Soldadinho-do-araripe e outras dez espécies do Ceará estão 'criticamente em perigo' de extinção

Símbolo e exclusivo do Ceará, o soldadinho-do-araripe apareceu como “criticamente em perigo” de extinção na plataforma “SALVE”, lançada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nesta terça-feira (2). Outras dez espécies presentes no estado também aparecem na mesma categoria (veja lista completa abaixo).

A plataforma conta com dados de quase 15 mil espécies avaliadas quanto ao risco de extinção, reunidos no Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE), e podem ser acessados a qualquer momento, por qualquer pessoa.

O soldadinho-do-araripe é a única ave exclusiva do Ceará, e habita apenas três municípios, localizados nas encostas da Chapada do Araripe. O macho também é conhecido localmente como levadeiro, em referência às pessoas que manejam canais de irrigação tradicionais. A fêmea é chamada de lavadeira-da-mata, uma vez que habita os regatos no interior das florestas.

Há três listas, atualmente, que englobam a situação dos animais em risco de extinção: uma estadual, uma federal (usada na plataforma Salve) e uma global. Em todas, o soldadinho-do-araripe aparece "criticamente em perigo". A espécie entrou na lista em 2000.

“O motivo se repete em todas as avaliações: ele não tem habitat. O pássaro vive no domínio da caatinga, mas em área de exceção. Uma encosta da Chapada do Araripe que é rica em umidade, vegetação verde. Pode ser comparada a um oásis no meio do deserto”, explicou Weber Girão, gerente do projeto Oasis Araripe, da Aquasis.

A área onde a espécie vive é constantemente prejudicada por fatores como desmatamento, incêndios, mudanças nas conduções hídricas e ocupação humana através da especulação imobiliária.

Uma das estratégias apontadas pelo especialista é evitar a flexibilização de leis ambientais que podem impactar biologicamente nos espaços onde o animal vive. "A perda da qualidade do habitat também afeta as pessoas", declarou.

Plataforma SALVE
Além do soldadinho-do-araripe, as outras espécies que aparecem na lista como "criticamente em perigo" de extinção no Ceará são:
  • rãnzinha-pulga;
  • peixe-anual;
  • peixe conhecido por bodete, mero ou merote;
  • escorpião (Hadrurochactas araripe);
  • escorpião (Hadrurochactas brejo);
  • peixe conhecido por anequim, mako-verdadeiro, marracho, tubarão-cavala ou tubarão-mako;
  • uru;
  • sapo-de-chifre-do-araripe;
  • cururu-do-cascon;
  • escorpião-chicote-de-cauda-curta.

O ICMBio informou que um dos principais objetivos da nova plataforma é facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção e tornar essas informações mais acessíveis, contribuindo para a geração de conhecimento e implementação de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade.

“Agora, nosso objetivo não é simplesmente fornecer a informação, mas usá-la como instrumento de política pública, inclusive nas empresas, para evitar que haja espécies ameaçadas e principalmente espécies já extintas. Essa é a grande finalidade do qual esse trabalho aqui faz parte”, disse o presidente do ICMBio, Mauro Pires.

O órgão ressaltou que, do total de espécies avaliadas, 5.513 possuem ficha publicada e 1.253 estão em alguma categoria de ameaça. Por meio do mecanismo de busca, é possível inserir a espécie pretendida (tanto pelo nome comum, quanto pelo nome científico) e obter dados como grupo, categoria, última atualização da avaliação, estados, bioma, classificação taxonômica, distribuição, história natural, população e muito mais.

Por Samuel Pinusa

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

10 sintomas de Alzheimer que as pessoas não conhecem

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a memória e outras funções cognitivas. Embora os sintomas mais comuns do Alzheimer, como perda de memória e confusão mental, sejam amplamente conhecidos, existem outras manifestações da doença que muitas pessoas não estão cientes. Esses sintomas menos conhecidos podem afetar significativamente a qualidade de vida do paciente e também representar desafios para os cuidadores e familiares. Abaixo, exploraremos alguns desses sintomas menos falados do Alzheimer.

1. Alterações de humor e personalidade
Além da perda de memória, as pessoas com Alzheimer podem experimentar mudanças drásticas em seu humor e personalidade. Elas podem se tornar mais irritáveis, ansiosas, deprimidas ou apáticas. Essas mudanças podem ser difíceis de lidar tanto para o paciente quanto para as pessoas ao seu redor.

2. Dificuldades visuais-espaciais
O Alzheimer pode prejudicar a capacidade do cérebro de interpretar informações visuais e espaciais. Isso pode levar a dificuldades na percepção de profundidade, distâncias e até mesmo na identificação de objetos comuns. O paciente pode se sentir desorientado mesmo em ambientes familiares.

3. Problemas na linguagem
A habilidade de comunicação é frequentemente afetada pelo Alzheimer, e isso vai além da simples perda de memória de palavras. As pessoas podem ter dificuldades em encontrar as palavras certas, formar frases coerentes ou entender o que os outros estão dizendo. Isso pode causar frustração e isolamento social.

4. Dificuldade em tomar decisões e planejar
O Alzheimer pode prejudicar as funções executivas do cérebro, como planejamento, tomada de decisões e resolução de problemas. O paciente pode se sentir incapaz de lidar com tarefas cotidianas que antes eram simples e pode necessitar de orientação e suporte para realizar atividades diárias.

5. Problemas de sono
Alterações no padrão de sono são comuns em pessoas com Alzheimer. Elas podem ter dificuldade para dormir à noite e ficar sonolentas durante o dia. Essas perturbações do sono podem piorar outros sintomas e agravar o quadro geral da doença.

6. Alucinações e delírios
Algumas pessoas com Alzheimer podem desenvolver alucinações, ou seja, ver, ouvir ou sentir coisas que não estão presentes na realidade. Delírios também são possíveis, levando o paciente a acreditar em situações irreais ou até mesmo paranoicas.

7. Incontinência
Conforme o Alzheimer progride, a pessoa pode perder o controle da bexiga ou do intestino, o que pode ser extremamente constrangedor e difícil de gerenciar para o paciente e cuidadores.

8. Dificuldades motoras
O Alzheimer pode afetar a coordenação motora e o equilíbrio, aumentando o risco de quedas e lesões.

9. Isolamento social
À medida que a doença progride, o paciente pode se sentir cada vez mais desorientado e confuso em relação ao mundo ao seu redor. Isso pode levar ao isolamento social, pois eles podem se afastar de amigos e familiares por medo ou desconforto.

10. Desafios nutricionais
O Alzheimer pode levar a problemas de deglutição e à perda de interesse pela comida, resultando em perda de peso e desnutrição.

É importante destacar que os sintomas do Alzheimer podem variar de pessoa para pessoa, e nem todos os pacientes experimentarão todos esses sintomas. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico adequado são essenciais para proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao paciente e oferecer o apoio necessário aos cuidadores e familiares. A conscientização sobre os sintomas menos conhecidos do Alzheimer é fundamental para uma compreensão mais abrangente da doença e para promover empatia e solidariedade em relação a quem enfrenta essa condição desafiadora.

Por Heloísa Mendelshon

Fonte: Revista Cariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com instalação de novo sistema de bombeamento, água da transposição chega ao Ceará

Menos de 15 dias após a entrega do novo sistema para a Estação de Bombeamento 3 (EBI-03), localizada em Salgueiro (PE), as águas do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco já chegaram ao Ceará e, em breve, também abastecerão reservatórios no estado da Paraíba. Com a volta do bombeamento da EBI-03, ocorrida no último dia 13 de julho, foram restabelecidos o nivelamento de água do reservatório de Negreiros, em Pernambuco, e depois o de Milagres e o de Jati, no Ceará.

“Por determinação do Governo Federal, nós trabalhamos intensamente neste semestre para que a estação voltasse a contribuir com a transposição do Rio São Francisco, seguindo seu curso de levar água a todas as pessoas na região”, ressalta o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes. “Estamos muito felizes em ver que as águas do Velho Chico já chegaram novamente ao Ceará”, completou.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, comemorou a agilidade na manutenção e a chegada das águas para o povo cearense. “O Governo Federal, através do MIDR, se propuseram a liberar o quanto antes as águas do São Francisco para o Nordeste. No Ceará, as águas do Velho Chico garantem uma maior segurança hídrica tanto para a região do Cariri quanto para Região Metropolitana de Fortaleza, pois seguirá do CAC para o Castanhão”, comentou.

A EBI-03 integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e estava paralisada desde outubro de 2022, em razão de problemas técnicos decorrentes da falta de reparos e de manutenção do sistema e em função de vibração excessiva de suas motobombas, que ocasionou desgaste nos rolamentos. As peças de reposição necessárias para o serviço de reconstituição do sistema de bombeamento chegaram em maio deste ano. Os investimentos para conserto e manutenção da motobomba chegaram a R$ 2,2 milhões.

A Barragem de Jati, localizada no município cearense de mesmo nome, é ponto de partida do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Todo o projeto do CAC tem 143 km de extensão, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões. Além da capital Fortaleza e Região Metropolitana, também receberão as águas do Cinturão cidades localizadas entre a Barragem de Jati e a Travessia do Rio Cariús.

Os demais reservatórios interligados pela EBI-3 estão em nível operacional e poderão atender os municípios com escassez de recurso hídrico caso haja solicitação do estado. “Estamos recuperando os níveis operacionais após a retomada da EBI-3 do Eixo Norte, pois, dessa forma, conseguimos garantir segurança hídrica aos reservatórios e, consequentemente, para a população”, destaca o coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Tiago Portela

A estrutura
A EBI-3 reúne um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de transporte de água entre um poço de sucção e uma área de escoamento, por meio de tubulações forçadas, tudo isso acondicionado em um prédio com três pavimentos. A partir da EBI-3, as águas do São Francisco seguem, por meio de canais e reservatórios, até os estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, para abastecer a população.

As estações de bombeamento são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto. No Eixo Norte do Projeto São Francisco, existem três estações, com capacidade para impulsionar a água 188 metros acima do nível do São Francisco, altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. A EBI-3 tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo.

Hoje, mais de 7,6 milhões de pessoas em 222 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são atendidas pelo trecho da estação EBI-3.

O Projeto São Francisco
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), o empreendimento visa garantir a segurança hídrica de cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Alumínio no desodorante: a substância faz ou não faz mal à saúde?

O uso de desodorantes é uma prática comum para a maioria das pessoas, visando combater o odor corporal e proporcionar uma sensação de frescor ao longo do dia. Entretanto, o debate sobre a segurança do alumínio presente nesses produtos tem sido objeto de discussão e preocupação ao longo dos anos.

O alumínio é um metal amplamente utilizado na indústria, incluindo a fabricação de desodorantes antitranspirantes. Sua função é bloquear temporariamente as glândulas sudoríparas, reduzindo a quantidade de suor liberado e, consequentemente, minimizando o odor corporal. Embora seja eficaz nessa tarefa, o alumínio ganhou notoriedade por causa de pesquisas que o associam a possíveis efeitos negativos à saúde.

Um dos principais receios em relação ao alumínio é a sua relação com o desenvolvimento do câncer de mama e a doença de Alzheimer. Alguns estudos sugerem que a aplicação frequente de desodorantes contendo alumínio pode resultar na absorção do metal através da pele, levando a um acúmulo ao longo do tempo. Acredita-se que esse acúmulo poderia contribuir para a formação de células cancerígenas na região das mamas ou influenciar negativamente as funções cerebrais, favorecendo o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

No entanto, é importante destacar que até o momento, a maioria dos estudos que investigaram a relação entre o alumínio nos desodorantes e essas doenças não foram conclusivos. As pesquisas ainda não conseguiram estabelecer uma conexão direta e inequívoca entre o uso de desodorantes contendo alumínio e o desenvolvimento dessas patologias.

Outro ponto de preocupação é a possível associação do alumínio com a irritação da pele e o surgimento de alergias. Algumas pessoas podem experimentar vermelhidão, coceira ou até mesmo erupções cutâneas após o uso de produtos antitranspirantes com essa substância. Nesses casos, é fundamental consultar um dermatologista para encontrar alternativas mais adequadas para cada indivíduo.

Como resposta às inquietações sobre a segurança do alumínio, várias empresas têm buscado desenvolver desodorantes que excluam essa substância de suas fórmulas. O mercado tem visto crescer a oferta de produtos "sem alumínio", que utilizam ingredientes naturais, como bicarbonato de sódio, óleos essenciais e extratos vegetais, para oferecer proteção contra o odor.

No entanto, mesmo com a crescente popularidade dos desodorantes "sem alumínio", é fundamental destacar que nem todos os especialistas concordam com o potencial risco do uso de desodorantes com alumínio. Algumas organizações de saúde, como a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, consideram o alumínio seguro quando usado conforme as instruções do produto e não têm recomendações específicas para a população em geral evitá-lo.

Ainda assim, é importante que os consumidores estejam informados e conscientes das pesquisas em andamento e das opções disponíveis no mercado. Optar por desodorantes alternativos pode ser uma escolha pessoal para quem busca evitar o uso de produtos contendo alumínio por uma questão de precaução.

Em resumo, o debate sobre o uso do alumínio em desodorantes continua sendo um tema relevante e de interesse público. Embora algumas pesquisas tenham sugerido potenciais riscos à saúde, não há evidências definitivas de que o alumínio cause doenças graves como o câncer de mama ou a doença de Alzheimer. Cabe aos consumidores tomarem decisões informadas, consultando profissionais de saúde e pesquisando produtos que atendam às suas necessidades e preferências pessoais. Enquanto a ciência continua a investigar o assunto, é fundamental equilibrar as preocupações legítimas com a importância do uso de produtos que garantam o bem-estar e a confiança no cuidado pessoal diário.

Por Bruno Rakowsky

Fonte: Revista Cariri

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

210 mil famílias são beneficiadas em segunda entrega do Vale-Gás pelo Governo do Ceará

A partir desta quarta-feira (2), 210.655 famílias cearenses começam a receber o Vale-Gás Social. Os bilhetes estão sendo entregues aos municípios, na sede da Secretaria de Proteção Social (SPS) do Governo do Ceará, em Fortaleza. Com este benefício, cada família poderá adquirir um botijão de gás para preparar os alimentos nos próximos meses. Só nesta segunda entrega do ano, o investimento é de R$ 19 milhões.

“É um impacto muito positivo. É você imaginar que está em casa, querer fazer uma refeição e não ter o gás e nem o dinheiro para comprar esse gás. E aí, você tem o Vale-Gás e pode ir num local e adquirir. É tão decisivo quanto você ter um cartão do Ceará Sem Fome e, nesse cartão, ter R$ 300 para comprar comida para os seus filhos. É um dinheiro muito bem investido pelo Estado”, pontuou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, ressaltando a importância dos programas de combate à fome de Estado.

A entrega do Vale-Gás contempla ainda as cozinhas sociais e entidades beneficiadas pelo Mais Nutrição, projeto ligado ao programa Mais Infância Ceará. A primeira entrega foi realizada em março, beneficiando 200.640 famílias em todo o Estado. Uma terceira entrega será feita no próximo mês de novembro. Para todo o ano de 2023, o investimento previsto é de aproximadamente R$ 57 milhões para 622 mil bilhetes.

“O impacto é bem positivo porque as famílias reservam esse dinheiro [do botijão de gás] e compram mais alimentos. [O Vale-Gás] beneficia em algo que é tão importante, que é o preparo do alimento”, afirmou o prefeito de Aratuba, Joerly Victor.

Para ter direito ao Vale-Gás Social, criado durante a fase mais difícil da pandemia de covid-19 e que se tornou política permanente do Governo do Ceará, é preciso que a família preencha alguns requisitos. São beneficiários aquela que também recebem o Cartão Mais Infância Ceará; famílias com jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação, instituído pela Lei n° 17.086, de 25 de outubro de 2019, em atividade no mês de janeiro/2023; e famílias inscritas no CadÚnico e que tenham sido beneficiadas com o Bolsa Família, com renda per capita até R$ 85.

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, ressaltou a dinâmica de recebimento e uso do benefício dado pelo Estado. “Foi feito um ranqueamento dessas famílias que estão em extrema vulnerabilidade. Então, essas listas foram enviadas aos municípios e validadas pelo secretário de Proteção Social [de cada município] e, em seguida, essas famílias tiveram o Vale-Gás garantido em três entregas ao ano”, disse a titular da SPS, lembrando que os municípios têm entidades cadastradas para fazer a entrega de botijões de gás aos beneficiários.

Desde o início, em 2020, foram entregues mais de 1,5 milhão de tíquetes, com um investimento de R$ 132 milhões.

A medida tornou-se política pública permanente, sancionada pelo Governo do Ceará em 14 de setembro de 2021, possibilitando a recarga gratuita do botijão de gás à população cearense em situação de vulnerabilidade, por três vezes ao ano.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Polícia Civil captura homem que usava aplicativo de relacionamento para extorquir mulheres em Aurora

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) culminou na prisão preventiva de um homem, de 32 anos, suspeito de extorquir mulheres por meio de um aplicativo de relacionamento. A ofensiva ocorreu na manhã desta terça-feira (1°), em Aurora.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte, unidade especializada  da Polícia Civil, apontaram que os golpes iniciaram em 2019. O homem identificado como Vanildo da Silva Tavares (32), que já responde pelos crimes de extorsão e lesão corporal dolosa, abordava as suas vítimas por meio de um falso perfil em um aplicativo de relacionamento. Em meio às trocas de mensagens com as vítimas, o homem enviava fotos íntimas e ao obter imagens das vítimas, começava a extorqui-las informando que divulgaria o conteúdo, caso não fosse pago um valor estipulado.

Após tomar conhecimento dos fatos e identificar a autoria do crime, a DDM de Juazeiro do Norte representou pela prisão preventiva do homem, que, desde então, se encontrava foragido. Após a decisão judicial e em posse da localização do suspeito, diligências foram iniciadas. No momento da captura, Vanildo tentou se evadir de uma residência, sendo preso. Os policiais civis cumpriram um mandado de prisão em desfavor do homem, que foi conduzido à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. Agora, o suspeito encontra-se à disposição da Justiça.

A PC-CE orienta que possíveis vítimas desse tipos de golpes registrem um Boletim de Ocorrência (BO) relatando os fatos, para que, dessa forma, a PC-CE investigue o caso e realize a prisão do suspeito.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centec abre 363 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional no interior

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) estão com inscrições, gratuitas, a partir desta quinta-feira (3), em 06 municípios do interior. As aulas têm início no dia 21 de agosto e serão realizadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) participantes. Todos os alunos aprovados recebem certificação.

Ao todo são 363 vagas distribuídas nos CVTs do interior, com aulas presenciais e carga horária de 160h. Os cursos serão realizados nos municípios de Acaraú, Horizonte, Beberibe, Itaiçaba, Limoeiro do Norte e Mauriti. Para ingresso nos cursos, o aluno deve se dirigir à sede de um dos CVTs das cidades listadas, portando documentação completa e comprovante de cadastro dos programas sociais, para quem possui o cadastro. Todos os alunos aprovados recebem certificado.

Diversas áreas de atuação compõem a grade curricular dos cursos, como: Inglês para Turismo, Informática para o Mundo de Trabalho, Operador de Computador, Web Design,  Língua Brasileira de Sinais (LIibras), entre outros.

O público-alvo dos cursos são pessoas que moram no Ceará, tenham a partir de 16 anos, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

02 de agosto

216 a.C. – Na Batalha de Canas, o general cartaginês Aníbal derrota os exércitos romanos.
1945 – Termina a Conferência de Potsdam, na qual as potências aliadas decidem o destino da Alemanha após o fim da Segunda Guerra Mundial.
1990 – O Iraque invade o Kuwait, iniciando a Guerra do Golfo.

Nasceram neste dia…
1934 – Valery Bykovsky, cosmonauta soviético.
1942 – Isabel Allende, escritora e jornalista chilena.
1969 – Fernando Couto, ex-futebolista português.

Morreram neste dia…
1921 – Enrico Caruso, cantor italiano (n. 1873).
1922 – Alexander Graham Bell, inventor escocês (n. 1847).
1989 – Luiz Gonzaga (foto), músico brasileiro (n. 1912).

Fonte: Wikipédia

AddThis