Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Famílias de crianças autistas protestam contra falta de terapias em Juazeiro do Norte

Mães e pais de crianças com autismo realizaram uma manifestação em frente à sede da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, nesta terça-feira (9), cobrando a retomada das terapias oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo os familiares, os atendimentos estão suspensos há mais de 20 dias e, além disso, os locais credenciados pela prefeitura apresentariam condições precárias.

📹 Denúncias dos familiares
Em vídeos apresentados pelos manifestantes, uma das casas credenciadas teria piscina suja no espaço destinado às terapias. Outro local apontado pelas famílias sequer teria portão, o que, segundo os pais, coloca as crianças em risco de sair para a rua.

Ana Cristina Ferreira, mãe de uma das crianças, desabafou durante o ato: “Mandaram a gente sair daqui. Estamos atrás do direito de nossos filhos. Eu sou a voz e as mãos da minha filha, para que ela possa se estabelecer na sociedade. Gostaria que se colocassem no nosso lugar. Porque ninguém sabe o dia de amanhã”.

A mobilização não é a primeira do grupo. Desde agosto, famílias atípicas da cidade realizam protestos após a suspensão do contrato com uma instituição que prestava atendimento.

Entenda o caso
  • Em agosto, a Prefeitura suspendeu o contrato com o Instituto Heitor Coelho (IHC), alvo de investigação por suspeita de superfaturamento, após recomendação da Controladoria Geral do Município.
  • Em julho, havia sido inaugurado o Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea), que vem recebendo pacientes.
  • Com a suspensão, parte das crianças ficou sem acompanhamento terapêutico regular.

🏛️ Posição da Prefeitura 
Em nota, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) informou que mais de 330 pacientes já foram remanejados para novas clínicas conveniadas e que as famílias estão sendo notificadas para atualização cadastral e encaminhamento.

O município também destacou:
  • Houve um salto de 400 para mais de 3 mil crianças atendidas nos últimos quatro anos.
  • Todas as clínicas conveniadas passaram por inspeções técnicas em junho, consideradas adequadas.
  • Diante das denúncias, novas inspeções serão realizadas para verificar possíveis irregularidades.

Resposta do IHC
O Instituto Heitor Coelho declarou estar à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários e ressaltou que sempre atuou com lisura, responsabilidade e respeito à legislação. A instituição reforçou compromisso com a transparência e com o diálogo aberto.

Por Bruno Rakowsky

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário