Festas de carnaval em 2021 no Ceará são canceladas, diz governador Camilo Santana

As festas de carnaval em 2021 no Ceará foram canceladas pelo governador Camilo Santana conforme anunciado na noite desta sexta-feira (8) pelas redes sociais. O feriado neste ano, até então, estava programado para ocorrer em 16 de fevereiro.

Dessa forma, festas, shows e eventos sociais públicos e privados estão suspensos, conforme o decreto.

Foi cancelado ainda o ponto facultativo na segunda e terça-feira de carnaval. O governador não informou se a festa será transferida para alguma outra data no decorrer do ano de 2021.

Camilo também prorrogou até o próximo dia 31 de janeiro, o decreto com as mesmas medidas previstas no documento que estava em vigor no fim de ano.

As medidas anunciadas por Camilo Santana são:

• Continuam em vigor até o dia 31/1 as medidas previstas no decreto de fim de ano, como a proibição de festas, shows e eventos sociais. As medidas passam a constar num decreto único;
• Suspensão, em todo o Estado, de quaisquer festas ou eventos comemorativos de carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular;
• Cancelamento de ponto facultativo nos dias 15 e 16/2, 2ª e 3ª feira de carnaval, como ocorria em anos anteriores;
• Proposição aos órgãos representativos competentes para a abertura do comércio, serviços e indústria durante os dias de carnaval;
• Os órgãos de fiscalização do Estado e Prefeitura de Fortaleza (PMF) estarão se reunindo na 2ª feira (11) para intensificar as ações de fiscalização, principalmente nas áreas com maior incidência de casos;
• Como forma de apoio ao Setor de Eventos, um dos grandes afetados pela pandemia, equipes do Governo e PMF estarão se reunindo na 2ª feira (11) com o setor a fim de desenvolver um Plano de Apoio, principalmente dos pequenos negócios.

Vacinas que devem chegar ao CE
Dois imunizantes contra a Covid-19 podem ser aplicados nos cearenses nos próximos meses. O estado do Ceará e o Governo Federal negociam com produtos do Reino Unido e da China, esta por meio do Instituto Butantan, em São Paulo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de uso emergencial da CoronaVac, na manhã desta sexta-feira (8). A Fiocruz, que produz no Brasil a vacina desenvolvida no Reino Unido, também solicitou nesta sexta a aplicação do imunizante.

Ainda não há uma data definida para o início da campanha de imunização, mas a previsão das autoridades é que as primeiras doses cheguem ao estado entre janeiro e março de 2021.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Camilo Santana convoca últimos aprovados no concurso de policiais penais

Os últimos aprovados no concurso realizado pelo Governo do Ceará para policiais penais serão convocados para assumir seus cargos imediatamente, informou o governador Camilo Santana, por transmissão nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (8). Ao todo, são 52 novos servidores, que deverão passar pelo treinamento que inclui aulas sobre administração penitenciária, integração social, valorização humana, ética profissional, legislação e segurança penitenciária.

Os novos servidores serão lotados em uma nova unidade prisional, que será inaugurada em breve pelo Governo do Ceará, disse Camilo Santana. “Eles vão reforçar a equipe que já está sendo treinada para iniciar o trabalho na nova unidade prisional, a CPPL 6 (Casa de Privação Provisória de Liberdade), que já está pronta e com capacidade para mil presos aqui na Região Metropolitana (de Fortaleza)”, anunciou o governador. Esses profissionais eram chamados de agentes penitenciários, mas, agora, a categoria atende à nova nomenclatura de policiais penais.

Para o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, a convocação de mais profissionais e a entrega de novas unidades são avanços importantes na reestruturação do sistema penitenciário. “As unidades serão inauguradas, os agentes (estão) sendo treinados e os compromissos que o senhor prometeu sendo cumpridos. Isso é muito importante e dá um gás para a gente poder trabalhar cada vez mais e com mais empenho para combater o crime dentro do sistema penitenciário”, comentou o gestor.

Valorização
O governador Camilo Santana destacou o esforço que o Estado tem feito para valorizar os profissionais da área da segurança pública, incluindo os do sistema da administração penitenciária. “Lembrando os meus compromissos que nós temos, que em breve serão enviados para a Assembleia Legislativa, de valorização da categoria, inclusive com (a solução para o) desvio de função, que era uma demanda importante do segmento, e quero aqui reforçar esse meu compromisso”, disse o chefe do Executivo estadual.

Por todo o trabalho que vem sendo feito dentro das unidades prisionais, o governador acredita que o Estado tem se destacado nessa área diante das demais unidade federativas. “Hoje, o Ceará é um dos exemplos do País no sistema prisional. A cada ano nós estamos aperfeiçoando, qualificando e melhorando, principalmente no controle do nosso sistema”, comentou Camilo.

Os novos servidores foram aprovados no concurso público iniciado ainda em 2017 pelo Governo do Ceará. O Estado convocou, na época, dois mil candidatos para o curso de formação de agentes penitenciários, mas somente 1.695 atenderam ao chamamento e cumpriram os requisitos obrigatórios ao longo das demais etapas de avaliação (física, de saúde e psicológica). Com o reforço anunciado, o Estado passará a ter 3.768 policiais penais – antes do concurso em 2017 eram 2.136.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

MDR firma parceria com UFCA para estudar desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) firmou parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e outras quatro universidades federais do País para que sejam feitas análises e propostas de ações que fomentem as macrorregiões onde estão inseridas. No caso da instituição cearense, visa estudar o desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri (RMC), formada por nove municípios, e auxiliar sua gestão integrada.

Os trabalhos estão incluídos no Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos Entes Subnacionais (PFCG), instituído em 2019. “A nossa finalidade é mobilizar políticas, ações, instrumentos e parcerias para criar um ambiente colaborativo voltado à ampliação das capacidades de gestão e da sustentabilidade institucional dos entes federados”, explica o coordenador da ação no MDR, João Mendes. O investimento total é de R$ 649 mil pelo Governo Federal.

No caso da UFCA, a instituição vai analisar a governança interfederativa na Região Metropolitana do Cariri, formada por Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Jardim, Missão Velha, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, com ênfase no fortalecimento desses municípios para a gestão integrada. Ao todo, a universidade receberá R$ 130 mil para desenvolver o trabalho em até dez meses.

O professor Raniere Moreira, detalha que será feito um diagnóstico das cidades e a perspectiva para uma gestão integrada. “Até que ponto estão preparados? Qual a capacidade de gestão? Vamos identificar os potenciais e as lacuna”, explica.

Na prática, o trabalho contará com professores e bolsistas que, de janeiro a outubro, vão entrevistar os gestores das noves cidades que integram a RMC e atores importantes da sociedade civil, que participaram do processo de sua criação. “A gente está desenhando a metodologia por conta da pandemia”, pondera Moreira.

De antemão, o professor já enxerga alguns problemas na atual gestão da RMC. “Desde a criação, a gente vê, de 2019 para cá, poucas ações no conjunto que acompanha este processo e também por parte do Governo do Estado”, exemplifica. Outra situação identificada é o que chama de 'desigualdades intrarregionais’, que são, por exemplo, a diferença no crescimento populacional e no Produto Interno Bruno (PIB) de cada município.

“A Região Metropolitana foi criada, por lei, para descentralizar ações que ficavam em Fortaleza e nisso cumpriu, em alguma medida, mas para que se consolide, precisa olhar para desigualdades de municípios que estão muito distintos. Isso não inviabiliza a RMC, mas é uma característica olhada com atenção sobre o risco de não ter integração”, completa Moreira.

As outras intituições beneficiadas são: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no Pará, e a Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal. 

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Disfunção erétil: nova sequela do Covid-19 preocupa homens

Desde que foi descoberto, tornou-se claro que a lista de sequelas do Covid-19 poderia ser extensa. Agora, além das já conhecidas perda de olfato, queda de cabelo e complicações neurológicas, a disfunção erétil também entra para o rol de consequências da doença. 

A informação foi divulgada pela médica americana especialista em doenças infecciosas, Dena Grayso. De acordo com ela, há de fato a possibilidade de que os homens desenvolvam essa complicação a longo prazo, mesmo após a plena recuperação da doença.

Isso ocorre em razão das consequências cardiovasculares decorrentes da infecção. Como já é sabido, além dos danos aos pulmões, o Covid-19 também pode afetar outras partes do corpo — incluindo o coração, os rins, o cérebro e o sistema vascular. 

‘Há uma preocupação real aqui de que os homens possam ter problemas de disfunção erétil a longo prazo com este vírus, porque sabemos que ele causa problemas vasculares’, disse Dena Grayson em entrevista à NBC Chicago LX. 

O que é disfunção erétil? 
Condição que afeta cerca de 16 milhões de pessoas no Brasil, a disfunção erétil ocorre quando um homem não consegue ter uma ereção firme para praticar a relação sexual.

As causas podem ser de origem psicológica ou terem influência de doenças crônicas ou hormonais.

Embora seja mais comum na terceira idade, a impotência sexual pode aparecer em qualquer idade, e alguns fatores de risco aumentam a chance de sua incidência.

Como por exemplo:

• Tabagismo;
• Consumo excessivo de bebidas alcóolicas;
• Doenças hormonais, como o diabetes;
• Doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson;
• Distúrbios psicológicos.

O tratamento deve ser feito com acompanhamento médico especializado, que indicará a melhor opção. Se a disfunção erétil estiver associada à ansiedade ou depressão, por exemplo, a recomendação é a de que se procure tratamento psicoterápico associado ao uso de medicamentos.

Mudanças no estilo de vida, como a prática diária de exercícios físicos, abandono do tabagismo e moderação no consumo de bebidas alcóolicas também podem ajudar.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ex-aluno da Fatec Cariri cria iogurte em pó

O iogurte como conhecemos está prestes a mudar. O ex-aluno da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, Emanuel Oliveira, atualmente professor e pesquisador do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Pau dos Ferros, criou o iogurte em pó. A inovação surgiu a partir de sua tese de Doutorado, que resultou na criação de um produto que não necessita de refrigeração, com maior durabilidade, mais prático e que mantém as características nutricionais e funcionais do lácteo tradicional.

O pesquisador já conquistou duas patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) relacionadas à inovação e aguarda a certificação para a busca de novas parcerias que levem a novidade ao mercado. “Os próximos passos estão em segredo de pesquisa, mas a tendência é de desenvolvermos outros produtos a partir desta inovação. Ainda não temos outros parceiros, além das instituições envolvidas na pesquisa – IFRN e UFCG -, mas com o registro da patente, e após a certificação pelo INPI, poderemos fecharmos novas parcerias e contratos”, explica.

Egresso da Fatec Cariri
Foi na Faculdade do Centec, em Juazeiro do Norte, que Emanuel concluiu a sua primeira graduação. Ele fez parte da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Alimentos credenciada pelo MEC, concluído em 2009. Além de professor e pesquisador do IFRN, ele também é diretor geral do campus Pau dos Ferros onde leciona, no Rio Grande do Norte. É mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e possui pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, em Portugal.


Ele destaca que a Fatec foi um alicerce indispensável para seu sucesso profissional. “Foi lá que, através do grupo de professores e da excelente estrutura de laboratórios, que despertei o interesse pela pesquisa científica, fui motivado pelos professores a continuar além da graduação, fazer mestrado, doutorado, participar de concursos. A Fatec foi a minha base. Eu a tenho como referência de instituição e se cheguei até onde estou hoje, esta faculdade foi a minha porta de entrada na pesquisa científica”, agradece o profissional.

Ele aconselha que os estudantes do Centec aproveitem ao máximo as oportunidades proporcionadas pela instituição. “Se beneficiem da infraestrutura, do corpo docente e de todas as oportunidades de pesquisas que a faculdade tem a oferecer, pois ela é uma base de formação profissional. Agarrem com todas as forças e tentem aproveitar ao máximo, absorver tudo o que a instituição tem. Sigam em frente, façam mestrado, doutorado, e se dediquem à pesquisa científica, pois ela é fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, pondera o professor.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Bahia confirma caso de reinfecção com mutação da África do Sul

Uma pesquisa do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador, detectou um caso de reinfecção do novo coronavírus no Brasil com uma mutação equivalente à que foi encontrada na África do Sul e tem maior capacidade de infectar. O caso foi confirmado pelo governo da Bahia.

A pesquisa informa que este é o primeiro caso de reinfecção por essa mutação no Brasil. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

A pasta não havia informado anteriormente sobre casos de reinfecção no país com a variante que circula na África do Sul. O primeiro caso de reinfecção do novo coronavírus no Brasil foi confirmado pelo governo federal em 9 de dezembro.

A paciente é uma mulher de 45 anos, moradora de Salvador e sem registro de comorbidades. Ela está sendo acompanhada pelos pesquisadores. O primeiro episódio da Covid-19 na mulher ocorreu em 20 de maio de 2020, e o segundo em 26 de outubro. Segundo o IDOR, na reinfecção ela teve sintomas mais severos.

Os dois diagnósticos foram confirmados a partir de testes RT-PCR, que são considerados referência porque detectam a infecção a partir de material coletado pela garganta e pelo nariz do paciente e identificam se há contaminação no momento do exame.

Quatro semanas após a segunda confirmação, a paciente passou por um teste de IGg, que é um exame sorológico que comprova se há a presença de anticorpos, gerados após a contaminação.

Mutação
A mutação encontrada na África do Sul que infectou a paciente da Bahia é a E484K. A descoberta da pesquisa do IDOR foi publicada em versão "preprint", que é uma pré-publicação, e aguarda revisão da revista científica The Lancet Infectious Diseases, uma das mais prestigiadas do mundo.

O pesquisador do IDOR e doutor Bruno Solano explica que esse caso de reinfecção foi confirmado por sequenciamento genético do vírus.

“Trata-se do primeiro caso de reinfecção por SARS-CoV-2 no estado da Bahia, confirmado por sequenciamento. Foi observada na sequência genética do vírus presente no segundo episódio a mutação E484K, que é uma mutação identificada originalmente na África do Sul", disse o pesquisador Bruno Solano.

Essa mutação faz parte de um grupo de variantes da Covid-19 que foram associadas ao aumento da infecciosidade. Segundo Solano, essa mutação causa preocupação porque pode dificultar a ação de anticorpos do coronavírus.

"Tem causado muita preocupação no meio médico, pois ela pode dificultar a ação de anticorpos contra o vírus. Esta mutação foi recentemente identificada no Rio de Janeiro, mas é a primeira vez, em todo o mundo, em que é associada a uma reinfecção por SARS-CoV-2”, explicou.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará inicia obra do Centro Integrado de Segurança Pública

A área da Segurança Pública segue recebendo investimentos do Governo do Ceará. Dessa vez, o Estado vai fortalecer a parte estrutural com a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza, que sediará os comandos das forças de segurança cearenses. A ordem de serviço que autorizou o início da obra foi assinada pelo governador Camilo Santana, na manhã desta quinta-feira (7). Ao reunir toda a estrutura em um só local, o Estado busca ganhar em eficiência administrativa, operacional e logística.

Neste primeiro momento, o investimento será de R$ 73.986.520,28 e servirá para a construção da sede do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), do Centro Integrado de Inteligência, Centro de Convivência, outros equipamentos públicos e urbanização da área. Os recursos são oriundos do Tesouro do Estado.

O ganho qualitativo no trabalho do Estado em segurança pública com a construção do CISP foi destacado por Camilo Santana. “São 80 mil m² onde vamos reunir todas as instituições da Segurança. Aqui, temos uma localização privilegiada, com acesso rápido, avenidas duplicadas. Vamos ter um dos mais modernos centros de inteligência e operações táticas do Brasil. Isso vai dar agilidade, facilitar e integrar cada vez mais o trabalho. Não temos medido esforços em fazer investimentos em inteligência, pessoal e equipamentos. Essa é uma modelagem utilizada no mundo inteiro, que é a integração das forças públicas”, ressaltou o governador.

Quando concluído, o CISP abrigará os seguintes núcleos de comando: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), CBMCE, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Centro Integrado de Inteligência, Centro de Convivência e Interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A obra ainda terá serviços de urbanização e paisagismo, com a manutenção de zonas verdes, a implantação de academia ao ar livre, pista de cooper, brinquedopraça e areninha, entre outras estruturas de acesso e circulação para a comunidade. No total, incluindo todas as fases, o investimento será de R$ 140 milhões.

Sandro Caron, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, enfatizou que essa é mais uma medida de ponta adotada pelo Ceará. “Dentro da ideia de integração é fundamental essa estrutura. Já sabemos que isso aumentará a integração que já existe e acelerará a tomada de decisões, ganhando o Estado, a população e a segurança pública”, disse o titular da SSPDS.

Localização
O Centro Integrado de Segurança Pública ocupará uma área central da capital cearense. Vizinho à Base Aérea de Fortaleza e à sede da Polícia Federal, o conglomerado utilizará o terreno do Quartel do Comando da Polícia Militar e a área adjacente, entre as avenidas Aguanambi e Borges de Melo.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

08 de janeiro

1297 - Principado de Mônaco torna-se independente.
1889 - Herman Hollerith cria a máquina de tabulação, que foi usada pela primeira vez para compilar os dados de um recenseamento.
1959 - Fidel Castro chega a Cuba e assume o poder após derrubar Fulgencio Batista.

Nasceram neste dia…
1935 - Elvis Presley (foto), cantor norte-americano (m. 1977).
1941 - Graham Chapman, ator e escritor britânico, antigo membro do grupo Monty Python (m. 1989).
1942 - Stephen Hawking, físico teórico britânico.

Morreram neste dia…
1324 - Marco Polo, viajante veneziano (n. 1254).
1642 - Galileu Galilei, matemático e físico italiano (n. 1564).
1941 - Robert Baden-Powell, militar britânico e fundador do escotismo (n. 1857).

Fonte: Wikipédia

Centec oferta 840 vagas em cursos remotos gratuitos em janeiro

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) retoma, na primeira semana de janeiro, a oferta de qualificação profissional gratuita para a população cearense. Como forma de preservar a saúde dos alunos, professores e demais colaboradores da instituição, as aulas continuarão ocorrendo de forma remota, através da Internet.

As inscrições estarão abertas nos dias 5 e 6 de janeiro, em www.centec.org.br, para os seguintes cursos: Ferramentas digitais, Informática, Liderança, Instalações hidrossanitárias, Eletricidade, Assistente Administrativo, Cultivo de hortaliças, Prevenção e controle de verminoses em ovinos e caprinos e Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10).

As aulas acontecerão de 11 a 22 de janeiro através dos aplicativos “Google Sala de Aula” e “Google Meet”. Para participar, o aluno deverá ter um computador, notebook ou celular com acesso à internet, com câmera e microfone para interação durante as aulas. Todos os cursos dão direito a um certificado, que será enviado para o e-mail do aluno após a conclusão.

As capacitações são ofertadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) do Centec localizados nas cidades de Boa Viagem, Brejo Santo, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Ipaumirim, Itaiçaba, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Piquet Carneiro, Quixeré, Tauá e Viçosa do Ceará e levam em conta as vocações regionais. Porém, moradores de qualquer município cearense podem participar, já que as aulas ocorrem através da Internet.

Estas formações são oferecidas por meio de um contrato de gestão com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e são voltadas, preferencialmente, para pessoas com mais de 16 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os interessados devem realizar inscrição em apenas uma opção de curso.

Como realizar inscrição
O candidato deve acessar o Sistema de Inscrições do Centec, o SisGet, e realizar um cadastro para criação de login e senha. É muito importante informar o e-mail e telefone corretamente, pois, após a finalização das inscrições, é através dele que o professor entrará em contato para dar orientações sobre as aulas. Após o cadastro, é só entrar no Sistema com o login e senha recém-criados e efetuar a matrícula.

Após o fim do período de inscrições, um e-mail institucional do Centec será criado para cada aluno, onde ele receberá as instruções de como participar da formação. Ele será válido apenas para o curso e a turma escolhidos.

Caso o interessado acesse o link de inscrição e não visualize o curso desejado, isto significa que as vagas já foram preenchidas. Porém, novas oportunidades serão divulgadas semanalmente, às terças-feiras, no site do Centec.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail deti@centec.org.br ou pelo WhatsApp (85) 9867-0030.

Confira os horários e pré-requisitos de cada um dos cursos:

Curso: Ferramentas digitais
Turma 01: 8h às 12
Turma 02: 14h às 18h
Turma 03: 14h às 18h
Turma 04: 18h às 22h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Pré-requisito: noções de informática

Curso: Técnicas de Instalações Hidrossanitárias
Turma 01: 18h às 22h
Turma 02: 18h às 22h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: ensino fundamental completo
Pré-requisito: curso para profissionais do setor de construção civil e áreas afins

Curso: Noções de Liderança na atualidade
Turma 01: 8h às 12h
Turma 02: 13h às 17h
Turma 03: 18h às 22h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio completo
Pré-requisito: Ter aptidão e interesse na área

Curso: Noções de liderança e gestão de pessoas
Horário: 8h às 12h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio completo

Curso: Técnicas do Assistente Administrativo
Turma 01: 14h às 18h
Turma 02: 14h às 18h
Turma 03: 14h às 18h
Turma 04: 18h às 22h
Turma 05: 18h às 22h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio

Curso: Cultivo de Hortaliças em ambientes domésticos
Horário: 14h às 18h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental II Incompleto
Pré-requisitos: ter aptidão e interesse na área

Curso: Prevenção e Controle de Verminoses em Ovinos e Caprinos
Horário: 18h às 22h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Pré-requisitos: curso para produtores rurais, estudantes, técnicos agropecuários e profissionais das ciências agrárias

Curso: Norma Regulamentadora n º 10 (NR-10)
Horário: 14h às 18h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: ensino fundamental completo
Pré-requisito: curso para profissionais do setor elétrico predial e áreas afins

Curso: Noções de Eletricidade com segurança
Horário: 14h às 18h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Pré-requisitos: Curso para profissionais do setor elétrico predial e áreas afins

Curso: Noções de Informática (40 horas/aula)
Turma 01: 8h às 12h
Turma 02: 18h às 22h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental
Pré-requisito: 0(a) aluno(a) deve ter computador ou notebook com internet

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Usina de Barbalha deve se tornar Centro de Tecnologia de Cultivo

Desativada há mais de 16 anos, a Usina Manoel Costa Filho, hoje Usina Cariri I, em Barbalha, adquirida pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), por leilão, no valor de R$ 15,4 milhões, em 2013, deve se tornar o primeiro Centro de Tecnologia de Cultivo em Ambiente Protegido, do Cariri. O projeto, idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado (Sedet), deve ser concluído este mês. A instalação já foi aprovada pelo governador Camilo Santana.

O secretário executivo de Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos Ribeiro, detalha que a ideia é criar um equipamento de referência para o cultivo de frutas e hortaliças, sob proteção de estufa. "Vai favorecer a economia de insumos, de água, dar maior produtividade e padronização aos vegetais", explica. A iniciativa parte de experiências no exterior e que têm tido sucesso também na região da Ibiapaba, aqui no Ceará. "Hoje, os produtos que têm o maior valor bruto são da Ibiapaba, porque focou em culturas de alto valor agregado, como rosas, morango, pimentão e tomate", exemplifica Ribeiro.

Aquicultura
O espaço também será dedicado a aquicultura, incentivando a produção em cativeiro de tilápia e camarão, por exemplo, a partir do uso de tecnologias. "Estamos conversando com algumas universidades. A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai entrar como parceira. O objetivo é levar tecnologia para a região do Cariri. Outra visão, uma agricultura moderna, que pode dar um grande retorno", explica.

Em um primeiro momento serão formados técnicos, que repassarão conhecimento para os produtores. O agricultor poderá visitar, entender como funciona o cultivo em ambiente protegido e ter apoio técnico na parte de irrigação, adubação e fertilização. "Tudo isso com oportunidade de ver e aprender. Seria um centro de referência de como se produzir", completa Ribeiro.

O espaço da Usina foi escolhido por dois fatores: localização e o atual estado de inatividade. Na margem da CE-293, o equipamento é vizinho a outros importantes espaços de formação agrícola, como o campo de experimentação de algodão da Embrapa e a Fábrica Escola de cana-de-açúcar. A área, de aproximadamente 6,6 hectares, serviria para instalação do Centro, enquanto o maquinário que ali se encontra será vendido por leilão. "Não dá pra funcionar os dois ao mesmo tempo", pontua o secretário executivo.

História
Instalada em 1976, a Usina Manoel Costa Filho representou renda e prosperidade. Entre 1980 e 1990, foi responsável por quase quatro mil empregos. Chegou a comercializar 5 mil sacos de açúcar e tinha capacidade de produção de 40 mil litros de álcool por dia.

Ao mesmo tempo que teve impacto positivo, também foi responsável por liquidar os engenhos artesanais, comprando seus maquinários para destrui-los, transformando os antigos produtores em simples fornecedores da matéria-prima, aponta o advogado e pesquisador da cultura canavieira, Heitor Feitosa. "Começou a comprar dos pequenos produtores a produção, prometendo malha viária para o escoamento, buscando direto nas plantações e diminuindo a concorrência. O mercado consumidor era apenas dela".

Decadência
Nos anos 2000, houve o declínio na produção da cana no Cariri. Com a escassez da principal matéria-prima responsável por ser a força-motriz da Usina, veio a paralisação das atividades, em 2004. A esperança era que a cultura, que já havia abastecido mais de uma centena de engenhos em Barbalha, fosse reativada com a aquisição da Usina pela Adece, que tentou negociar com a iniciativa privada.

Ano passado, em entrevista ao Diário do Nordeste, a Adece garantiu que estava em negociação com uma empresa para assumir o local, mas não deu maiores detalhes "por questões de confidencialidade e também para não atrapalhar as negociações". Na época, se ventilava a produção de batata-doce industrial como cultura de maior viabilidade para a região, tendo em vista a menor necessidade de mecanização e de água. Há quatro anos, diante da inatividade, estimava-se gasto de aproximadamente R$ 35 milhões para recuperação do maquinário ali existente.

Sete anos mais tarde, nada se concretizou, mas, segundo a Sedet, ainda há interessados em adquirir a Usina. "Estamos aguardando a definição de dois investidores interessados. Se encampar a ideia e o projeto for viável, poderíamos até fazer o Centro em outro local", pondera Ribeiro. Caso não avance, a expectativa é que o Centro de Tecnologia de Cultivo em Ambiente Protegido esteja funcionando a partir do segundo semestre de 2021.

Por Antonio Rodrigues

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Estudante é morto à facadas em Crato por dono de restaurante

Um desentendimento entre amigos de infância, resultou no assassinato de um deles na tarde desta segunda-feira (04) em Crato se constituindo no terceiro homicídio do ano no município. O crime aconteceu por volta das 15h30min na Rua Padre Sucupira não muito distante da Praça da Sé no centro de Crato. O estudante André França Sobreira, de 31 anos, foi assassinado a golpes de faca pelo dono de restaurante Danilo Morais Arraes, de 35 anos, que terminou preso e está na cadeia pública de Juazeiro do Norte.

André ainda foi socorrido às pressas pelo SAMU ao Hospital São Camilo de Crato, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu ao dar entrada. O Auto de Prisão em Flagrante (APF) de Danilo foi protocolado no início da madrugada desta terça-feira no Plantão Judiciário do 2º Núcleo Regional no Cariri e o mesmo vai responder por homicídio simples, conforme a autuação na 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato.

O acusado reside no bairro Pinto Madeira e a vítima estava morando ultimamente em Petrolina (PE). Danilo trabalha com instalações elétricas e tinha montado um restaurante de sushi. Ele disse, em seu depoimento, que tinha tomado emprestado R$ 6 mil a André para ajudar na montagem do estabelecimento. A vítima teria vindo do Pernambuco rever familiares e cobrar o dinheiro causando uma discussão entre os dois dentro do restaurante.

Ainda de acordo com o depoimento de Danilo, André teria apanhado uma faca e o lesionado quando tomou a arma branca e atingiu o estudante no pescoço. Disse mais que a vítima se levantou e partiu na sua direção quando desfechou mais um golpe no abdômen, deixando a faca cravada. Segundo Danilo, o mesmo voltou a se levantar e teria tirado a faca retornando na sua direção quando apanhou uma pedra e o atingiu na cabeça com este caindo na calçada do restaurante.

Com informações do Site Miséria

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IFCE Crato abre 210 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Estão abertas até 15 de janeiro as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará. São oferecidas 210 vagas para dois cursos técnicos integrados, para quem vai começar o ensino médio em 2021.

A inscrição é feita em duas etapas, online. Primeiro, o estudante interessado deve acessar o site qselecao.ifce.edu.br, preencher seus dados e escolher o curso no qual vai se inscrever. Depois, deve acessar o site esolis.ifce.edu.br e enviar a documentação de inscrição solicitada no edital. A documentação também deve ser enviada até o dia 15 de janeiro.

Podem participar do processo seletivo estudantes que já concluíram ou estejam concluindo o ensino fundamental e desejam cursar o ensino médio ao mesmo tempo em que recebem a formação técnica, no IFCE.

São 160 vagas para o curso técnico em Agropecuária e 50 vagas para o curso técnico em Informática para Internet. A documentação de inscrição será avaliada, com classificação preliminar do(a)s candidato(a)s a ser divulgada no dia 5 de fevereiro. O(a)s aprovado(a)s deverão enviar os documentos de pré-matrícula também pelo sistema eSolis, de 5 a 11 de fevereiro. O ano letivo está previsto para começar no dia 5 de maio.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Após fracasso em pregão, Saúde requisita estoque de agulhas e seringas de fabricantes nacionais

Após obter fornecedores para apenas 2,3% do total de seringas e agulhas previstas para serem adquiridas para vacinação, o Ministério da Saúde decidiu fazer uma requisição administrativa dos estoques de fabricantes nacionais desses produtos.

Na prática, isso indica que essas empresas só poderão vender o material excedente ao governo por determinado período. O objetivo é garantir material para iniciar o plano de vacinação contra a Covid-19.

A informação foi confirmada por representantes do ministério na noite desta segunda-feira (4).

Segundo a pasta, a medida atinge fabricantes representados pela Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) e ocorre "enquanto não se conclui o processo licitatório normal, que será realizado o mais breve possível".

Antes das seringas, o Ministério da Saúde já adotou modelo semelhante de requisição administrativa junto a fabricantes de respiradores e para a compra de medicamentos usados na intubação de pacientes com Covid-19, por exemplo.

Em nota, a pasta diz que a nova requisição "visa a atender às necessidades mais prementes para iniciar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19".

Diz ainda que aguarda confirmação das quantidades disponíveis no estoque das empresas e que deve iniciar um novo pregão "o mais rápido possível".

Segundo a Abimo, parte das fabricantes firmaram um protocolo de intenções com o Ministério da Saúde nesta segunda (4) para entrega de 30 milhões de seringas até o final de janeiro. Novas reuniões estão previstas para acertar possíveis prazos de entrega.

Desde a última semana, o governo corre atrás de alternativas para obter seringas e agulhas para vacinação contra a Covid, depois que um pregão realizado pelo Ministério da Saúde no dia 29 de dezembro obter fornecedor para apenas 7,9 milhões de seringas e agulhas, o equivalente a 2,3% do esperado. A pasta previa obter 331 milhões de unidades desses produtos.

Na ocasião, o preço cobrado pelas empresas ficou acima do valor estimado pelos técnicos do governo, o que frustrou a negociação. Antes disso, secretários estaduais de saúde já apontavam preocupação sobre o risco de haver dificuldades para obter o material, necessário para iniciar a vacinação no país.

Como deixou a compra de insumos para última hora, a pasta se viu diante de uma escassez de produtos, de uma disputa mundial pelos insumos e de preços impraticáveis dada a grande procura.

Após o fracasso do primeiro pregão, técnicos do ministério têm conversando com empresas que apareceram para a disputa. Os dois lados tentam adequar propostas, e o mais provável é que a pasta aceite pagar mais por seringas e agulhas.

Em meio à dificuldade de obter o material, o governo também decidiu, na última semana, restringir a exportação desses produtos.

Em portaria da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), publicada na última quinta (31), os itens foram incluídos na lista criada em julho de 2020 de produtos que precisam de licença especial para exportação, por estarem diretamente ligados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Fonte: Folhapress

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Boleto do IPVA 2021 já está disponível para impressão

Os proprietários de veículos emplacados no Ceará já podem emitir os boletos para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 pelo aplicativo Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

O Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado mediante a informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa. O pagamento pode ser feito nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. Há também a opção de quitar o imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Os contribuintes que pagarem o IPVA em cota única até o dia 29 de janeiro de 2021 terão 5% de desconto. Caso não opte pela parcela única, o proprietário pode dividir o IPVA em até cinco vezes, com vencimentos nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 12 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 100,00.

Neste ano, o valor do imposto teve redução média de 4,95% na comparação com 2020. Cerca de 2,3 milhões de veículos serão tributados, com arrecadação estimada em torno de R$ 1 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Para realizar o cálculo do IPVA 2021, a Sefaz tomou como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos, e consultou os dados do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).

Meu IPVA
Por meio do aplicativo Meu IPVA, o contribuinte pode fazer consultas sobre a situação do veículo, conferir as datas de vencimento do tributo, emitir o DAE, além de gerar a certidão de quitação. Para gerar o boleto de pagamento, basta selecionar a opção “Pagar IPVA”. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente nas lojas Play Store (Android) e App Store (IOS).

“Tudo na palma da mão, de forma rápida, sem burocracia. O Meu IPVA é um aplicativo simples, que dialoga muito bem com os nossos contribuintes”, diz a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.

Alíquotas
As alíquotas do IPVA variam de 0,5% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. A maior parte da frota tem alíquota de 3%. É o caso dos automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam 1%.

As alíquotas também privilegiam os bons motoristas. Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas pagam 1%, se não tiverem cometido infração de trânsito em 2020. Caso contrário, a alíquota sobe para 2%.

Isenção
Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Fique atento
A Secretaria da Fazenda não envia boletos pelos Correios ou por e-mail.
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

05 de janeiro

1477 - Luís XI derrota e mata o Duque da Borgonha Carlos, o Temerário, em Nancy, Lorena, e anexa definitivamente aquela região ao domínio francês.
1785 - Dona Maria I de Portugal promulga alvará que coíbe a proliferação de indústrias no Brasil.
1940 - É realizada a primeira demonstração do rádio FM nos Estados Unidos.

Nasceram neste dia…
1876 - Konrad Adenauer, político alemão (m. 1967).
1932 - Umberto Eco (foto), escritor e filósofo italiano.
1938 - Juan Carlos I, rei de Espanha.

Morreram neste dia…
1589 - Catarina de Médici, rainha consorte de França (n. 1519).
1910 - Léon Walras, economista francês (n. 1834).
1970 - Max Born, físico alemão naturalizado britânico (n. 1882).

Fonte: Wikipédia

AddThis