Esporte: Hulk marca dois gols, e seleção brasileira derrota a Dinamarca

A seleção brasileira jogou o suficiente nos 45 minutos iniciais para marcar três gols na Dinamarca, neste sábado, na Alemanha. Hulk sobrou na etapa inicial: apresentou velocidade, contribuição à defesa e eficiência ofensiva. Ele marcou dois dos três gols do time na vitória por 3 a 1 sobre os dinamarqueses, em Hamburgo.

Este foi o primeiro de uma série de amistosos que a seleção brasileira fará. Mano fará testes para Olimpíada, mas também conta com jogadores acima de 23 anos. E essa mescla deu resultado neste sábado.

O primeiro tempo foi arrasador. Pela primeira vez na seleção, o técnico viu seu time terminar a etapa inicial com três gols marcados. Nos 45 min finais, a equipe caiu drasticamente de produção, permitindo a ascensão da Dinamarca em campo.

A boa atuação faz Hulk almejar vaga para a Olimpíada. Ele não tem idade olímpica. No entanto, Mano pode levar três atletas com mais de 23 anos. “O meu objetivo era entrar e aproveitar a oportunidade. O Mano me deu a chance e tentei fazer o máximo”, disse Hulk.

Do time titular, 7 tinham menos de 23 anos. Destes, quem mais se destacou foi Oscar, que articulou as jogadas ofensivas no meio-campo.

A partida não reuniu vários jogadores do time nacional, entre eles David Luiz, Ganso e Daniel Alves (lesionados), Pato (poupado) e Neymar (que se apresenta para os jogos nos Estados Unidos).

O gol da seleção ocorreu logo a 8 min de partida, com Hulk. O atacante marcou ao seu estilo: ajeitou para o pé esquerdo, finalizou de longa distância, com força. O goleiro Sorensen falhou no lance.

A vantagem aumentou pouco depois. Hulk roubou a bola próximo da área da Dinamarca. Oscar dominou a bola, driblou um marcador e devolveu para Hulk. Zimlig tentou desviar e fez contra.

Oscar e Hulk sobravam no ataque. A dupla se movimentava com intensidade, abrindo espaços e criando outras chances de gol na primeira etapa. Lucas, pela esquerda, não apareceu tanto.

Em nova roubada de bola, Hulk foi acionado, driblou o marcador e fez 3 a 0 aos 38 min da etapa inicial.

A Dinamarca não conseguia avançar no primeiro tempo. Já o Brasil chegava com facilidade à área adversária. Damião chegou a marcar no fim do 1º tempo, mas a arbitragem anulou corretamente o gol, assinalando impedimento.

O Brasil reduziu o ritmo na segunda etapa. O recuo da seleção atraiu os dinamarqueses, que perderam boas oportunidades de marcar, acertando bola no travessão e perdendo gol na pequena área.

Bendtner aproveitou a baixa produção do Brasil e descontou para a Dinamarca. Detalhe: o gol foi ilegal. O atacante dinamarquês estava impedido.

O gol acendeu a Dinamarca e a torcida, majoritariamente favorável à seleção europeia. O goleiro Jefferson levou sufoco em jogadas na área. Mas a fragilidade ofensiva do rival tranquilizou a seleção brasileira.

Fonte: UOL

Surge um novo nome no PT do Crato para a disputa da prefeitura nas eleições deste ano

As discussões políticas  internas no PT devem tomar um novo rumo. Com a aproximação  das convenções que irão definir os nomes do partido para a disputa eleitoral,em Crato,o professor e sindicalista Roberto Oliveira surge como uma alternativa interna ao nome do médico  Marcos Cunha.

O professor Roberto Oliveira é fundador da CUT no Ceará, professor,  e um militante histórico do Partido dos Trabalhadores. Atualmente é da direção estadual da APEOC e  faz parte da tendência Campo Democrático.

Para Oliveira “o meu nome vem sendo colocado por diversos companheiros do partido e acho que por ser o PT um partido extremamente democrático, plural, é que me dá esta oportunidade de fazer o debate interno, iremos debater com a militância, qual a melhor tática e estratégia para o fortalecimento do partido no Crato, que  é melhor para o partido”, afirma.

O sindicalista acredita que a unanimidade nem sempre é boa, e que ao surgir o seu nome ele quer contribuir com o debate. “O nome de Marcos Cunha é  bom, ele é uma pessoa que tem uma história, mas quero também contribuir com o debate e lutar ainda mais para mudar para  melhor a minha cidade, a cidade que nasci e que gosto muito”, diz.

Roberto Oliveira defende a ampla unidade da base aliada nestas eleições. “Acredito que o PT deve buscar com mais afinco a unidade da base aliada,  já que somos parte integrante desse governo, somos líder do governo(Dep. Antonio Carlos) e discutir com PSB, PC do B e o PMDB um palanque único nestas eleições com o intuito de construir um governo democrático para a cidade e tirar do governo os tucanos que agora estão travestidos de verdes”, afirmou.

Defende também a construção de um novo programa de governo  democrático e popular. “O atual prefeito e seu grupo político esqueceram e abandonaram a cidade, é preciso inverter as prioridades e buscar parcerias com os governos estadual e federal para reconstruir o Crato”, diz.

No âmbito do PT Roberto Oliveira defende prévias para definir o nome do partido nas eleições. Caso o PT venha a ocupar uma vice  ele também coloca seu nome. “Mas se o companheiro Marcos Cunha confirmar que quer ou pode ser vice de alguém retiro meu nome. Caso ele não queira, meu nome está à disposição do partido”, confirmou.

A pré-candidatura de Roberto Oliveira faz parte de uma estratégia de sindicalistas em participar mais da política. Isso está acontecendo em várias cidades. No próximo dia 7 de junho o presidente da APEOC Anísio Melo vai estar em Crato para o lançamento da pré-candidatura do  sindicalista  Roberto Oliveira.

Tarso Araújo

Fonte: Miséria

Governo Federal quer identificar escolas de alunos beneficiados pelo Bolsa Família

Os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS) iniciam ação para localizar as instituições de ensino de crianças e adolescentes, na faixa dos 6 anos e aos 18, atendidas pelo Bolsa Família.

A falta de identificação correta da escola no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal dificultou o acompanhamento da frequência escolar de 713.418 alunos atendidos pelo programa de transferência de renda.

No Ceará são 1.176.270 alunos beneficiados, desse total 37.119 estão sem informação da escola no cadastro. Os técnicos municipais e os beneficiários têm prazo até junho para identificar corretamente a instituição de ensino de crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

O MDS alerta que a família que permanecer com pendência terá o benefício bloqueado em julho.

Fonte: Ceará Agora

Esporte: "Vou pensar", diz Guardiola sobre hipótese de treinar seleção brasileira

Depois de conquistar seu 14º título pelo Barcelona, no jogo que marcou sua despedida da equipe espanhola, Pep Guardiola mostrou bom humor em entrevista coletiva. E, brincando, nem mesmo descartou uma eventual possibilidade de assumir a seleção brasileira futuramente.

Questionado por um jornalista brasileiro se aceitaria assumir o comando da equipe, atualmente dirigida por Mano Menezes, Guardiola pensou e rebateu: "Onde eu moraria?". Informado de que provavelmente seria no Rio de Janeiro, cidade em que Mano mora, o espanhol disparou: "Vou pensar", arrancando risos dos presentes na sala de imprensa.

Em quatro anos à frente do Barça, Pep transformou o time catalão em uma das melhores equipes de todos os tempos. Foram 14 títulos, incluindo três do Campeonato Espanhol, dois da Liga dos Campeões e outros dois do Mundial de Clubes da Fifa. Mas ainda não havia alcançado nenhum troféu neste ano. Perdeu o Espanhol para o rival Real Madrid e acabou sendo eliminado dentro de casa pelo Chelsea na semifinal da Liga dos Campeões.

Fonte: UOL

Santana do Cariri (CE): Restos mortais de Benigna vão para Igreja Matriz

Os restos mortais da jovem Benigna Cardoso da Silva serão sepultados no final da tarde de hoje, na Paróquia de Senhora Sant´Ana, neste Município. Uma grande romaria, com a previsão de participação de mais de cinco mil pessoas, percorre o Centro da cidade em louvor da "Heroína da castidade". Um processo em prol da beatificação de Benigna foi aberto pela Diocese do Crato, e todos os dados para encaminhamento junto ao Vaticano estão sendo levantados. Um deles envolve a mudança dos restos mortais de Benigna, assassinada a golpes de facão há mais de 70 anos, aos 13 anos de idade, e sepultada no Cemitério São Miguel. O caso de Benigna poderá se tornar o primeiro de beatificação no Ceará.

O martírio vivido por Benigna passou a chamar a atenção, desde a sua morte, quando começaram a acontecer casos de milagres, atribuídos a ela. Em mais de sete décadas depois, se multiplicam os casos e aumentam as romarias na cidade, para conhecer o santuário feito em seu nome. Assassinada de forma bárbara, aos 13 anos, ela é considerada santa pela população e passou a ter a atenção da Igreja Católica e da própria comunidade, que se manifesta em favor da sua beatificação. Benigna foi morta por Raul Alves Ribeiro, um jovem da mesma idade que sentiu por Benigna uma paixão obsessiva e tentou possuí-la à força. Não alcançado o seu objetivo, foi tomado por uma fúria, ao ponto se assassiná-la.

Toda a biografia, casos de milagres relatados, os passos antes de morte e o acontecimento estão em uma biografia de mais de 150 páginas, além de depoimentos de irmãs de criação. "Todo esse material será encaminhado para Vaticano. "Esperamos agora a abertura do processo, e estamos na busca de todos os documentos necessários", diz ele.

Um dos documentos que devem ser anexados ao processo, que tem a frente o monsenhor Vitaliano Mattiolli, postulador da causa de beatificação e representante da Diocese de Crato, é o processo de condenação de Raul. Buscas estão sendo realizadas pra reaver esse material. O monsenhor acompanhou a cerimônia de exumação dos restos mortais de Benigna, juntamente com familiares da menina, além do pároco Paulo Lemos.

Para o sacerdote, esse é um momento de grande importância em prol da beatificação da jovem Benigna Cardoso. Na ocasião, será feito o translado dos restos mortais. A solenidade culminará com a missa, às 17 horas, no pátio da Igreja.

O encaminhamento do processo passou a ser divulgado de forma mais ampla, a partir do primeiro dia deste ano, pela paróquia de Senhora Santana. O compromisso, segundo o padre, iniciou com o processo de divulgação e intensificação da causa, em rezar a oração pela beatificação de Benigna, elaborada pela Diocese de Crato. A oração tem sido rezada em todas as comunidades, conforme pedido do bispo diocesano dom Fernando Panico. "Aos poucos queremos difundí-la em outras paróquias" afirma. Depois disso, a Diocese começou um trabalho, reunindo diversos estudiosos numa comissão, para elaborar um perfil mais completo de Benigna, dentro de seu contexto da época e de sua fama de santidade até os dias de hoje.

Também foi lançado um CD em homenagem a Benigna, contendo pequeno histórico, hinos e a oração. E a grande aceitação do material, conforme a Igreja, aconteceu não apenas no Município, mas em outras localidades. Vários grupos de outras cidades estão sendo organizados para se unirem à população de Santana. Também no mês de abril, a Paróquia deu início a uma série de peregrinações pelas comunidades de Santana, com dois objetos de devoção que pertenceram a Benigna, uma bíblia e um terço. "Alegria, emoção, fervor, meditação, depoimentos de graças alcançadas fizeram parte destes momentos celebrativos que vem aumentando o fervor desta paróquia", diz o padre.

O morador de Santana do Cariri e um dos personagens que tem lutado em prol da beatificação de Benigna, Sandro Cidrão, é também um dos grandes devotos que divulga o drama vivido por Benigna. Sua mãe fez uma promessa para o menino que vivia doente ficar curado. Para ela, uma nova vida nasceu. E justo um dos frutos das graças alcançadas tem sido um dos principais agentes para descrever os milagres da menina. A cura de Cidrão é um dos casos relatado no documento que será encaminhado ao Vaticano.

Jovem ficou órfã ainda na infância
Benigna Cardoso da Silva nasceu no dia 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri, extremo sul do Ceará, ao sopé da Chapada do Araripe. Filha de José Cardoso da Silva e Thereza Maria da Silva, ficou órfã de pai e mãe muito nova, juntamente com seus três irmãos mais velhos. Benigna, que era a mais nova dos quatro irmãos, foi criada pelas senhoras Rosa e Honorina Sisnando Leite, filhas de Leonor e Cirineu Sisnando, proprietários do Sítio Oiti, próximo ao Povoado de Inhumas. Nesse local, ela passou toda sua infância. Já crescida, depois de frequentar a escola, ajudava nos afazeres domésticos, haja visto que as duas senhoras que a adotaram eram doentes. Rosa era quase cega, e Honorina, asmática. O pote que ela carregava no momento em que foi assassinada está envolto a uma redoma de vidro, com esculturas que retratam o momento em que era morta por Raul Alves, de 13 anos, que foi preso e cumpriu pena.

Mais informações
Paróquia Senhora Sant´Ana
Rua Padre Cristiano, 304
Santana do Cariri (CE)
Região Sul do Estado
Telefone: (88) 3545.1485

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

STJ livra José Dirceu e mais 14 acusados do mensalão de ação por improbidade

Quinze acusados pelo escândalo do mensalão, entre eles José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT), José Genoino (ex-presidente do PT), Sílvio Pereira (ex-secretário geral do PT), o empresário Marcos Valério de Souza, Anderson Adauto Pereira (ex-ministro dos Transportes), ficaram livres de responder uma ação civil pública por improbidade administrativa pelo suposto esquema montado para arrecadar recursos públicos para "comprar" parlamentares.

A decisão não tem relação com a ação penal contra os réus do mensalão que será julgado no STF (Supremo Tribunal Federal) em junho ou agosto deste ano.

O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), pedindo a condenação dos acusados por improbidade administrativa. No caso de Dirceu e Adauto, a ação foi recusada porque o juiz considerou que ambos cometeram improbidade administrativa.

Quanto aos demais, o juiz entendeu que eles já respondem a outras quatro ações que tratam da mesma acusação. Para o magistrado, o MPF estava tentando pulverizar ações de improbidade idênticas, “não devendo uma pessoa responder pela mesma conduta em cinco processos distintos.”

O TRF havia rejeitado uma apelação da procuradoria contra a decisão de primeiro grau, alegando que foi apresentado um tipo de recurso errado para o caso. Na interpretação do juiz, o recurso correto para um processo em curso é o agravo de instrumento, e não a apelação, que deve ser usada para recorrer de sentenças.

Humberto Martins, do STJ, confirmou o entendimento do TRF. Ele afirmou que o caso trata de decisão interlocutória recorrível por meio de agravo, “caracterizando erro grosseiro a interposição de apelação”.

Fonte: UOL

Crato (CE): Regras para paus de arara nos Municípios

Com base na Resolução 82, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde o dia 19 de novembro de 1989, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceara (Detran) vai estabelecer regras para a circulação de caminhão pau-de-arara adaptado para transportar passageiros. A partir da próxima semana, as novas regras já entrarão em vigor. Mas, o esse tipo de veículo só será permitido nas localidades da zona rural, próximo às divisas, transportando pessoas entre Municípios cearenses e também em eventos de romarias que acontecem no Estado, mais especificamente, nos Municípios de Juazeiro do Norte e também Canindé.

De acordo com a legislação do Contran, este tipo de transporte só poderá ser autorizado entre localidades de origem e destino, quando não houver linha regular de ônibus ou onde as linhas existentes não forem suficientes para suprir as necessidades das comunidades. Mas, para que caminhões pau-de-arara circulem como transporte de passageiros, os veículos terão que passar por adaptações. A legislação do Contran determina que os caminhões contratados para esse tipo de transporte devem ter todos os itens de segurança para a condução de pessoas.

A resolução ainda estabelece que as autoridades com circunscrição sobre as vias a serem utilizadas no percurso são competentes para autorizar, permitir e fiscalizar esse tipo transporte, por meio de seus órgãos próprios.

O Detran dará um prazo para que os operadores dos caminhões façam as adaptações exigidas. Após o período, as fiscalizações serão feitas através de blitze fixas e volantes que serão realizas pela Fiscalização de Transporte Coletivo de Passageiros, onde atuam 150 agentes do Detran. Segundo o superintendente do órgão, João de Aguiar Pupo, a Procuradoria Jurídica do Detran elaborou as regras afim de adequar e fiscalizar esse tipo de transporte.

"Após o processo de regularização, por meio de licitação pública, do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, passando a ser operado por ônibus e vans, respectivamente em 2009 e 2010, o Detran volta-se para estabelecer as regras estaduais para a circulação de transporte de carga adaptado para passageiros", afirma.

Mais informações
Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
Av. Godofredo Maciel, 2.900
Bairro Maraponga - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.5588

TCE também vai promover fiscalização no Interior
Para investigar os tipos de transporte que existem nas cidades do Ceará e acompanhar as licenças emitidas pelos órgãos de trânsito competentes para a utilização de veículos de carga como de transporte de pessoas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) fez um levantamento dos recursos que a Secretaria de Educação do Estado repassou aos Municípios. No momento, o tribunal está realizando um trabalho de verificação da regularidade e veracidade dos termos de responsabilidade, assinados pela Secretaria de Educação do Estado e pelos Municípios, quanto à prestação de serviços de transporte escolar.

Nos próximos dias, alguns Municípios serão selecionados para receber a equipe de fiscalização do órgão. Segundo o diretor da 5ª inspetoria de controle externo do TCE, Rubens Cezar Parente, o órgão está de acordo com a regularização do transporte de carga adaptado para transportar passageiros. "Esse é um ponto de vista que o tribunal tem adotado. A partir do momento em que o TCE passou a acompanhar a prestação de contas da contratação de empresas que prestam serviços de transporte escolar público", afirma.

Vistoria
O transporte de passageiros em veículos de carga, sendo remunerado ou não, poderá ser autorizado a título precário, desde que atenda aos requisitos estabelecidos na resolução nacional do trânsito.

Os veículos que irão fazer esse tipo de transporte só poderão ser utilizados após vistoria da autoridade competente para conceder a autorização de trânsito. A quantidade de pessoas transportadas em cada veículos também será calculada de acordo com o espaço útil disponível na carroceria de cada caminhão.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

COMÉDIA!!!

Juazeiro do Norte (CE): Denunciados envolvidos em desvio de R$ 2,9 milhões

A Viação São Francisco e seu proprietário, Francisco de Assiz Souza, assim como Fédor Dostoievsky Viana, ex-presidente da comissão de licitação da prefeitura de Juazeiro do Norte foram denunciados suspeitos de envolvimento em desvio de dinheiro no município de Juazeiro do Norte. Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), eles estariam envolvidos em irregularidades na contratação de transporte escolar no município.

De acordo com o órgão, o esquema de fraude superestimava a quilometragem percorrida pelos veículos usados no transporte de estudantes no município. O crime causou um prejuízo de quase R$ 2,9 milhões aos cofres públicos.

A ação de improbidade e a denúncia criminal têm como base um procedimento investigatório criminal instaurado pelo MPF, no qual ficaram constatadas irregularidades em uma licitação promovida, em 2008, pela Prefeitura de Juazeiro do Norte e que era custeada com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A empresa vencedora da licitação para oferta de transporte escolar, Viação São Francisco, apresentou uma proposta que previa uma quilometragem diária de 3.079 km, para um total de 30 veículos, sendo um para cada rota. Diligência realizada pelo MPF demonstrou que a quilometragem estava superestimada em 1.380 km por dia. Levando-se em consideração que cada quilômetro contratado custava R$ 3,50, essa diferença significou R$ 4.830,00 a mais pago indevidamente à empresa diariamente.

O contrato da Prefeitura de Juazeiro do Norte com a Viação São Francisco ficou em vigor entre os anos de 2008 e 2010, totalizando três períodos letivos integrais. O valor total do prejuízo com as fraudes foi de R$ 2.898.000,00.

O MPF diz que a empresa contratada enriquecia ilicitamente às custas do dinheiro público, enquanto recebia quantias superiores ao valor dos serviços prestados. O órgão ainda ressalta que todo o procedimento licitatório foi direcionado para a empresa contratada para contratação com os valores superestimados, com frustração de seu caráter competitivo.

Por telefone, o O POVO Online tentou contato com a empresa Viação São Francisco, mas as ligações não foram atendidas.

Fonte: O Povo

Esporte: Webber herda pole de Schumacher e larga na frente em Mônaco; Massa é o 7º

O australiano Mark Webber largará na pole position do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. O piloto da Red Bull herdou a primeira colocação de Michael Schumacher, que registrou a volta mais rápida do treino classificatório deste sábado, mas perdeu cinco posições devido a uma punição sofrida na etapa anterior do campeonato.

Schumacher foi punido pelos comissários de prova do GP da Espanha devido a um acidente com o brasileiro Bruno Senna e perdeu a chance de largar na frente em Monaco. Além de Webber, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Romain Grosjean e Fernando Alonso foram beneficiados pela punição e largarão na frente do alemão.

O brasileiro Felipe Massa teve um bom desempenho no Q2, mas não conseguiu repetir o feito na etapa final e largará apenas na sétima colocação. Já Bruno Senna voltou a decepcionar na atividade classificatória e ficou apenas com o 13º lugar, beneficiado pela punição ao companheiro de equipe Pastor Maldonado. O venezuelano foi o nono, mas foi punido com a perda de 10 posições devido a incidente no treino livre e largará em 19º.

Com apenas alguns minutos de treino, o Q1 foi atrapalhado por um acidente do espanhol Sergio Perez, que perdeu o controle do carro e bateu nas proteções. A atividade ficou interrompida por bandeira vermelha por cerca de cinco minutos e, quando os pilotos voltaram à pista, o alemão Nico Hulkenberg, da Force Índia, foi o mais rápido com 1min15s418.

Kamui Kobayashi, Romain Grosjean, Sebastian Vettel e Michael Schumacher completaram os cinco primeiros do Q1. Bruno Senna terminou em oitavo, seguido por Massa em nono, mas não precisaram utilizar pneus supermacios para passar para a etapa seguinte, como Vettel e Kimi Raikkonen, que ficou com o sexto tempo. Os pilotos de Marussia, HRT e Caterham, além de Perez, foram os eliminados da primeira parte do treino.

No Q2, Felipe Massa apresentou um bom desempenho e foi o mais rápido com 1min14s911. O brasileiro foi acompanhado por Rosberg, Maldonado, Webber e Schumacher entre os primeiros. Bruno Senna terminou apenas em 14º e acabou eliminado, assim como Hulkenberg, Kobayashi e Jenson Button.

Massa, porém, decepcionou na etapa final do treino e largará apenas em sétimo lugar com 1min15s379. No fim do Q3, Schumacher registrou a melhor volta da classificação, mas viu a primeira colocação ficar com Webber devido a sua punição.

Confira os primeiros do grid de largada:

1- Mark Webber (Red Bull) – 1min14s381
2- Nico Rosberg (Mercedes) – 1min14s488
3- Lewis Hamilton (McLaren) – 1min14s583
4- Romain Grosjean (Lotus) – 1min14s639
5- Fernando Alonso (Ferrari) – 1min14s948
6- Michael Schumacher (Mercedes)* – 1min14s301
7- Felipe Massa (Ferrari) – 1min15s049
8- Kimi Raikkonen (Lotus) – 1min15s199
9- Sebastian Vettel (Red Bull) – Sem tempo no Q3
13- Bruno Senna (Williams) – 1min15s709

* Perdeu cinco posições por punição

Fonte: UOL

Facebook Matando a Comunicação


Vi no Chonguito

Crato (CE): Hospital ameaçado de fechar

Funcionando desde 1970, o Hospital Regional Manuel de Abreu, neste Município, está atravessando uma grande crise financeira. Devido à falta de verbas, a unidade já reduziu o número de atendimentos e ainda não fechou as portas graças ao esforço dos sócios mantenedores. Atualmente, o hospital disponibiliza apenas 43 leitos, sendo 23 deles destinados a pacientes do sexo feminino e 20 na ala masculina. Mas, a capacidade de atendimento é bem maior, chega a ultrapassar os 100 leitos. A estrutura física do hospital dispõe de quatro enfermarias, duas salas de cirurgias, cinco consultórios, ambulatórios e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atualmente desativada.

Ao longo dos anos, o Município já teve dois grandes hospitais de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fechados. O Hospital Monsenhor Rocha, de atendimento na Pediatria, e a Casa de Saúde São Miguel. A situação do Hospital Manuel de Abreu é crítica, o empenho em mantê-lo é grande. Os gastos com o funcionamento da unidade de saúde são pagos com os recursos do SUS, que disponibiliza, através do Município, aproximadamente R$75 mil por mês. Entretanto, o valor é insuficiente para a manutenção da estrutura física e pagamento do pessoal.

Além disso, ainda há atrasos no repasse da verba. Devido aos problemas, o atendimento aos pacientes tem ficado cada vez mais precários.

Para tentar regularizar o atendimento nos hospitais da cidade, a Secretaria de Saúde convocou a direção das unidades credenciadas ao SUS, como forma de garantir que, até o dia 25 de cada mês, os repasses serão realizados. Para funcionar plenamente, o Hospital Manuel de Abreu precisaria de melhorias de até 50% no valor do teto financeiro atual. As Autorizações de Internamentos Hospitalares (AIH), que hoje são apenas 43, deveriam ser 100.

Mensalmente, são atendidos no hospital 180 pacientes. Porém, a demanda é superior. Mas, por falta de leitos disponíveis, alguns pacientes chegam a voltar para casa sem ser consultado. Como forma de evitar que isso aconteça, o hospital encaminha os doentes a leitos particulares e ambulatoriais, sem a cobrança de taxas, até que surja uma vaga nos leitos das enfermarias. Geralmente, dependendo da patologia, os pacientes permanecem por cerca de cinco dias internados.

O custo diário de um internamento pode variar entre R$ 35 a R$ 40. Porém, o pagamento dos gastos pelo Sistema Único de Saúde é feito por procedimentos realizados. O hospital também é conveniado a planos de saúde.

Além da falta de recursos, outro problema que afeta a direção do Hospital Manuel de Abreu é a carga tributária da empresa, o que onera ainda mais a manutenção da unidade. Ao todo, o hospital emprega 45 funcionários, os gastos com a folha de pagamento também são elevados. Se o hospital chegar a fechar, afora o desemprego, poderá haver uma superlotação dos demais hospitais e uma ampliação da crise no setor da saúde. O apelo da direção do Hospital Manuel de Abreu é para que haja uma sensibilização e humanização das esferas governamentais que possam apontar algumas soluções que viabilizem a alocação de verbas para a manutenção dos hospitais privados que atendem a pacientes do SUS.

De acordo com a direção administrativa, essa não é a primeira crise que o Hospital enfrenta. Desde que o Município comprometeu-se em transferir as verbas destinadas à Casa de Saúde São Miguel ao hospital, o que não aconteceu, a unidade teve suas dificuldades pioradas.

Para a atual gestão do hospital, esse foi um dos principais motivos que acarretou na diminuição dos atendimentos. Sem as mudanças nos repasses de verbas, foi necessário haver uma reorganização da estrutura física, onde tiveram que ser fechadas duas enfermarias e consequentemente, também houve demissão de vários funcionários. Hoje, mesmo com todos os problemas, a tentativa da administração ainda é de manter a unidade funcionando.

A localização do Manuel de Abreu é próxima ao bairro mais populoso do Crato, o Seminário. Além da demanda da localidade, a unidade atende aos pacientes dos bairros Gisélia Pinheiro, Independência, Recreio, Vila Alta e também de outros Estados vizinhos, como Pernambuco.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Suspeito de vazar documentos do Vaticano, mordomo do papa é preso

Um homem, identificado por fontes da Igreja Católica como o mordomo do papa, foi detido no Vaticano depois que a polícia o encontrou 'em posse ilegal de documentos reservados' da Santa Sé.

A prisão foi confirmada nesta sexta-feira pelo vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Ciro Benedittini, pouco depois de o porta-voz, Federico Lombardi, ter informado que agentes tinham localizado 'uma pessoa em posse ilegal de documentos reservados' e que ela havia sido colocada à disposição da magistratura vaticana 'para maiores investigações'.

Embora oficialmente o Vaticano não tenha revelado o nome do detido, fontes citadas pela imprensa italiana disseram que se trata de Paolo Gabriele, de 42 anos e considerado um dos membros da chamada 'família do papa'.

Este seleto grupo de pessoas é composto também por seus dois secretários, os sacerdotes Georg Gänswein e Alfred Xuereb, e quatro laicas italianas consagradas da comunidade 'Memores Domini' que cuidam do apartamento papal (residência oficial do papa).

Gabriele é um romano que trabalha no apartamento papal desde 2006, após ter estado a serviço do prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo James Harvey.

Segundo as fontes vaticanas, os agentes encontraram 'uma grande quantidade de documentos reservados' na casa na qual Gabriele vive com sua esposa e três filhos na Via de Porta Angelica, anexa ao Vaticano. Ele foi detido na quinta-feira, de acordo com as fontes, e posto à disposição do Promotor de Justiça do Vaticano, Nicola Picardi, que lhe interrogou hoje durante várias horas.

A prisão de Gabriele, já conhecido como 'Il curvo' (o corvo), surpreendeu em ambientes vaticanos, e algumas fontes duvidam que ele seja o autor dos vazamentos, e sim 'um bode expiatório'.

Bento XVI, segundo fontes vaticanas, foi informado da detenção de seu mordomo e se mostrou 'muito entristecido'.

Gabriele foi preso após as investigações realizadas nos últimos dias pela Gendarmaria Vaticana para esclarecer os casos de vazamentos à imprensa de documentos reservados enviados ao papa Bento XVI e seu secretário Gänswein. As investigações foram feitas segundo as instruções recebidas por uma comissão criada em abril por Bento XVI para esclarecer esses casos.

O escândalo começou quando uma rede de televisão italiana divulgou cartas enviadas pelo atual núncio nos Estados Unidos e ex-secretário-geral do Governo da Cidade do Vaticano, Carlo Maria Vigano, a Bento XVI, nas quais denunciava a 'corrupção, prevaricação e má gestão' na administração vaticana.

Em uma dessas mensagens, Vigano denunciou também que os banqueiros que integram o chamado 'Comitê de finanças e gestão' do Governo e da Secretaria de Estado 'se preocupam mais com seus interesses do que com os nossos', e que em dezembro de 2009, em uma operação financeira, 'queimaram (perderam) US$ 2,5 milhões'.

Após a divulgação desses documentos, Lombardi denunciou a existência de uma espécie de Wikileaks para desacreditar a Igreja. Mas o vazamento não ficou por aí. Em 19 de maio saiu às livrarias o livro 'Sua Santita', do jornalista Gian Luigi Nuzzi, com uma centena de novos documentos revelam tramas e intrigas no pequeno Estado.

Entre as informações confidenciais que foram reveladas está a de que a organização terrorista ETA pediu ao Vaticano no início de 2011 enviar à Nunciatura de Madri vários de seus membros para acertar com a Igreja o anúncio do fim de sua atividade armada, mas o cardeal Tarcisio Bertone o rejeitou, após falar com o bispo de San Sebastián, José Ignacio Munilla.

Lombardi anunciou que a Santa Sé levará à Justiça os autores do vazamento de todos esses documentos reservados e cartas confidenciais ao papa Bento XVI, cuja publicação qualificou como 'ato criminoso'.

A detenção de 'Il Curvo' foi anunciada um dia depois de o Banco do Vaticano (IOR) ter demitido seu presidente, Ettore Gotti Tedeschi, 'por não ter desenvolvido funções de primeira importância para seu cargo'.

Fonte: EFE

Cid Gomes diz que não deve satisfação a Luizianne Lins

O governador Cid Gomes disse que não tem satisfação a dar a Luizianne Lins (PT) sobre com quem vai ou deseja conversar. "Não tenho satisfação a dar a ninguém com quem eu vou conversar". O governador disse mais que não tem dívida alguma com a prefeita. "Eu estou livre. Não devo nada a ela". A sucessão municipal não é prioridade em sua agenda, principalmente em razão da seca que maltrata uma parte dos cearenses.

"Nem ela me deve nada, nem eu devo nada a ela. Estamos nesse campo quites. Ela me apoiou na minha primeira eleição e eu sou grato por isso. Eu a apoiei na sua reeleição, inclusive contra uma ex-cunhada minha (Patrícia Saboia)". Agora eu estou livre, disse Cid Gomes.

O governador respondia a jornalistas sobre as declarações de Luizianne, na última quarta-feira, de que ele não atende a suas ligações para tratar da continuidade ou não da aliança. E que ficou surpresa pelo fato de ele ter procurado o ex-presidente Lula, em São Paulo, antes mesmo de tratar com ela as questões ligados à eleição de Fortaleza.

Nacional
Ele disse não ter recebido qualquer ligação da prefeita. E sua secretária também não tem registro de ligações de Luizianne nos últimos meses. Quanto ao fato de ter ido falar com o ex-presidente Lula, enfatizou que já havia dito a Luizianne que sobre a sucessão de Fortaleza ele primeiro ia conversar com Lula, depois conversaria com o presidente nacional petista, Rui Falcão e só após ter tratado com os dois falaria com ela sobre Fortaleza.

Segundo disse o governador, seu interesse em manter a aliança no plano nacional. Por ora ele só esteve com Lula, o encontro com Rui Falcão deve acontecer na próxima semana, mas nada ainda está definido. Ele ainda vai aguardar um novo encontro com o ex-presidente, que ficou de conversar com lideranças petistas sobre a situação em várias capitais brasileiras.

Aliança
Em mais de uma oportunidade o governador disse estar livre e não dever nada a Luizianne, ressaltando também a importância da aliança para sua eleição e a reeleição dela. Cid ainda lembrou que para a sua eleição foi Luizianne quem indicou o nome do vice-governador, o hoje deputado estadual e secretário de Cultura, Professor Pinheiro, de quem disse ter se tornado amigo. Ele não fez referências ao vice-prefeito que indicou para a reeleição de Luizianne.

Sobre o seu encontro com o ex-presidente Lula, Cid confirmou o que havia sido noticiado pelo Diário do Nordeste, na última quarta-feira. Que a conversa não foi conclusiva, mas foi significativa. "Eu gosto dele. Sou grato a ele", disse para em seguida repetir que não tem satisfação a dar a ninguém com quem vai conversar.

Cid, diferentemente das outras manifestações, em nenhum momento disse estar interessado em manter a aliança com a prefeita Luizianne. O seu interesse é em preservar a aliança no plano nacional.

"Não aceito imposição". Segundo ele, candidato para fazer aliança deve ser escolhido conversando com os outros aliados. "Se quer escolher o candidato só não precisa de aliança", disse sem citar nomes.

Resistência
O governador Cid Gomes era o único dos líderes do PSB cearenses que ainda defendiam a manutenção da aliança com o PT da prefeita Luizianne Lins. Todos os demais querem ter candidato próprio à Prefeitura da Capital, rompendo a aliança.

Cid, depois de algumas declarações da prefeita consideradas por ele como ameaçadoras, deixou de fazer a defesa enfática da coligação e passou a admitir que estava falando só no seu partido. As últimas pesquisas encomendadas pelo Governo e pelo PSB, esta última publicada na imprensa local, motivaram uma ampliação das divergências entre os aliados do governador e da prefeita. Luizianne não gostou da publicação da pesquisa feita pelo ibope, que avaliava negativamente o seu governo.

O encontro do governador com o ex-presidente Lula, destacado pelo Diário do Nordeste na última quarta-feira, irritou ainda mais a prefeita que fez as declarações ontem respondidas pelo governador. Para os petistas, o encontro de Cid com Lula desrespeitou a instância partidária e ensejou preocupação quanto a uma intervenção nos moldes que aconteceu em Recife, também por conta da divergência entre governador e prefeito.

Fonte: Diário do Nordeste

The Cranberries - Just My Imagination


Código Penal poderá incluir pena de até 4 anos para quem abandona animais

Quem abandonar animais poderá cumprir pena de um a quatro anos de prisão além de pagar multa. A decisão foi tomada nesta sexta-feira pela comissão de juristas designada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para elaborar um anteprojeto de aperfeiçoamento do Código Penal.

Pela proposta, o abandono de animais, em áreas públicas ou privadas, deixa de ser contravenção e se torna crime. O texto também prevê a condenação de pessoas que causarem qualquer abuso ou maus-tratos aos animais, que podem ser domésticos ou silvestres.

Os juristas qualificaram as penas de acordo com o tipo de lesão causada em decorrência dos maus-tratos. Todas esses crimes são passíveis de prisão, que pode chegar a seis anos caso leve o animal à morte.

O tráfico de animais silvestres ou a sua criação foi outro tema tratado nesta sexta-feira pelos juristas. As penas variam de dois a seis anos mais multa e será aumentada se ficar comprovada que a pessoa importou ou exportou qualquer animal silvestre com a finalidade de lucrar. Nesse caso, estão incluídos no texto também o tráfico de ovos e larvas.

A introdução de animais exóticos na fauna brasileira, sem a devida autorização do órgão competente e o devido licenciamento, também é considerada crime. A pena varia de um a quatro anos de prisão mais multa ainda a ser fixada pela comissão de juristas no texto do anteprojeto.

Fonte: Último Segundo

Berço vira câmara de bronzeamento para salvar vida de criança

Receber luz ultravioleta em câmara de bronzeamento artificial é apenas estética para alguns. Mas para a inglesa Areesha Shehzad, de 2 anos, é questão de sobrevivência.

A garota, que vive em Bradford, na Inglaterra, sofre da síndrome de Crigler-Najiar, uma deficiência metabólica que provoca a elevação da quantidade de bilirrubina no sangue. Cerca de 200 pessoas no mundo sofrem com este problema.

A menina precisa ficar 12 horas por dia deitada em um berço adaptado com painéis que emitem raios ultravioleta. O tratamento, chamado de fototerapia, evita que o excesso de bilirrubina chegue ao cérebro, o que poderia ter consequências fatais.

Isso faz com que Areesha fique muito tempo sozinha, o que forçou a criança a aprender a brincar sozinha. A mãe dela, Salma, conta que às vezes levanta de madrugada e vê que a filha está angustiada. Por isso, mesmo na calada da noite, passa a diverti-la como forma de distração.

De acordo com especialistas, os níveis normais de bilirrubina são entre 5 e 20. A menina está na marca de 300. Acima de 450, significa um alto risco de dano cerebral. Quanto mais velha Areesha ficar, precisará de mais sessões de fototerapia. Entretanto, após completar quatro anos, o tratamento se torna menos viável, já que a pele huma engrossa e bloqueia a luz.

Fonte: G1

Dilma veta partes do Código Florestal que favorecem desmatamento

Após intensa pressão social, a presidente Dilma Rousseff vetou 12 artigos e fez 32 alterações em trechos do novo Código Florestal que promoviam o desmatamento. O projeto de lei, aprovado no Congresso no final de abril, representou uma derrota do Governo ao perdoar desmatadores ilegais e permitir uso de área de vegetação nativa. As alterações serão feitas por medida provisória a ser enviada ao Congresso na segunda-feira (28).

"Dentre as alterações, 14 recuperam o texto do Senado, cinco são dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações de conteúdo", resumiu o ministro Luis Inácio Adams, da Advocacia Geral da União.

"Vamos recompor o texto do Senado, respeitar o Congresso e os acordos feitos", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. "A decisão do governo federal é não anistiar desmatador e garantir que todos devem cumprir recuperação ambiental".

A ministra disse que aspectos do texto resgatados na proposta do governo são: só vai ter acesso a crédito rural que se cadastrar e regularizar em cinco anos. Governo volta com 50 metros de proteção nas veredas.

Longo caminho
A legislação sobre o uso de florestas em propriedades privadas do país ainda está longe de ser finalizada. No texto sancionado pela presidente, sobraram poucas novidades. As principais disputas entre ruralistas e ambientalistas ficaram sem definição, como a área a ser recuperada em margens de rios com mais de 10 metros de largura.

Os representantes do agronegócio querem que a lei amplie a área de produção (de agricultura e pecuária, entre outros) e não obrigue os proprietários a pagarem pelo reflorestamento ou multas. Eles afirmam que as alterações podem diminuir a quantidade de alimentos disponível no país. Já os ecologistas defendem a necessidade de uma maior proteção ao ambiente e à biodiversidade, além de cumprimento de multas já estabelecidas pela lei anterior.

Além dos ambientalistas, os pequenos proprietários de terra também se mostraram contrários ao texto aprovado no Congresso, por "tratar como iguais" os latifundiários e pequenos. Esta distinção deve ser mais um ponto a ser definido posteriormente.

Para preencher as lacunas, o governo envia uma MP ao Congresso. A MP têm força de lei desde a edição e vigoram por 60 dias, podendo ser prorrogadas uma vez por igual período, mas se não forem aprovadas no Congresso, expiram.

Veto
As partes do texto que foram vetadas devem ser comunicadas em 48h para o presidente do Senado, com os motivos do veto. Ele será, então, apreciado em sessão conjunta do Congresso, dentro de 30 dias a contar de seu recebimento. Se o prazo de deliberação for esgotado, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, para votação final.

Para derrubá-lo, é necessária a maioria absoluta. Seria preciso o apoio de 257 deputados e 42 senadores. A votação é feita conjuntamente, mas a apuração é feita de forma separada.  Começa-se a apurar pela Câmara e, se conseguirem o número mínimo necessário, tem início a apuração do Senado.

Se o veto das partes do texto for derrubado, o presidente do Congresso deve comunicar o fato à presidente e enviar o texto aprovado no Congresso, para que seja promulgado e publicado.

Por outro lado, se o veto parcial não for derrubado, o que foi rejeitado pelo veto somente poderá estar em novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.

Fonte: UOL

Firehouse - I Live My Life For You


Homem morre depois de participar de quadro do novo programa de Fátima Bernardes

Um homem que participava nesta quinta-feira (24) da gravação de um jogo de futebol para o novo programa de Fátima Bernardes morreu depois de sofrer um infarto fulminante. No quadro, o humorista Marcius Melhem voltava à escola em que havia estudado para reencontrar colegas e funcionários de sua época.

Depois do jogo, em que Melhem foi o juiz, o aposentado Humberto Maços Guimarães, que tinha 70 anos e era ex-funcionário do Colégio Pentágono, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, se sentiu mal e morreu na hora. Segundo a assessoria de imprensa da Globo, o incidente foi uma fatalidade e não houve tempo para socorrer Guimarães.

O enterro de Humberto ocorreu nesta sexta-feira (25) no cemitério Jardim da Saudade, no Rio de Janeiro, às 11h30.

Fonte: UOL

Ex-ministro da Justiça, Bastos cobrou R$ 15 milhões para defender Cachoeira

O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos tem sido criticado por ter sido ministro e hoje advogar para clientes como Carlinhos Cachoeira, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta sexta-feira da Folha.

"Sou advogado há 46 anos e fui ministro por quatro. A defesa é tão importante quanto a acusação." Ele cita o advogado americano Edward Williams: "Defendo os clientes da culpa legal. Julgamentos morais eu deixo para a majestosa vingança de Deus".

Bastos, que cobrou R$ 15 milhões de Cachoeira, diz que também advoga de graça --ele defendeu, por exemplo, o julgamento de cotas no STF (Supremo Tribunal Federal) sem nada receber.

Fonte: Folha.com

Brasileiros bebem em média 6,9 litros de álcool por ano

O consumo de bebidas alcoólicas no Brasil é de 6,9 litros por ano por pessoa. Na América Latina, a ingestão é de 5,5 litros puros. O número é considerado baixo, se comparado com o registrado na Europa (13 litros) e nos Estados Unidos (9,8 litros). Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), do Brasil, divulgada nesta quinta-feira.

O estudo averiguou pela primeira vez, com base em enquetes nacionais realizadas em nove países latino-americanos, não só que percentagem da população consome álcool, mas quanto e como se bebe, uma informação totalmente nova. "Este âmbito é muito pouco explorado, inclusive nos países desenvolvidos, apesar de sua importância social", diz o pesquisador Carlos Sojo, responsável pelo levantamento.

A pesquisa corroborou que poucos países contam com informação sobre padrões nacionais de ingestão de álcool, sendo que o mais recente e completo deles foi feito no Brasil em 2008. O estudo foi realizado em El Salvador, República Dominicana, Costa Rica, Peru, Nicarágua, Venezuela, México, Colômbia e Brasil, e indica que seis de cada dez pessoas bebeu álcool pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à enquete, realizada entre pessoas de entre 18 e 65 anos. Nesse mesmo período, em média 15% da população em cada país foi abstêmia ou simplesmente nunca bebeu.

"Este dado é importante porque existe uma percepção que todo mundo ingere bebidas alcoólicas, o que não é certo. Além disso, existem importantes variações por países", diz Sojo. A Venezuela é o país que consome mais litros (8,9 anuais por pessoa), seguida da República Dominicana (8), Brasil (6,9), Colômbia (6,3), México (4,8), Nicarágua (4,2), Costa Rica (3,9), Peru (3,7) e El Salvador (2,6).

Em relação aos abstêmios, El Salvador lidera o ranking (38,9% da população), seguido do México (29,1%), Nicarágua (23%), Costa Rica (17%) e Brasil, onde 10,9 % dos consultados declarou que não consome qualquer tipo de bebida alcoólica. Sojo comentou que grande parte da diferença entre países se explica pela incorporação das mulheres ao grupo consumidor, embora se trate de um fenômeno menos destacado na América Central e no México com relação à América do Sul e ao Caribe. O consumo de álcool se mostrou um hábito 'masculino', pois os homens tomam em geral quatro vezes mais que as mulheres.

Outro dado inovador fornecido pelo estudo é que do total da população, a grande maioria (75%) ou não bebe nada ou consome quantidades que estão abaixo do nível de risco declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - 40 gramas de álcool puro para as mulheres e 60 gramas para os homens.

Essas quantidades são superadas de maneira ocasional ou muito frequente por 25% da população restante, da qual 20 % sofre um risco ocasional de superar a medida de risco e 5% enfrenta um risco alto em longo prazo. O grupo de maior consumo está na faixa dos 25 aos 34 anos, e entre aqueles de maior nível socioeconômico e educativo.

Fonte: Veja

PM-CE: 213 promoções e 48 novas viaturas

A entrega de comendas a 109 autoridades civis e militares, promoção de mais de 200 policiais, entre oficiais e praças; e a apresentação de 48 novas viaturas que serão empregadas no policiamento da Grande Fortaleza, marcaram, ontem, o encerramento dos festejos pelos 177 anos de criação da Polícia Militar do Ceará.

O ato cívico ocorreu na tarde de ontem no Quartel do Comando Geral da PM, na Avenida Aguanambi, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade civil. Entre os homenageados pela Corporação, o ex-governador do Estado, coronel Adauto Bezerra. O momento de maior emoção aconteceu quando 200 praças, entre soldados, cabos e sargentos receberam suas novas divisas das mãos de padrinhos e familiares.

Treze oficiais também foram promovidos, entre eles, o tenente-coronel Hervano Macedo Júnior, atual comandante do 2º BPM (Juazeiro do Norte). Com sua ascensão à mais alta graduação na carreira, o agora coronel Macedo deve assumir, ainda hoje, o cargo de comandante do Policiamento do Interior do Estado (CPI).

Homenagens
A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Werisleik Pontes Matias; e contou com a presença do secretário da Segurança Pública do Estado, Francisco José Bezerra Rodrigues. Entre os convidados presentes, o desembargador Francisco José Martins Câmara, que representou a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; a defensora Pública Geral, Andréia Coelho; e o general de divisão Geraldo Gomes de Matos Filho, comandante da Décima Região Militar.

Desafio
Durante a solenidade, o secretário Francisco Bezerra fez a entrega simbólica ao comandante Werisleik das chaves de uma das 48 novas viaturas da PM que serão imediatamente incorporadas ao patrulhamento da Capital e de sua região metropolitana.

As novas viaturas Hilux foram assim destinadas, 19 para o Policiamento Ostensivo Geral/POG (companhias do 5º, 6º, 8º, 12º e 14º Batalhões), 16 para o Ronda do Quarteirão, oito para o Comando Tático Motorizado (Cotam), duas para o Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BpRaio), duas para o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e uma para a Roca (Ronda Ostensiva com Cães), do Canil do BpChoque. O investimento foi de R$ 8,16 milhões.

Fonte: Diário do Nordeste

Dilma apresenta vetos ao Código Florestal nesta sexta

O texto, aprovado pela Câmara no fim de abril, deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que, após a reunião com líderes do governo, vai sugerir que a presidenta reúna todos os líderes partidários para apresentar a proposta antes do anúncio oficial.

“A reação da opinião pública confirma a tese que defendíamos de que seria melhor termos apostado no acordo do Senado”, disse Ideli, de acordo com a assessoria de imprensa da Presidência.

A decisão sobre o veto tem movimentado o Palácio do Planalto nos últimos dias, com reuniões diárias sobre o assunto. A de quinta-feira durou mais de sete horas e reuniu a presidenta, os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

Mais cedo, o vice-presidente Michel Temer adiantou que a presidenta deverá vetar parcialmente o novo código, mas não detalhou quais os pontos do texto serão derrubados.

Entre os pontos polêmicos da nova lei florestal estão, por exemplo, a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção de áreas de preservação permanente (APPs).

Desde a aprovação do novo código na Câmara, organizações ambientalistas e movimentos sociais lideram um movimento, chamado “Veta, Dilma”, pedindo que a presidenta derrube os pontos considerados mais críticos do projeto. Os protestos se intensificaram essa semana e hoje um grupo de manifestantes deve fazer uma vigília em frente ao Palácio do Planalto para pedir a derrubada do texto. Parte do grupo tentou subir a rampa de acesso ao prédio, mas foi impedido pela segurança presidencial.

Fonte: Último Segundo

Após três meses de destruição, Governo anuncia reconstrução do Canal do Rio Grangeiro

Após quase três meses de destruição, o Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (17) que irá iniciar na próxima segunda-feira as obras de reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, que foi destruído pelas chuvas, na cidade do Crato.

O canal foi seriamente comprometido após uma chuva de 90 mm que assolou a Região do Cariri na madrugada do dia 4 de março.

Conforme o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, inicialmente acontecerá a limpeza do fundo do canal para aplicação de concreto que dará maior durabilidade a obra.

O anúncio foi feito pelo Governo, após reunião nesta quinta-feira, entre o superintendente do DAE, representantes da Defesa Civil, engenheiros e a presença do deputado Sineval Roque.

Segundo Quintino Vieira, o governador Cid Gomes pediu urgência na obra para dar mobilidade urbana ao município, onde foram investidos cerca de R$ 7,5 milhões financiado pelo tesouro estadual.  De acordo com o Governo, toda execução da obra será fiscalizada por técnicos especializados do DAE.

Segundo o responsável pela Defesa Civil, Major Robson, a defesa civil acompanhará a aplicação de recursos, juntamente com o DAE para que ela ocorra em um curto espaço de tempo.

Caráter emergencial
O Governo do Estado havia anunciado no dia 9 de março que iria iniciar a reconstrução do canal e que o governador Cid Gomes tinha decretado a obra em caráter emergencial e que não deve precisaria de licitação. .

Na época foi informado que seriam investidos cerca de R$ 5,2 milhões.

Fonte: Diário do Nordeste

Lighthouse Family - High


DETRAN-CE implanta prova eletrônica para candidatos da Regional de Juazeiro

O sistema eletrônico de prova teórica de trânsito (o candidato responde às questões da prova diante do computador) foi iniciado nesta quinta-feira, em Juazeiro do Norte (distante 550 km de Fortaleza). É o segundo município do Interior do Estado onde o DETRAN-CE implanta essa novidade. O primeiro foi Sobral, no último dia 15.

Assim, os candidatos de Juazeiro do Norte e outros mais 26 municípios da Zona Sul, inscritos para obter a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já podem realizar diariamente a prova teórica sobre trânsito na própria sede do órgão (Avenida Padre Cícero, 4455 – KM 4,5 da CE 292). Outra novidade: o candidato fica sabendo do resultado no mesmo minuto que concluir o exame.

O atendimento é por ordem de chegada. O candidato não precisa mais marcar a prova com antecedência, basta chegar à sede do DETRAN, das 12 horas às 15 horas. No primeiro dia do processo o índice de aprovação foi de 70%, 25% a mais do que a prova manual.

Antes, 800 candidatos, em média, faziam a prova uma vez por mês, durante 90 minutos. A partir desda quinta-feira (24), pelo menos 120 candidatos por dia poderão realizar sua prova. No novo sistema, a prova pode ser respondida no tempo médio de 60 minutos.

O sistema de prova teórica eletrônica foi implantado pela primeira vez, em janeiro de 2012, na sede do DETRAN-CE, no bairro Maraponga, em Fortaleza, em janeiro deste ano. Com o novo sistema, 700 candidatos realizam por dia, o dobro de quando a prova era feita pelo processo manual.

Fonte: Diário do Nordeste

Ministério Público quer discutir situação da dengue na capital e interior

O grande índice de notificações de dengue em Fortaleza, considerada atualmente a segunda cidade com maior número de casos da doença, chamou a atenção do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Por esse motivo, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública realiza na próxima terça-feira (28) audiência com representantes de representantes das secretarias de Saúde de Fortaleza e do Estado.

Durante a audiência o Município e o Governo deverão apresentar o planejamento de ações para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, com apresentação da execução orçamentária referente aos anos de 2011 e 2012; o plano de contingência para assistência à saúde nas redes de atenção primária e secundária.

O MP também solicita o número de casos confirmados da doença em Fortaleza e em cada município cearense e a listagem dos óbitos juntamente com a respectiva identificação dos pacientes, idade, sexo e local da morte.

Além disso, a Prefeitura deve apresentar as ações de vigilância sanitária desenvolvidas pelas Secretarias Executivas Regionais (SERs) em 2011 e 2012.

Fonte: Ceará Agora

Combate à seca: CE receberá R$ 10 milhões

A seca e a má distribuição das chuvas têm deixado cada vez mais Municípios cearenses em situação emergencial. Diante disso, o Ministério da Integração Nacional vai liberar R$ 10 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas da estiagem e restabelecimento de serviços essenciais no Estado. A informação foi divulgada pelo órgão do Governo Federal, em nota à imprensa.

Além do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais receberão um socorro total de R$ 60 milhões (R$ 10 milhões cada) para combater os efeitos da escassez de chuvas, segundo as portarias publicadas no Diário Oficial na União ontem. O repasse será pago em parcela única e as obras devem ter início num prazo de 365 dias a partir da data do recebimento. De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil do Ceará, coronel Helcio Queiroz, conforme solicitação, parte do recurso será usada no combate a situações emergenciais e parte deverá ser investida em infraestruturas para minimizar os efeitos da estiagem. "O Governo do Estado aposta em estruturas que vão proporcionar uma melhor convivência com o semiárido", explicou ele.

O governador Cid Gomes agendou, para a próxima segunda-feira, às 9h30, uma reunião com os prefeitos dos Municípios cearenses para discutir um plano de ação com soluções para diminuir os efeitos da estiagem no Estado. Eles também vão tratar de temas relativos à infraestrutura de estradas federais, interligação de bacias e a Transnordestina. A decisão de reunir Cid Gomes e os prefeitos aconteceu na última quarta-feira, durante o café da manhã com o governador e parlamentares do Ceará, em Brasília. Na ocasião, o chefe do Executivo destacou medidas já adotadas para atenuar as consequências da seca para a população.

Até ontem, 81 Municípios cearenses, de um total de 184, já foram declarados em situação de emergência, conforme a Defesa Civil. Ou seja, 44% do Estado estão sofrendo com a estiagem. As regiões mais afetadas são o Sertão Central e os Inhamuns, com quase 90% dos casos. Segundo coronel Helcio, o quadro é preocupante e deve piorar. "A tendência do quadro é uma piora, porque o segundo semestre é um período de estiagem natural, sem quadra chuvosa", afirma.

Segundo o Governo do Estado, R$ 165 milhões já foram destinados a oferta de carros-pipa. Um total de R$ 180 milhões foram gastos na construção de 53.785 cisternas e 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água.

Houve também redução dos preços de alimentação animal nos Municípios. A saca de milho, por exemplo, passou de R$ 40,00 para R$ 18,75 destinada aos pequenos agricultores.

ISABEL FILGUEIRAS
Especial para o Regional

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis