ARIE Riacho da Matinha, no Crato, recebe atividades do "Viva o Parque" neste domingo (8)

Neste domingo (8), tem "Viva o Parque" em cinco Unidades de Conservação estaduais. No Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha, onde tradicionalmente ocorre a Expocrato. Em Fortaleza, em três locais: Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. Em Caucaia, as atividades ocorrem no Parque Estadual Botânico do Ceará.  No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió, Maranguapinho e Matinha, de 8h às 12h, e no Botânico, de 9h às 13h. 

O projeto é uma realização do governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). As atrações servem à toda a família e são gratuitas.

Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

No Crato, o primeiro município do interior do Ceará a receber as atividades do projeto, as atividades acontecem no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante.

Serviço:

O quê: Projeto "Viva o Parque"
Onde: ARIE Riacho da Matinha
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no Crato

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Edital do MEC prevê dez novos cursos de medicina para o Ceará

Os Ministérios da Educação e da Saúde anunciaram, nesta quarta-feira (4), edital que prevê dez novos cursos de medicina para o Ceará. A medida, direcionada a instituições privadas, e pensada para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o programa Mais Médicos, deve impactar estudantes de diferentes regiões de saúde, abrangendo diversos municípios cearenses. O governador Elmano de Freitas comemorou nas redes sociais e destacou a importância da iniciativa.

“Excelente notícia para nosso estado! Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade, anunciaram hoje a abertura de edital que prevê 10 novos cursos de Medicina para o Ceará. No total, serão destinadas 600 vagas para os alunos do estado. Além de formar novos profissionais, o edital ajuda a movimentar a economia dos nossos municípios”, comemorou Elmano.

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em evento sediado em Brasília. O edital, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (4), tem o objetivo de descentralizar as oportunidades de formação. De acordo com o MEC, a iniciativa pode gerar até 600 vagas para os estudantes no Ceará.

“O que estamos fazendo aqui hoje é dar protagonismo e liderança ao governo federal nas estratégias da política de abertura de novos cursos e formação médica no Brasil. O edital foi feito a partir de muito diálogo, de forma técnica e visando o fortalecimento do SUS, seguindo a Lei do Mais Médicos”, pontuou o ministro da Educação.

O ministro Camilo Santana, também ressaltou que qualquer instituição de educação superior pode participar do edital, concorrer e apresentar propostas, desde que esteja dentro dos critérios especificados no documento. “O objetivo é focar na qualidade da formação dos nossos profissionais de saúde. Também é fundamental olhar para os vazios, tanto de médicos quanto de formação, ou seja, a desconcentração. Para isso, um dos critérios deste edital é a fixação. O esforço do Mais Médicos é garantir que esse médico possa ficar na região em que há baixa taxa de médicos por habitantes”, concluiu Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Quer emagrecer? Veja 5 hábitos para adotar de manhã que ajudam nessa tarefa

Comer alimentos saudáveis e fazer atividade física. Essa é a principal indicação que profissionais dão para quem deseja emagrecer. Mas não é tão fácil assim perder peso, pois esses hábitos precisam ser feitos de forma correta e devem ser mantidos durante toda a vida.

Para um adulto se manter saudável, por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica a prática de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios intensos por semana. Já para emagrecer, a quantidade de treinamento físico deve ultrapassar o mínimo orientado pela OMS.

Os tipos alimentares mais indicados para quem quer perder peso podem variar de acordo com o tipo de corpo, existência de doenças, idade etc. Mas, de forma geral, o ganho de peso funciona como uma conta matemática: se você consumir mais energia do que usa, ela ficará armazenada, resultando no ganho de peso. Portanto, o ideal é gastar mais do que se consome.

É extremamente importante consultar profissionais da saúde para emagrecer com cuidado. Mas se você quiser começar hoje mesmo a perder peso, existem cinco hábitos matinais que podem ajudá-lo nessa missão.

1) Não pule o café da manhã
Algumas pessoas passam a manhã em jejum ou optam por comer pouco no café da manhã. O resultado dessa escolha geralmente é um almoço exagerado e porções ainda mais generosas no jantar. Além disso, quando ficamos de jejum, o corpo entende que está faltando algo, então ele poupa calorias, o que dificulta a perda de peso, segundo Michelle Galindo, coordenadora do curso de nutrição da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Comer também aumenta a taxa metabólica pelo efeito térmico do alimento. "Tomar café da manhã tira o corpo do repouso e faz com que o organismo passe a metabolizar alguns nutrientes", diz Galindo. Além de "acordar" o metabolismo, o café da manhã vai influenciar toda a ativação metabólica que será feita ao longo do dia. Se você quiser ter uma resposta metabólica melhor, opte por um café da manhã rico em proteínas e frutas.

Se você não está acostumado a tomar café da manhã, mas quer mudar a sua rotina, tente algumas estratégias:

• Se você não tem muita fome de manhã, tente fazer a última refeição do dia mais cedo. Com isso, aumentará o período de jejum noturno e as chances de sentir fome quando acordar;
• Tente acordar mais cedo para se arrumar para sair de casa. Assim dará tempo para seu organismo acordar e despertar seu apetite;
• Para criar o costume de fazer o desjejum, comece fazendo uma refeição líquida de manhã, como suco ou vitamina;
• Experimente fazer o café da manhã mais tarde do que o normal, por exemplo, no horário que você faria um lanche antes do almoço. Coma itens mais leves, como castanhas e iogurtes.

Essas são algumas opções para comer no café da manhã:

• Proteínas: ovos, queijo, leite e iogurte;
• Tubérculos: tapioca, batata-doce e mandioca;
• Fibras: granola, aveia e mingau;
• Suco de frutas com hortaliças;
• Grãos e sementes: chia, amaranto, quinoa e linhaça;
• Pão e bolacha integral.

2) Coma devagar
Você sabia que o cérebro demora 20 minutos para entender que o estômago já está cheio? Se você demorar esse período entre a primeira e a última garfada, diminuirá a possibilidade de comer além do necessário. Isso acontece porque a mastigação mais lenta ajuda no processo de degradação do bolo alimentar que chega ao estômago e depois vai passar pelo intestino. Quando os processos digestivos e de absorção estão em ordem, os neurotransmissores - relacionados com os controles da fome e da saciedade - são liberados de forma natural.

3) Evite exagerar
A quantidade de comida ingerida nesse período vai variar bastante, dependendo de alguns fatores, como se a pessoa faz ou não atividade física ou se tem alguma deficiência nutricional. Mas é importante comer o suficiente para ficar saciado até a próxima refeição, seja ela um lanche ou o próprio almoço.

E nada de cortes drásticos. É essencial também manter uma variação no cardápio matutino, então você não precisa excluir algo, é só não comer a mesma coisa todos os dias. Se estiver se exercitando bem cedo, pode incluir o pão tradicional ou outro tipo de carboidrato mais vezes na sua dieta da semana, pois eles vão dar a energia necessária para sua atividade física.

Na comparação entre o café da manhã e o almoço, o carboidrato pode ser ingerido em uma quantidade maior no almoço, para proporcionar uma saciedade maior durante o dia.

4) Evite mexer muito no celular
Muitas vezes, quando as pessoas estão estressadas, costumam recorrer a alimentos gordurosos e doces para se acalmar. Por isso, se possível, evite o celular logo cedo e prefira atividades de manhã que tranquilizem você ao longo do dia, como meditar ou ler um livro.

Além disso, também evite o usar qualquer tipo de tela ou até mesmo fazer anotações durante a refeição matutina. Isso distrai o cérebro, e ele precisa dar atenção a duas coisas ao mesmo tempo, fazendo você não prestar atenção ao que está comendo e prejudicando a sensação de saciedade —você não saboreia e não mastiga da forma ideal. Estar mais consciente enquanto se come também ajuda no processo de emagrecimento, porque o organismo produz de forma mais eficaz hormônios que dão os sinais de saciedade ao cérebro: está bom, estou satisfeito, não preciso comer mais.

5) Planeje sua manhã no dia anterior
Na noite anterior, deixe a roupa de treino separada —se você praticar a essa hora do dia— e organize seu café da manhã. Se você planejar, dificilmente optará por não fazer os exercícios ou por simplesmente não comer. Por exemplo, se você quer comer frutas no dia seguinte, pode fazer uma feira ou hortifruti no dia anterior e já deixar tudo picado em um potinho. Além disso, quem tem um dia a dia corrido, pode se organizar para na noite anterior deixar parte da mesa do café da manhã posta, para não precisar se preocupar tão cedo com isso.

Fontes consultadas: Michelle Galindo, coordenadora do curso de nutrição da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); Paula Brielle, nutricionista do CRN (Centro de Reabilitação Neurológica) de Caruaru (PE); Ana Luísa Kremer Faller, professora de nutrição e dietética da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

*Caso você deseje perder peso fazendo atividade física, procure orientação de um profissional da saúde.

Fonte: VivaBem/UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Mês das crianças tem programação especial e gratuita no Complexo Mais Infância de Barbalha

Neste mês de outubro, o Complexo Mais Infância de Barbalha realiza uma programação especial e gratuita para a criançada do Cariri. As atividades tiveram início na última quinta-feira (5), com um piquenique  literário, e seguem até o dia 27 de outubro, sempre das  8h às 17h. Dentre as atividades: Copa de futebol de Campo, Campeonato de Jiu-Jitsu, Gincanas com brincadeiras tradicionais, Campeonato de Vôlei, treinamentos de primeiros socorros e visitação cultural. 

Além das atividades, no dia 17 de outubro, os pais poderão levar suas crianças para que se vacinem no Complexo Mais Infância de Barbalha. Serão disponibilizadas vacinas contra febre amarela, triviral, gripe, Covid-19, HPV, meningocócica, hepatite A, varicela, difteria e tétano.

De maio do ano passado até o último mês de agosto, o Complexo Mais Infância de Barbalha já realizou 7.569 atendimentos à população do Cariri, promovendo centenas de ações e atividades lúdicas, esportivas, culturais e de lazer, com cursos de artes, de dança e música para comunidades do entorno, além de qualificação profissional.

Programação

5 de outubro
• Piquenique literário

6 de outubro
• Copa de futebol de Campo

7 de outubro
• Campeonato de Jiu-Jitsu

9 de outubro
• Gincana do resgate (brincadeiras tradicionais)

9 e 10 de outubro
• Campeonato de Vôlei

11 de outubro
• Projeto Samuzinho (instruções e treinamento)

27 de outubro
• Visita ao Centro Cultural do Cariri

Serviço: 

Complexo Social Mais Infância de Barbalha
Endereço: Avenida Antônio Correia Saraiva, s/n, Vila Santo Antônio – Barbalha

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centec abre 1.023 vagas para cursos presenciais de qualificação profissional

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) estão com inscrições abertas e gratuitas a partir desta quinta-feira (5), em 17 municípios do interior. As aulas têm início no dia 09 e serão realizadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) participantes. Todos os alunos aprovados recebem certificação.

Ao todo são 1.023 vagas distribuídas nos CVTs do interior, com aulas presenciais e carga horária de 164h. Os cursos serão realizados nos municípios de Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Granja, Horizonte, Iguatu, Itaiçaba, Ipu, Jucás, Limoeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito e Viçosa do Ceará. Para ingresso nos cursos, o aluno deve se dirigir à sede de um dos CVTs das cidades listadas, portando documentação completa e comprovante de cadastro dos programas sociais, para quem possui o cadastro. Todos os alunos aprovados recebem certificado.

Diversas áreas de atuação compõem a grade curricular dos cursos como: Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura, entre outros.

Os cursos do Centec priorizam pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso. As aulas são ministradas por professores da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), mantidos pela Secitece por meio do Instituto Centec.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (7) para crianças e adolescentes menores de 15 anos

Neste sábado (7) será o Dia D da Campanha da Multivacinação no Ceará. O intuito da Campanha é, além de manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas no Estado e no País.

O Ceará iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação no último sábado (30). A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mobiliza os municípios do Estado para aderirem à ação, que segue até o dia 14 de outubro. O objetivo é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Os responsáveis devem levar a criança ou adolescente ao posto de saúde mais próximo à sua residência levando a caderneta, para que o profissional de saúde possa analisar a situação vacinal e indicar quais doses devem ser aplicadas. Caso não possua ou tenha perdido a caderneta, a criança também poderá ser identificada por outros documentos e ter a indicação vacinal via sistema. Por isso, a perda da caderneta não é impedimento para que a criança seja atendida.

Mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas em todo território estadual durante a Campanha. 

É o que reforça o secretário executivo de Vigilância da Secretaria da Saúde do Ceará, Antonio Lima Neto (Tanta): “Se você tem uma criança que perdeu o cartão de vacina, não deixe de levar para vacinar por isso. Leve só um documento com foto que o identifique. O outro ponto que acho bastante importante em relação ao cartão de vacina é que às vezes temos a sensação que o cartão está completo. Pode ocorrer de uma ou outra dose ter sido perdida. Mesmo que ache que o cartão está completo, leve para o profissional de saúde checar”, destaca.

“Vá, neste sábado, na unidade de Saúde mais próxima da sua casa para atualizar o Cartão de Vacina da sua criança ou adolescente. Tenho certeza que no fim do ano vamos alcançar as metas da imunização do Estado. Vacinar é proteger”, reforça Tanta.

Campanha de Multivacinação no Ceará
O Ceará, ao lado de outros seis estados (Paraíba, Piauí, Alagoas, Tocantins, Goiás e São Paulo) aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação. No primeiro semestre de 2023, a multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá. O objetivo é fazer com que o Estado continue com mais de 90% do público-alvo imunizado para BCG e rotavírus e que chegue à cobertura vacinal mínima de 95% para os demais imunizantes.

Além dos serviços nos postos de saúde, a multivacinação incentiva estratégias diferenciadas para ampliar a adesão à imunização, por meio da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas ou em locais com alta concentração de pessoas.


Vacinas disponíveis
Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis durante as três semanas da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina para Covid-19.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

07 de outubro

1571 - Os cristãos derrotam os turcos-otomanos na Batalha de Lepanto.
1949 - É proclamada a República Democrática Alemã.
1984 - Nasce o primeiro bebê de proveta brasileiro.

Nasceram neste dia…
1885 - Niels Bohr, físico dinamarquês (m. 1962).
1900 - Heinrich Himmler, oficial alemão e comandante da SS (m. 1945).
1952 - Vladimir Putin (foto), antigo espião da KGB e atual presidente da Rússia.

Morreram neste dia…
  336 - Papa Marcos, 34º papa.
1796 - Thomas Reid, filósofo britânico (n. 1710).
1849 - Edgar Allan Poe, escritor norte-americano (n. 1809).

Fonte: Wikipédia

AddThis