FNDE quer saber quanto custa o transporte escolar em municípios do Ceará


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai apontar quanto custa o transporte de estudantes das zonas rurais nas diversas regiões do país. A definição do custo-aluno de cada estado será indicada através de uma pesquisa. A partir dessas informações e indicadores de quanto se gasta com transporte escolar no Brasil, será possível aperfeiçoar a gestão do serviço, já que servirá de parâmetro para acordos de cooperação entre estados e municípios para o transporte de estudantes das redes estaduais e para a contratação de serviço terceirizado.

O levantamento de dados vai até dezembro de 2012. Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins vão visitar os 451 municípios selecionados para obterem informações que possibilitem a definição do custo-aluno em cada localidade. No Ceará, os municípios selecionados foram Mucambo, Pacatuba, Pindoretama, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Cedro, Guaramiranga, Independência, Ipu, Maranguape, Aquiraz, Jaguaretama, Ocara, São Gonçalo do Amarante e Tianguá.

“É muito importante a colaboração dos gestores municipais no processo para conferir maior credibilidade possível às informações coletadas”, explicou coordenador-geral de apoio à manutenção escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza. 

Fonte: Ceará Agora

Norte-americano criou 130 perfis falsos no Facebook para atormentar ex-namorada


Casos de pessoas que são perseguidas por ex-companheiros depois de terminarem o relacionamento não faltam por aí e, um norte-americano criou mais de 130 perfis falsos no Facebook utilizando as informações pessoais de sua ex-namorada, simplesmente, para atormentá-la.

Jesus Felix, 22 anos, responsável por criar os perfis falsos da sua ex-namorada de apenas 16 anos, pode ser o primeiro a ser enquadrado em lei que incrimina quem se passa por outra pessoa na internet, presente na constituição do estado da Califórnia, Estados Unidos.

De acordo com o Geeky O System, a lei entrou em vigor no dia primeiro de janeiro deste ano e prevê multa e até um ano de reclusão para os criminosos cibernéticos.
Além dos perfis, Felix também criou diversos classificados falsos com fotos sensuais e explícitas de sua ex-namorada.

Segundo o GMA News, o jovem foi enquadrado duas vezes na nova lei e também por fazer ligações telefônicas provocativas para a casa da garota. Felix já foi julgado e condenado a cinco anos de liberdade assistida, um mês de trabalho nas rodovias do estado e um ano de cadeia, tudo isso se ele não frequentar o tratamento de controle da raiva e aulas de terapia sexual. Felix está proibido de se aproximar da vítima e também irá ficar sem acesso à internet em seu período de liberdade assistida.

Fonte: Yahoo Notícias

Edital de concurso público para 360 vagas na Prefeitura do Crato será publicado nesta sexta e inscrições começam na próxima terça-feira

O edital do concurso público da prefeitura do Crato está sendo publicado nesta sexta-feira 21 de outubro, nos principais órgãos de comunicação do Cariri, inclusive no site oficial da prefeitura www.crato.ce.gov.br e no Diário Oficial do Município. As inscrições vão estar abertas a partir da próxima terça-feira, dia 25 de outubro, no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva, na Rua José de Alencar, próximo ao calçadão, centro da cidade e se encerrarão no dia 8 de novembro.

O valor da taxa varia de acordo com a função escolhida pelo candidato que vai de R$ 40 reais a R$ 100 reais, distribuídas entre as categorias de níveis médio, fundamental e superior. As inscrições deverão ser feitas no Teatro, das 9 horas às 13 horas, e a taxa de inscrição deve ser paga em banco ou através de transferência bancária.

O edital mantém o concurso para 360 vagas. Só para professores são aproximadamente 130, além de analista ambiental, distribuídos nas categorias de agrônomos, geólogos, biólogos, engenheiro civil. Auxiliar cuidador social, auxiliar de enfermagem, agente administrativo, fiscal de tributos e muitos outros. Os aprovados serão convocados logo após a homologação do concurso, disse o Secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, que garantiu também o chamamento, caso haja necessidade, de alguns classificáveis.

O secretário informou que trabalha com a estimativa de oito mil candidatos inscritos e se isto acontecer o concurso terá uma média de 22 concorrentes para uma vaga, “o que seria um índice razoavelmente baixo”, disse Cristiano. Este é o quarto concurso público municipal realizado pelo prefeito Samuel Araripe, no seu sétimo ano à frente da administração. Sua meta, segundo disse, é deixar a prefeitura, em 31 de dezembro de 2012, com todos os servidores municipais devidamente concursados.


Fonte: PMC

Fortaleza deve receber dois jogos da Seleção Brasileira na Copa de 2014

Fortaleza vai sediar o segundo jogo da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo. Como o Brasil é a única selação confirmada no Mundial até o momento, por ser o país-sede do evento, o seu adversário no Castelão ainda é desconhecido. O adversário só será definido com o fim das fases eliminatórias, em 2013, no sorteio das chaves da Copa.

O Brasil ainda pode jogar uma segunda vez no Castelão nas fases seguintes. Se a Seleção passar de fase como o primeiro colcado do grupo, jogará na Capital cearense nas quartas-de-final; caso passe em segundo lugar, joga no Castelão nas oitavas-de-final. Os adversários não estão definidos. Ao total, Fortaleza contará com seis partidas em toda a Copa do Mundo de 2014.

A Fifa anunciou que estudou 57 tabelas com as datas e locais do jogos, e levou em conta infraestrutura voltada para saúde, trânsito, viagens e potencial econômico da cidade e capacidade de seus estádios. A capacidade do Castelão será de 67 mil torcedores, o maior estádio do Norte e Nordeste e, atualmente, a obra mais adiantada entre os 12 estádios que sediarão a Copa.

O presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, afirmou também que o Brasil tem três sedes a mais que a África do Sul, que recebeu a Copa 2010, e que, por isso, teve dificuldade em fazer com que cada estádio seja realizado em cada arena.

Fonte: Globoesporte.com

Padre cearense que já foi à Líbia se diz 'triste' com morte de Kadhafi

NE - Até o diabo tem os seus!
O padre cearense Haroldo Coelho, de 76 anos, disse estar "triste" com a morte de Muammar Kadhafi. O ex-ditador líbio foi capturado e morto nesta quinta-feira (20). O religioso classificou a morte como um "assassinato" e afirmou estar "totalmente indignado" com as comemorações pelo mundo. "Essa alegria, esse salto manifesta muito bem a maldade daqueles que derrubaram o Kadhafi. Você poderia até divergir. Mas comemorar não é ato cristão nem de nenhuma religião", criticou o padre.

Além de seguir a vida religiosa, Haroldo Coelho participa ainda do chamado movimento pela democracia direta, baseado no "Livro Verde" de Kadhafi, utilizado desde a década de 1970 como espécie de constituição do país. Por conta dessa simpatia, o padre viajou à Líbia em julho do ano passado. "O embaixador da Líbia soube que eu era um simpatizante da causa de Kadhafi e me convidou para as comemorações dos 40 anos da revolução deles".

De acordo com ele, o próprio ditador teria enviado convite para que Haroldo Coelho visitasse aquele país. "Ele vibrou com o meu apoio. 'Um padre católico me apoiando é muito bom'", afirmou Haroldo Coelho, que cultiva cartazes e fotos do ex-presidente líbio em casa. O padre passou dez dias na Líbia e na ocasião disse ter tido a oportunidade de conhecer o sistema político da nação, de conversar com jovens e de ter ido a universidades. "Ele (Kadhafi) estava preparando uma conferência que ia haver, por isso não o vi pessoalmente. Mas ele sabia quem sou eu", disse. Para ele, Kadhafi não era um ditador, mas um "governador". "Quem governava a Líbia eram os comitês populares", afirmou.

Haroldo Coelho afirmou ainda que o grande problema da Líbia é econômico e garantiu que vai continuar os estudos sobre os princípios adotados por Kadhafi na Líbia. "Todo o problema da Líbia é o interesse econômico. O petróleo da Líbia é o mais puro do mundo. Os Estados Unidos jamais se conformaram com a nacionalização do petróleo", disse.

Fonte: G1

'Fim do mundo' deve acontecer nesta sexta-feira, diz pregador americano

NE - Internem este homem!
O pregador evangélico Harold Camping, que ficou mundialmente famoso ao "prever" o fim do mundo para 21 de maio passado, afirmou que o "Dia do Julgamento" deve ocorrer hoje, sexta-feira, 21 de outubro. A confirmação da previsão, já feita anteriormente, está no site do Family Radio, programa de rádio de Camping, de 80 anos. Nesta sexta-feira, ele estava evitando contatos com a imprensa americana.

Camping havia chamado a atenção ao afirmar que o "Dia do Julgamento", conforme prevê a Bíblia, ocorreria às 20h de 21 de maio último, o que não ocorreu. Seus seguidores afirmaram terem ficado perplexos com o fato de o mundo não ter acabado. Muitos se desfizeram de bens materiais e pediram demissão de seus empregos. Mais tarde, Camping afirmou que cometeu enganos em seus cálculos e remarcou o fim do mundo para 21 de outubro. Desta vez, ele avaliou que não seria necessário fazer tanta publicidade como em maio.

Fonte: Correio do Estado

Guia do Enem: Saiba o que levar para a prova e o que é proibido

O que precisa levar para a prova e o que é proibido

O que levar

- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente
- Cartão de Confirmação da Inscrição (enviado pelos Correios para a residência do candidato e disponibilizado no site do Enem)
- Documento de identificação original com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho). Protocolos de identificação, como certidão de nascimento, casamento e título de eleitor não serão aceitos. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias
- Água
- Lanche (biscoito, chocolate, barra de cereais)

O que não levar
- Lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite
- Livros, manuais, impressos, anotações,
- Nenhum tipo de eletrônico, como calculadoras, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similares, relógio
- Qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens

Na prova

Dicas para preencher a prova corretamente e não correr o risco de ser eliminado

Caderno de Questões/Prova

- Não esqueça de marcar a cor do seu Caderno de Questões no seu Cartão-Resposta. Se essa opção não for assinalada, a prova será invalidada

- Os candidatos só poderão levar o Caderno de Questões se deixarem a sala depois de decorridas quatro horas desde o início da aplicação, nas provas do sábado, 22/10/2011, e decorridas cinco horas do início das provas do domingo, 23/10/2011

- Confira seus dados em todos os documentos do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação, lista de presença) e não se esqueça de assinar no local indicado

Inglês/Espanhol
- Todas as provas terão questões de inglês e de espanhol, com numeração idêntica e gabaritos distintos. O estudante deve se atentar ao idioma escolhido e transferir para a folha de resposta apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou na inscrição

Horário
Quando começa e termina a prova nos dois dias de exame 
- Atrasos não são tolerados. Recomenda-se chegar uma hora antes do início da prova, às 12h (horário de Brasília – atente-se para o horário de verão brasileiro)
- Os portões dos locais de prova fecham às 12h55 (horário de Brasília)
- A prova começa às 13h (horário de Brasília)
- O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame. No sábado, o tempo total é de 4h30min e no domingo, de 5h30min.


Transporte
Dicas para chegar ao local de provas com tranquilidade 
- Visite o local da prova antes do Enem. Cronometre o tempo necessário para chegar, descubra quais são as linhas de ônibus que atendem a região e trace o seu itinerário. Atrasos não são tolerados

Alimentação
Como se alimentar bem antes e durante o exame 
- Mantenha uma dieta balanceada nos dias em que antecedem o Enem e tome bastante água, para que o corpo fique hidratado
- No dia da prova, tome um café da manhã reforçado com alimentos leves (frutas, sucos, pães). Não é recomendado almoçar, nem comer alimentos pesados, gordurosos, que podem causar sonolência e desconforto estomacal

Sono
Cuidados necessários para não ser prejudicado por cansaço 
- Durma bem nos dias em que antecedem o Enem. A prova é logo depois do almoço, esteja preparado para não sentir sono nesse horário

Proibido

O que não pode ser feito durante o exame

Exclusão

O candidato será excluído se:
- mentir a identidade,
- apresentar documentos falsos
- destratar outros participantes ou a equipe de aplicação da prova
- sair da sala sem o acompanhamento de um fiscal ou antes de decorridas duas horas do início da prova
- se colar ou conversar com outro candidato
- não devolver o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões

Cidades trabalham o turismo para erradicação da pobreza

Com a participação de mais de 30 projetos de referência nas áreas do turismo e da erradicação da pobreza, em prol do desenvolvimento humano, está sendo realizada em Barbalha a I Feira de Conhecimento, Capacidades e Soluções: turismo e erradicação da pobreza. Hoje, no Parque da cidade, será assinado pelo governador do Estado, Cid Gomes, com a presença do embaixador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Jorge Chediek, o Pacto de Erradicação da Pobreza.

Esse será o tema enfocado pelo embaixador em sua palestra "Erradicação da Miséria - Soluções locais", no Parque da Cidade. A feira envolve os potenciais turístico e cultural, trazendo experiências que deram certo nos Municípios e que têm sido importantes na transformação sociais das localidades. O evento, que se encerra amanhã, com visitas guiadas a várias localidades da região, está sendo realizado no Parque da Cidade com a participação de Municípios do Ceará, em sua maioria, e do Brasil.

Casa Grande
A abertura da feira, que ocorreu no Cine-Teatro Neroly Filgueira, contou com palestra proferida pelo diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, que enfocou a trajetória do entidade. Ele destacou a importância do protagonismo juvenil dentro do processo de desenvolvimento do projeto e a realização do turismo de conteúdo, em que além de possibilitar renda para as cidades, haja a troca de informações a aprendizado.

Barbalha foi escolhida em 2009 pelo Pnud. Além deste Município, fazem parte desse programa no Brasil as cidades de Jaguarão (RS), Marliéria (MG) e Abaetetuba (PA), incluídas no Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local. Delegações dessas localidades estão em Barbalha para interagir com os participantes. A ideia de criar a feira reúne projetos exitosos para servir de exemplo e serem adequados à realidade local.

Por conta disso, a representante do Pnud e coordenadora do programa, Ieva Larazeviciute, destaca a necessidade de interação entre essas localidades do Brasil, promovendo grande encontro em Barbalha, para o compartilhamento de ideias. Ela afirma que a maioria dos Municípios é do Ceará. As visitas guiadas incluem áreas da sede do evento, a exemplo do balneário do Caldas, área do Geopark Araripe, como os geossítios em Nova Olinda, Santana do Cariri e Colina do Horto.

As palestras, oficinas e mesas redondas incluem nomes como o secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro, professor Osvaldo Barroso, o deputado federal, Antônio Balhmann, o consultor internacional, Augusto Matias, além do secretário das Cidades, Camilo Santana, que abordará o tema "Pacto entre as cidades para erradicar a miséria no Ceará". Também haverá a presença de outros palestrantes. O evento ainda conta com shows de artistas regionais e as tradicionais terreiradas com os grupos de tradição popular. O Parque da Cidade está ornamentado com o que há de mais representativo na cultura local. Várias barracas foram instaladas, como as mostras dos projetos bem-sucedidos dos respectivos Municípios.

Diagnósticos
Desde que o projeto foi iniciado em Barbalha, já foram desenvolvidas várias etapas do trabalho. Primeiro ocorreu a fase de diagnóstico, avaliações de capacidades nos setores privado, público e não governamental, os projetos em desenvolvimento na cidade em todos os setores e nas próprias comunidades. O compartilhamento das informações técnicas e a visão das comunidades, com prioridades de desenvolvimento, fizeram com que fossem apresentados os potenciais a serem desenvolvidos, no caso o principal deles o turismo.

O projeto tem um apoio financeiro de R$ 1,8 milhão, para os quatro Municípios escolhidos no Brasil. Do Cariri, apenas a cidade de Barbalha foi escolhida, e está inserida nas cidades polo de desenvolvimento. Segundo os organizadores, essa é também uma oportunidade de Barbalha poder mostrar o seu potencial na área do turismo. A cidade está inserida no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do País. Esse fator foi incluído como um ponto de relevância a ser desenvolvido.

A representante do Pnud, Ieva Larazeviciute, afirma que o projeto passa para a sua fase final, depois de elaborado diagnósticos e realizado o plano de ação estratégicas. A ideia da feira é trazer soluções interessantes para implementação desse plano. O turismo, segundo ela, foi apontado como uma das principais vocações para o desenvolvimento da região. Além de gestores públicos e estudantes, a feira atrai turistas e investidores do Ceará e de Estados vizinhos. O Pnud atua no Brasil em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal
Rua Princesa Isabel, 42
Centro - Barbalha - CE
Telefone: (88) 2101.1919

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Sua saúde: Megaestudo sobre celular descarta risco de câncer

O maior estudo já feito até hoje sobre o uso de celulares e o risco de câncer no cérebro, publicado na quinta-feira, descartou a relação entre o aparelho e a doença. Mas a controvérsia a respeito da possível ameaça que o celular representa para a saúde está longe de terminar.

Os pesquisadores usaram um grupo de dinamarqueses que já é acompanhado desde os anos 1980. Os cientistas tinham em mãos os registros de assinatura de telefone móvel e os de tumores de 360 mil dinamarqueses.

Mais de 10 mil casos de tumor no cérebro foram encontrados entre 1990 e 2007, mas a diferença entre a incidência da doença entre usuários e não usuários de celular foi estatisticamente insignificante, segundo os autores da pesquisa, liderada por Patrizia Frei, do Instituto de Epidemiologia de Câncer da Dinamarca, e publicada no "British Medical Journal".

No entanto, em alguns casos, foi observado sim um risco maior. Homens que usaram o celular com mais frequência ficaram mais sujeitos a gliomas (um tipo de câncer) no lobo temporal do cérebro. O problema, dizem os pesquisadores, é que há um número pequeno demais dessas ocorrências para que elas se tornem significativas.
Clique na imagem para ampliar
Fonte: Folha.com

Novidades no Blog Cariri

Prezados leitores.

Como já havíamos antecipado anteriormente, as novidades no nosso blog já apareceram. Percebam que widgets foram adicionados na barra lateral direita e outras surpresas ainda virão em breve.

Não deixe de responder nossa enquete, para que possamos tornar o site cada vez melhor.

Comentários, opiniões e sugestões podem ser enviadas diretamente para nosso email: blogcariri@gmail.com

Abraços.

Redação Blog Cariri

Jogos Panamericanos 2011: Apesar de erros no cronômetro, Cielo vai à final dos 50 m livre


As eliminatórias dos 50 m livre da natação foram marcadas por sucessivas falhas no cronômetro que registra o tempo dos atletas nas competições. A trapalhada mexicana teve momentos de emoção ao mesmo estilo da dramaturgia local, com falsa quebra de recorde Pan-Americano e até troca de posições entre os competidores. Nada disso, porém, evitou que o brasileiro César Cielo dominasse sua eliminatória e se classificasse para a disputa do ouro. Em outra eliminatória, Bruno Fratus também se classificou para a final.

O problema do cronômetro estava na medição dos tempo na raia cinco. Foi nela que o atleta Brett Fraser, das Ilhas Cayman, competiu na primeira eliminatória. Ele foi apontado como novo recordista Pan-Americano com o tempo incorretamente registrado de 21s42. Cielo não perdeu a chance de ironizar o problema no cronômetro. "Vi que estava errado. Até comentei ali antes da prova: 'se for assim, nado para 19 segundos aqui", declarou o brasileiro depois da competição. Mais tarde, o tempo de Fraser foi corrigido para 22s73, apenas o quarto melhor entre os finalistas.

Atraso com tranquilidade
Por causa das falhas na marcação dos tempos, a bateria de Cielo foi disputada com 10 minutos de atraso. Nada que fosse suficiente para tirar a concentração ou irritar o atleta. Ele até aproveitou o tempo livre para tirar fotos com integrantes da organização do Pan que queriam uma lembrança do ídolo brasileiro.

"Essa eliminatória foi tranquila, agora é tomar cuidado com essa placa (na final)", disse Cielo em tom jocoso fazendo referência ao local em que os atletas tocam para registrar o tempo. O nadador, que é recordista mundial e do Pan na prova, não encontrou dificuldade entre os adversários da terceira eliminatória e chegou a diminuir o ritmo nas braçadas finais da disputa.

Ele fechou a eliminatória com o tempo de 22s17, melhor marca das três baterias. Ainda hoje, o brasileiro briga pela medalha de ouro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. O cubano Hanser Garcia marcou o segundo melhor tempo, com 22s37, seguido pelo brasileiro Fratus, que fez 22s44. Bruno Fratus foi o segundo colocado na sua eliminatória, mas chegou a aparecer na terceira posição no placar local, o que chegou a confundir o atleta que mal conseguia prestar atenção às perguntas que uma repórter de TV tentava fazer.

Copa do Mundo começa com jogo da seleção no Itaquerão; Rio abriga a final


A Fifa anunciou nesta quinta-feira, em sua sede em Zurique, o calendário da Copa do Mundo de 2014. Como esperado, a cidade de São Paulo receberá a partida de abertura (entre a seleção brasileira e outra equipe), no dia 12 de junho, e a semifinal no estádio Itaquerão, além do Congresso da Fifa. A final acontecerá no Maracanã, Rio de Janeiro.

A escolha da futura arena corintiana como sede do 1º jogo do Mundial foi bem recebida pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.  “Acho que vamos iniciar bem com a abertura de São Paulo, coisa que foi discussão por 3 ou 4 anos. Brasil tem tudo pra fazer uma grande Copa e uma grande Copa das Confederações”, espera Teixeira.

O anúncio foi comemorado no Itaquerão. O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o ex-jogador Ronaldo, vibraram com a confirmação do estádio corintiano no Mundial. Eles farão em breve pronunciamento no centro do futuro campo do Corinthians.

“Só se ouviu São Paulo. Depois comemoramos. Não ouvimos mais o resto”, adiantou Ronaldo, em entrevista à TV Globo. "A Fifa pediu o estádio para fevereiro de 2014, mas vai ficar pronto em setembro de 2013", disse Andrés.

Assim, a capital paulista, que passou por uma crise e chegou a ser ameaçada de ficar fora do Mundial, ganhou papel de protagonista, já que o evento de abertura recebe autoridades dos 32 países participantes. A outra semifinal acontecerá em Belo Horizonte. A abertura e a semifinal acontecem às 17h (horário de Brasília). A disputa do 3º lugar será em Brasília.

O ritmo nas obras do futuro estádio do Corinthians, conhecido como Itaquerão, têm agradado o comitê executivo da Fifa, e por isso a escolha – levando-se em conta o poder econômico e a infraestrutura de uma das maiores cidades do mundo. O Corinthians e a construtora Odebrecht contam com incentivos públicos para erguer a arena, como R$ 420 milhões em isenção fiscal e mais R$ 400 milhões de financiamento do BNDES.

Além disso, para atingir o público de 68 mil pessoas, capacidade necessária para o jogo inaugural, será necessário um investimento de R$ 70 milhões do Governo do Estado de São Paulo. O clube alvinegro acredita que o Itaquerão ficará pronto até setembro de 2013. A montagem da tabela, de acordo com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, não foi nada fácil. 

"É uma tarefa árdua [construir a tabela], tivemos 57 versões dessa tabela da Copa. Teremos apenas 1 jogo no dia de abertura. Poderemos ter as melhores seleções em todas as cidades sede, para não ter os melhores jogos apenas para as maiores cidades. Não podemos adiantar todos os jogos porque não temos todas as cidades-sede ainda. O jogo de abertura será em Brasília, semi em Belo Horizonte e Fortaleza e a final no Rio de Janeiro. Esses são os jogos que podemos anunciar hoje. Teremos apenas um jogo no dia de abertura da Copa", destacou. 

Fonte: UOL Esporte

Premiê líbio confirma morte de Muammar Gaddafi e avisa autoridades dos EUA


O premiê interino da Líbia, Mahmoud Jibril, junto com líderes do governo interino da Líbia, confirmou a autoridades americanas que o ditador líbio Muammar Gaddafi foi morto, nesta quinta-feira (20), em Sirte, segundo informações da agência de notícias AP. "Esperávamos este momento há muito tempo. Gaddafi está morto", disse Jibril, em uma conferência de imprensa, em Trípoli.

O líder militar do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdel Hakim Belhaj, afirmou, em entrevista à TV Al Jazeera, que o ex-ditador líbio foi morto e as informações foram repassadas a autoridades dos Estados Unidos. Os EUA e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ainda não confirmam a informação da morte. Segundo a emissora de televisão Al Jazeera, o corpo do ex-líder líbio foi colocado em uma mesquita em Misrata. A televisão Al Arabiyya confirmou que o corpo de Gaddafi estava em Misrata, mas em um centro comercial no bairro de Souq Tawansa.

O ministro da Informação do CNT, Mahmoud Shammam, também confirmou a morte de Gaddafi à rede americana CNN. Segundo Shamman, "hoje é dia de grande vitória para o povo líbio". 
A morte de Gaddafi também foi confirmada pelo vice-presidente do CNT, Abdul Hafiz Ghoga, e pelo comandante Abdel-Basit Haroun, também do CNT, que afirmou que o ex-líder foi morto em um ataque aéreo da Otan a um comboio que tentava deixar a cidade líbia de Sirte.
"Nós anunciamos ao mundo que Gaddafi foi morto pelas mãos da revolução", declarou o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga.

"É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura. Gaddafi encontrou seu destino", completou.
O porta-voz do CNT em Misrata, Abdullah Berrassali, também confirma a morte do ex-ditador Gaddafi. O canal de TV Al Jazeera já veicula uma imagem do corpo do ditador, supostamente morto. Outras fontes como o Conselho Militar de Misrata e o líder Abdel Majid, do CNT, apenas afirmam que o ex-ditador está ferido. “Ele foi capturado e está ferido nas duas pernas”, afirmou Abdel Majid, um dos líderes do Conselho Nacional de Transição, à agência Reuters. “Gaddafi foi levado por uma ambulância”, acrescentou.

Um vídeo que circula entre os combatentes do CNT em Sirte mostra imagens feitas com um telefone celular do que aparenta ser o corpo de Gaddafi ensanguentado. Nas imagens granuladas, observadas por um correspondente da AFP, vários ativistas do CNT gritam de maneira caótica ao redor de uma pessoa de uniforme cáqui com sangue no rosto e pescoço. O corpo é levado pelos combatentes e colocado em uma caminhonete.

Fonte: UOL Notícias

ESPORTE: Irreconhecível, Fla é goleado pela Universidad de Chile e depende de 'milagre' na Sul-Americana

Apático como a torcida ainda não havia visto este ano. Desta forma, o Flamengo se apresentou para o confronto contra a Universidad de Chile, nesta quarta-feira, no Engenhão, válido pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Assistindo ao adversário, que apresentou um belo jogo coletivo, o Rubro-Negro foi goleado por 4 a 0 e precisa de um milagre no jogo de volta, dia 26 de outubro, em Santiago, no Chile, para avançar às quartas de final. Rojas, Lorenzetti e Vargas (2) fizeram os gols.

A partida também marcou a estreia do terceiro uniforme rubro-negro, que historicamente não costuma dar sorte ao clube. Agora, o Flamengo junta os cacos para o importante confronto contra o Santos, domingo, às 18h, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O time não contará com Ronaldinho, Thiago Neves e Renato Abreu, suspensos.

Disperso no início do jogo, o Flamengo apenas assistiu ao toque de bola da Universidad de Chile. Antes dos 10 minutos, o time chileno já havia chegado cinco vezes na área rubro-negra. Parecia ser questão de tempo o gol dos visitantes. Aos 12, Lorenzetti pegou a sobra na entrada da área e soltou uma bomba que explodiu na marcação. No rebote, Rojas chutou rasteiro no canto direito. Felipe chegou a tocar na bola, mas ela bateu na trave e foi para o fundo do gol.

Sem saída de bola, o Flamengo não conseguia reagir e era marcado com razoável facilidade pela Universidad de Chile. O primeiro chute a gol veio apenas aos 24 minutos. Airton bateu de fora da área para bela defesa de Herrera. O retrato de um Rubro-Negro desorganizado veio através do próprio Airton dois minutos depois. O volante foi expulso após entrada criminosa em Osvaldo González.

Insatisfeito e observando a apatia do time, Vanderlei Luxemburgo promoveu a primeira alteração aos 33 minutos. Aproveitando lesão de Bottinelli, o treinador colocou Renato Abreu buscando mais força no setor de meio de campo. A alteração não resolveu e o restante da primeira etapa foi marcada por uma superioridade absoluta da La U.

A equipe chilena ainda encontrou tempo para ampliar. Aos 41, Vargas marcou o segundo. Aos 43, o mesmo Vargas entrou na área com total liberdade e tocou na saída do goleiro Felipe. Fim de primeiro tempo e inúmeras vaias no Engenhão.

No segunda tempo, o Flamengo contou com a expulsão de Castro logo no início após choque com Willians. O árbitro interpretou como uma cotovelada proposital do atacante chileno. Aos 17, David cometeu pênalti em Aránguiz. O goleiro Felipe defendeu a cobrança de Rodríguez. Mas aos 27, a La U conseguiu o golpe final. Rodríguez rolou de calcanhar para Lorenzetti, que chutou cruzado no canto esquerdo do goleiro Felipe. Fim de jogo e da pior apresentação rubro-negra na temporada.

Fonte: UOL

Chuvas banham cidades do Cariri

As chuvas atípicas de outubro estão surpreendendo os moradores da região do Cariri. Ontem choveu praticamente em todos os Municípios da região, desde a madrugada, gerando transtornos em algumas cidades. Por volta das 3 horas começou a chover na maior parte das cidades até cerca de 10 horas. Segundo dados da Funceme, a maior chuva aconteceu em Milagres, com 104 milímetros. Em Missão Velha, houve o registro de 99mm.

Na chuva da madrugada do último domingo, Barbalha chegou a registrar pelo menos 155mm e Missão Velha 121mm. Os "resquícios" da frente fria que se desloca do extremo sul do continente americano, segundo técnicos da Funceme, devem demorar cerca de cinco dias na região. A cidade barbalhense tem registrado os maiores índices de chuvas. Mais uma vez uma tromba d´água assusta a população. O Riacho do Ouro por pouco não transbordou.

Em Juazeiro do Norte, com registro de 55mm, não houve registros de ocorrências graves no Corpo de Bombeiros e nem na Defesa Civil. Na Avenida Padre Cícero, duas árvores caíram, ocupando parte da via, que conta com um tráfego intenso, principalmente nas primeiras horas da manhã. Em algumas áreas de maior fluxo de veículos pela manhã, houve transtornos por conta de ruas alagadas e tomadas por lixo e pedras, arrastados pelas águas. As avenidas Castelo Branco, Padre Cícero, que corta Crato e Juazeiro do Norte, e também no Bairro Timbaúbas e na Avenida Virgílio Távora, houve dificuldades para atravessar nos veículos.

Canal 
A chuva no Crato, desde a madrugada de ontem até por volta das 10h30, foi de 60mm. Mas houve áreas de maior registro, na cidade, como na Ponta da Serra, de 140mm, e também no Sítio Lameiro, de 70mm, segundo registros feitos por moradores dessas localidades. A preocupação maior em relação às chuvas no Município diz respeito às obras do canal do Rio Granjeiro, que foi destruído parcialmente este ano e ainda não teve as obras concluídas. Ontem, houve uma pequena cheia do canal, e as máquinas pararam os serviços em virtude da continuidade das chuvas durante o dia.

Mesmo com a chuva ininterrupta que ocorreu na noite de ontem e o risco de enxurradas e novos desabamentos das paredes do canal do Rio Granjeiro, a população que reside próximo à área não registrou nenhum chamado ao Corpo de Bombeiros. Apesar da chuva ter sido constante, o fluxo de escoamento das águas não causaram danos à população. O Corpo de Bombeiros assegura que ainda não há motivos para pânico.

Em Barbalha, algumas ruas estão necessitando de drenagem. Em áreas mais baixas, de acordo com moradores, houve alagamentos e casas chegaram a ser invadidas por água e lama. O integrante da Defesa Civil de Juazeiro, Cícero Amorim, alerta população quanto ao destino do lixo. Segundo ele, é necessário as pessoas terem consciência maior em relação à questão, que preocupa e acaba gerando maiores transtornos no Município.

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Combatentes líbios capturam ditador Muammar Gaddafi em Sirte, afirmam líderes do novo governo

O ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, foi capturado em Sirte, afirmaram autoridades do governo interino do país. Segundo líderes do Conselho Nacional de Transição (CNT), não há como confirmar se o ex-líder do país está vivo ou morto. Alguns relatos dizem que Gaddafi está ferido, mas ainda vivo, enquanto outros afirmam que o ditador morreu após confronto. Estados Unidos e Otan não confirmam a captura. No entanto, o site de uma televisão pró-Gaddafi, a Al-Libya, negou nesta quinta-feira "a captura ou a morte" do líder deposto. "As informações espalhadas pelos lacaios da Otan sobre a captura ou a morte do irmão dirigente Muammar Gaddafi não têm fundamento", indicou a televisão, afirmando que ele goza de "bom estado de saúde".

Segundo os líderes do governo interino, Gaddafi teria sido ferido. “Ele foi capturado e está ferido nas duas pernas”, afirmou Abdel Majid, um dos líderes do Conselho Nacional de Transição, à agência Reuters. “Gaddafi foi levado por uma ambulância”, acrescentou. Mohamed Leith, outro líder do CNT citado pela agência AFP afirmou, no entanto, que o ditador está “gravemente ferido”.

Já o comandante Abdel-Basit Haroun, do CNT, disse que Gaddafi teria sido atingido na cabeça por um tiro, durante confronto, e morrido. Seu corpo estaria sendo levado a Misrata. Segundo o depoimento de um rebelde líbio para a agência Reuters, Gaddafi estava escondido em um buraco em Sirte e quando foi encontrado começou a gritar "não atirem, não atirem".

A Otan afirmou que está checando os relatos sobre a captura de Gaddafi e que ainda não confirma as informações. O governo dos Estados Unidos também informou que ainda não tem condições de confirmar a notícia de Gaddafi tenha sido capturado ou morto.

A informação da captura do ex-ditador foi divulgada logo após a tomada de Sirte, cidade natal de Gaddafi e último reduto de forças leais a ele, pelos rebeldes líbios. O Conselho Nacional de Transição também informou que o ministro da Defesa do regime deposto, Abu Bakr Younus Jabr, foi morto em Sirte. O médico Abdou Raouf afirmou ter "identificado o corpo de Jabr", levado na manhã desta quinta-feira para o hospital de campanha da cidade.

Fonte: UOL Notícias

Nova enquete no ar

Caros leitores.

Uma nova enquete foi criada e você pode votar até o dia 30 de novembro de 2011. Contamos com a colaboração e o voto de todos para que possamos, cada vez mais, melhorar nosso site.

Muitas novidades e melhorias estão por vir. Aguardem!

Desde já obrigado por seu voto.

Redação Blog Cariri

Juazeirenses morrem no acidente em Minas Gerais

Os corpos dos quatro vendedores juazeirenses que morreram em um acidente de trânsito, na tarde do último domingo, na BR-116, quilometro 3, próximo ao Município de Divisa Alegre, região Norte do Estado de Minas Gerais, chegaram a Juazeiro do Norte no começo da manhã de ontem.

O veículo de placa KKH-4862 inscrição de Goiana (Pernambuco), no qual viajavam os trabalhadores, colidiu com uma carreta carregada de sal, no momento em que o motorista perdeu o controle do carro e invadiu a contramão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 15 horas de domingo, quando chovia bastante, o que pode ter ocasionado o abalroamento.

O Instituto Médico Legal (IML) de Pedra Azul realizou a retirada dos corpos. Ao volante do Fiat estava Giovan Pereira dos Santos, que não possuía carteira de habilitação e faleceu no local. Junto com ele, também tiveram mortes imediatas todos os demais ocupantes do carro, Adriano Matias de Lima, Marco Antônio Corrêa, João Paulo Pereira da Silva e Raimundo Nonato Coelho. Eles haviam deixado Juazeiro do Norte há cerca de oito dias e seguiam viagem para vender bijuterias, confecções e quadros. O motorista da carreta não teve ferimentos.

Foto meramente ilustrativa
Fonte: Diário do Nordeste

´Chuva do caju´ banha Municípios do Cariri

Do calor intenso de outubro à repentina fase chuvosa. O Cariri, desde o último fim de semana, que registra chuvas em quase todos os Municípios. As maiores precipitações aconteceram nas cidades de Barbalha, com cerca de 100 milímetros, e em Missão Velha, de 121mm. Segundo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mais chuvas poderão vir nos próximos quatro dias, mas precipitações isoladas nas próximas 24 horas e nebulosidade variável.

Moradores de Barbalha se assustaram com a quantidade de água. A "chuva do caju" como é conhecida nesta época, vem com bem menos intensidade. Normalmente a quadra de pré-estação se apresenta na segunda quinzena de dezembro. Algumas casas chegaram a ser invadidas por água e lama, principalmente nas áreas mais baixas da cidade. Segundo o morador Gilberto Temóteo, sua casa chegou a ser invadida pela água no último fim de semana, mas em virtude de ter folhas nos telhados. E foi o que aconteceu com muitas ruas onde há lixo acumulado, impedindo a passagem das águas nos bueiros. O morador afirma que só não chegou a ter inundação porque estava muito seco. Em outros pontos onde havia deficiência de drenagem também houve inundações. Em Crato e Juazeiro do Norte, alguns pontos, por conta da quantidade de lixo e lama, incomodaram os moradores.

A média de chuvas na região, segundo a Funceme, será de 70mm. O meteorologista do órgão, José Maria Bravo, explica que a massa de ar frio é arrastada do Sudeste para o Nordeste, vinda do extremo sul do continente, principalmente para Piauí, Maranhão e Bahia, não sendo muito comum chegar até o Ceará, mas as áreas mais atingidas no Estado são o Sul do Ceará e a Serra da Ibiapaba, com maiores precipitações no Cariri. "Não é comum acontecer chuvas mais intensas na região, mas é possível", diz ele. Isso não acontece em anos seguidos, mas nesses casos a frentes frias chegam mais rápido.

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Ceasa do Cariri: Licitação para ocupação de boxes termina hoje

Termina hoje o processo de licitação para ocupação dos espaços da Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa - Cariri). Serão destinados cerca de 50 boxes para comercialização de hortifrutigranjeiros. Caso todos os espaços não sejam ocupados, será aberta uma nova licitação. A inauguração está prevista para acontecer entre os dias 28 e 30 de novembro. Cerca de R$ 10 milhões estão sendo investidos na obra. Um dos focos do empreendimento será o estímulo à agricultura familiar na região.

Os envelopes das empresas concorrentes serão abertos às 9 horas de hoje, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). O processo foi aberto desde o início do mês. Segundo o diretor executivo da Ceasa Cariri, Jucélio Nunes Alencar, serão 300 espaços de 4,80 metros quadrados destinados aos agricultores familiares, nas áreas livres. Mas Municípios que se destacam na produção agrícola da região, como Mauriti, Brejo Santo, Missão Velha, Barbalha e Porteiras serão os que mais vão beneficiar a Ceasa de produtos.

Uma audiência pública foi realizada em Barbalha para debater com os atacadistas e produtores da própria região, além de ser exposta a forma de funcionamento do novo espaço. Atualmente, está sendo finalizada a parte de asfaltamento e drenagem de uma área externa. Segundo Jucélio, um dos mercados que hoje centraliza o maior abastecimento de produtores que chegam de Juazeiro, no estado da Bahia, e em Petrolina, no Pernambuco, é o Pirajá, em Juazeiro do Norte. Com o início do funcionamento da Ceasa, a parte de atacado será praticamente transferida para a central, minimizando os transtornos no tráfego na área urbana da cidade, principalmente na Avenida Ailton Gomes.

Além dos boxes destinados à comercialização de frutas e verduras, serão destinados outros espaços para instalação de postos bancários, como o Banco do Brasil, que já foi contatado, e também lanchonetes. Grande parte dos boxes chega em torno de R$ 6 mil, numa área de 30 metros quadrados. O diretor da Ceasa enfatiza a prioridade que será dada ao produtos da região, mas grande parte dos produtos que abastece o Cariri hoje provém de Pernambuco e da Bahia. A meta é fortalecer a produção local. Além disso, possibilitar o maior consumo. Para isso, segundo Jucélio, após o início do funcionamento da Ceasa, nutricionistas e educadores estarão indo para as salas de aula de escolas da região dar palestras e levar esclarecimentos a respeito da importância da alimentação equilibrada com frutas e verduras.

Obras
A ordem de serviço para a construção da Ceasa cariri foi dada pelo governador do Estado, Cid Gomes, em março de 2009. A previsão era de que o empreendimento já estivesse funcionando em um ano, não fossem os atrasos na obra, inclusive pela mudança de construtora no início, o que acabou ocasionando mudanças no processo licitatório, com aditivo para inclusão de nova empresa. Na segunda fase do projeto serão construídos mais três galpões, numa área que poderá chegar a 20ha. O local escolhido para a obra fica à margem da rodovia que liga Barbalha à Juazeiro.

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Bancários voltam ao trabalho; exceto no BNB

Após 21 dias de paralisação, os bancários do Ceará que trabalham no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e em todos os bancos privados decidiram ontem, durante assembleia realizada no sindicato da categoria, aceitar as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, portanto, dar por encerrada a greve.

O movimento foi responsável por fechar, no Estado, 306 agências bancárias, quase 70% das 447 existentes. Com o acordo, as unidades destas instituições voltam a funcionar hoje, a partir das 10 horas. Os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) foram os únicos a não aceitar as propostas. Eles representam 6 mil pessoas no País. A reunião que decidiu pelo fim da grave começou às 19h30 e durou mais de duas horas.

Acordo final 
Os bancários conquistam reajuste salarial de 9% (aumento real de 1,5%) retroativos a 1º de setembro, valorização do piso da categoria em 12%, que passa para R$ 1.400 (aumento real de 4,3%) e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com aumento da parcela fixa da regra básica para R$ 1.400 (reajuste de 27,2%) e do teto da parcela adicional para R$ 2.800 (reajuste de 16,7%).

A proposta da Fenaban também inclui avanços sociais. "Uma nova cláusula proíbe a divulgação de rankings individuais dos funcionários, como forma de frear a cobrança das metas abusivas, combatendo o assédio moral", destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. Os dias de paralisação não serão descontados, mas serão compensados em até duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, até o dia 15 de dezembro e, assim como nos anos anteriores, eventual saldo, após esse período, será anistiado.

Brasil
Antes do anúncio dos bancários cearenses, a maioria dos sindicatos estaduais já havia decidido encerrar a greve e aceitar a proposta da Fenaban, assim como, independentemente do Estado, os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também já haviam cedido. A proposta foi aceita em cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Campinas, Uberaba, Londrina, Criciúma, Blumenau, Teresópolis, dentre outras.

Impactos 
No que diz respeito ao tempo, a greve foi a maior desde 2004, quando a categoria ficou paralisada durante 30 dias. Em agências fechadas, foi a maior dos últimos 20 anos, com a adesão de 9.254 unidades.

Fonte: Diário do Nordeste

E o pintinho, piu... Cearense faz sucesso com vídeo na web

E o pintinho, piu..."...E o peru gulu-gulu, e o galo corococó, e a galinha có, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu...". Conheça agora quem é o garotinho por trás da dublagem que é sucesso na web

Se você já saiu cantarolando a canção só de ver o trecho acima, você está por dentro do atual fenômeno da internet: Dheymerson Farias, ou melhor, o "Super Dheymerson", como ele prefere ser chamado.

O garoto, filho de Elias e Ediana, é natural de Jaguaruana e mora atualmente em Russas. Brincando em casa, ele pegou uma câmera e filmou sua dublagem da canção acima. Divulgou para alguns familiares e, resultado: em menos de duas semanas, cerca de 700 mil visualizações!

O rápido sucesso transformou a vida do garotinho. São flashes, autógrafos, entrevistas, fotos... "Fui reconhecido na praça onde costumo lanchar, no táxi vindo pra cá... Todo mundo quer tirar foto comigo!", diz Dheymerson, animado, com um brilho diferente no olhar. Típico de quem realiza um sonho.


Pintinho Piu 
O garoto, filho único, nasceu "quando disseram que o mundo ia se acabar", diz o pai, orgulhoso. Hoje com 11 anos,cursa o 6º ano do Ensino Fundamental, e sonha com um futuro promissor. "Quero ser repórter!", avisa.

O que Dheymerson fez: viu uma promoção, em um programa de TV, que pedia para o telespectador fazer um vídeo. O menino gravou e publicou no Youtube. O prêmio do programa? Ele já nem liga. Afinal, o "Pintinho piu" já lhe rendeu muitas histórias para contar.

A letra difícil da canção foi decorada em menos de dois dias. E com um método interessante: "Eu achei a música grande e difícil. Então, no lugar de cantar normal, preferi cantar de trás pra frente para poder decorar". Espertinho, hein?

O que tem sido crucial para a ´carreira´ de Dheymerson é o apoio da família. O pai, Elias Santos, trabalha com vendas. Teve de dobrar o trabalho para poder folgar e acompanhar o filho em sua primeira entrevista. "Eu e minha esposa estamos prontos para renunciar qualquer coisa por ele. A correria é grande, mas a gente conversa muito. Falei para ele: ´Isso partiu de uma brincadeira, vamos torcer que tudo dê certo, mas se não der certo... Aí, ele disse: ´Eu sei, pai´", relembra.

Dheymerson teve, desde o berço, o contato com a música. O pai foi radialista e sempre gostou da área. Tinha um estúdio em casa, e isso foi determinante no desenvolvimento dos gostos do garoto.
Mini jornalista 
De acordo com Elias, o filho sempre brinca de jornalista. "Ele sempre foi assim, espontâneo. Às vezes, pega a câmera digital e fica lá, filmando. Brincando na calçada. Ele é o repórter e os outros meninos são os personagens", explica animado o pai do jovem artista.
  
Próximo vídeo 
O "Pintinho piu" já tem mais uma carta na manga a lançar em breve. "Já tenho um outro vídeo, mas está trancado a sete chaves. Só vou mostrar quando o primeiro chegar em um milhão de acessos", promete Dheymerson, novamente com aquele brilho no olhar.

Ah, e para quem quer saber qual é o som que faz o capote: "ele não faz ´tou-fraco´, como dizem. Ele faz ´Tou-tak´". Tá bom então, Super Dheymerson! Falou, tá falado!

Fonte: Diário do Nordeste

URCA em foco

XIV Semana de Ciência e Tecnologia da URCA será aberta nesta terça-feira
Será aberta hoje,18, às 8 horas, no Salão de Atos, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a XIV Semana de Iniciação Científica, que contará com a participação de mais de 500 trabalhos inscritos, com diversas instituições de ensino superior da região.
A Semana que irá até o dia 23, terá como objetivo divulgar a produção científica e tecnológica da URCA, junto à comunidade do Cariri e Centro-Sul Cearense, em especifico para a comunidade acadêmica e alunos de escolas públicas e privadas, proporcionando ao público participante maior conhecimento na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento contribui para a realização da comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, procurando interiorizar as ações nessa perspectiva, realizando eventos junto à sociedade, em especial comunidade acadêmica e das escolas públicas e privadas que estão em seu entorno.

A XIV Semana de Iniciação Científica contará com apresentação de trabalhos orais em dois turnos durante a semana, nos campi Crajubar Tarde e Pimenta I – Manhã; palestras sobre Ética e Pesquisa – ministrada pela Dra. Vitória Nicássia Sousa Félix; palestra sobre Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela Dra. Arlene Pessoa, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da URCA. Também haverá palestra sobre Geopark Araripe e Espaços Territoriais Protegidos – estratégia de desenvolvimento sustentável para o Araripe; exposição de pesquisa e resultados com acompanhamento de pesquisadores para explicações e apresentação, com três stands. A Semana de Iniciação Científica contará com oficinas de reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafas PET, produção de sabão, composteira, réplica de Fósseis. As oficinas contarão com público de professores da região. Serão abertas 50 vagas por para cada uma. A meta é capacitar docentes para serem multiplicadores, junto aos seus alunos.


Professores efetivos aprovados em concurso tomam posse nesta quinta-feira, na URCA
Será realizada na próxima quinta-feira, 20, na sede da Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA), a posse dos novos professores efetivos da URCA, aprovados em concurso público. Foi assinada na semana passada, pelo governador Cid Gomes, a nomeação dos novos docentes a ingressarem no quadro funcional da instituição, em reunião com a Reitora da URCA, professora Otonite Cortez, e o Secretário da Ciência, tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, em Fortaleza. Foram nomeados nove docentes para vários departamentos, ingressando em cursos como os de Artes Visuais e Teatro e Economia.
 
Continuam abertas inscrições para Especialização em Língua Portuguesa e Arte/Educação
A Universidade Regional do Cariri - URCA avisa aos interessados, que continuam abertas as inscrições para o curso de Especialização em Língua Portuguesa e Arte/Educação na cidade do Crato – Ce.

O curso terá duração de 16 meses de aulas presenciais, sendo um final de semana por mês.
Data do próximo módulo será de 11 a 13 de novembro de 2011.
Público alvo: alunos graduados em letras ou áreas afins.
Carga horária: 480h/a
inscrições: R$ 40,00 (quarenta reais)
Valor da mensalidade: 120,00 (cento e vinte reais)
Local de realização: URCA– Campus do  Pimenta – Crato - Ce

INFORMAÇÕES:

88-3102-12-12 – RAMAL – 2221 – URCA – BLOCO DE LETRAS

88-8804-0563 - AUXILIADORA

88-9977-8846 - AUXILIADORA


URCA participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
niciada neste dia 17 e vai até o dia 23, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A XIV Semana de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri (URCA), evento vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa foi cadastrada como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Serão apresentados durante esta semana, cerca de 500 trabalhos científicos e ações de pesquisa na Praça da Sé, no centro da cidade do Crato. Foram cadastradas ainda outras 38 ações, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, dentre elas cursos, oficinas, palestras, seminários, mesa redonda, visitas aos laboratórios da universidade e na sede do Geopark Araripe.

A URCA, como vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), contribuirá para a realização da comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, procurando interiorizar as ações voltadas para essas áreas, com eventos junto à sociedade, em especial comunidade acadêmica e nas escolas públicas e privadas que estão em seu entorno.

Mais informações pelo site:
www.urca.br
http://semanact.mct.gov.br

Com informações da assessoria de imprensa da URCA

Bancários do Ceará podem encerrar a greve da categoria nesta noite


Os bancários cearenses se reúnem na noite desta segunda-feira, 17, para decidir sobre a continuidade ou não da greve que já dura 21 dias. O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, acredita que o trabalhador bancário irá para a assembleia disposto a apreciar as propostas dos bancos de definir os rumos do movimento. 

A assembleia dos bancários acontece na sede do Sindicato, às 19 horas, quando as propostas dos bancos serão apreciadas pela plenária e vencerá a decisão que obtiver maioria. De acordo com a assessoria do sindicato, na última sexta-feira, 14, o Comando Nacional dos Bancários conquistou propostas da Fenaban, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Além dos quesitos econômicos, houve avanços das propostas que atendem reivindicações antigas da categoria, como a cláusula que coíbe o transporte de numerário por bancários, o aumento no número de câmeras de vigilância e o fim da divulgação de rankings de metas individuais dos funcionários, que combaterá o assédio moral. 

Na proposta da Caixa, houve avanço no aumento das contratações, por parte do Governo Federal. Serão 5 mil postos de trabalho a mais, passando de 87 mil para 92 mil. Na avaliação do Comando Nacional dos Bancários, a proposta apresentada atende às principais reivindicações da categoria: aumento real de salário pelo 8º ano consecutivo, valorização do piso, distribuição de um valor maior de PLR e avanços nas cláusulas de segurança e saúde do trabalhador. Dessa forma, o Comando recomenda a aprovação da proposta pelas assembleias estaduais dos bancários. As informações são da assessoria do Sindicato dos Bancários do Ceará.

Polícia Federal já investigava convênios do Ministério do Esporte


A Polícia Federal já investigava irregularidades em convênios assinados pelo Ministério do Esporte antes de tomar conhecimento das denúncias de pagamento de propina feitas pelo policial militar João Dias. O nome do ministro Orlando Silva - apontado como beneficiário do suposto esquema de corrupção - será incluído nas apurações. A instituição ainda avalia se é necessário abrir um novo inquérito ou se pode atualizar procedimentos já existentes.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai determinar que a PF apure a denúncia de que Orlando Silva teria recebido propina de ONGs dentro da garagem do Ministério do Esporte, segundo relato de João Dias à revista "Veja". Cardozo garantiu que as investigações serão rigorosas e lembrou que Silva está disposto a colaborar para o esclarecimento do caso, uma vez que se dispôs a abrir seus sigilos telefônico e bancário.

"Foi uma iniciativa importante, que mostra que o ministro efetivamente quer que se faça uma investigação", avaliou Cardozo. "A Polícia Federal será rigorosa, criteriosa e, havendo indício de crime, seja onde eventualmente existir, agirá com o rigor da lei." O pedido de investigação será enviado pelo Ministério da Justiça ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra. A instituição vai verificar se as novas denúncias já são alvo de inquéritos.

"Esses novos fatos ensejarão a abertura de um novo inquérito - na medida em que envolvem uma outra autoridade, com foro privilegiado - ou se nós teremos que aproveitar os inquéritos em curso para providenciar uma apuração imediata daquilo que foi agora colocado", disse Cardozo, que participou ontem pela manhã da abertura de um seminário organizado pelo jornal "O Globo".

O policial João Dias, ex-militante do PC do B, descreveu um esquema de pagamento de propinas no valor de 20% dos convênios assinados entre ONGs e o Ministério do Esporte. Segundo ele, o desvio existe desde a gestão de Agnelo Queiroz, atual governador do Distrito Federal, quando Orlando Silva respondia pela secretária executiva do ministério. Silva rebateu as críticas, descritas por ele como um "jogo político".

Fonte: O Povo

Fora de época, Ceará registra chuva de 155 mm


Uma chuva de mais de 150 milímetros caiu nesta segunda-feira (17), em Barbalha, no Cariri. A precipitação volumosa acontece em uma épora fora do período tradicional de chuvas no Ceará - fato também registrado em outras cidades da região. Prejuízos e transtornos foram vistos pela cidade.

Ao todo foram registradas chuvas em 33 dos 184 municípios do Ceará nesta segunda-feira. No credo popular o Estado vive atualmente o período conhecido como "chuvas do caju", em que pequenas chuvas em outubro coincidem com a época em que o caju floresce. Mas, nesta segunda, as chuvas aconteceram de forma mais intensa.

Em Barbalha foram registrados 155 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Dados não-oficiais apontam que em uma comunidade rural de cidade foram registrados 166 milímetros, por um pluviômetro amador. A precipitação sobre a sede de Barbalha começou ainda na madrugada, por volta de 2 horas, e se estendeu até a manhã, por volta de 9 horas. A chuva de 155 milímetros em Barbalha, em uma manhã somente, é equivalente a 10 vezes o volume registrado em todo o mesmo mês do ano passado. De acordo ainda com a Funceme, em outubro de 2010 Barbalha teve 15 milímetros.

Mais chuva no Cariri
Pelo menos três casas da localidade de Parque Bulandeira ficaram comprometidas, mas não chegaram a desabar. Ruas da cidade acabaram ficando sujas com a precipitação. No início da noite desta segunda o clima continuava nublado,mas sem chuvas. Também no Cariri, em Missão Velha, a Funceme verificou nesta segunda uma chuva de 121 milímetros. Houve ainda 75 milímetros em Brejo Santo e Juazeiro do Norte.
Fora do Cariri, na região Norte, houve 95 milímetros em Santa Quitéria.

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis