Urca será polo do programa de aperfeiçoamento de professores de Matemática

O Departamento de Matemática da URCA será o polo do Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (Prolímpico) na região do Cariri. O programa é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O programa tem o objetivo de difundir a “cultura olímpica” e sua primeira edição ocorrerá entre 21 e 24 de janeiro. O programa oferece treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil, abordando assuntos ligados às olimpíadas de matemática do Ensino Básico.

No mesmo formato do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), o Prolímpico contará com aulas expositivas transmitidas ao vivo, via internet, do IMPA para polos de instituições parceiras em outras partes do país. O conteúdo do curso abrange tópicos selecionados das olimpíadas de matemática do Ensino Básico e será dividido em dois níveis: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II e Médio.

Realizado em tempo integral, das 9h às 16h30, o programa terá aulas expositivas no período da manhã e resolução de exercícios à tarde.

O Departamento de Matemática da Urca (campus Crajubar) é um dos polos associados que está ofertando 50 vagas, sendo 25 para Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano) e 25 para Ensino Fundamental II e Médio. As inscrições podem ser feitas clicando aqui .

Curta nossa página no Facebook

Universidade Federal do Cariri oferta 880 vagas no Sisu

Na próxima semana, a partir de terça-feira, 21 de janeiro, até sexta-feira, dia 24 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema permite que os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorram a uma vaga nas universidades públicas participantes. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma delas. A instituição ofertará 880 vagas disponíveis em 19 cursos nos campi de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo.

Localizada na região do Cariri, sul do Ceará, a 500 km de Fortaleza, a UFCA foi criada em junho de 2013, após o desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, oferece graduação em quatro campi, que ficam em diferentes cidades da região. Juazeiro do Norte concentra a maior parte dos cursos: Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Filosofia (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Jornalismo, Letras/Libras, Matemática Computacional e Música.

Em Barbalha, está o curso de Medicina. No Crato, Agronomia e Medicina Veterinária, que será oferecido pela primeira vez este ano. E em Brejo Santo, a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e a Licenciatura em Pedagogia, também ofertada pela primeira vez este ano.

Licenciaturas
A UFCA também oferece as licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química, no campus Brejo Santo. Para cursar uma dessas graduações, é necessário, obrigatoriamente, ingressar via Sisu na Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. A partir do quarto período de curso, por meio de disciplinas optativas, o estudante da Licenciatura Interdisciplinar (LI) é direcionado para a área que deseja continuar cursando (Matemática, Física, Biologia ou Química). Quando conclui a LI, o discente pode concorrer a uma das vagas oferecidas anualmente para ingresso em uma dessas graduações.

Cotas
Do total de vagas oferecidas pela UFCA, 50%, ou seja, 440 vagas serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme determinado pela Lei nº 12.711/2012. Essas vagas são subdivididas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas cotas também estão as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Auxílios
Na UFCA, além da oferta de vagas para os cursos de graduação, são desenvolvidas ações diversas para dar apoio à permanência dos estudantes na educação superior. Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), órgão responsável por essas atividades, a universidade fornece auxílios financeiros, refeitório universitário com refeições balanceadas (almoço e jantar) e de baixo custo, além de acompanhamento profissional de psicólogos e assistentes sociais.

Atualmente, os estudantes podem solicitar os seguintes auxílios financeiros: Auxílio Moradia (para complementar as despesas com moradia), Auxílio Emergencial (para aqueles que têm vulnerabilidade socioeconômica comprovada e não foram alcançados por nenhuma das outras ações de apoio financeiro disponível na UFCA); Auxílio Alimentação (para atender aos discentes dos campi onde ainda não há refeitório universitário e que apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica); Auxílio Transporte (para subsidiar a locomoção diária dos discentes para a universidade); Auxílio Creche (para os estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que são mães e pais).

Há ainda o Auxílio Financeiro a Eventos (para os estudantes que necessitem de apoio financeiro para participar de eventos extracurriculares de caráter acadêmico, esportivo, cultural ou sociopolítico); o Auxílio Óculos (para assegurar subsídios na complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas) e o Auxílio Inclusão Digital (para atender aos estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que precisam ter acesso a equipamento que promova a inclusão digital).

Sisu
O Sisu é o sistema informatizado do MEC, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Podem se inscrever no Sisu 2020 os candidatos que fizeram o Enem de 2019 e tenham obtido na redação nota que não seja zero.

A inscrição no Sisu deve ser feita com o número de inscrição e a senha do Enem de 2019. Tudo é feito exclusivamente pela internet, na página do Sisu, sem a cobrança de taxas. Ao finalizar a inscrição, o candidato deve imprimir o comprovante.

Notas de corte
Os interessados em se candidatar para a UFCA podem verificar a nota de corte (por curso) dos anos anteriores na página dos Processos Seletivos Anteriores

Curta nossa página no Facebook

Aplicativo Meu IPVA está disponível para download gratuito; saiba como acessar

Está disponível para smartphones e tablets o aplicativo Meu IPVA, que permite consultar valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020 e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamento. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente nas lojas Play Store (sistema operacional Android) e App Store (sistema IOS).

Segundo a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, o Meu IPVA facilita o acesso às informações sobre o imposto. “Tudo na palma da mão, de forma rápida, sem burocracia. Pelo aplicativo, você pode consultar a situação do veículo, as datas de vencimento, emitir o boleto para pagamento, gerar a certidão de quitação. É um aplicativo simples, que dialoga muito bem com os nossos contribuintes”, disse, acrescentando que a ferramenta é pioneira nas regiões Norte e Nordeste.

Mais sobre o IPVA 2020
Os contribuintes que pagarem o IPVA em cota única até o dia 31 de janeiro de 2020 terão 5% de desconto. Depois desse prazo, o pagamento – sem abatimento especial – poderá ser feito em cinco parcelas, com vencimentos nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 13 de abril, 11 de maio e 10 de junho. O valor mínimo para parcelamento é de R$ 100,00.

Neste ano, os donos de veículos pagarão menos pelo IPVA. A base de cálculo do imposto registrou queda média de 4,29% em comparação a 2019. Cerca de 2 milhões e 290 mil serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,084 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Para calcular o IPVA 2020, a Sefaz-CE levou em consideração o levantamento divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos, e consultou os dados do Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, e veículos com mais de 15 anos de fabricação.

A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Bradesco, Santander, Itaú e casas lotéricas. Há também a opção de pagar com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

O tutorial a seguir mostra o passo a passo de como usar a nova aplicação: acesse aqui

Curta nossa página no Facebook

Pai de prefeito de Granjeiro usa tornozeleira por suspeita de participação na morte de 'João do Povo'

Assassinato do prefeito João Gregório Neto aconteceu
no dia 24 de dezembro (Foto: Arquivo)
Vicente Félix de Souza, de 60 anos, pai do atual prefeito de Granjeiro, começou a ser monitorado por tornozeileira eletrônica, nesta última terça-feira (14), após medida judicial. Vicente é suspeito no caso do assassinato do ex-prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto, de 54 anos, que foi morto a tiros enquanto caminha próximo à parede do Açude do Junco, no dia 24 de dezembro do ano passado.

Foi solicitada a prisão do suspeito pela Polícia Civil, porém foi negada pela Justiça Estadual. A determinação para o uso da tornozeleira eletrônica foi feita na última sexta-feira (10) e Vicente Félix compareceu à central reguladora em Juazeiro do Norte na terça-feira (14). "Ele não estava utilizando (o equipamento) porque, de fato, a intimação só foi efetivada na sexta-feira e os prazos processuais só iniciam cumprimento no dia posterior, no caso dia útil", esclareceu o advogado de defesa, Luciano Daniel.

Para o advogado, a inocência de Vicente será comprovada nas investigações. “Sabemos que (o cliente) é plenamente inocente até porque está colaborando com a Justiça, razão pela qual estamos aqui cumprindo a medida judicial”, finalizou.

O filho de Vicente, o atual prefeito de Granjeiro, Ticiano Tomé (antes, vice-prefeito), também é suspeito de envolvimento no assassinado do antecessor, João Gregório.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Spaece 2019: Ensino médio público do Ceará tem melhores índices em português e matemática desde 2012

Estudantes do ensino médio público do Ceará obtiveram resultados recordes em língua portuguesa e matemática, em 2019. Resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Governo do Estado, mostram que os alunos atingiram os melhores índices em ambas as disciplinas, desde 2012.

O maior crescimento foi em língua portuguesa: pela primeira vez entre 2012 e 2019, os estudantes cearenses alcançaram nível intermediário de proficiência, com 278,2 pontos registrados no ano passado. Em 2018, o nível era crítico, com total de 271,6 pontos. Na escala do Spaece para português, resultados até 225 são considerados de nível muito crítico; de 225 a 275, crítico; de 275 até 325, intermediário; e acima de 325, adequado.

O desempenho da maior parte dos estudantes da rede estadual no ensino médio foi intermediário (39,6%); mais 31,5% ficaram em nível crítico; 15,5%, adequado; e 13,5%, muito crítico. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), 97,1% dos alunos matriculados participaram da avaliação. A única localidade com 100% de participação foi o município de Horizonte.

Melhorias
As dificuldades dos estudantes em matemática seguiram tendência histórica e se evidenciaram novamente: apesar de terem atingido o melhor índice em oito anos, a proficiência deles na disciplina ainda é crítica, com 274,3 pontos em 2019. O valor foi ligeiramente superior a 2018, quando os concludentes do ensino básico obtiveram 272,5 pontos na prova.

Mais de 70% dos matriculados que realizaram o Spaece 2019 estão nos níveis muito crítico (41%) ou crítico (31,5%), e apenas cerca de 27% deles se dividem entre os níveis intermediário (15,5%) e adequado (11,6%) de proficiência.

Na escala do Spaece para matemática, resultados até 250 são considerados de nível muito crítico; de 250 a 300, crítico; de 300 até 350, intermediário; e acima de 350, adequado.

O governador do Ceará, Camilo Santana, destacou o foco em avaliação diagnóstica, qualificação dos professores e investimento em material estruturado como o principal tripé para avanço nos resultados. Além deles, a ampliação do ensino em tempo integral e a atenção às competências socioemocionais dos estudantes são listadas como estratégias para os bons índices.

“Estudos já mostram que as escolas de tempo integral têm melhor desempenho que as regulares. Neste ano, serão mais 25 escolas destas no Ceará. A cada três instituições de ensino médio, uma já é de tempo integral”, declarou o chefe do Executivo estadual.

Apesar de comemorar os bons resultados, Camilo reconheceu que os índices dos estudantes da rede pública cearense ainda não são satisfatórios, principalmente em matemática, “que é o grande desafio”. “O que nós queremos é chegar ao nível adequado, é um desafio constante. Mas é importante ter transparência, mostrar que há uma evolução contínua, e parabenizar estudantes e professores.”

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Indústria do Ceará se destaca e cresce 3,4% em novembro de 2019, a segunda maior alta do País

A produção industrial do Ceará apresentou em novembro de 2019 variação positiva de 3,4% em relação ao mês anterior. Foi o segundo maior crescimento do País, atrás apenas do Rio de Janeiro que atingiu 3,7%. Na comparação com o mesmo período de 2018, a indústria no Ceará mostrou crescimento de 3% em novembro de 2019. O destaque foi para o crescimento da fabricação de produtos químicos (38,6%) e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (35,4%).

Os números são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano para o período janeiro a novembro de 2019, a indústria cearense apresentou crescimento de 1,4%. A maior influência positiva foi da fabricação de produtos de metal (117%).

No Brasil, a produção industrial recuou em 11 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, na passagem de outubro para novembro de 2019. As maiores quedas foram no Paraná (-8,0%), Espírito Santo (-4,9%), e em Pernambuco (-4,1%), interrompendo três meses consecutivos de crescimento na produção, período em que acumulou expansão de 4,4%. Seguindo a sequencia estão Bahia (-3,5%), Minas Gerais (-3,4%), São Paulo (-2,6%), Goiás (-2,1%), Pará (-1,8%) e Rio Grande do Sul (-1,5%), que também alcançaram recuos mais intensos do que a média nacional (-1,2%).

Setor de turismo também cresceu
O índice de atividades turísticas no Ceará apontou crescimento de 2,6% em relação a outubro. O Estado do Ceará apresentou o principal resultado positivo do Brasil. Oito Estados tiveram queda no setor, com destaque para os recuos vindos de Rio de Janeiro (-4,0%), São Paulo (-1,1%) e Pernambuco (-7,0%).

Na comparação com novembro de 2018, o índice de volume de atividades turísticas no apresentou expansão de 3,5%. No indicador acumulado de janeiro a novembro de 2019, o agregado especial de atividades turísticas mostrou crescimento de 5,4% frente a igual período do ano passado.

Curta nossa página no Facebook

Alunos do Centec desenvolvem maionese vegana à base de coco

Foi o desafio lançado por uma professora do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri que levou os alunos Davidson Ferrer, Luan Figueiredo e Kelvia Leal a desenvolver uma maionese vegana à base de coco verde. Segundo Davidson, o processo de fabricação é o mesmo do produto tradicional, mas com a utilização do sal negro – um ingrediente indiano feito com uma combinação de ervas – em substituição ao ovo.

“Sabemos que há o risco de contaminação por salmonela com o ovo cru, por isso, fizemos um teste com o sal negro, encontrado em casas de produtos naturais e deu super certo. Ele é utilizado numa quantidade mínima e exala um cheiro forte no início, pela liberação de enxofre, mas na medida em que a homogeneização vai ocorrendo, ele perde esse cheiro e dá a textura necessária”, explica Davidson, que segue agora para o 5º semestre na faculdade. A inovação também leva suco de limão e azeite.

O resultado é um produto com baixo teor de gordura, sem ovo, sem glúten, sem lactose e 100% vegano. E os alunos garantem que o sabor é surpreendente. “A professora ficou muito animada com o resultado que apresentamos na sala e nos estimulou a seguir com esse projeto. Vamos continuar o desenvolvimento da maionese neste semestre e fazer as análises fisico-químicas, microbiológicas e o valor nutricional. Esperamos apresentar um produto mais maduro na Expocrato e na Feira do Conhecimento deste ano e fazer com que ele chegue ao mercado e até as pessoas”, torce Davidson.

A maionese vegana foi um projeto desenvolvimento durante a disciplina de Análise Sensorial, e, segundo os alunos, também foram utilizados conhecimentos das aulas de higienização, óleos e gorduras. O produto foi criado e testado no Laboratório de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal da Fatec Cariri, sob a orientação da professora Natasha Monteiro.

Curta nossa página no Facebook

Comer batata frita dobra risco de morte precoce, diz estudo

Já faz tempo que o consumo de batata frita é visto como prejudicial à saúde. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition traz agora evidências de que comer o petisco duas ou mais vezes por semana pode dobrar o risco de morte precoce. Entram no grupo todos os tipos de batata frita, como salgadinhos chips e as batatinhas que acompanham os sanduíches nas lanchonetes.

Pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, observaram durante oito anos o consumo de batata por 4.400 pessoas com idade entre 45 e 79. Os participantes foram divididos em diferentes grupos: os que comiam batata frita, os que comiam batata preparada de outras formas (como cozida) e os que não comiam batata. Ao fim das observações, 236 mortes foram registradas, a maioria entre os que comiam batata frita.

O resultado sugere que o consumo elevado de batata frita está de alguma forma associado ao risco de morte precoce. Segundo o estudo, isso deve-se ao fato de o tubérculo frito em óleo possuir nível elevado de gordura trans, que pode provocar doenças cardíacas.

"Acreditamos que o óleo de cozinha, rico em gorduras trans, é um fator importante para explicar a mortalidade daqueles que comem mais batata frita", diz Nicola Veronese, que liderou o estudo. Para ele, a gordura trans eleva o LDL (colesterol ruim) no sangue.

Contudo, o resultado do estudo não permite determinar se o consumo de batata frita foi a causa das mortes verificadas. Os pesquisadores admitem que outros fatores podem explicar os danos à saúde, como obesidade, sedentarismo e consumo elevado de sal - que normalmente tempera a batata frita. O alimento também pode ser apenas um indicativo de uma dieta pouco saudável.

Batata cozida possui nutrientes e não faz mal
A análise das dietas permitiu observar que o consumo de batatas em geral não eleva o risco de morte. Não foi observada nenhuma associação negativa entre o consumo elevado de batata cozida ou purê de batata e a saúde dos participantes.

Ao contrário do que ocorre com a batata frita, as batatas preparadas sem frituras podem ser consideradas um alimento relativamente saudável. "Elas contêm boa quantidade de fibras, vitaminas e micronutrientes", dizem os autores do estudo. A presença de nutrientes equilibraria a elevada quantidade de carboidratos do tubérculo, que faz dele um alimento calórico.

Batata frita a altas temperaturas tem substância que pode causar câncer
Uma explicação para a possível associação entre o elevado consumo de batata frita e o risco maior de morte pode estar em uma substância que surge durante o processo de fritura: a acrilamida. Em entrevista à TV americana CNN, a nutricionista Stephanie Schiff, que não participou do estudo, diz que essa substância é "um produto químico produzido quando alimentos feculentos como batatas são fritas ou assadas a altas temperaturas".

Em níveis elevados, a acrilamida é considerada tóxica e cancerígena para seres humanos e outros animais. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a formação de níveis significativos da substância ocorre quando a batata é preparada a temperaturas acima de 120°C. A acrilamida também aparece em alta concentração quando a batata frita. Armazenar a batata, após ela ter sido frita, em temperatura abaixo de 10ºC também promovem o surgimento da acrilamida, diz a Anvisa.

Segundo o órgão, não existem evidências suficientes sobre a quantidade de acrilamida presente nos diferentes tipos de alimentos para recomendar que se evite um tipo de em particular. Para evitar a formação de acrilamida, a Anvisa diz que "alimentos não devem ser excessivamente cozidos, por longo tempo, a temperaturas superiores a 120° C".  O órgão também diz que é conveniente "armazenar as batatas em temperaturas acima de 10°C" - ou seja, fora da geladeira. Para a Anvisa, os alimentos "não devem ser fritos ou assadas até ficarem escurecidos".

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Chove em todas as regiões do CE; Funceme registra chuvas em mais de 100 municípios

As chuvas atingiram pelo menos 102 municípios cearenses entre terça-feira (14) e esta quarta-feira (15), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta quarta. Todas as regiões do Estado receberam precipitações.

No Litoral Norte, 17 cidades tiveram chuvas. Granja foi o município com mais precipitações em todo o Estado, com 99 milímetros. Outra região que recebeu precipitações foi a Região do Cariri, com 15 cidades contempladas. O maior registro da região ocorreu em Barro, com 52,2 milímetros. Já no Sertão Central e Inhamuns, 18 municípios receberam chuvas. Em Catarina choveu 28 milímetros.

Outras regiões também receberam precipitações tais como Maciço de Baturité e Ibiapaba. Em Fortaleza, choveu 25 milímetros, no Posto Pluviométrico do bairro Água Fria.

Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados ao longo do dia.

A Funceme explica que as atuais condições estão sendo indicadas a partir da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve influenciar as condições de tempo em algumas áreas do Estado. A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Aporte dos açudes
Ainda de acordo com a Funceme, foram registrados aportes em 20 açudes, destacando-se os açudes Angicos, General Sampaio, Jaburu I, Pentecoste e Taquara. Apesar deste último aporte, o Ceará tem 33 açudes com volume morto e outros 12 considerados secos. Nenhum açude sangrou em 2020. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,63% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,04% do volume máximo.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana dará posse a 70 novos agentes penitenciários em fevereiro

A partir do próximo mês de fevereiro o sistema prisional do Ceará passará a contar com mais 70 agentes penitenciários. A informação foi repassada nesta terça-feira (14) pelo governador Camilo Santana em bate-papo com a população, via redes sociais, sobre as ações do Governo do Ceará.

“Já autorizei o secretário (Mauro Albuquerque, da Administração Penitenciária) e ele decidiu que vai contratar de acordo com a abertura das unidades prisionais. Agora em fevereiro será chamada a turma para fazer o treinamento e também já assumir, pois é a previsão que vai ser inaugurada uma nova unidade aqui no Ceará”, disse.

Os novos servidores foram aprovados no concurso público realizado em 2017. Dos 2.000 candidatos que foram convocados para o curso de formação 1.695 atenderam ao chamamento e cumpriram os requisitos obrigatórios ao longo das etapas de avaliação física, de saúde e psicológica.

Curta nossa página no Facebook

"Mais Saúde": Vereador Dorivan Amaro denuncia desperdício de dinheiro público em Barbalha

Após receber denúncia, o vereador de Barbalha e líder da oposição Dorivan Amaro (PT), se deslocou na manhã desta terça-feira (14), até a sede da secretaria de Saúde do município e constatou in loco a veracidade das informações. 

Filmagem feita pelo edil mostra milhares de cartões do programa “Mais Saúde” que iriam ser destruídos, tendo em vista que o programa foi desativado pela gestão do prefeito Argemiro Sampaio (PSDB). Milhares de reais foram desperdiçados com o fim do programa que iria beneficiar a população carente da cidade que hoje sofre com a falta de medicamentos, atraso na marcação e entrega de exames e falta de médicos do programa Saúde da Família.

Assista os vídeos:




Curta nossa página no Facebook

AddThis