos renais. Portanto, evite usar as folhas para assar ou cozinhar. A parte “boa” é que seria necessário ingerir 5 kg de folha de ruibarbo para ir a óbito, mas mesmo concentrações menores podem causar danos à saúde.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Polícia Civil prende suspeito com mais de 4 kg de drogas no Crato

Uma ação da Polícia Civil na noite dessa quinta-feira (9), no Crato, resultou na prisão em flagrante de um homem, de 33 anos, suspeito de tráfico de drogas. Com o alvo, quatro quilos e 400 gramas de entorpecentes, um veículo e um aparelho celular foram apreendidos.

As diligências iniciaram após equipes do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte tomarem conhecimento sobre um indivíduo trafegando no Bairro Muriti em atitude suspeita. 

Após buscas, os investigadores abordaram Heronides de Almeida Pedrosa. Com ele, que não reagiu à ofensiva, os policiais civis apreenderam cerca de quatro tabletes de drogas que estavam escondidos no carro de Heronides.

Diante disso, “Heron”, como também é conhecido, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Regional de Juazeiro, onde foi autuado por tráfico de drogas. Além dos entorpecentes, um aparelho celular e um veículo também foram apreendidos. As investigações acerca do caso permanecem, com foco em identificar a participação dele em outros crimes no município.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará recebe 33 novas ambulâncias do Governo Federal para renovar a frota

O governador Elmano de Freitas se reuniu, nesta quinta-feira (9), com o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Na ocasião, o Governo Federal anunciou o repasse de 33 novas ambulâncias para o Governo do Ceará, ação em comemoração aos 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Brasil. Dos novos veículos da frota, 25 são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e oito são do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel.

Elmano de Freitas comemorou a renovação da frota, destacando os benefícios para a população cearense. “Com este acréscimo, praticamente chegaremos ao número de 200 ambulâncias no Ceará. Atualmente, já contamos com 100% de cobertura no atendimento dentro do estado. Renovando a frota, tenho certeza que nosso serviço irá melhorar a sua resposta e o seu atendimento”, disse.

Adquiridas através do Ministério da Saúde, as novas ambulâncias serão destinadas a 25 municípios cearenses, divididos em três Centrais de Regulação de Urgências (CRU). Outros 15 estados brasileiros também serão beneficiados com a chegada de novos equipamentos.

Samu no Ceará
O Samu Ceará realiza, em média, 7 mil atendimentos por mês. Ao todo, o serviço conta conta com a colaboração de mais de dois mil profissionais, entre condutores, farmacêuticos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, auxiliares administrativos, supervisores administrativos, vigilantes, motoqueiros, auxiliares de serviços gerais, assistentes de gestão da saúde, analistas de gestão da saúde, gerentes, assessores técnicos e técnicos auxiliares de regulação médica, os chamados TARMs.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Estudo alerta para necessidade de doses de reforço contra Covid-19

Um estudo sobre a efetividade da vacina monovalente original contra a Covid-19 comprovou uma recomendação já divulgada e defendida por especialistas em imunizações e pelo Ministério da Saúde, mas ainda não seguida por parte dos residentes no Brasil: a dose de reforço é essencial para se proteger contra a doença. A estimativa é que 84% da população no país ainda não recebeu uma dose de reforço da vacina monovalente ou bivalente contra a Covid-19.

Para os pesquisadores, apesar de relevante, a proteção de duas doses de vacina monovalente original da Pfizer/BioNTech é de curta duração contra a Covid-19 sintomática causada pela variante ômicron. Conforme o estudo, a efetividade da vacina monovalente original da Pfizer/BionNTech contra infecção sintomática pela variante é de 54%. A potencial proteção das duas doses contra as variantes ômicron BA.1 e BA.2 alcança 58% e 51%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada na cidade de Toledo, no Paraná, entre 3 de novembro de 2021 e 20 de junho de 2022, pelo Hospital Moinhos de Vento, com apoio da farmacêutica Pfizer Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, a Inova Research e a Secretaria Municipal de Saúde. Foi analisado o comportamento da Covid-19 em um cenário em que a cobertura de imunização contra a doença havia sido de 90% nas 4.574 pessoas acima de 12 anos que participaram da amostra.

O estudo destacou ainda que a maior proteção foi notada no período após o recebimento das duas doses, com queda da capacidade de proteção contra infecção sintomática com o passar do tempo. Para os pesquisadores, isso seria um indicativo da necessidade das doses de reforço, e também das formulações adaptadas para assegurar cobertura às mais recentes variantes de ômicron em circulação.

O médico epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento e coinvestigador principal do estudo, Maicon Falavigna, contou que a efetividade foi alta após a vacinação inicial, mas diminuiu substancialmente de três a quatro meses após a segunda dose. Na visão do pesquisador, a queda na proteção da vacina monovalente original pode ter relação com a mudança do perfil epidemiológico verificado na circulação das variantes. Além disso, pode refletir uma limitação no controle da doença à medida que novas variantes evoluem e a maioria das populações ainda não atingiu a cobertura necessária com as doses de reforço. “Contudo, isso não significa necessariamente que a vacina perdeu efeito contra formas graves da doença”, assegurou.

O médico acrescentou que uma evidência da manutenção da elevada proteção da vacina contra as formas graves de Covid-19 é a baixa ocorrência de hospitalizações e mortes associadas à doença na população do estudo.

O estudo defende a importância da aplicação das doses de reforço da vacina contra o SarsCoV-2 e a manutenção da vigilância em relação ao comportamento da doença na população e da evolução do vírus. Além disso, os pesquisadores reforçam a necessidade de adoção de vacinas adaptadas com componentes da variante ômicron.

De acordo com o pesquisador principal do estudo e médico do Serviço de Medicina Interna do Hospital Moinhos de Vento, Regis Goulart Rosa, as informações coincidem com os dados de pesquisas de mundo real conduzidas em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra. Na avaliação do médico, o Brasil precisa ter uma alta cobertura vacinal com as doses de reforço.

“Quanto mais pessoas com a imunização completa, menor será a circulação do vírus e menores serão as chances e a velocidade do surgimento de novas variantes, o que aumenta a proteção da população como um todo, principalmente das pessoas mais vulneráveis”, destacou Regis Goulart Rosa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu, em julho deste ano, o registro definitivo da vacina bivalente baseada na plataforma tecnológica de mRNA da Pfizer/BioNTech, que contém o componente contra a variante ômicron na sua formulação. O registro definitivo garante a aplicação deste imunizante, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), como dose de reforço para pessoas a partir de 5 anos de idade.

No entendimento dos pesquisadores, o ponto forte do estudo é ser “um dos únicos feitos de maneira prospectiva, acompanhando em torno de 3,5% da população da cidade de Toledo após uma intensa campanha de vacinação que resultou em coberturas vacinais maiores de 90%. Além disso, todos os casos identificados foram acompanhados clinicamente por pelo menos 1 ano, com objetivo de se avaliar potenciais impactos a longo prazo da Covid-19 ”. Esses dados permanecem em análise.

A diretora médica para Vacinas de Covid-19 da Pfizer para Região de Mercados Emergentes, Júlia Spinardi, disse que a farmacêutica considera extremamente relevante fortalecer a pesquisa nacional e entender os efeitos da imunização contra Covid-19 na população brasileira.

“Estudos que avaliam a utilização da vacina na vida real vêm sendo feitos em todo mundo e são fundamentais para o entendimento das estratégias vacinais e medidas de controle da pandemia. É muito importante colocar o Brasil nesta rota e ter dados do próprio país que apontam a necessidade das doses de reforço”, pontuou.

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca, comemorou o fato de a instituição ser pioneira no estudo científico e de saúde pública realizado em parceria com a Pfizer em Toledo. “Este trabalho é único em sua abordagem, monitorando toda a população após uma campanha de vacinação bem-sucedida, também com auxílio da UFPR. Os dados levantados nesta pesquisa impulsionarão avanços significativos em estudos científicos futuros”, observou.

Vacinação
A imunização em Toledo começou em janeiro de 2021 destinada a públicos prioritários. Sete meses depois, em agosto de 2021, foi realizada uma campanha de vacinação em massa usando a vacina monovalente original da Pfizer/BioNTech, em esquema de duas doses administradas com 21 dias de intervalo. Fornecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) à Secretaria Municipal de Saúde, essa vacina foi aplicada em todos os indivíduos acima de 12 anos não imunizados. O município foi responsável por vacinar os habitantes e fazer a manutenção do sistema de vigilância.

A secretária municipal de Saúde, Gabriela Kucharski, considerou um marco Toledo ter sido, à época, a única cidade brasileira a vacinar toda a sua população elegível contra a doença. “A parceria com as demais entidades referendou um trabalho muito organizado que tínhamos em relação à administração das doses que recebíamos. A vacinação em massa demonstrou que estávamos no caminho certo”, pontuou.

Para a pesquisa, a pasta recebeu uma remessa de 35.173 doses do imunizante para completar a aplicação da primeira dose tanto na população adulta, acima de 18 anos, como em adolescentes de 12 a 17 anos. A resposta ao imunizante foi avaliada num grupo heterogêneo de pessoas, com diferentes condições de saúde, idade e status socioeconômico.

Modelo do estudo
Segundo os pesquisadores, o município de Toledo, que tem 144 mil habitantes, foi escolhido a partir de critérios como "região geográfica favorável, epidemiologia demonstrando estabilidade do número de casos e circulação de variantes, estrutura física para realizar a vacinação e capacidade do sistema de vigilância estabelecido na cidade”.

Os pacientes foram classificados pelos pesquisadores entre os que testaram positivo para a infecção (grupo casos) e os negativos (grupo controle). A média de idade dos participantes do estudo ficou em 27,7 anos. Entre eles, 53,8% eram mulheres. Nenhuma hospitalização ou morte foi registrada no período analisado.

A população acima de 12 anos de idade e na faixa entre 5 e 11 anos de idades foi acompanhada. Também foi avaliada a evolução clínica dos grupos ao longo do tempo após terem apresentado a doença. De acordo com o estudo, os dados também serão avaliados na expectativa de identificar e escrever potenciais impactos da Covid-19 a longo prazo.

O resultado do estudo brasileiro foi publicado recentemente no jornal internacional Vaccine, considerado periódico de ciência da mais alta qualidade nas disciplinas relevantes para o campo da vacinologia. “Espera-se que os novos resultados sejam submetidos a periódicos internacionais especializados até o final do ano”, indicou o texto do estudo.

Fonte: Agência Brasil
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Complexo Ambiental Caminhos do Horto recebe contação de histórias neste sábado (11)

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto promove a contação de histórias O mundo do “Era uma vez”, narrada pela artista Ana de Arajara. A atividade vai acontecer neste sábado, 11 de novembro, no Terreiro da Mestra Dorinha, às 16h. A apresentação é gratuita e aberta ao público. 

O mundo do “Era uma vez” tem a proposta de encantar o imaginário das crianças por meio das mais variadas possibilidades que se desenrolam a partir dessa frase consagrada em diversas histórias. 

Baseada em escritoras da literatura brasileira, Ana de Arajara apresenta contos como Tampinha (Ângela Lago), Eugênio o Gênio (Ruth Rocha) e Era uma vez uma Bruxa (Lia Zatz). 

Serviço:

O quê: Terreira da Mestra Dorinha recebe a contação de história O mundo do “Era uma vez”
Quando: 11 de novembro (sábado)
Horário: 16h
Local: Terreiro da Mestra Dorinha, Rua Bom Jesus do Horto, nº 173, Juazeiro do Norte, CE.
Gratuito e aberto ao público

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

10 de novembro

1549 – É convocado o conclave que escolheu o Papa Júlio III.
1854 – Morre o poeta simbolista francês Arthur Rimbaud, em Marselha, França.
1937 – É instaurado o Estado Novo no Brasil, por Getúlio Vargas (foto), depois do outorgamento da Constituição brasileira de 1937, a "Polaca".

Nasceram neste dia…
1683 – Jorge II da Grã-Bretanha (m. 1760).
1759 – Friedrich Schiller, poeta, filósofo e historiador alemão (m. 1805).
1919 – Mikhail Kalashnikov, armeiro russo.

Morreram neste dia…
1938 – Kemal Atatürk, o "pai" da Turquia moderna (n. 1881).
1982 – Leonid Brejnev, ex-presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (n. 1906).
1990 – Mário Schenberg, físico, crítico de arte, político e escritor brasileiro (n. 1914).

Fonte: Wikipédia

Ministro do TSE condena Bolsonaro à inelegibilidade pela terceira vez

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pela terceira vez. A decisão foi publicada ontem (6). O caso diz respeito ao abuso de poder durante as comemorações do 7 de setembro de 2022.

Cada condenação corresponde a oito anos sem poder se candidatar. Contudo, o prazo não se acumula, ou seja, deve ser contado apenas uma vez, a partir da data do segundo turno das Eleições Gerais de 2022. Dessa maneira O ex-presidente continua impedido de participar das eleições até 2030.

Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022, também foi condenado à mesma pena, pela segunda vez.

A poucos dias de terminar seu mandato como corregedor-geral Eleitoral no TSE, Benedito Gonçalves aplicou o entendimento do plenário em análise anterior envolvendo os mesmos fatos. Ele afirmou que, após o julgamento, ficaram “comprovadas” as condutas abusivas de ambos nas comemorações do Bicentenário da Independência.

O ministro determinou “a comunicação imediata desta decisão à Secretaria da Corregedoria-Geral Eleitoral para que promova a devida anotação no histórico de Jair Messias Bolsonaro e de Walter Souza Braga Netto, no Cadastro Eleitoral, da hipótese de restrição à sua capacidade eleitoral passiva, também em função desta Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije)”.

Protocolada pela coligação Brasil da Esperança, que apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, essa ação de investigação judicial eleitoral (Aije) tramita em separado e envolve também outras 15 pessoas. Em relação aos outros investigados, Gonçalves autorizou uma série de medidas para dar andamento ao processo.

O ministro, entretanto, decidiu antecipar a condenação de Bolsonaro e Braga Netto afirmando terem ficado “comprovadas” as condutas abusivas de ambos nas comemorações do Bicentenário da Independência”.

Entenda
No mês passado, o plenário do TSE conclui por maioria de 5 a 2 ter havido uso eleitoreiro do aparato estatal por Bolsonaro e Braga Netto durante as comemorações do 7 de setembro.

Na ocasião, Gonçalves citou, entre as acusações, a realização de uma entrevista de Bolsonaro à TV Brasil, usando a faixa presidencial, antes do início do desfile em Brasília, bem como a autorização do governo para que tratores de agricultores apoiadores do ex-presidente participassem do desfile militar.

O ministro também citou a participação do empresário Luciano Hang, conhecido apoiador de Bolsonaro, no palanque oficial e a autorização para entrada de um trio elétrico na Esplanada dos Ministérios para realização do comício do então presidente após o desfile.

No Rio de Janeiro, segundo o relator, as irregularidades ocorreram com o deslocamento de Bolsonaro, no avião presidencial, para participar de outro comício, paralelo ao evento cívico-militar, e pela transferência inédita do desfile militar do centro da cidade para a orla da praia de Copacabana, local que se caracterizou pela presença de apoiadores de Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

Também votaram pelas condenações os ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Os ministros Raul Araújo e Nunes Marques votaram pela rejeição das acusações.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Idoso morre após ficar preso em empilhadeira durante acidente de trabalho em Juazeiro do Norte

Um idoso de 70 anos, motorista de uma distribuidora de aço localizada em Juazeiro do Norte, sofreu um acidente de trabalho nesta terça-feira (7).

Ele teria perdido o controle de uma empilhadeira que operava, ficou preso às ferragens do veículo, teve politraumatismo, e morreu.

Testemunhas afirmaram em entrevista à TV Verdes Mares que José Maria Pereira operava o veículo próximo aos galpões da distribuidora quando tudo aconteceu.

Ainda não se sabe o que teria feito ele perder o controle. O Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionados, mas o idoso não resistiu aos ferimentos.

A empresa lamentou, nas redes sociais, a morte do trabalhador: 'Recebemos a triste notícia do falecimento de José Maria Pereira, nosso colaborador, parceiro e amigo de longa data', disse a Juaço Atacadista.

O homem trabalhava há cerca de 20 anos na distribuidora. A reportagem solicitou nota para a polícia e para o Samu sobre o caso e aguarda resposta.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Reaplicação do Enem deve ser pedida de 13 a 17 de novembro; veja como e quem pode solicitar

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) que tiveram problemas logísticos ou estavam acometidos de doenças infectocontagiosas, e não puderam participar do certame, poderão solicitar de 13 a 17 de novembro, via Página do Participante, uma nova oportunidade para fazer as provas. A reaplicação do exame será nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Ministério da Educação informa que “o mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição”.

Entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas para candidatos prejudicados estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local de prova (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante; e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Doenças
As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

Já nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar um documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após envio.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

UFCA publica edital para Mestrado Profissional em Saúde da Família

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou edital para ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde). Com vagas oferecidas em várias instituições, de todo o Brasil, o ProfSaúde está ofertando 10 vagas no campus Barbalha.

O curso é gratuito, oferecido de forma híbrida, com duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses. A carga horária é de 975 horas, compreendendo nove encontros síncronos e atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As inscrições para o mestrado deverão ser realizadas entre os dias 18 de dezembro de 2023 e 19 de fevereiro de 2024, pela plataforma Forms/UFCA. O edital está disponível na página de dedicada ao curso, no Portal da UFCA (menu Processo Seletivo).

Das 10 vagas na UFCA, cinco são exclusivas para médicos atuantes no Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tenham concluído a Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) ou possuam título de Especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). 

Também podem participar da seleção, nas demais vagas, profissionais graduados em áreas diretamente relacionadas à Saúde, como assistentes sociais, educadores físicos (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pessoas formadas no curso de Saúde Coletiva.

ProfSaúde
O ProfSaúde é um programa de pós-graduação em Saúde da Família que visa atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde. 

Entre os documentos necessários para a inscrição está uma proposta preliminar de trabalho, de seis a oito páginas, que será avaliada considerando pertinência, clareza, relevância e impacto para o campo da atuação.

A seleção será feita em três etapas, todas avaliadas com notas de 0 a 10: prova de conhecimentos (com 30 questões de múltipla escolha e uma questão dissertativa), análise do currículo Lattes e avaliação da proposta preliminar do trabalho. Até 40 candidatos (quatro vezes o número de vagas) poderão participar da última etapa, sendo essa uma prova oral (peso 4) baseada na proposta preliminar. 

As matrículas serão realizadas entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2024, e o início das aulas é previsto para o dia 5 de agosto de 2024.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Renegociação de dívida do Fies pode beneficiar mais de 67 mil cearenses inadimplentes

Os 67.969 cearenses inadimplentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão começar a renegociar o saldo nesta terça-feira (7) nas agências do Banco do Brasil e da Caixa.

Outra atualização, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, é que não só estudantes com dívidas poderão aderir à medida. Quem está adimplente e quer condições melhores de pagamento deve ser beneficiado. No Ceará, há 156,2 mil contratos de financiamento do Fies.

"Quem está em dívida com o Fies poderá negociar sob condições facilitadas. Os descontos podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida e a 100% dos juros e multas por atraso'" disse o ministro em suas redes sociais.

O sistema para adesão ao refinanciamento estará disponível no período de 20 de novembro de 2023 a 31 de maio de 2024.
  • Ao todo, o governo estima que 1,24 milhão de universitários ou formados poderão renegociar as dívidas – incluindo cerca de 300 mil beneficiários do Cadastro Único.
  • A dívida a ser renegociada é estimada em R$ 54 bilhões.

O Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferentemente do Prouni, outro programa do governo, o Fies não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

Camilo anunciou o início da renegociação após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

5 sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide

A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, e desempenha um papel fundamental na regulação de diversas funções essenciais do organismo. Ela produz hormônios que controlam o metabolismo, o crescimento, a temperatura corporal e muitas outras funções vitais. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente, isso pode afetar profundamente a saúde e o bem-estar. Neste artigo, discutiremos cinco sinais de que a sua tireoide pode não estar funcionando bem.

1. Fadiga persistente
A fadiga constante e inexplicável é um dos sinais mais comuns de disfunção da tireoide. Quando a tireoide não produz hormônios suficientes (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento, o que pode resultar em uma sensação de cansaço e falta de energia, mesmo após uma boa noite de sono. Pessoas com hipotireoidismo muitas vezes relatam que se sentem esgotadas o tempo todo.

2. Ganho de peso inexplicável
O ganho de peso inexplicável é outro sinal comum de problemas de tireoide, especialmente hipotireoidismo. Os hormônios tireoidianos desempenham um papel fundamental na regulação do metabolismo, e quando a tireoide está subativa, o metabolismo fica mais lento, o que pode levar ao ganho de peso, mesmo com uma dieta saudável e exercícios regulares.

3. Mudanças na pele e cabelo
A saúde da pele e do cabelo é diretamente afetada pela função tireoidiana. O hipotireoidismo pode resultar em pele seca, descamação, coceira e cabelos quebradiços e sem brilho. Por outro lado, o hipertireoidismo, que é o oposto do hipotireoidismo, pode causar pele oleosa e sudorese excessiva.

4. Mudanças no humor e na função cognitiva
A tireoide também desempenha um papel importante na regulação do humor e da função cognitiva. Pessoas com hipotireoidismo frequentemente relatam sintomas como depressão, ansiedade, irritabilidade e dificuldade de concentração. Em contrapartida, o hipertireoidismo pode causar agitação, nervosismo e insônia.

5. Alterações no ciclo menstrual e na fertilidade
Distúrbios da tireoide também podem afetar o ciclo menstrual e a fertilidade em mulheres. O hipotireoidismo pode causar menstruações irregulares e até mesmo a amenorreia (ausência de menstruação). Além disso, pode afetar a capacidade de engravidar. Por outro lado, o hipertireoidismo pode levar a menstruações mais curtas e frequentes.

É importante observar que muitas das manifestações clínicas dos distúrbios da tireoide são inespecíficas, o que torna o diagnóstico desafiador. Portanto, se você suspeitar de problemas na tireoide com base nos sinais mencionados, é fundamental buscar a orientação de um médico. O diagnóstico preciso pode envolver exames de sangue para medir os níveis dos hormônios tireoidianos T3, T4 e do hormônio estimulante da tireoide (TSH).

Uma vez diagnosticada a disfunção tireoidiana, o tratamento pode variar de acordo com a condição. O hipotireoidismo é frequentemente tratado com a reposição hormonal da tireoide, enquanto o hipertireoidismo pode ser gerenciado com medicamentos para reduzir a produção de hormônios tireoidianos ou, em casos mais graves, com cirurgia ou terapia com iodo radioativo.

Glândula importante

A tireoide é uma glândula de extrema importância para o funcionamento adequado do organismo. É essencial estar ciente dos sinais que indicam possíveis problemas na tireoide e procurar assistência médica quando necessário. Diagnosticar e tratar distúrbios da tireoide precocemente pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e evitar complicações a longo prazo.

Por Nicolas Uchoa

Fonte: Revista Cariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Adolescente de 17 anos é morto a tiros por dupla de desconhecidos em Altaneira

Um adolescente de 17 anos, identificado como Francisco Kauã Vieira Dias, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (6), em Altaneira.

Segundo a Polícia Militar, foi apurado junto a testemunhas que os disparos foram feitos por uma dupla armada em uma motocicleta que conseguiu fugir após o crime. O homicídio ocorreu por volta das 19 horas, na residência da vítima no Bairro Populares.

A polícia de Altaneira informou que o jovem assassinado não possuía antecedentes criminais. Diligências foram realizadas pela PM no intuito de identificar e prender os criminosos, mas até a publicação desta matéria, nenhum suspeito ainda não havia sido preso.

*Com informações da Agência Cariri Ceará

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Renegociação de dívidas do Fies pode ter até 99% de desconto; veja regras e como participar

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) começam, nesta terça-feira (7), a renegociar as dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os débitos em atraso poderão ter até 100% de desconto em juros e multas e, no caso de liquidação integral do contrato, o desconto chega a 99% do valor consolidado da dívida. 

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que autoriza as renegociações. Nesta segunda-feira (6), o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a preocupação do presidente é dar celeridade aos procedimentos. 

“São mais de 1 milhão e 240 mil pessoas no Brasil que terão direito e o presidente tem chamado de Desenrola da Educação. Significa R$ 54 bilhões de dívidas desses brasileiros e brasileiras que muitas vezes estão com seu nome comprometido, o nome sujo, né, como se diz, no Serasa, e que terão oportunidade de renegociar suas dívidas. Inclusive, com condições muito favoráveis, podendo chegar até 99% do principal e 100% dos juros e multa, ou seja, a pessoa pode pagar 1% da dívida dependendo da condição que ela esteja”, disse após reunião com Lula, no Palácio do Planalto.  

Também participaram do encontro representantes da Caixa, do BB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que opera o Fies. Segundo Camilo Santana, na última sexta-feira (2), o comitê gestor do Fies esteve reunido e aprovou resolução com as condições para as renegociações. O documento será publicado ainda hoje no Diário Oficial da União. 

A lei criou condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. O ministro da Educação afirmou ainda que, mesmo quem está com as contas em dia com o Fies terá algumas vantagens para pagamento da dívida principal.  

Vantagens 
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o estudante beneficiário que tenha débitos vencidos poderá liquidá-los nos seguintes termos:   

Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023, com desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento), mantidas as demais condições do contrato (ou seja, ficam mantidas as condições de garantia e eventuais taxas de juros do contrato).  

Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no Cadastro Único ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.  

Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior, com desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.  

A lei sancionada pelo presidente Lula também estabeleceu um teto de contribuição ao Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (FG-Fies), de 27,5%, referente aos aportes sobre as obrigações financeiras das universidades que aderem, voluntariamente, ao programa, após o quinto ano de sua adesão.  

Segundo o MEC, a medida visa contornar o quadro de elevada contribuição pelas mantenedoras ao Fundo Garantidor, o que onera as mantenedoras e prejudica sua capacidade de oferta de vagas ao Fies. 

Mudanças no Fies 
Camilo Santana reafirmou ainda que o governo estuda mudanças no programa. Segundo ele, o Fies “se burocratizou demais” e precisa deixar de ser um programa econômico, para ser um programa social. 

“É uma coisa que nós estamos reavaliando para o novo Fies, é saber quem é que não paga porque não quer e quem é que não paga porque não tem dinheiro, não tem condições de pagar. Então fazer essa diferenciação para que a gente possa melhorar o controle do programa, que consideramos importante para dar acesso àqueles que querem fazer uma universidade, um curso superior”, disse hoje. 

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

07 de novembro

1910 - Realiza-se o primeiro voo comercial dos Irmãos Wright.
1917 - Começa a Revolução Bolchevique na Rússia (pelo calendário ocidental).
1944 - Franklin D. Roosevelt vence a eleição para Presidente dos Estados Unidos pela quarta vez.

Nasceram neste dia…
1867 - Marie Curie, química e física francesa de origem polaca (m. 1934).
1903 - Ary Barroso (foto), compositor brasileiro (m. 1964).
1952 - Geraldo Alckmin, político brasileiro.
1964 - Dana Plato, atriz norte-americana (m. 1999).

Morreram neste dia…
1913 - Alfred Russel Wallace, naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico (n. 1823).
1944 - Richard Sorge, espião da União Soviética (n. 1895).
2009 - Anselmo Duarte, ator brasileiro (n. 1920).

Fonte: Wikipédia

AddThis