Seduc iniciará monitoramento das escolas para definir data de retorno às atividades presenciais

De acordo com o decreto governamental Nº 33.742, de 20 de setembro de 2020, fica autorizada uma nova fase de transição para a retomada da educação apenas para os 44 municípios da Região de Saúde de Fortaleza, a partir de 1º de outubro. Na rede pública estadual, poderão retornar ao presencial as turmas da 3ª série do Ensino Médio e educação profissional, com 35% de capacidade. A Secretaria da Educação (Seduc) fará visitas de monitoramento, na próxima semana, às escolas que estão aptas às atividades presenciais, para definir a possível data de retorno.

Na última quarta-feira (23), houve uma reunião da Seduc com a direção do Sindicato Apeoc e representações de entidades estudantis e de professores para debater o retorno às atividades presenciais das escolas estaduais. Durante a reunião, ficou deliberada a formação de um comitê com as entidades representativas de professores e estudantes para realizar, em conjunto com a Seduc, essas visitas de monitoramento às escolas que estão aptas ao retorno presencial. Haverá ainda a realização de consulta pública com estudantes para avaliar o interesse pelo retorno.

Retornarão às atividades presenciais as escolas que se encaixem nos seguintes critérios: apresentem infraestrutura adequada, possuam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para alunos e funcionários e estejam aptas quanto ao cumprimento das normas de segurança sanitária estabelecidas no Procolo 18 – Atividades Educacionais divulgado pelo Governo do Ceará e todos os profissionais tenham feito o exame para Covid-19.

O planejamento para a reabertura das unidades de ensino seguirá as diretrizes pedagógicas da Seduc e ações que deverão respeitar os distanciamentos, os limites de ocupação, além de todas as demais medidas previstas no protocolo geral e no protocolo setorial nº 18, constantes do decreto governamental e em consonância com a segurança sanitária do Governo do Ceará.

Curta nossa página no Facebook
 

Juazeiro do Norte ultrapassa marca dos 15 mil casos da Covid-19; tendência agora é de queda

O município de Juazeiro do Norte ultrapassou a marca de 15 mil casos confirmados da Covid-19, mais especificamente 15.133, o segundo maior número do Estado, atrás apenas da capital Fortaleza (48.788). Apesar do grande número, a média diária de novos infectados nos últimos sete dias é de 25,14, enquanto em julho chegou a 435/dia, no intervalo entre os dias 05 e 11 daquele mês, que foi o de maior incidência desde o início da pandemia.  

17 a 24 de setembro 
Casos confirmados total: 15.133 
Acréscimo de casos neste intervalo: 176 
Média diária de casos: 25,14 
Óbitos total: 286 
Acréscimo de óbitos neste intervalo: 9 
Média diária de óbitos: 1,28 
 
10 a 17 de setembro 
Casos confirmados total: 14.957
Acréscimo de casos neste intervalo: 173 
Média diária de casos: 24,71 
Óbitos total: 277 
Acréscimo de óbitos neste intervalo: 4 
Média diária de óbitos: 0,57 
 
3 a 10 de setembro 
Casos confirmados total: 14.784 
Acréscimo de casos neste intervalo: 172 
Média diária de casos: 24,57 
Óbitos total: 273 
Acréscimo de óbitos neste intervalo: 3 
Média diária de óbitos: 0,42 
 
27 de agosto e 3 de setembro 
Casos confirmados total: 14.612 
Acréscimo de casos neste intervalo: 523 
Média diária de casos: 24,57 
Óbitos total: 267 
Acréscimo de óbitos neste intervalo: 7 
Média diária de óbitos: 1

A diretora Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte, Evanusia de Lima, aponta que estes números ainda não demonstram uma estabilidade.

“Precisamos continuar esta análise por mais uma semana para ter certeza desta estabilização”, ressalta.  

Por outro lado, se olhar isoladamente o número de óbitos, as mortes apresentam um crescimento na última semana. No entanto, Evanusia explica que isso se dá pela forma que acontece o registro dos dados.

“Os boletins são divulgados na medida que os óbitos são confirmados. Eu posso confirmar hoje, mas aconteceu há dois, três dias. Depende do resultado do exame. Quando se faz a média móvel, faz o cálculo em cima da data dos óbitos e, neste intervalo, temos uma média de um por dia, que é o que vinha acontecendo”, pontua.  

O registro também aponta variações de informações, pois, tem óbitos de Juazeiro do Norte confirmados em outros municípios ou, até mesmo, pessoas de outras cidades que morreram na terra do Padre Cícero e sua residência é apontada ali. “Às vezes acontece correções de óbitos. Isso depende de cada cidade. Algumas, como Barbalha, o processo é mais rápido”, explica Evanusia.

A diretora rechaça que há um “controle” da doença, hoje, no Município. “Não tem como fazer um controle de uma doença que ainda não tem uma medida preventiva eficaz como uma vacina, mas a gente trabalha de uma forma mais tranquila. A tendência é de queda e isso vai favorecer o avanço de fases (no plano de retomada econômica)”.  

“As pessoas tem que lembrar que a queda não significa o fim da pandemia. Enquanto tiver um caso, a Vigilância precisa ser ativa para que novos casos venham a acontecer a gente volte a ter um grande número, já que não tem informações científicas precisas para saber a imunidade que o paciente tem realmente após contrair o vírus”, completa Evanusia.  

Até agora, 41.837 pessoas foram testadas em Juazeiro do Norte, que representa 15,26% de sua população. Dos 15.133 casos confirmados, 14.148 já estão recuperados, 685 estão em isolamento domiciliar e 14 pessoas estão hospitalizadas. 

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Governo do Estado libera operação de parques infantis em shoppings, circos e ginásios a partir de segunda (28)

partir da próxima segunda-feira, quadras e ginásios cobertos; apresentações de circo; eventos automobilísticos; atividades de veleiros; e parques infantis em shoppings centers estarão liberados a operar mediante autorização sanitária. 

A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana em uma postagem nas redes sociais nesta sexta-feira (26).

Contudo, o governador afirmou que o Estado irá intensificar a fiscalização em estabelecimentos comerciais. O objetivo é garantir que as empresas mantenham o rigor no seguimento das recomendações de saúde durante o plano de retomada para a pandemia do novo coronavírus. 

"Vamos intensificar a fiscalização dos estabelecimentos comerciais que estiverem descumprindo as normas sanitárias que constam no decreto. Alerto que estabelecimentos  reincidentes serão fechados pelas equipes de fiscalização", disse Camilo.

Camilo ainda confirmou que todas as macrorregiões do Ceará (Fortaleza, Cariri, Sobral, Sertão Central, Litoral Leste/Vale do Jaguaribe) seguirão na quarta fase do plano de retomada. 

"Os relatórios elaborados por nossas equipes de saúde apontam queda contínua de casos e óbitos no Ceará, mas não podemos relaxar, para que não haja aumento dos indicadores. O alerta continua", completou Camilo.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

AddThis