10 Técnicas de estudo de acordo com sua real eficiência, segundo a ciência

A Associação da Ciência Psicológica dos Estados Unidos (APS), levantou as 10 técnicas de estudo mais comuns em uma pesquisa inédita, concluindo quais eram mais, ou menos eficazes. E como a gente é muito amigo, fizemos um resuminho pra você, tudo organizado em ordem decrescente de eficiência. Se liga!

10. Grifar
A técnica mais usada de todos os tempos, talvez pela sua facilidade, já que é só passar o marca texto e pronto, o conteúdo já foi “todo arquivado na cabeça”.

Porém, foi a técnica que apresentou menor eficácia na assimilação de conteúdo, pois como não requer quase nenhum esforço, o cérebro não reconhece a importância da atividade e não grava nada só porque tá colorido.

9. Releitura
Para essa técnica surtir efeito é necessário que a releitura seja feita imediatamente após a primeira leitura do conteúdo, caso contrario, em nada vai ajudar no seu desempenho.

8. Mnemônica
Essa técnica é bastante utilizada nas matérias de química, física e matemática. Consiste em fazer aquelas musiquinhas ou frases de efeitos para decorar o conteúdo.

O problema dessa técnica é que o assunto deve ser revisado antes da prova, pois ela depende exclusivamente da memória a curto prazo. Agora imagina você que fez mil músicas com o conteúdo e mistura todas, sem saber onde fica cada verso da canção.

7. Associação por imagens
Fazer tabelas, mapas, infográficos mentais nem sempre são eficientes. De acordo com o estudo, esse engessamento do conteúdo corta a criatividade dos alunos, o que pode fazer falta durante a prova, pois em muitas situações terá que analisar casos hipotéticos.

6. Resumos
Produzir resumos é uma das atividades preferidas dos estudantes e do SOS Solteiros, mas o estudo afirmou que essa técnica é pouco eficaz para melhorar o entendimento da matéria estudada. Porém, a técnica se mostrou com bom desempenho nas provas discursivas, mas para os alunos que fizeram provas objetivas, quase que não se teve proveito.

5. Interrogar-se
Durante provas discursivas às vezes  é muito comum dar aquele famoso branco na mente. Para evitar isto, utilize-se do “por quê?” durante as horas de estudo.

Sempre que se deparar com algum fato que achar importante, interrogue-se, procure saber as causas e os efeitos. Durante essa pesquisa o seu cérebro fará maior esforço para se concentrar e guardar as informações.

4. Auto-explicação
O negócio é ser seu próprio professor. Diante de um espelho você pode ler em voz alta e explicar os assuntos para você mesmo, importante lembrar de usar a entonação para indicar os assuntos mais relevantes. É importante também que você use as próprias palavras na hora da explicação.

3. Intercalar matérias
Não adianta tirar o dia pra estudar uma matéria só, o cérebro rapidamente vai se cansar e querer mudar de assunto. Para continuar concentrado o ideal é dividir suas horas de estudos para matérias diferente, se você tem 6 horas por dia, tente transitar por 3 ou 4 matérias.

2. Distribuir a prática
Nada de deixar tudo pra véspera da prova. O estudo comprovou que distribuir o conteúdo durante os dias da semana é muito mais eficaz do que decorar tudo algumas horas antes.

Além disso, a pesquisa enfatizou que você precisa estudar de 10% a 20% do tempo que você precisa para manter o assunto na cabeça. Ou seja, você precisa lembrar de uma matéria por 5 anos, estude ela a cada 6 meses.

1. Praticar testes
Essa técnica consiste em fazer provas, resolver questões, lidar na prática com o que pode ser encarado na hora do vâmo-vê. Familiarizar-se em resolver questões dará mais habilidade na hora da prova.

Vale ressaltar que esse estudo afirmou o grau de eficiência de acordo com o desempenho da maioria das pessoas, mas uma técnica pode ser bastante eficiente pra você e ter sido classificada com baixo grau de utilidade.

- Bons estudos!

Fonte: SOS Solteiros

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Adolescente de 15 anos é morto a tiros quando seguia para casa

Após quase um mês de tranquiilidade, um novo homicídio foi registrado no município de Crato. Por volta das 20 horas desta sexta-feira o adolescente Cícero Henrique Bernardo dos Santos de 15 anos, que era conhecido como “Henrique da Baixada” foi morto a tiros perto de sua casa na Rua Professora Rosa Ferreira Nobre do Conjunto Vitória Nossa no bairro Seminário.

Ele morava na localidade denominada Vila Torta naquele mesmo bairro e estava seguindo para sua residência quando foi surpreendido pelos disparos de revólver calibre 38 efetuados por dois homens que trafegavam em uma moto de cor preta. A polícia foi acionada e os Soldados Barros e Elder do Ronda do Quarteirão estiveram diligenciando na área sem o êxito de localizar a dupla assassina.

Foi o primeiro homicídio deste mês de maio e o 16º do ano em Crato. O último tinha acontecido no dia 30 de abril quando Sérgio Ricardo Dantas de Araújo, de 38 anos, que residia na Rua Engenheiro Francisco de Paula, 168 no mesmo bairro Seminário, foi lesionado com quatro tiros e morreu a caminho do Hospital São Francisco. Ele estava agredindo uma vizinha à pauladas e foi baleado por outro vizinho José Jatanael Alves Pereira, de 25 anos, o "Nael", que fugiu.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Parecer de Reale Júnior descarta impeachment de Dilma

O parecer feito pelo jurista Miguel Reale Júnior sobre a possibilidade de impeachment da presidenta Dilma Rousseff admite que não há indícios suficientes para se entrar com a ação. O documento, que vinha sendo aguardado com ansiedade pela oposição, foi encaminhado no início da noite de quarta-feira, 20, para o gabinete do senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional do PSDB.

“Não é agenda para agora”, afirmou Neves, ao se referir ao impeachment. O senador destacou que vai divulgar o teor do documento aos demais partidos numa reunião que está sendo programada para os próximos dias.

Pouco antes do envio do parecer de Reale Júnior, líderes do PSDB já tinham adiantado, tanto no Senado como na Câmara dos Deputados, que a legenda tinha recuado do pedido de impeachment a partir desse parecer e estaria mais disposta a estudar o ajuizamento de alguma outra ação contra a presidenta.

Conforme informações do próprio senador, o texto de Reale Júnior afirma que os indícios de possíveis responsabilizações da presidenta são "cada vez maiores", mas apresenta outras medidas judiciais que podem vir a ser adotadas contra Dilma, excluindo o impeachment.

De acordo com Aécio Neves, “a oposição agirá unida e não poupará esforços para desgastar o governo petista com críticas a ações que podem culminar com um eventual pedido de impedimento da presidente da República”.

Reação
O Movimento Brasil Livre (MBL) e os Revoltados Online, que chamaram os protestos de março e abril, criticaram duramente o partido pelo posicionamento, acusando-os de "traição". “Aécio Neves está sendo um covarde, cúmplice desse governo federal corrupto e a mando do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, afirmou Marcello Reis, do Revoltados. Já o MBL acusou o partido de ser "uma falsa oposição que continua nos decepcionando todos os dias”.

Fonte: Rede Brasil Atual

Curta nossa página no Facebook



Cinturão Digital ainda é um sonho

A proposta de implantação do Cinturão Digital do Ceará (CDC), uma rede de três mil quilômetros de cabos de fibra óptica para atender a 105 municípios do Estado, com acesso à Internet em alta velocidade, ainda patina. Lançado em novembro de 2011, o projeto, por enquanto, limitou-se a atender os órgãos públicos estaduais. Reduzido número de Prefeituras foi atendido e ainda não há prazo para quando o serviço chega diretamente à população, por meio de provedores.

O esforço do governo do Estado é ampliar o serviço de Internet, por meio de banda larga, para o Interior, ofertando acesso a preço reduzido, em busca da universalização digital com sustentabilidade financeira. Segundo dados da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), apenas 3% da população podem pagar por conexão em alta velocidade.

Etapas
O projeto do CDC prevê três etapas: o atendimento aos órgãos públicos estaduais, às prefeituras e à população. Apenas a primeira etapa foi concluída e, até o momento, 30 prefeituras aderiram ao projeto. O investimento foi de R$ 78 milhões e havia uma previsão de que, em três anos, o governo do Estado teria um retorno completo.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, confirmou que alguns municípios recuaram na adesão ao Cinturão Digital do Ceará. "O custo de implantação da fibra óptica e do projeto é elevado", disse. "Da maneira como foi planejado e ofertado não tem como os municípios participarem e, por isso, essa proposta precisa ser rediscutida".

O presidente da Aprece defende a abertura de entendimento entre os prefeitos e a Etice. "Infelizmente, tem faltado diálogo com os gestores", frisou Expedito Nascimento, que é prefeito do município de Piquet Carneiro. Ele citou, como exemplo, o próprio município. "A implantação do serviço, para a Prefeitura, a partir de uma rede de fibra óptica e, depois, por sinal de rádio, custa mais de R$ 80 mil, além de despesas de manutenção", disse. "Não aderimos por conta do elevado custo. Esses valores precisam ser rediscutidos".

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Empreendedorismo de Tauá, Elvis Gonçalves, critica a gestão do CDC. "Já tivemos oportunidades de mostrar um modelo alternativo, que implantamos no Município, mas ainda não fomos ouvidos", disse. "Na minha opinião, a gestão precisar ser modificada", enfatizou Elvis.

Há dois anos, a Prefeitura de Iguatu também não aderiu ao projeto em razão de elevado custo do serviço oferecido pela Etice. Curiosamente, o CDC foi planejado para oferecer acesso à Internet de forma econômica. "A Prefeitura foi convida a aderir ao edital, mas os custos do serviço são muito elevados, além do que teríamos de contratar técnicos e projeto", exollicou o secretário de Ciência e Tecnologia do município de Iguatu, José Roberto Duarte.

De acordo com Duarte, o custo estimado de investimento seria de R$ 1 milhão, pois o quilômetro de fibra ótica está orçado em R$ 27 mil, para aderir ao Cinturão Digital do Ceará. "Optamos por contratar uma empresa particular, que já avançou com rede de fibra ótica em toda a cidade", anunciou. "Custa a metade do preço oferecido pelo Cinturão Digital".

O Centro de Vocação Tecnológico (CVT) de Iguatu, que é um órgão do Estado e oferece cursos técnicos, ainda não está ligado ao CDC e nem há previsão de quando isso vai ocorrer.

Sem acesso
Na prática, o acesso direto da população ainda não ocorre. Em 48 cidades, órgãos públicos estão ligados ao CDC. A infraestrutura de fibra óptica está disponível em mais de 90 municípios do Ceará. O diretor de Cidadania Eletrônica do CDC, Álvaro Cláudio Maia, informou, por e-mail, que todos os órgãos do Estado já estão utilizando o CDC e que atualmente 30 Prefeituras estão interligadas ao Cinturão Digital. Para a Etice, o projeto atende à população por meio de escolas, hospitais, delegacias e prefeituras que integram a rede do CDC.

A Assessoria de Comunicação da Etice informa que 113 os municípios mais populosos do Ceará já possuem infraestrutura do CDC, dos quais 70% já possuem usuários de última milha ativos. Deste total de municípios alcançados, 30 Prefeituras fazem parte do programa de universalização de banda larga com link de transporte de dados subsidiados pela Etice.

O órgão também esclareceu que é dado subsídio e baixo custo de manutenção para as Prefeituras. O equivalente ao link de transporte de dados dedicados de 1 Mbps vendido normalmente ao preço de mais de três mil reais, é disponibilizado às Prefeituras por meio do CDC ao custo de apenas R$ 20. Isto significa que os custos de manutenção de link do programa representam apenas 0,6% do valor cobrado pelo mercado.

Neste programa, as Prefeituras têm a obrigação de auxiliar na operação do acesso de última milha, com o cumprimento de metas de universalização, em especial, com o oferecimento de pacotes populares de acesso à internet de banda larga diretamente ao cidadão.

O programa é realizado diretamente entre a Etice e o governo municipal interessado, e já oferece acesso à internet por meio do CDC a cidadãos de diversos municípios. A Etice informa que está se planejando para amadurecer e ampliar o programa.

Modelo de Cidade Digital
Desde de 2006, que o município de Tauá, na região dos Inhamuns, vem investindo fortemente em Tecnologia da Informação como alternativa de convivência com o Semiárido, tendo em vista, que a informática não precisa diretamente de recursos hídricos e sim da inteligência cultural dos inseridos na chamada Inclusão Digital.

Em 2009, Tauá tornou-se o primeiro Município Digital do Brasil, criando uma própria proposta de política pública que agrega quatro pilares fundamentais: acessibilidade, a partir de um "cinturão digital" próprio; capacitação para jovens e a terceira idade; e sustentabilidade, ao reaproveitar e reciclar o lixo eletrônico. Lixeiras feitas de carcaças de computador estão no mercado municipal e no centro de negócios. Jovens tornaram-se empreendedores e usam a informática e seus derivados em soluções de negócios que variam desde a venda de salada de frutas pela internet até soluções para o mercado nacional.

(Colaborou Jorge de Moura)

Mais informações
Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice)
Telefone: (85) 3101-6618

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Campanha 18 de maio chega ao fim com grande passeata

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) encerrou as atividades da campanha “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, com uma grande caminhada que percorreu as principais ruas do centro de cidade de Crato nesta sexta-feira, 22.

Participaram da campanha, representantes de toda a rede socioassistencial, como CREAS, CRAS, CRM, SCFV, Centro Pop, Conselho da Mulher Cratense, Restaurante Popular, além de estudantes da rede pública municipal, secretarias de esporte, educação e cultura.

A semana foi toda de atividades voltadas à conscientização sobre a problemática da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Ana Hirlene de Brito Correia Oliveira, o balanço da semana foi muito positivo. “Finalizamos a Semana com os objetivos atingidos. Conseguimos mobilizar a comunidade Cratense no que diz respeito a proteção das crianças e adolescente, bem como a denúncia dos casos de violência sexual”.

Ana Hirlene destacou ainda o número de participantes que superou as expectativas da organização. “Foram mais de 300 participantes nas rodas de conversas, oficinas socioeducativas e palestras. Propiciamos acesso à informação, orientando os participantes sobre os canais de denúncia e os órgãos de proteção. Durante as blitz educativas em posto fiscais, centro do Crato e pontos de paradas de transportes alternativos, tivemos a oportunidade de realizar orientações a população, que se mostrou sensível a causa”, afirmou..

Sobre a passeata que encerrou as atividades da campanha, a coordenadora avaliou também de forma muito satisfatória. “Hoje encerramos com a caminhada no Centro do Crato, com a participação de representantes das secretarias municipais, escolas, ong's, associações, membros de conselhos, e populares. Fizemos o alerta, e nos sentimos gratificados”, finalizou.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Homem é flagrado pela própria mulher fazendo sexo com irmã gêmea dela

Um homem passou por uma situação inusitada e fez questão de escrever sobre ela na rede social Reddit. Ele, a mulher e a cunhada --as duas sendo irmãs gêmeas idênticas-- estavam em um hotel no Estado americano da Califórnia e o casal voltou bastante embriagado para o quarto --deixando a cunhada no bar.

Segundo relata o homem --identificado na rede social como "Not Thesis"--, quando acordou, ele começou a beijar a mulher que estava ao seu lado na cama. Os problemas começaram logo depois. "Acariciei os seios dela e percebi que eram muito firmes. Mesmo bêbado, congelei, pois lembrei que minha cunhada havia feito uma cirurgia plástica nos seios. Percebi que havia acabado de fazer sexo com ela."

Alguns segundos depois, a mulher dele entrou no quarto e flagrou os dois na cama. Ela gritou e saiu correndo. "Not Thesis" finalizou dizendo que ele e a mulher agora estão separados.

Foi sem querer querendo!

Fonte: UOL (Com Express)



Juazeiro do Norte (CE): Voo é cancelado após turbina pegar fogo na decolagem

Um voo que saía de Juazeiro do Norte com destino a São Paulo foi cancelado na manhã deste sábado, 23. Os passageiros já estavam a bordo e a aeronave estava na pista de decolagem quando ouviram um barulho, por volta das 11h30min, vindo de uma das turbinas. O avião já havia percorrido cerca de 200 metros para iniciar a decolagem. Foi avistada muita fumaça no local. O voo 6377, da Avianca, deveria ter decolado às 11h15min. As informações são do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.

Segundo o capitão Noberto Santos, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, o próprio comandante da aeronave acionou um sistema de segurança para debelar o fogo. A tripulação chegou a acionar a escorregadeiras na saída de emergência, mas, como o fogo havia sido controlado, os passageiros desceram pela saída normal, sem problemas.

Um funcionário da Avianca, que pediu para não ser identificado, informou que os passageiros seriam alocados em outros voos, ao longo do dia. E, aqueles que não conseguissem embarcar neste sábado, viajariam neste domingo, às 11h15min. Não foi informado quantos passageiros estavam a bordo.

A aeronave, do modelo AirBus A318, foi rebocada para manutenção. Os bombeiros encontraram marcas de combustível na pista, que foram retiradas para não comprometer o funcionamento do aeroporto.

Pessoas que moram nas proximidades do aeroporto disseram que ficaram preocupados por conta do barulho. Ficaram temerosos de que pudesse ter sido um acidente mais grave. Um grande número de curiosos chegou a ir até o aeroporto. Ana Leide de Almeida, 53, que reside próximo, disse que foi ao aeroporto após ouvir, em casa, a explosão da turbina. (Colaborou Amaury Alencar)

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Vigilância Sanitária alerta para o uso do alvará sanitário

A Vigilância Sanitária do Crato alerta aos comerciantes do Município para que possam funcionar com o devido alvará sanitário.

Segundo o farmacêutico Ricardo Sobreira, da equipe técnica da VS do Crato a lei é bem clara. “Nós temos leis federais, estaduais e municipais que tratam desse assunto e é preciso que os proprietários e estabelecimentos da saúde,  de alimentos e  outros  atentem para a necessidade do alvará”, afirmou.

Segundo Sobreira a vigilância não é apenas um órgão repressor, que trabalha  fiscalizando estabelecimentos comerciais e que, às vezes, precisa tomar medidas enérgicas contra os que não cumprem a legislação.

Ele lembra que a vigilância sanitária também trabalha no sentido de buscar melhorias na saúde e no bem estar da população de forma geral fazendo com que  a legislação se cumpra e esses estabelecimentos ofereçam produtos e serviços com qualidade sanitária possibilitando a melhoria do bem estar e promovendo a saúde da população.

A Vigilância Sanitária vem fazendo atualmente um trabalho de fiscalização em clínicas médicas e odontológicas, funerárias,  salões de beleza, e outros estabelecimentos comerciais, com o intuito de verificar a prestação de serviços à sociedade.

Ele orienta ainda que os proprietários desses estabelecimentos busquem informações sobre as leis em vigor para efetivar bem seus serviços.

A população pode procurar a Vigilância Sanitária  para obter informações sobre os mais variados serviços ofertados à população. O trabalho atual é feito em cumprimento à legislação aprovada pela ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) e tem como orientação principal do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos a efetivação de um trabalho de orientação aos comerciantes e à população.

Para obter o alvará sanitário procurar a sede da VS do Crato, no Centro Administrativo da Prefeitura do Crato, na Rua 7 de Setembro, Bairro São Miguel, no horário de 7h30min às 16horas, ou pelo telefone (88) 3586.8000 ramal 247.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Sangue jovem ajuda a regenerar ossos de idosos, conclui estudo

A capacidade de regeneração celular diminui com a idade, isso já se sabe. Mas isso pode ser revertido no futuro, segundo um estudo publicado na revista científica Nature nesta semana. Pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, descobriram que o sangue jovem pode ajudar a regenerar ossos quebrados dos mais velhos.

A intenção do estudo era descobrir o quanto a idade das células e da circulação afetavam no processo de regeneração dos ossos. Os cientistas "ligaram" a circulação sanguínea de ratos jovens com a de ratos velhos, em uma técnica chamada parabiose, em que os dois ratos ficam vivos, mas "dividindo" a mesma circulação. Percebeu-se que o processo de cura nos ratos mais velhos aconteceu muito mais rápido que o normal e o processo de cura dos ossos nos ratos mais jovens, consequentemente, foi mais devagar, ao ter o sangue mais velho circulando em suas veias.

Segundo a pesquisa, o que dificulta a cicatrização óssea em pessoas mais velhas é o sangue que "envelheceu" e esse atraso não é ligado a uma dificuldade de regeneração das células dos ossos, como se pensava. Ainda há um longo caminho a se entender sobre o papel das proteínas chamadas beta-cateninas na regeneração dos ossos, mas os cientistas acreditam que, no futuro, essa pesquisa possa ajudar no desenvolvimento de remédios contra a osteoporose em idosos.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Após anos de união, namorados descobrem que são irmãos

O que você faria se descobrisse que seu parceiro de anos é, na verdade, seu irmão? Pois foi o que aconteceu com dois homens que se conheceram em um site de relacionamentos. Paul e Lee estavam juntos há anos, eram sexualmente ativos, e resolveram fazer um teste de DNA no Jeremy Kyle Show apenas para esclarecer uma brincadeira de família. Mas de divertido o caso não teve nada. As informações são do Daily Mail.

As "suspeitas" começaram quando a família de Lee percebeu uma semelhança entre Paul e o antigo marido da mãe do rapaz. Após anos de piadas, os dois decidiram resolver o caso de uma vez por todas.

"Isso me deixou enjoado. Me deixou incrivelmente horrorizado, não consigo descrever", disse Lee. Os dois ficaram paralisados por cerca de 20 segundos, ambos com semblante de choque e sem acreditar no que estava acontecendo. "Quando vi Paul pela primeira vez, eu imediatamente percebi que ele me lembrava muito meu ex-marido, Ron", disse a mãe de Lee, Ena. De acordo com o programa, os dois se separaram, mas continuam próximos como o que de fato são: irmãos.

Fonte: Terra

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Terreirada marca os 200 anos dos Irmãos Aniceto, neste domingo (24)

Neste domingo, 24 de maio vai acontecer uma terreirada no Crato para comemorar os 200 anos da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto.

Uma história que envolve uma herança ancestral da nossa cultura popular. A terreirada vai acontecer na casa do  Raimundo Aniceto um dos mestres da cultura popular do Cariri.

Sobre essas comemorações a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade fala que a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto tem dado uma importante contribuição para a cultura popular do Nordeste.

“É uma história ancestral, antiga, registrada, que vem passando de geração em geração”, afirma Dane lembrando que a Secult Crato vem acompanhando e apoiando no que é solicitado nas comemorações dos irmãos Aniceto. Dane lembra ainda que durante a terreirada, neste domingo, às 14 horas será lançado um livro sobre a história dos Aniceto com o título “Memórias e Afetos” com artigos e textos de autores como Jeferson Albuquerque, Rosemberg Cariri, Gilmar de Carvalho, Emerson Monteiro, José Flávio, entre ouros autores, sobre os Irmãos Aniceto.

Foto: Hélio Filho

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



CE tem 26 novos casos de sarampo


O Ceará não consegue interromper a cadeia de transmissão do sarampo e as três Américas - do Sul, Central e do Norte - correm o risco de perder o certificado de zona livre da doença. De acordo com boletim semanal divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), 26 novos casos foram registrados. Eram 107 no informe de 30 de abril, saltando para 133 no divulgado ontem. Só em Fortaleza, foram 16 confirmações. A Capital concentrava 45 casos em abril, passando para 61 em maio, o equivalente a 45,8% dos registros em todo o Estado.

Caucaia, situada na Região Metropolitana de Fortaleza, apresentou 16 novas confirmações. O município tinha 44 casos, subindo para 53 (39,8%). Maracanaú, que tinha um caso, agora concentra dois. Outros 80 estão sendo investigados pela Secretaria da Saúde. Antes do boletim de ontem, o último caso foi registrado no dia 23 de abril, em Fortaleza. Já o de Caucaia foi no dia 22 de abril. Em 2015, dez municípios registraram casos.

Para que mantivesse o título de zona livre do sarampo, o Estado teria que passar 90 dias sem registrar nenhum novo caso. Preocupado com a situação, o ministro Arthur Chioro esteve em Fortaleza, no último dia 5, para reforçar a importância de vacinar todo o público alvo, única forma de conter a doença.

Regionais
Em Fortaleza, a Regional VI é a que concentra mais casos: 14, com destaque para Messejana, que registrou cinco. Em seguida estão a regionais V (12), II e III, com 11 cada, I (8) e IV (2). Antônio Lima, gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, para confirmar o diagnóstico do sarampo, é necessário realizar duas coletas, o que leva em torno de 20 dias. Destaca, porém, o alto índice de descarte, que chega a 90%. "A gente tem notificado muito, mas o descarte também é grande, porque a cobertura vacinal aumentou consideravelmente", frisa.

A meta é atingir 95% de cobertura vacinal. Fortaleza, no entanto, está com 82%. "A Capital tem mais de 900 mil pessoas vacinadas de cinco a 29 anos, é uma prospectiva boa", pontua. Ainda assim, o gestor diz que trata-se de uma doença difícil, por ser uma das mais transmissíveis que se tem conhecimento. "O nosso momento agora é de vacinar e fazer bons bloqueios. A partir de casos suspeitos, identificar onde a pessoa mora, por onde andou e vacinar todos os que tiveram contato com ela", explica Lima.

No boletim semanal de ontem, a Sesa informa que o Ceará, desde janeiro de 2014, adotou uma série de estratégias de vacinação. O órgão afirma que, entre março e maio deste ano, intensificou a imunização do público-alvo nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga. Neste período, salienta que foram aplicadas 1.006.797 doses da dupla viral - contra sarampo e rubéola. Para reforçar as ações, o Ministério da Saúde enviou ao Ceará R$ 2,2 milhões exclusivamente para intensificação da imunização. O Ceará vive surto de sarampo desde 25 de dezembro de 2013. A condição de local endêmico se dá após 12 meses com confirmação de casos ininterrupta.

LUANA LIMA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



“Brasília está dominada por uma coalizão de gatunos”, diz Ciro Gomes

Agora na iniciativa privada, como chefe da ferrovia Transnordestina, o ex-ministro da Integração Nacional e ex-governador do Ceará Ciro Gomes não poupou o Congresso Nacional e as coligações partidárias durante sua participação na 3ª edição do Fórum Brasil promovido por CartaCapital, cujo tema neste ano é "Crescer ou crescer”. Para Ciro, o parlamento está dominado por ladrões.

Ciro participou de uma mesa de debate com o ex-ministro da Defesa e das Relações Internacionais Celso Amorim e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni Neto. Os três se reuniram na tarde desta sexta-feira 22 para falar sobre o tema “Exportações, o Caminho para Sair da Crise”. Segundo a falar, Ciro revelou seu pessimismo em relação à retomada do crescimento econômico: “O Brasil não tem projeto”, afirmou.

Ciro, candidato ao Planalto em 1998 e 2002, é difícil criticar os rumos da política industrial e de comércio exterior brasileira porque eles simplesmente não existem. “Temos de forçar a elite brasileira a ajuizar nossa agenda, que é inexistente. O Brasil não tem projeto. Qualquer bodega no Ceará tem projeto, mas o Brasil não.”

A culpa, afirmou Ciro Gomes, começa pelas alianças partidárias no Congresso, considerado o mais conservador desde a redemocratização do Brasil. “Brasília está dominada por uma coalizão de gatunos e incompetentes”, afirmou. “E isso é grave menos pela novela moralista e mais pelo cinismo de um Congresso de ladrões convocando CPIs e bandidos acusando gente séria de ser bandido", disse.

Gomes poupou a presidente Dilma Rousseff das críticas, a quem considerou "uma exceção, porque é honrada e tem espírito público".

O comentário de Ciro, ex-governador do Ceará, vai ao encontro do que afirmou seu irmão Cid, ex-ministro da Educação de Dilma Rousseff. Em evento na Universidade Federal do Pará, Cid disse haver no Congresso “400 ou 300 achacadores” se aproveitando da fraqueza do governo para levar vantagens. A frase provocou indignação contra Cid no Congresso, e ele acabou deixando o governo.

A terceira edição do Fórum Brasil faz parte da série Diálogos Capitais, uma iniciativa da Editora Confiança que busca apresentar e discutir temas de grande relevância para o País.

Fonte: Carta Capital

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Encerramento dos Jogos escolares adiado para segunda-feira, 25

Os jogos das Escolas Públicas e Particulares do Crato - JEC's que seriam finalizados hoje, 23, serão finalizados na segunda-feira, 25, pela manhã. Os jogos da segunda-feira acontecerão na quadra Bicentenário.

Os JEC’s são promovidos pela Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Educação com 33 escolas disputando diversas modalidades esportivas. De acordo com os organizadores cerca de 1.200 alunos se envolveram nas categorias sub 15 e sub 17, em quadras, campo, jogos de salão, natação, entre outras modalidades esportivas.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Em vídeo, Silas Malafaia manda recado pra Lula: "Jesus liberta da cachaça"

Na quarta-feira, em um encontro com sindicalistas, Lula ironizou os pastores evangélicos dizendo que, para eles, se “você está desempregado, é o diabo, está doente é o diabo”. Silas Malafaia, como já era de se esperar, nem esperou muito para rebater as críticas do ex-presidente às lideranças evangélicas.

Malafaia acaba de publicar um vídeo em que diz que o mensalão, o petrolão, a roubalheira na refinaria de Pasadena e outros desvios “escondidos”, além do “estelionato eleitoral”, não são culpa do diabo, e sim do PT. O líder da Assembleia de Deus diz que só a mentira vem do demônio, pede que Lula “pare de mentir” e assuma que “sabia de toda a roubalheira do seu partido”.

Antes do “Deus abençoe a todos” final, Malafaia dá outro conselho ao ex-presidente:

- Lula, você vai entender. Você sabia que Jesus liberta da cachaça?


Por: Lauro Jardim

Fonte: Radar On-Line/Veja

Curta nossa página no Facebook



Camilo Santana e deputados estaduais visitam obras do Cinturão das Águas

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), e uma comitiva formada por outros 11 deputados estaduais visitaram, na manhã desta sexta-feira (22/05), ao lado do governador Camilo Santana (PT), as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e da Barragem de Jati, que receberá as águas da transposição do rio São Francisco. Os parlamentares também conheceram o ponto de captação, sistema por meio do qual as águas do São Francisco entrarão no CAC, que fica localizado na cidade de Missão Velha.

Ao longo da visita, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, destacou a importância da visita dos deputados às obras. Para ele, o momento serve para mostrar que as obras não estão paradas, diferentemente do que afirmam algumas pessoas. “Hoje estamos vendo in loco essa gigantesca obra da qual muitos só vêm mostrando o lado negativo. O que podemos observar é que o trabalho está avançado e logo será resolvido o problema hídrico do estado do Ceará”, afirmou.

Ainda segundo Zezinho, após a visita, será feito um relatório sobre os pontos que mais chamaram a atenção da comissão.

Próximas etapas
O governador Camilo Santana explicou que as águas do São Francisco deverão chegar à barragem Jati até o segundo semestre de 2016. De acordo com o governador, com a chegada das águas à Barragem de Jati, dois terços da população cearense não enfrentarão mais problemas com a falta d’água.

“Vamos ver se a gente consegue pressionar para que o prazo seja cumprido. A transposição fará com que haja segurança hídrica para dois terços da população do Ceará. E vamos ver agora o trecho do Cinturão das Águas que levará água para o lado oeste do Estado através de túneis com tecnologia avançada. Para mim, a prioridade é a água chegar até o Riacho do Porto e Jati”, destacou.

Segundo o deputado Welington Landim (Pros), que por diversas vezes levou o assunto da transposição à tribuna da Casa, a visita serviu para alinhar a sociedade e os deputados com o que está acontecendo de verdade. “É a maior obra do Nordeste, e já estamos com mais de 50% concluída dentro do Estado”, comemorou.

Já o deputado Elmano Freitas (PT) afirmou que não conhecia a proporção da obra. Segundo ele, o projeto orgulha todo o povo cearense. “Tinha visto no papel, mas nada como ver a obra. É impressionante e orgulha qualquer nordestino. Aqueles que falam que a obra não existe, gostaria que viessem aqui. Mais importante ainda é o dia em que assistirmos a essa água correndo e resolvendo os problemas dos nossos irmãos cearenses”, pontuou.

Municípios beneficiados
O Cinturão das Águas, no trecho 1, vai atender diretamente as cidades de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Icó, Orós, Mauriti, Aurora, Cariús e Quixelô. A obra busca dar maior sustentabilidade e segurança hídrica ao Estado.

Além dos canais, estão sendo incluídos no trecho sifões - enterrados e aéreos - para a travessia dos cursos de água, além dos túneis. Na sua totalidade, o projeto do Cinturão das Águas do Ceará prevê a construção de 1,3 mil quilômetros de canais, sifões e túneis, que levarão água para 12 bacias hidrográficas do Ceará.

Também participaram da visita os deputados Evandro Leitão (PDT), Joaquim Noronha (PP), Leonardo Pinheiro (PSD), Zé Ailton Brasil (PP), Moisés Braz (PT), Odilon Aguiar (Pros), Robério Monteiro (Pros), Tin Gomes (PHS) e  Naumi Amorim (PSL), além do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.

Assessoria de Imprensa/Assembleia Legislativa do Ceará



Governo confirma corte de R$ 69,9 bi; PAC sofre bloqueio de R$ 25,7 bi

O Ministério do Planejamento informou nesta sexta-feira (22) que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), marca do governo petista, vai sofrer um corte orçamentário de R$ 25,7 bilhões neste ano. O valor representa 39,1% das verbas previstas no Orçamento para o programa, de acordo com os dados do Planejamento.

No total, o governo vai bloquear R$ 69,9 bilhões em despesas orçamentárias. As emendas parlamentares sofrerão um corte de R$ 21,4 bilhões.

Por ministério, os maiores cortes, em números absolutos, estão sendo feitos nas pastas das Cidades (R$ 17,2 bilhões), Saúde (R$ 11,8 bilhões) e Educação (R$ 9,4 bilhões).

A assessoria do ministro Joaquim Levy (Fazenda) informou que, ao contrário do que havia sido informado mais cedo, ele não participará da entrevista para o detalhamento dos cortes, que ocorre no Ministério do Planejamento.

O ministro Nelson Barbosa (Planejamento) e o secretário do Tesouro, Marcelo Saintive, comentarão as medidas.

O bloqueio das despesas orçamentárias faz parte do esforço do governo de equilibrar suas contas depois que o setor público fechou o ano passado com um deficit de R$ 32,5 bilhões –o primeiro saldo negativo em pelo menos 13 anos.
Ajuste a ser feito é de 100 bilhões
A meta para 2015 é acumular R$ 66,3 bilhões (1,1% do PIB) para o pagamento de juros da dívida, o que significa que, na prática, o ajuste a ser feito no ano é de quase R$ 100 bilhões.

Para cumprir o prometido, a equipe do ministro Levy anunciou, no início do ano, aumento de tributos e mudanças nas regras de concessões de benefícios sociais e trabalhistas.

A expectativa era que, juntas, as medidas contribuiriam para uma economia de quase R$ 40 bilhões, entre aumento de receita e corte de gastos.

O Congresso, no entanto, tem resistido a aprovar as novas regras para os benefícios no formato e ritmo propostos pelo governo, o que já reduziu de forma expressiva o ganho potencial para 2015.

Para compensar essa frustração, o governo promoveu nesta sexta-feira (22) um novo aumento da carga tributária.

A alíquota da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) paga pelos bancos foi elevada de 15% para 20%, o que vai gerar uma receita de R$ 3,8 bilhões por ano. Para 2015, estimativa da Receita é de um ganho de R$ 747 milhões.

Outras propostas de aumento da tributação estão em estudo.

O mercado está cético em relação ao cumprimento da meta fiscal este ano. As estimativas mais recentes dos economistas levantadas pelo BC apontam para um superavit primário de 0,8% do PIB este ano.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Ceará fecha 3.547 vagas de emprego formal em abril

No início de 2015, muitos analistas previam um ano difícil para o mercado de trabalho e, até o momento, tais projeções têm se mostrado acertadas. No Ceará por exemplo, o trabalhador voltou a ver os postos formais ficarem mais escassos em abril, quando 3.547 empregos com carteira assinada foram eliminados. Trata-se do pior resultado para o mês na série histórica iniciada em 2003. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Somente em Fortaleza, 26.019 pessoas foram demitidas em abril, enquanto que outras 23.167 foram admitidas. Na Região Metropolitana, o Eusébio foi quem mais demitiu, com um corte de 2.142 trabalhadores, seguido de perto por Maracanaú e Caucaia, com 1.982 e 1.668 desligamentos, respectivamente.

Posição no Nordeste 
Entre os estados do Nordeste, o desempenho do Ceará em abril foi o terceiro pior, tendo em vista que Alagoas e Pernambuco fecharam, respectivamente, 13.269 e 20.154 postos formais no período. Na região, aliás, apenas o Piauí registrou expansão de empregos celetistas, tendo gerado 612 postos no mês.

Setores que impactaram
Entre os setores que mais impactaram no desempenho ruim do Estado em abril, destaque para a indústria de transformação, que fechou 1.484 vagas no mês passado. O setor de serviços, grande destaque do início do ano, também mostrou que vem perdendo fôlego, já que eliminou 1.294 empregos celetistas no período. Construção civil (-595), agropecuária (-173) e serviçõs industriais de utilidade pública (-20) também apresentaram resultados negativos.

Para ver o resultado completo do Caged em abril, clique AQUI.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): I Simpósio de Economia Verde será realizado no município

A primeira reunião técnica preparatória para o I Simpósio de Economia Verde do Cariri foi realizada no último dia 12, na sala de Reuniões do Padetec, em Fortaleza.

O evento será realizado em novembro, na cidade do Crato.  O simpósio, que tem o apoio do Padetec e da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo - SDET, visa reunir empresários, estudantes, pesquisadores, experts e autoridades locais para discutir e avaliar o potencial da região em termos de Economia Verde.

Participaram da reunião, além de dirigentes do Padetec, a empresária Renata Crespo, especialista em Economia Verde, César Cerqueira, representante da TV Verdes Mares Cariri e representantes da empresa Prátika Eventos, responsável pela organização do simpósio.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Vacinação contra gripe no Ceará é prorrogada até 5 de junho

A Coordenação de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 5 de junho. Cinco municípios já haviam cumprido a meta antes do prazo anterior, que a até esta sexta-feira, 22: Guaramiranga, Palmácia, Frecheirinha, Itatira e Uruoca. No Ceará, a meta da campanha é imunizar no mínimo 80% da população-alvo de 1.762.872 pessoas em todo o Estado.

No início desta sexta-feira, 22, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registrava cobertura de 36,75% de cobertura vacinal em todo o Estado, com 647.843 doses aplicadas. A cobertura, segundo a Sesa, estava em 38,45% das crianças de 6 meses a menos de 5 anos, 29,43% dos trabalhadores de saúde, 39,35% das gestantes, 44,42% das mulheres com até 45 dias pós-parto, 36,06% da população indígena e 36,42% dos idosos a partir dos 60 anos.

Além desses grupos, devem se vacinar pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é considerada pela Sessa “de elevada transmissibilidade e distribuição global”, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

Doença
A transmissão da doença ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Também conhecida como gripe comum, a doença pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção

Brasil
Em todo o Brasil a cobertura está em 47,64% da população-alvo e, no Nordeste, em 41,70%. Nos últimos cinco anos, o Ceará cumpriu as metas de vacinação, com coberturas que variaram de 82,51% a 89,72%. No ano passado a cobertura atingiu 84,27% da população dos grupos prioritários, conforme informações da Sesa.

Durante a campanha são oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Morre empresária que bateu seu carro em um poste após infartar na Av. Padre Cícero

Morreu por volta das três horas da madrugada desta sexta-feira em um dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro do Norte a empresária Georgina Sisnando Justo, de 55 anos, que residia na Rua Leandro Bezerra, 117 no centro de Crato. Às 8 horas da última quarta-feira (20) ela se envolveu em um acidente de trânsito na Avenida Padre Cícero, em frente ao Centro de Convenções daquela cidade, após sofrer um infarto.

A mesma dirigia o seu veiculo Jimny da Suzuki de cor verde e placas NSX-4350, inscrição de Fortaleza, quando perdeu o controle de direção e subiu o canteiro central da rodovia estadual que liga os municípios de Crato e Juazeiro. O carro chegou a derrubar um poste da rede de iluminação pública e Georgina foi socorrida desacordada ao HRC por uma ambulância do SAMU, mas faleceu quase dois dias depois.

Ela trabalhava com o seu irmão e engenheiro Justo Júnior no escritório da Construtora Justo Junior Ltda que funciona na Rua Tristão Gonçalves, 356 no centro de Crato. O corpo de Georgina foi levado para necropsia no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro e já devolvido à família para cuidar do sepultamento após ser velado no Centro de Velório Anjo da Guarda no centro da cidade.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Conheça 13 coisas que você faz todo dia e são ilegais na Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um dos países mais isolados do mundo. Comandado desde 2011 por Kim Jong-un, o terceiro "líder supremo", o país tem uma legislação rigorosa sobre atitudes consideradas simples e corriqueiras em países democráticos.

As atividades consideradas ilegais podem ser punidas com trabalhos forçados, prisão e pena de morte. Muitas das execuções são públicas. Os campos de detenção do país --muitas vezes com trabalhos forçados-- são secretos, porém alguns desertores já relataram à ONU (Organização das Nações Unidas) os horrores do que ocorre por lá.

Veja abaixo 13 atividades simples que são consideradas ilegais no país liderado por Kim Jong-un:

1) Dormir durante uma reunião: dormir enquanto o chefe fala? Nada disso. O ministro da Defesa da Coreia do Norte foi executado com um tiro de bateria antiaérea em frente a centenas de pessoas por ter mostrado deslealdade ao presidente. Segundo o serviço secreto sul-coreano, Hyon teria adormecido durante um evento com Kim Jong-un e não cumpriu ordens.

2) Ter o mesmo nome do líder da nação: chamar-se Dilma aqui no Brasil é permitido, por lá ter o nome Kim não pode. A proibição foi emitida há mais de 3 anos --um ano antes de que o ditador assumisse o poder no lugar do pai, Kim Jong-il. O regime totalitário, caracterizado pelo extremo culto à personalidade dos líderes da dinastia Kim, exigiu que todos os cidadãos que se chamam "Kim Jong-un" mudem de nome "voluntariamente", segundo o decreto, para destacar a personalidade única do "líder supremo".

3) Ter uma Bíblia: em 2014, o americano Jeffrey Fowle, ficou preso por cinco meses na Coreia do Norte depois de deixar uma Bíblia no banheiro de um restaurante. Fowle, 56, foi preso por violar as regras de pregação religiosa do regime. Embora haja igrejas na Coreia do Norte, elas estão todas sob controle do Estado e o regime totalitário proíbe manifestações independentes de religiosidade.

4) Ter um parente criminoso: segundo a lei norte-coreana, os familiares de alguém acusado por um crime são automaticamente considerados corresponsáveis. Como no conceito de Sippenhaft da Alemanha nazista, a argumentação é que em suas veias corre o sangue do criminoso.

5) Escolher sua profissão: após concluir o estudo secundário e o serviço militar, com apenas 18 anos, Ahn Myeong Cheol, atualmente morando na Coreia do Sul, foi designado guarda de um campo de prisioneiros políticos, onde as regras eram extremamente rígidas.

6) Usar biquíni: as mulheres são proibidas de mostrar o umbigo no país de Kim Jong-un, mostrando o profundo conservadorismo que impregna esta sociedade comunista na qual a retidão moral é tão sagrada quanto a revolução.

7) Assistir filme ou ouvir música: na Coreia do Norte, assistir ou ouvir mídia estrangeira é considerado crime contra o Estado, passível de trabalhos forçados, prisão e até morte. A despeito disso, a popularidade dos filmes e programas de TV internacionais --contrabandeados para o país em pendrives e CDs e vendidos no mercado negro-- não para de crescer. Existem níveis diferentes de punição. Se você for apanhado com um filme russo ou de Bollywood [Índia], é enviado para a prisão por três anos, mas, se o filme for sul-coreano ou americano, você é executado.

8) Sorrir, beber e falar alto em datas específicas: desde 1994, quando os norte-coreanos perderam seu primeiro líder, a cada 8 de julho está proibido sorrir, levantar a voz na rua, beber álcool ou dançar, embora ninguém cogite fazê-lo "porque todo o país está de luto".

9) Pornografia: pessoas são executadas publicamente por distribuir material pornográfico ou se prostituir. As execuções públicas são usadas como medida extrema do governo para suprimir as chamadas desordens públicas ou "formas aceleradas de capitalismo" no país.

10) Dirigir: só funcionários do governo têm permissão para ter um carro. É estimado que apenas uma a cada 100 pessoas no país tenha carro. As mulheres também são proibidas de dirigir, apesar de serem as guardas de trânsito.

11) Ligar para fora do país: fazer uma ligação para alguém fora do Coreia do Norte pode levar à morte. Em 2007, um homem foi morto a tiros dentro de um estádio por fazer inúmeras chamadas internacionais.

12) Deixar o país: os norte-coreanos são proibidos de deixar o país sem permissão. Nem sequer passar um feriado na vizinha Coreia do Sul: certamente você será caçado.

13) Entrar na internet: Facebook? Mandar um inocente e-mail? Tuítar? Nada disso é possível no país de Kim Jong-un, que não tem internet livre, apenas um portal de propaganda estatal. Somente o governo, a elite, estrangeiros e jornalistas a trabalho têm acesso a conteúdo online, mas em uma rede com velocidade bem baixa.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeitura intensifica ações contra a dengue com mutirões nos bairros

A Prefeitura do Crato através da ação das secretarias municipais de Saúde  e Serviços Públicos vem fazendo mutirões nas comunidades para alertar as pessoas acerca da dengue, realizar um mutirão de limpeza e conscientizar a população para combater a dengue, o calazar e a leishmaniose.

De acordo com Iracema Mariano, do Setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde, “é importante falar que estamos numa luta contínua contra a dengue como sempre tivemos. A Secretaria de Saúde, os setores da secretaria, todos trabalhando continuadamente contra a dengue”.

De acordo com Iracema a gestão municipal resolveu intensificar as atividades com a efetivação de um cronograma com a realização de oficinas sobre dengue nas unidades de saúde com a participação de médicos, representantes das comunidades, das escolas e das igrejas.

A ideia é obter dados sobre a dengue em cada localidade, e efetivar uma série de ações em cada comunidade para coibir o aumento da doença e a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Na última quarta-feira, 20, aconteceu uma ação desse tipo no Alto da Penha, com a realização de uma caminhada com profissionais da saúde, participação de alunos e professores da escola Gonzaga Mota, e a comunidade em geral para conscientizar a população acerca da dengue, informando como a comunidade ajuda no combate à doença e a realização de um mutirão de limpeza.

Segundo Iracema Mariano os meses de abril e maio quando se intensifica a quadra chuvosa é comum o aumento dos focos do mosquito aedes aegypit, e por isso, a Secretaria de Saúde resolveu ampliar o trabalho de combate ao mosquito.

Além das ações do mutirão e da conscientização, a prefeitura via o Setor de Endemias da Secretaria de Saúde está com o carro fumacê nos bairros e na zona rural e com o  trabalho de 70 agentes de endemias nas comunidades.

O lixo tem sido problema constante
Iracema Mariano explica que o problema do lixo é uma constante. “É preciso que a comunidade ajude não deixando lixo em calçadas ou em terrenos baldios”, afirma, lembrando que a colaboração da população é fundamental para diminuição de doenças como a dengue. A limpeza da casa, de possíveis locais onde o mosquito pode se proliferar e se reproduzir, são importantes para impedir o crescimento da doença.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Dilma aumenta tributação sobre lucros de bancos

A presidente Dilma Rousseff assinou hoje a Medida Provisória que aumenta a tributação de lucros dos bancos e outras instituições financeiras.

A medida visa trazer mais recursos para reequilibrar as contas públicas e eleva a alíquota da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) de 15% para 20%.

A estimativa inicial do governo é que esse aumento gere para a receita da União entre R$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões a mais por ano, segundo fonte do governo.

O aumento da tributação reforça as medidas de ajuste fiscal elaboradas pela equipe do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que incluem ainda um corte no orçamento da União de R$ 70 bilhões a R$ 80 bilhões, além das aprovações das MPs 664 e 665, que alteram as regras de acesso a benefícios previdenciários e trabalhistas.

O governo busca uma meta de superávit primário neste ano de R$ 66,3 bilhões de reais, equivalente a cerca de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

O aumento da CSLL não é a primeira elevação de impostos adotada pelo governo. Em janeiro, a cobrança da Cide-Combustível, a elevação da alíquota do IOF nas operações de crédito de pessoas físicas e do PIS/Cofins de produtos importados.

Nessa semana, Joaquim Levy não descartou elevar mais impostos para cumprir a meta do superávit.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Governo do Estado libera R$ 60 mi para Saúde

O governador Camilo Santana garantiu, ontem, que atitudes emergenciais já foram adotadas para tentar minimizar a crise na Saúde. Dentre as iniciativas apresentadas pelo gestor, está a contratação de leitos de retaguarda, além da a autorização de uma verba no total de R$ 60 milhões para custear despesas de emergência nas unidades nos próximos três meses.

Além disso, em no máximo 90 dias, o Governo do Estado, junto a entidades de profissionais da área da Saúde, deverão ter um diagnóstico da situação da rede estadual e apresentarão quais as medidas serão adotadas a médio e longo prazo para sanar as precariedades. As informações foram divulgadas nessa quinta-feira (21), durante uma reunião entre o governador Camilo Santana e representares do Sindicato dos Médicos do Ceará, do Conselho Regional de Medicina, da Associação Médica Cearense (AMC) e do Conselho Regional de Odontologia.

O encontro ocorreu a portas fechadas no Palácio da Abolição e durou cerca de 2h30.O governador apresentou às entidades dados referentes ao financiamento da Saúde no Estado do Ceará, nos últimos anos, e as solicitações feitas por ele à presidente Dilma Rousseff, na reunião de quarta-feira (20). As entidades expuseram algumas reivindicações.

Comitê
Camilo reafirmou que ele coordenará o Comitê da Saúde, que além do poder público, incluirá os profissionais da área. A forma como o comitê irá funcionar ainda está sendo avaliada, no entanto, o prazo para a definição das ações a serem executadas nos próximos meses e anos já foi determinado. "Não quero tomar nenhuma decisão sem esse diagnóstico", explicou. Um representante do Ministério da Saúde deverá acompanhar as discussões.

De acordo com informações do secretário de Saúde em exercício, Henrique Javi, hoje, o Estado tem pactuado 237 leitos na rede complementar e está finalizando o convênio de mais 150. A contratação de uma consultoria externa também foi encaminhada pelo governador Camilo Santana. De acordo com ele, o mecanismo, financiado com recurso do Banco Mundial, fará um diagnóstico amplo sobre a Saúde no Estado do Ceará.

O secretário estadual Henrique Javi que especificou que a consultoria deverá nortear o enquadramento da pasta da Saúde dentro de um projeto chamado "Ceará Saudável", a ser composto também por outras secretarias, como a de Educação e Segurança Pública. A consultoria, que já foi iniciada, terá duração de 18 meses. Além disso, segundo Javi, "o estudo irá melhorar a gestão dos leitos".

Após a reunião com as entidades médicas, Camilo Santana também reconheceu que, "é preciso melhorar a gestão interna dos hospitais para diminuir desperdícios". Uma das possibilidades cogitadas é a criação de uma Central de Compra de Medicamentos já que, hoje, cada unidade realiza suas aquisições. "Quando fui ao HGF (Hospital Geral de Fortaleza), tínhamos 12 milhões de medicamentos em estoque e faltavam outros itens, e isso é gestão", afirmou o governador do Ceará.

THATIANY NASCIMENTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



AddThis