Crato (CE): Greve dos professores continua

Em greve desde o último dia 8, os professores da rede municipal de ensino do Crato estão reivindicando melhores condições de trabalho. O principal objetivo da luta dos profissionais é relativo a implantação de um terço da carga horária destinada a estudos e planejamento das atividades de sala de aula, o que é estabelecido pela Lei do Piso Nacional.

Ainda durante do mês de março, o atual prefeito do município, Ronaldo Gomes de Mattos, instituiu um reajuste linear de 8% dos salários de trabalhadores que atuam em todos os níveis.

Porém, o Sindicato dos Servidores Municipais e a categoria não ficaram satisfeitos e solicitam o reajuste de 10%, para quem exerce funções no nível referente do 3º ano pedagógico, 15% para os que são graduados, além de 20% para os especialistas e 25% para os que detêm título de mestres.

Sem acordo
Até agora, já houve diversas reuniões entre os sindicalistas e o executivo local. Contudo, não existiu consenso. Organizados, os professores querem a criação de uma comissão de negociação, composta por três vereadores, três representantes do executivo local e três servidores.

A equipe terá o função de analisar especificamente a viabilidade do novo reajuste proposto, para que os valores possam satisfazer a categoria. Atualmente, o Município conta com um Plano de Cargos e Carreiras Salários (PCCS), entretanto, os servidores públicos afirmam que ele está defasado e solicitam a reformulação do mesmo. No momento, ao todo, mais de 15 mil estudantes estão sem aulas e aproximadamente 1.000 professores estão com as atividades paralisadas. Os prejuízos são significativos, tanto para os profissionais como para a comunidade acadêmica. Entre as principais perdas estão o atraso e acúmulo do conteúdo programático e, consequentemente, do ano letivo e possível suspensão das férias estudantis.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Crato, Junior Matos, a categoria grevista está aberta a negociações. "Estamos aguardando que o gestor apresente uma contraproposta digna dos professores, a qual o Sindicato já solicitou", pontua. Ele informa que, após o término da greve, os professores irão elaborar um calendário para repor a carga horária dos estudantes, onde todo o conteúdo será cumprido.

Na última semana, após uma reunião com o prefeito, os professores, junto aos vereadores e secretários municipais realizaram uma assembleia para discutir os planos propostos pelo gestor, que eram de realizar um estudo sobre o reajuste salarial indicado pelo Sindicato. Através de ofício ficou estabelecido que o prazo para a ação seria de 60 dias úteis. Mas, os servidores não concordaram e reivindicaram a redução do período para no máximo 30 dias. Eles permanecem esperando uma resposta relativa à documentação e já adiantam que a paralisação das aulas é por tempo indeterminado.

Ponto crítico
Nas gestões anteriores, os reajustes salariais dos professores ocorriam de acordo com os níveis de graduação e qualificação dos profissionais. Para a categoria, hoje, com o reajuste linear está acontecendo "achatamento" dos salários, já que todos os níveis estão equiparados. Os professores com títulos estão sentindo-se injustiçados com a situação e querem um cronograma de prazo para o pagamento da diferença dos valores.

De acordo com o procurador do município, George Érico de Alencar Braga Borges, o gestor vai acatar a apresentação do relatório no prazo de 30 dias. "Estamos criando essa comissão para analisar se o Município tem condições de dar esses reajustes que a categoria solicita. Vamos fazer um laudo financeiro para saber se teremos como fornecer outros reajustes além dos já fornecidos", afirma.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Plantão Infotech: Nova ferramenta do Google controla os seus dados após a sua morte

“Pouca gente gosta de pensar sobre a morte – especialmente a própria. Mas planejar o que acontecerá depois que você se for é muito importante.” O Google escolheu essa frase lúgubre para apresentar sua nova ferramenta: o Inactive Account Manager, um gerenciador que permite decidir qual será o destino dos seus dados quando você morrer.

Primeiro você determina um período de inatividade da sua conta, que vai de 3 a 12 meses, após o qual o Google assumirá que você está morto. Depois, diz o que ele deverá fazer – quais parentes e amigos serão avisados, e quais dos seus dados eles poderão acessar (seus e-mails do Gmail, conta do Google+ etc). Também dá para programar uma resposta automática -tipo ei! eu morri. não precisa mais me mandar e-mail, ok?-, ou pedir que o Google delete sua conta.

“Nós esperamos que essa ferramenta ajude você a planejar o seu além-da-vida digital, e facilite a vida dos seus entes queridos depois que você se for”. Ok então, Google. Obrigado.

Fonte: Superinteressante



Governo não apoia projeto da desaposentadoria

A possibilidade da desaposentadoria, que irá permitir o trabalhador voltar à ativa para aumentar o valor do benefício recebido, causou reações adversas entre representantes do governo e do Congresso Nacional. O Projeto de Lei do Senado nº 91/2010, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais da Casa, deverá enfrentar resistência nas próximas fases da tramitação para evitar prejuízo ainda maior na Previdência Social. O impacto estimado é de cerca de R$ 70 bilhões, caso a lei entre em vigor.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, declarou nesta sexta-feira (12), que o governo não ratifica qualquer ação que onere mais os cofres públicos, sobretudo a Previdência.

“Nós não temos como concordar com essa medida pela repercussão que ela tem”, informou o ministro.

Segundo Gilberto Carvalho, a posição do governo não irá apoiar a evolução dessa votação no congresso. Ele informou ainda que, foi procurado pelas centrais sindicais para tratar sobre a alteração ou o fim do fator previdenciário.

“É disso que estamos cuidando. E há um compromisso nosso de dar uma resposta a esse respeito até 1º de maio”, declarou Gilberto.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, declarou também que o governo deverá acompanhar atentamente o andamento do PLS.

Fonte: Ceará Agora



Crato (CE): Mãe acusada de tráfico é presa enquanto amamentava bebê

Mais uma operação de combate ao tráfico foi realizada por volta das 16 horas desta sexta-feira na Travessa São José (Bairro Independência) em Crato. A partir de informações anônimas chegadas à polícia, investigações foram feitas em torno de uma suposta “Boca de Fumo”. Na tarde de ontem, policiais civis se dirigiram até o imóvel a fim de fazer apreensões.

A novidade dessa vez é que a droga se encontrava em ampolas com 38 delas repletas de cocaína prontas para o uso por parte dos viciados. No imóvel, a polícia prendeu Maria Urcilia Fernandes Pequeno Batista, de 32 anos, que estava acabando de amamentar seu bebê de apenas 15 dias. A criança foi levada junta para a Delegacia e um irmão de Maria, também acusado do tráfico, não foi localizado.

Além das ampolas com cocaína a polícia apreendeu seis celulares, um pano de jóias com 40 pares de brincos, 16 anéis e seis cordões, dois tabletes, um IPhone, um pendrive e R$ 71,00 em dinheiro. Ela não soube explicar a origem dos produtos encontrados. O Delegado de Polícia Civil, Luis Eduardo da Costa, acompanhou pessoalmente a operação e disse que o trabalho de combate ao tráfico de drogas vai continuar.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Nenhuma chuva é registrada no CE nas últimas 24h

Nenhum dos 184 município cearenses registraram chuvas nas últimas 24h, segundo informações da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). O registro corresponde até às 12h10 deste sábado (13).

O órgão atribui a ausência de chuvas no Estado a uma massa de ar seco que vem atuando no Nordeste há cerca de 3 dias. De acordo com a Funceme, a presença da massa inibe a formação de nuvens significativas e, consequetemente, de chuvas. A funceme ainda afirma que a Zona de Convergência Intertropical - principal sistema causador de chuva no período de fevereiro a maio - encontra-se afastada do Ceará.

Essa não é a primeira vez, em 2013, que o Estado fica sem chuvas ao longo de um dia. No dia 30 de janeiro e 7 março a situação se repetiu. Apesar de possuir registros, em alguns dias deste ano os índices pluviométrico foram quase zero nas poucas cidades em que ocorreu precipitações. É o caso do dia 13 de janeiro, quando choveu 1,6 mm apenas no município de Jati.

Falta de chuvas provoca anomália climática no Ceará
Segundo Meiry Sakamoto, gerente Funceme, o Ceará vive uma situação de anomalia climática por conta da falta de chuva, que provoca aumento na temperatura, que varia entre 30° e 36º. As previsões, no que concerne à mudança de clima, estão o aumento de 2° a 4° na temperatura da região e uma redução de chuvas de 16% a 20% previstas para daqui a 50 a 100 anos.

A produção agrícula é uma das áreas mais afetadas pela estiagem. De acordo com o Instituto Frutal, no Ceará já não há mais água para aumentar a produção. Dos 139 reservatórios monitorados pela Cogerh, 51 estão em situação crítica (de 10% a 30% da capacidade) e 37 em alerta (30% a 50%).

Fonte: Diário do Nordeste



Ladrão tem ataque e morre em roubo; veja o vídeo

Um assaltante morreu enquanto roubava um posto de combustíveis, na Grande São Paulo.

Câmeras de segurança registraram a chegada dos dois bandidos. Eles rendem os frentistas, mas logo em seguida o criminoso de casaco azul cai no chão.

Um comparsa tenta ajudá-lo, mas ele não acorda. A mãe do criminoso confirmou que o filho sofria de problemas cardíacos. O outro assaltante fugiu.

Veja o vídeo:


Reportagem exibida no Jornal da Band (edição de 11/04/2013).


Crato (CE): Livro sobre o Geopark Araripe será lançado nesta segunda-feira (15)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e da Universidade Regional do Cariri (URCA), lança nesta segunda-feira (15), o livro “Geopark Araripe: Histórias da Terra, do Meio Ambiente e da Cultura. A publicação é uma parceria entre as instituições e resgata a história paleontológica da Região e retrata com propriedade as diversas nuances e contrastes culturais do Cariri. Durante a solenidade também será realizado a inauguração das placas de sinalização dos geossítios localizados na região sul do Estado. Na oportunidade, o secretário das Cidades, Camilo Santana, entregará as chaves de dois veículos para uso da sede do Geopark Araripe, bem como mobiliário para escritório.

A publicação, dividida em tópicos e capítulos traça o perfil social, econômico e cultural dos municípios da região do Cariri, além de destacar, por meio de estudos e pesquisas, os diversos aspectos históricos e arqueológicos descobertos ao longo do período nos espaços geográficos da Região. A literatura abrange ainda, em imagens, as diferentes leituras realizadas por turistas e nativos que contemplam os atrativos proporcionados pelos parques milenares do Cariri.

Para o secretário Camilo Santana, o lançamento do livro do Geopark Araripe, é mais uma ferramenta de trabalho que contribuirá para promover o conhecimento e o crescimento dos geossítios instalados na Região. “Acredito que essa literatura além de informar, será mais uma fonte de estudo e pesquisa para ilustrar os diversos aspectos de uma das maiores regiões do nosso Estado”, destaca o secretário.

Atualmente o Geopark Araripe é um dos projetos prioritários do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado pela SCidades. O programa visa estimular a economia, desempenhar ações de desenvolvimento regional e melhorar a infraestrutura.

Geopark Araripe
Localizado no sul do Ceará, na região do complexo sedimentar do Araripe, o Geopark Araripe oferece uma possibilidade única para se compreender o passado geológico e a vida na terra. A região possui formações rochosas de diversos períodos, principalmente do Cratáceo Inferior, com registro da separação dos continentes. Inicialmente foram delimitadas 7 localidades, denominadas de Geotopes, criteriosamente selecionados e protegidos. A diversidade do território, suas exuberantes paisagens e a riqueza geológica da região, fazem do Geopark Araripe um dos geoparks mais completos do mundo.

Assessoria de Imprensa / Secretaria das Cidades



Barbalha (CE): Jovem barbalhense que fez intercâmbio nos EUA, ressalta o apoio recebido pela Prefeitura

Já retornou a cidade de Barbalha, o estudante da Escola Estadual de Ensino Profissional Otília Correia Saraiva (Liceu de Barbalha), Jonatan Augusto Almeida Oliveira. Jonatan Augusto esteve fazendo parte da comitiva formada por 37 alunos de todo o país que foram selecionados para participarem de intercâmbio nos Estados Unidos.

Os jovens estudantes que estiveram na viagem, foram estudantes que sempre se destacaram em suas atividades sejam como: Voluntários, desempenhos escolares demonstraram um perfil de liderança e de uma camada socioeconômica menos favorecida.

Os estudantes viajaram no último dia 11 de janeiro e, passando três semanas nos EUA. Lá nos Estados Unidos, os alunos participarão de reuniões, visitas em escolas e projetos sociais. Até o início de fevereiro, o grupo passou pela capital dos EUA, Washington, DC, e depois, se dividiram em grupos e viajaram para diferentes cidades americanas, onde ficaram hospedados em casas de famílias voluntárias. Os jovens participaram de reuniões com autoridades do governo americano, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, e na oportunidade, fizeram atividades de voluntariados e frequentaram aulas em uma escola de ensino médio.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores públicos e privado em ambos os países que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar e que tenha influência em inglês, esses é um dos requisitos exigidos pelos coordenadores do programa Jovens Embaixadores no Brasil.

O jovem estudante Jonatan Augusto Almeida disse que sua viagem foi um reconhecimento pelo seu esforço como estudante do Liceu, e foi uma das melhores experiências de sua vida porque já tinha um interesse em conhecer a cultura dos Estados Unidos e, tudo que pôde conhecer na viagem conheceu.

Jonatan Augusto adiantou que não encontrou nenhum problema em relação a comunicação com o povo americano, mas ele reconheceu que existiu com ele e com seu colegas um choque cultural, justifica ele porque o modo das pessoas lá é diferente, mas Esso aconteceu somente nos primeiros dias, logo depois houve um melhor entrosamento.

“A receptividade nos E.U.A foi das melhores porque não houve dificuldade na comunicação com o grupo de jovens americanos, eles nos fizeram como antes se fôssemos amigos”.

Foi um privilégio meu em ser escolhido entre 17 mil jovens de todo país, pra mim foi uma grande conquista, acrescentou Jonatan.

O jovem estudante Jonatan Augusto reconheceu o esforço e o apoio que recebeu da Prefeitura de Barbalha. “Eu agradeço ao Governo Municipal que, me ajudou com alguns custos da viagem e por ter me confiado e incentivado a divulgar a cultura barbalhense nos Estados Unidos”.

“Divulgamos a cultura de nosso município para famílias que nos recebeu, assim também, houve uma divulgação da nossa cultura popular em algumas escolas americanas. Porque uma das atividades do Jovem Embaixador é divulgar a cultura de seu país e, eu pude fazer isso com muito orgulho. Levamos de tudo um pouco da nossa cultura, falei sobre a festa de nosso padroeiro, tudo que acontece aqui, mostrei os grupos da cultura popular, o reisado, o Bumba Meu Boi, os penitentes, quadrilhas em fim, todos os nossos grupos folclóricos e, o Pau da Bandeira de Santo Antônio e parte da religiosidade”, finalizou Jonatan.

Assessoria de Imprensa / PMB



Plantão Infotech: iPad mini brasileiro deve chegar às lojas em maio a partir de R$ 1 mil

Os primeiros iPads mini produzidos no Brasil devem chegar às lojas na segunda quinzena de maio com preço entre R$ 1 mil e R$ 1,1 mil no modelo mais barato, de 16 GB e Wi-Fi. A informação é da revista Veja online.

Segundo a reportagem, que diz ter ouvido fontes próximas ao assunto, os lotes do tablet estão sendo produzidos na fábrica da Foxconn em Jundiaí, SP, onde são montados os produtos da Apple no Brasil.

A autorização para a comercialização do tablet fabricado nacionalmente foi concedida esta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações. Desde novembro do ano passado, a Apple detém o direito de montar o gadget no país, mas a produção só começou efetivamente em janeiro.

De acordo com a Veja, a empresa americana passa a mudar sua estratégia. Antes, era de praxe que a companhia testasse o mercado brasileiro com modelos importados da China para, depois de comprovada a adesão do público, produzi-los localmente.  A partir de agora, toda a fabricação dos iPads mini comercializados por aqui será nacional.

Fonte: Olhar Digital



Crato (CE): Requalificação da Encosta da Seminário é esperada há quatro anos

Para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), do projeto de requalificação da Encosta do Seminário, a Secretaria das Cidades do Ceará realizou uma audiência pública, onde representantes da sociedade civil e de órgãos como Semace e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano estiveram presentes. A obra prevê os serviços de saneamento básico, contenção da encosta, urbanização e drenagem, entre outros.

O projeto vem sendo debatida desde 2009 e é bastante esperado pela população. Os recursos para os serviços já foram garantidos através de uma parceria entre o governo do Estado e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). No total serão investidos R$ 21 milhões. Entretanto, a expectativa é que os trabalhos sejam iniciados durante o segundo semestre de 2013.

Devido à complexidade da obra, o projeto da Encosta do Seminário ainda está em fase de análise. Atualmente, a localidade é densamente povoada e considerada de grande vulnerabilidade, onde há décadas existem várias voçorocas que ameaçam desabar com a ação do tempo. O ponto mais crítico é denominado de vulcão do Seminário. Lá, o processo de erosão é constante e as famílias residentes na área correm riscos de serem soterradas, em casos de desabamentos, principalmente durante os períodos chuvosos.

Na audiência, foram propostas medidas mitigadoras para que a execução da obra cause o mínimo de prejuízos ambientais possível. Além da redução dos abalos ao meio ambiente, a ação contempla também as mudanças sociais, econômicas e visuais. Os estudos foram elaborados pela empresa Guimarães Arquitetura e Urbanismo (GAU), que recebeu diversas sugestões com relação às adequações na área. As propostas estão relacionadas às construções, tipos de materiais utilizados, piso, acessibilidade e quanto ao novo aspecto urbanístico á área.

Dentro do projeto, foi elaborado um plano de reassentamento involuntário, que beneficiará cerca de 120 famílias afetadas. Elas serão indenizadas ou reassentadas. Para isso, a Prefeitura do Crato está responsável pela edificação de dois conjuntos habitacionais, que estão sendo construídos nos Bairro Muriti e Vitória Nossa. Até agora, apenas 24 unidades habitacionais estão prontas. Alguns dos moradores serão contemplados com o aluguel social e, logo que a obra estiver concluída, retornarão para suas residências.

De acordo com a coordenadora do escritório regional do Cariri da Secretaria das Cidades, Rita Bezerra, essa é uma obra de transformação do Seminário. "Esse é um projeto propulsor do desenvolvimento. A obra vai causar um grande impacto e, certamente, o Seminário se tornará o bairro mais bonito do Crato", conta.

Todos os pontos que constam no EIA-Rima serão submetidos à avaliação do Conselho Estadual de Meio Ambiente e só após a aprovação, a Semace deverá emitir a licença prévia, que representa o primeiro passo para a abertura do processo de licitação. O projeto de recuperação urbanística, paisagística e ambiental da Encosta do Seminário tem o objetivo de garantir qualidade de vida para a população do bairro.

Segundo o coordenador e projetista do empreendimento, Luciano Guimarães, os agravantes dos problemas no local são a erosão, intensificada pela falta de drenagem, e pelas ocupações irregulares. "A obra será uma ação de mitigação das condições ambientais do bairro. Hoje, a área está devastada. Nossa preocupação é recuperar tudo isso".

Fonte: Diário do Nordeste



Veja como foi feita a barra de chocolate que pesa mais de 45 kg

Seria o fim da TPM ou o início de uma longa vida com diabetes? Talvez nada disso, se considerarmos que existem pessoas insanas demais ao redor do mundo. Tão insanas como a galera do EpicMealTime, que costuma publicar vídeos pirados com as receitas mais cavalares de todos os tempos.

Agora os caras resolveram criar uma imensa barra, produzida com uma quantidade absurda de chocolates de todos os tipos, além dos coelhos de Páscoa que sobraram.

Valores nutricionais
Você quer saber de números, certo? Pois então vamos lá: a superbarra pesa mais de 45 kg e, desse chocolate todo, 9,2 kg é pura gordura e 19 kg, açúcar. Hmm, que delícia, você talvez esteja pensando. Agora saiba que o valor energético dessa bomba é de 169 mil calorias.

Não deixe de ver o vídeo de como essa megabarra foi feita e compartilhe conosco a sua opinião. Você daria pelo menos uma mordida, né? E se você se perguntar o que é que o cara faz com bacon no começo da receita, talvez seu mundo caia agora, mas o uso desse ingrediente no preparo de algumas guloseimas e sobremesas é muito comum. True story.


Fonte: Mega Curioso


Juazeiro do Norte (CE): Obras do Anel Viário devem iniciar neste mês

A construção de uma das principais vias que proporcionará o descongestionamento do trânsito neste município deverá ser iniciada ainda este mês. A Avenida do Contorno, ou Anel Viário, já foi licitada e a ordem de serviço estará sendo assinada em Juazeiro do Norte.

O primeiro trecho do projeto compreende 8,5km, e custará aos cofres públicos R$ 11 milhões. Somente para o início, em 3,4km, serão gastos R$ 3 milhões. Começará na saída da CE-060, entrada de Juazeiro, para quem vem de Caririaçu, no começo da Rodovia Padre Cícero. O primeiro trecho e mais os dois seguintes demandarão cerca de R$ 22 milhões. O Estudo de Impacto Ambiental junto como o Relatório (EIA- Rima), foi apresentado ontem, no auditório do Palácio da Microempresa, durante audiência pública para dirimir todos os aspectos relacionados aos problemas ambientais, que possam ser causados pela obra. Pelo menos 80 propriedades e casas serão desapropriadas, apesar de poucas moradias estarem estabelecidas durante o percurso.

A obra do Anel Viário é uma das mais requisitadas nos últimos anos, tendo em vista o crescimento populacional, e também em virtude das grandes romarias que acontecem no município, em que o trânsito fica praticamente parado em horários de pico. A ideia é possibilitar um fluxo por fora das áreas centrais.

O engenheiro da Secretaria das Cidades, Jansen Magalhães, irá acompanhar a obra e afirma que o primeiro trecho de execução será de 18 meses. Essa fase corresponde a uma extensão de 3,4 quilômetros, onde vão ser construídas duas pistas, com um canteiro central, passeios, drenagem e iluminação, além da sinalização. O trabalho começa no balão de saída para o Município de Caririaçu, finalizando na ponte do Rio Salgadinho, próximo a estrada velha em direção ao Horto. O investimento será feito por meio de empréstimo do Banco Mundial, com operacionalidade do governo do Estado.

A parte de desapropriação dos moradores terá a contrapartida da Prefeitura local, que ainda está realizando os levantamentos. Segundo o secretário municipal da Cidade, Waldo Figueiredo, esse trabalho vem sendo executado, como forma de garantir, a partir do início da obra, que tudo já esteja pronto, sem a paralisação dos serviços.

De acordo com o engenheiro, os trechos dois e três, que dão seguimento à primeira etapa do Anel Viário, vão fazer parte da mesma licitação. Os dois trechos que complementam a primeira fase da obra estão no início do processo de licitação e deverão ser iniciados no final do ano.

Nem todos os imóveis serão ressarcidos pela Prefeitura local, por conta dos altos custos durante todo o percurso ao anel viário. Nas áreas populacionais mais densas, ele afirma que já está sendo realizado todo o acompanhamento e os levantamentos necessários.

Benefício
"A obra vai desafogar o trânsito no Centro de Juazeiro, dando maior agilidade e conforto em período de romarias"

Jansen Magalhães
Engenheiro da Secretaria das Cidades

Mais informações
Secretaria das Cidades
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima
Edifício Seplag
1ºAndar - Cambeba
Fortaleza
Telefone: (85) 3466.4000

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Sua saúde: Clara do ovo pode reduzir pressão; efeito é maior com ovo frito

Um componente na clara do ovo, já popular como substituto do ovo completo entre os consumidores preocupados com o colesterol da gema, pode ajudar na redução da pressão sanguínea, segundo informaram pesquisadores nesta terça-feira (9).

"Temos provas de laboratório que um peptídeo - um dos elementos que constituem as proteínas - na clara do ovo reduz a pressão sanguínea tanto como uma dose baixa de Captopril, um remédio para a pressão alta", acrescentou. Zhipeng e seus colegas usaram um peptídeo chamado RVPSL. Um  dos estudos, publicado na revista "Journal of Agricultural and Food Chemistry" da Sociedade Química, indica que a proteína do ovo frito a altas temperaturas mostrou uma capacidade maior para reduzir a pressão sanguínea que os ovos fervidos a 100 graus Celsius.

Zhipeng Yu, da Universidade Jilin, China, apresentou o estudo perante a Reunião Nacional da Sociedade Química Americana, a maior sociedade científica do mundo, que acontece em Nova Orleans, Louisiana.

"Nossa pesquisa indica que poderia haver outra razão para qualificar o ovo como comestível incrível", disse Zhipeng, segundo informou a Sociedade Química Americana.

Os cientistas já haviam descoberto antes que a substância, da mesma forma que o grupo de remédios que inclui Captopril, Vasotec e Monopril, é um inibidor da enzima de conversão da angiotensina e tem uma grande capacidade de inibir ou bloquear a ação de ACE, uma substância produzida no corpo que eleva a pressão sanguínea.

Os pesquisadores documentaram com mais detalhes os efeitos de RVPSL usando ratos de laboratório que desenvolveram alta pressão sanguínea.

Os resultados da administração da substância na dieta dos ratos foram positivos, o que indica que o RPSL não tem efeitos tóxicos aparentes e que baixou a pressão sanguínea em graus comparáveis às doses baixas de Captopril.

Zhipeng indicou que a pesquisa foi feita com uma versão do peptídeo aquecida a quase 93 graus Celsius durante a preparação, isto é, menos que a temperatura usada tipicamente no cozimento de ovos.

O investigador, no entanto, citou as referências de outros estudos segundo os quais a clara de ovo pode reter seus efeitos benéficos para a pressão sanguínea depois do cozimento.

Fonte: Terra



Barbalha (CE): Secretaria Municipal de Saúde promove Campanha de Vacinação contra a Gripe

A Secretaria de Saúde de Barbalha em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará promoverá a Campanha de Vacinação contra a Gripe no período de 15 a 25 de abril, tendo como slogan: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”.

Na campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento de influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a dois anos incompletos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

A Secretária Adjunta de Saúde, Desireé de Sá Barreto, ressalta que todos os barbalhenses pertencentes aos grupos prioritários acima citados devem procurar os postos de saúde do município de 8h da manhã à 5h da tarde, para tomar a dose da vacina. A meta é vacinar 80% da população de Barbalha.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levando até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre menores de 2 anos, idosos, gestantes e pessoas com história de patologias crônicas, podendo elevar as taxas de morbimortalidade nestes grupos específicos.

O Comitê Consultivo em Práticas de Imunizações (ACIP), do Centro de Controle de Doenças (CDC), assim como o Comitê Técnico Assessor em Imunizações (CTAI), do Ministério da Saúde, e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a vacinação de rotina contra a influenza para todas as mulheres gestantes durante o inverno. Durante a epidemia da influenza sazonal, pandemias anteriores e a pandemia pela influenza A (H1N1) 2009, a gravidez colocou as mulheres saudáveis em risco aumentado, sendo as gestantes consideradas de alto risco para a morbidade e a mortalidade, reforçando a necessidade da vacinação.

Estudos têm demonstrado que as puérperas apresentam risco semelhante ou maior que as gestantes de ter complicações em decorrência da influenza durante a gestação ou no período do puerpério. Neste sentido, puérperas, no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação.

Em 2013, a vacina contra influenza (fragmentada e inativada) a ser utilizada é trivalente.

*Com informações do Ministério da Saúde

Assessoria de Imprensa / PMB



Crato (CE): Cineasta organiza Memorial da Imagem e do Som

Está sendo montado o primeiro Memorial da Imagem e do Som do Cariri. A partir do acervo particular do cineasta Jackson de Oliveira Bantim, o espaço foi planejado para guardar a memória dos registros em imagens e sons produzidos na região. Através de pesquisas relacionadas ao tema, ele descobriu que, atualmente, existem poucas informações sobre as produções locais, onde a maioria encontra-se em relicários particulares de famílias.

Para a instalação do espaço, estão sendo arrecadadas as peças de doações de imagens fotográficas, documentários de áudio e vídeo, além de objetos e aparelhos eletrônicos. As pessoas que desejarem contribuir com ação podem deixar seus materiais do contexto na sede do Instituto Cultural do Cariri.

Até agora, o acervo já conta com discos de cera, vinil, fitas cassete e CD´s. Na área cinematográfica, dispõe desde as mídias mais antigas, que datam da década de 50, quando a Atlântida Filmes coordenava as criações, como os filmes em 16 e 35 milímetros e super-8, U-matic, Betamax, DVD e cartões digitais até as mais recentes. Já na fotografia, as peças vão da lâmina de vidro, utilizada em 1885 como negativo das fotos, passa pelas lâminas de flandre, papel, acetato e cartão de memória.

Parte do material foi doado pro professores, radialistas e comerciantes, que mantém o gosto pelas artes. Entre as peças está um piano, cedido por Djacir Oliveira Bantim, que é neta do exibidor e fotógrafo Luiz G. De Oliveira, pioneiro na arte de captar o cotidiano da região e que, com sua máquina Kodak Full Screen, tornou-se o primeiro fotógrafo profissional do Cariri. Devido ao seu legado, o Memorial da Imagem e do Som leva seu nome.

Agora, a expectativa é que o Memorial seja inaugurado até o próximo mês de maio, dentro das comemorações dos 60 anos do Instituto Cultural do Cariri. A ideia central é proteger todo o acervo cultural da região e valorizar os profissionais que, no passado, apesar de terem enfrentado limitações, contribuíram com as artes e com a cultura.

Nos registros estão filmes de Hélder Martins, que foi o primeiro a fazer imagens em bitolas 35 milímetros; Jerffesson de Albuquerque Junior, que rodou vídeos de temas ecológicos; obras de Ronaldo Brito, sobre o coronelismo; e de Rosemberg Cariry, que, com a história do cangaço, atingiu fama nacional através do filme "Corisco e Dadá"; além de documentários de Jackson Bantim, como "As sete almas santas vaqueiras" e "Formação Romualdo - O milagre paleontológico", exibido em 25 países que compreendem a rede de Geoparks no mundo.

Há mais de 40 anos, o cineastra Jackson Bantim vem arquivando objetos e reportagens relacionados a sétima arte. Devido ao grande interesse que mantém pela cultura regional, ele foi adquirindo peças e guardando-as em sua residência até não dispor de espaço suficiente e sua esposa obrigá-lo a parar de colecionar.

Assim, Fátima Serra Bantim o incentivou a realizar seu antigo sonho, que era a montagem de um local de exposição, onde o público tivesse acesso ao material. Ele conta que herdou a mania de guardar essas peças e de documentar coisas do seu bisavô, Luiz G. de Oliveira, e do avô, José de Oliveira e Souza, que foi proprietário de um cinema que funcionou na região em meados de 1939, o Cine Odeon. "Essa já é uma prática antiga da minha família. Acredito que, no âmbito de tudo o que foi feito pela cultura da nossa região, o Memorial surge como um raio que se perpetuará entre as gerações", revela.

Atualmente, a região tornou-se um celeiro de produções cinematográficas. Os vídeos mais recentes tratam de personagens folclóricos, como Zé do Alumin, de lendas famosas, como a das assombrações do Cariri, da história que mostra o Caldeirão de Santa Cruz do Deserto e o massacre ocorrido na localidade em 1937, das cidades, do cotidiano das famílias e da natureza.

Raridades
No acervo estão mais de dois mil filmes em VHS, outros 200 em DVD e dezenas nas bitolas 16 e 35 milímetros e super-8, diversas máquinas fotográficas, como a famosa Rollieflex até as digitais, filmadoras, projetores e moviolas em super-8, além de equipamentos de VHS e DVD, picapes de vinil, e um total de 2.500 fotos antigas e atuais. O espaço é dividido em três salas, sendo uma dedicada a exposição de peças relacionadas a imagens e sons, outro a cultura popular e o terceiro a memória do cangaço. Após inauguração, a meta é realizar encontros semanais entre a população e produtores de artes e de filmes. Haverá também lançamentos de obras e shows.

Importância
"O Memorial surge como um raio que se perpetuará entre as gerações. A história poderá ser expressa com registro"

Jackson Bantim
Cineasta e curador do Memorial

Mais informações
Memorial da Imagem e do Som
Praça Cel. Filemon Teles, 01
Centro - Crato
Telefone: (88) 9212.2147 / (88) 9934.3998

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Estudante de baixa renda fica isento da taxa de vestibular em instituição federal

Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.

Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.

A lei estabelece ainda que, em outros casos, as instituições federais de educação superior podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das instituições em que o estudante que cursou o ensino médio em escola pública e que faz parte de família com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa pode se inscrever para requerer isenção na inscrição para o vestibular. A UFG oferece um número determinado de vagas para conceder a isenção. A taxa de inscrição do vestibular é R$ 130,00. As universidades federais da Bahia e de Pernambuco, por exemplo, também têm processos de gratuidade. Elas adotavam critérios próprios.

Fonte: EBC



Tarrafas (CE): Justiça cassa prefeita e vice e marca nova eleição

A prefeita de Tarrafas, Lucineide Batista de Oliveira, a Lucinha (PSB), teve o registro de candidatura cassado pelo juiz da 18ª Zona Eleitoral, José Mauro Lima Feitosa, na última terça-feira (9). Além da prefeita, também perderam o registro o vice-prefeito, Francisco Alves de Oliveira, o Nem Alves (PSDB), e o vereador Alceu Rodrigues de Sousa, o Neto do Chiquinho (PSDB).  Além disso, a justiça condenou os três ao pagamento de multa de 1.000 Ufir (R$ 3.040,40).

O juiz José Mauro Lima Feitosa, com base no Código Eleitoral determinou ainda a realização de nova eleição num prazo de 40 dias. A prefeita Lucineide Batista pode recorrer da decisão. Ela não cumpriu expediente nesta quinta-feira, e os servidores da prefeitura afirmaram que não podem comentar o assunto.

A cassação foi motivada por Ação de Investigação Judicial, movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido do movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que entenderem que houve, durante a campanha eleitoral de 2012, abuso de poder econômico para captar votos ilegalmente. A ação aceita pelo promotor Edgar Jurema de Medeiros, do Ministério Público Eleitoral (MPE), que se disse "convencido de que houve doação de tijolos e telhas para eleitores, o que caracteriza uma captação ilícita de sufrágio".

De acordo com a denúncia, no período eleitoral foram distribuídos materiais de construção como tijolos, telhas, cimento e madeiras. Segundo a ação, a distribuição era feita pela então,secretária de Ação Social, Cícera Barbosa Lima Bonfim, através de autorizações assinadas. Foram anexados aos autos comprovações como fotos e documentos.

Entendendo que as provas se compuseram num “conjunto probatório robusto, consistente, cabal, e não em meras suposições, presunções ou conjecturas”, o juiz Mario Feitosa, julgou a ação procedente.

Fonte: G1



PF instaura inquérito para apurar envolvimento de Lula com mensalão

A Polícia Federal instaurou na noite de ontem um inquérito para investigar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve participação no escândalo do mensalão. A investigação ficará a cargo da delegacia de crimes financeiros.

Na semana passada, a Procuradoria da Republica do Distrito Federal havia determinado a abertura da investigação baseada no depoimento do operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério.

A PF fez uma análise da documentação enviada antes de abrir o inquérito, cuja portaria de instauração foi assinada ontem. O prazo inicial da investigação é de 30 dias. Se for necessário mais tempo, a Justiça terá que autorizar a prorrogação. É a primeira vez que será aberto inquérito criminal para investigar se Lula atuou no mensalão.

No processo principal do escândalo, julgado no ano passado pelo Supremo, Lula não foi investigado. Ele prestou depoimento, por ofício, apenas na condição de testemunha chamada por diferentes réus do processo.

O depoimento de Valério foi dado à Procuradoria-Geral da República em setembro do ano passado, no meio do julgamento do mensalão.

Entre outras acusações, o publicitário afirmou que Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, negociaram repasse de US$ 7 milhões para o PT.

Valério afirmou que o ex-presidente e Palocci reuniram-se com Horta no Palácio do Planalto e combinaram que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria o valor combinado para o PT. O dinheiro seria usado em campanhas petistas e para comprar deputados, segundo Valério.

No pedido enviado à PF, a Procuradoria solicitou "diligências" para averiguar até a exata data do encontro citado por Valério. Não há ainda previsão de quando depoimentos serão tomados, segundo a Folha apurou. O depoimento foi enviado para a primeira instância já que nenhum dos citados têm foro privilegiado.

A Procuradoria da Republica do DF analisou o depoimento de Valério e, a partir daí, abriu seis procedimentos criminais. Um desses procedimentos foi, agora, transformado em inquérito. Os outros são preliminares e podem ou não ser transformados em investigações policiais.

Condenado a 40 anos de prisão no julgamento do mensalão, Valério fez outras acusações no depoimento, como a de que Lula se beneficiou com recursos do esquema. O petista sempre negou.

Na sexta-feira, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, afirmou que "não há nova informação em relação às publicadas há cinco meses", quando o depoimento de Valério foi remetido à primeira instância. Lula não quis se pronunciar em viagem à Inglaterra esta semana.

Advogado do ex-ministro Palocci, José Roberto Batochio chamou o depoimento de Marcos Valério de "invencionice" e negou a existência do encontro no Planalto.

Fonte: Folha.com



Municípios do Cariri recebem sistemas de fornecimento de água

Três municípios do Ceará receberam, na manhã e tarde de ontem, novos sistemas de abastecimento de água. Várzea Alegre, Crato e Farias Brito. Mais de 300 famílias foram beneficiadas com a iniciativa. As obras fazem parte do projeto São José e são financiadas pelo Banco Mundial. Os serviços foram executados pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

No Crato, foi inaugurado o sistema de abastecimento da Associação Pró Melhoramento do Bairro São Bento. O projeto beneficiará 117 famílias e contou com o investimento total de R$ 144,8 mil, recurso financiado pelo Banco Mundial.

Também na região do Cariri, no município de Farias Brito, foi entregue o sistema de abastecimento da Associação Comunitária do Sítio Lambedouro, que vai beneficiar 108 famílias e conta com investimento total de R$ 189,8 mil. O dinheiro foi captado junto ao Banco Mundial.

Na Associação Comunitária do Sítio Alves e circunvizinhos, em Várzea Alegre, outras 77 famílias foram beneficiadas com o recebimento do sistema de abastecimento d´água. O valor investido é de R$ 226,7 mil também com recursos do Banco Mundial.

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Polícia prende três jovens com uma arma e um quilo de cocaína e crack

A polícia de Crato prendeu dois revólveres e boa quantidade de drogas em duas operações distintas na tarde desta quarta-feira nos bairros Pinto Madeira e Batateiras. Na primeira delas, os militares montaram “campana” para averiguar o entra e sai de uma suposta “Boca de Fumo” na Rua Manoel Monteiro, 74 (Pinto Madeira). Após o monitoramento, os PMs “estouraram” o comércio de substâncias entorpecentes com meio quilo de crack e idêntica quantidade de cocaína.

Os jovens David Marney Silva do Nascimento, de 22, ali residente, e Alisson Carlos Monteiro, de 18 anos, assumiram serem os donos das drogas. Já Yuran Brandão Nonato, também de 18 anos, disse que estava só dando uma volta por lá. É que há um mês foi posto em liberdade da cadeia onde respondia por tráfico e só agora teve tempo de ir rever os amigos. O Comandante da Companhia Militar de Crato, Capitão Luciano Rodrigues, suspeita de um serviço de tele entrega de drogas.

É que três motocicletas foram apreendidas no imóvel além de um revólver calibre 38 e mais 19 cartuchos intactos, cinco aparelhos celulares, duas balanças de precisão e R$ 700,00 em dinheiro com muitas moedas pelo meio. Toda a operação foi executada pelo Serviço de Inteligência com o apoio da Força Tática de Apoio (FTA) da companhia cratense.

Batateiras
O outro revólver calibre 38 com quatro cartuchos intactos e dois deflagrados, foi apreendido em poder de um jovem igualmente acusado do tráfico de drogas no caso Fernando Vieira Alves do Nascimento, de 20 anos. Por volta das 15 horas, ele trafegava na garupa de uma moto de cor preta e ameaçou sacar uma arma quando os militares do Ronda do Quarteirão deram sinal de parada. O mesmo disse aos PMs que portava a arma em virtude das inimizades. A moto era pilotada por José Humberto Saraiva Filho, de 31 anos, e os dois são suspeitos da prática de um assalto na tarde de ontem em Farias Brito.

Demontier Tenório

Fotos: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Missão Velha (CE): Vaqueiro se afoga ao tentar atravessar riacho

Um vaqueiro de 50 anos morreu afogado nesta quarta-feira (10), em Milagres, a 475 Km de Fortaleza. Essa foi a sexta morte provocada pelas chuvas na região do Cariri em menos de 15 dias. Segundo o agricultor Maurício dos Santos, o vaqueiro tocava uma boiada e tentou atravessar um rio quando se desequilibrou do cavalo caindo em seguida.  "Vinha outra pessoa com ele. Ambos tentaram passar pelo rio, mas um deles acabou caindo se afogando. Nós tentamos ajudá-lo, mas não teve jeito. Somente depois achamos o corpo", disse.

A última chuva nessa área do município de Milagres, de acordo com moradores, aconteceu no último fim de semana. Mesmo assim, a correnteza do Riacho dos Porcos, não para de subir, pois a chuva foi intensa nos municípios de Mauriti, Brejo Santo e Porteiras, onde fica a foz do rio.

O agricultor Cícero Pereira diz que se a prefeitura construísse uma passagem molhada no local traria melhorias para a população. "Eles deveriam construir pelo menos três. Se eles fizessem uma passagem molhada ia melhorar a vida dos moradores. Diminuiria a distância e evitaria acidentes do tipo", disse.

O capitão do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, Vieira Neto, diz que é impossível manter uma equipe de prontidão nos pontos críticos na região. "É humanamente impossível colocar uma equipe em cada área de risco para dar atenção para as pesssoas. Elas precisam também procurar locais apropriados para o banho. Há muita imprudência por partes das pessoas. Vale ressaltar que e é bom evitar bebidas alcoólicas, tomar cuidado com as crianças, e tomar banhos em locais que possuem salva vidas", recomendou.

Por telefone, a vice prefeita de Milagres, Normélia Eugênio, disse desconhecer o problema da falta de passagem molhadas. Mas, garantiu que o caso vai ser estudado e providências vão ser estudadas. Mas não falou em prazo.

Afogamentos no Cariri
O vaqueiro foi a sexta vítima em menos de 15 dias na Região do Cariri. Na última terça-feira (9), um menino de oito anos morreu após cair dentro de um córrego em Juazeiro do Norte, a 495 km de Fortaleza. Segundo familiares da vítima, ele saiu no fim da tarde da escola e foi brincar à beira do córrego com os amigos, no Bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte. No local, está sendo construída uma ponte. O garoto escorregou e caiu dentro do córrego.

Já na última sexta-feira (5), jovem de 22 anos faleceu após cair em um bueiro durante uma forte chuva na cidade de Milagres. Segundo a Polícia Militar (PM), a água que transbordou de um açude encobriu um bueiro aberto.

No mesmo dia, um homem de 35 anos, tentou atravessar de motocicleta uma passagem molhada no Baixio dos Tibúrcios, no Crato, a 506 Km de Fortaleza, mas acabou sendo levado pelas águas. O corpo da vítima só foi encontrado no dia seguinte por populares.

E no dia 31 de março, dois homem escorregaram em uma cachoeira, no município de Missão Velha, a 506 km de Fortaleza. Os corpos foram encontrados dias depois pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: G1



Fleetwood Mac - Hold Me




Como a Anatel identifica um celular pirata?

No final do mês de março, a Anatel autorizou as operadoras de celular a bloquearem aparelhos piratas. A medida entra em vigor apenas em 2014, mas gerou muitas dúvidas sobre como o processo de reconhecimento desses produtos “clandestinos” será feito. Caberá a cada uma das operadoras desenvolver um sistema que reconheça e retire da rede os modelos não homologados.

Medida prevista em lei
A Lei n° 9.472, de 1997, diz em seu artigo 156 que “poderá ser vedada a conexão de equipamentos terminais sem certificação, expedida ou aceita pela Agência”. No caso, o texto explica que a Anatel pode, a qualquer momento, proibir a conexão de um aparelho ao serviço nacional de telecomunicações se ele não estiver homologado ou não possuir uma certificação internacional compatível.

Entretanto, essa situação nunca foi colocada em prática. A Agência Nacional de Telecomunicações estima que hoje, do total de linhas habilitadas, pelo menos 20% delas fazem chamadas a partir de aparelhos piratas.

A fiscalização sobre eles foi intensificada no ano passado, em especial por conta do aumento de reclamações nos Procons por conta da qualidade do serviço prestado. Uma análise técnica revelou que pelo menos 10% das chamadas que caem são realizadas por aparelhos sem homologação, o que prejudica a mensuração dos índices de qualidade.

IMEI: o RG do seu aparelho
Todo aparelho fabricado, incluindo celulares, smartphones e tablets, sai de fábrica com um número de registro, o chamado IMEI (sigla para “International Mobile Equipment Identity”, “Identidade Internacional de Equipamento Móvel", em tradução direta).

Você pode conferir o número do seu aparelho de duas formas: a primeira delas é olhando uma etiqueta colada na parte interna do celular, que pode ser vista normalmente quando você retira a bateria do produto. Outra opção é digitar o código *#06#. O número é composto por quatro grupos e segue o padrão nnnnn-nn-nnnnnn-n.

Quando um aparelho tem o seu IMEI bloqueado no país, isso não significa que você perdeu o seu celular. Ele pode ser utilizado normalmente no exterior, por exemplo. Da mesma forma, aparelhos bloqueados em outros países também podem ser utilizados por aqui. A quantidade de chips de um aparelho determina o número de IMEIs. Um celular dual-chip conta com dois números de identificação.

Identificando o seu aparelho
Quando uma chamada é originada do seu celular, o número do IMEI é enviado à operadora. Ao receber o sinal, a empresa cruza os dados do seu produto com os dados do chip, que também possui um “RG” único, chamado IMSI (sigla para “International Mobile Subscriber Identity”, “Identidade Internacional de Assinante Móvel”, em tradução direta).

Hoje, essas informações cruzadas são armazenadas no banco de dados da operadora e ficam à disposição da Anatel. A proposta é que, a partir de 2014, os dados possam ser repassados à ABR Telecom, uma central que será contratada para organizar esses dados. Com base em uma série de procedimentos pré-definidos, um software decidirá se o cliente pode ou não fazer chamadas com aquele produto.

Caso o IMEI seja bloqueado, o proprietário do produto não poderá usar o seu aparelho para efetuar ligações. O chip, entretanto, continua válido, podendo ser colocado em outro smartphone. A medida vale tanto para aparelhos nacionais quanto para aparelhos importados.

Aparelhos homologados pela Anatel e modelos importados
Antes de comprar um smartphone no exterior, é importante verificar se ele é homologado pela Anatel. Incompatibilidades técnicas podem fazer com que algumas funcionalidades sejam anuladas, como é o caso dos aparelhos compatíveis com o padrão 4G – o padrão internacional é diferente do que será adotado no Brasil.

Na prática, aparelhos de fabricantes reconhecidas no mercado não devem apresentar nenhum tipo de problema, mesmo não estando homologados pela Anatel. Como mencionamos acima, o IMEI é um registro universal e o sistema da Agência Nacional de Telecomunicações pode permitir que aparelhos “estrangeiros” funcionem por aqui.

Se você está pensando em comprar aqueles modelos de empresas fabricantes praticamente desconhecidas ou cuja procedência é duvidosa, fique atento. Nesse caso, há grandes chances de que, futuramente, você tenha algum tipo de incômodo por conta do não reconhecimento do seu aparelho.

Como reconhecer produtos homologados
Todo produto homologado pela Anatel é identificado por um selo da Agência Nacional de Telecomunicações. No caso dos celulares, para que o adesivo não interfira no design do produto, é permitido fixar o selo no manual do usuário ou na embalagem do produto. Ainda assim, o número de homologação, que segue o formato HHHH-AA-FFFF, deve constar em alguma parte do aparelho, interna ou externa.

Para que você entenda o que as letras significam, “HHHH” diz respeito ao número de homologação do produto; “AA” se refere ao ano de emissão do certificado de homologação; e “FFFF” identifica o fabricante. Se você tiver alguma dúvida sobre a homologação de um produto, é possível consultar online a sua situação.

No site da Anatel há uma área chamada Sistema de Gestão de Certificação e Homologação, que pode ser acessada por meio deste link. Na página que será aberta, escolha a opção “Consultar produtos homologados / certificados” e, em seguida, informe o nome do fabricante e o modelo que deseja consultar.

E fique tranquilo: algumas pesquisas no sistema podem apontar que um produto está com a homologação suspensa ou cancelada. Isso não significa, necessariamente, que o uso dele está proibido. Esse status pode significar, por exemplo, que o produto deixou de ser fabricado e, por conta disso, sua homologação não foi renovada.

Fonte: Tecmundo



Crato (CE): Dupla faz arrastão em mercantil, rouba posto de combustível e deixa moradores de Dom Quintino com medo

No fim da tarde desta terça-feira (09) um estabelecimento comercial situado na localidade de Dom Quintino (distante 25 quilômetros do Crato) foi invadido e assaltado por dois homens armados com revolveres. Agindo com truculência, os assaltantes renderam os clientes e obrigaram todos a entrar no mercantil, levando cerca de R$ 700,00 do caixa e mais R$ 400,00 de dois fregueses.

O proprietário que pediu para não ter seu nome veiculado com medo de retaliações, disse que a dupla chegou em uma moto Honda Broz vermelha, sem placas e logo começaram “os momentos de pânico”, como relata:

“Os assaltantes já chegaram chamando a gente de vagabundos e mandando todos entrarem. Lá dentro, meu filho levou uma tapa nas costas e um cliente foi agredido com coronhadas, foram momentos de pânico. Não temos nenhuma segurança, aqui virou uma terra sem lei. A polícia raramente faz rondas pela localidade, se tornando o ambiente perfeito para os marginais”.

Após o assalto ao comércio, que foi o segundo em um intervalo de três meses, a dupla se dirigiu ao posto de combustíveis localizado a cerca de 300 metros do mercantil e fez mais uma vítima, roubando uma quantia (não informada) do frentista. Ele desabafa e diz ser “a sexta vez que somos assaltados, precisamos do apoio urgente da polícia. Fica difícil trabalhar dessa forma”.

Até o momento não existe pistas sobre os envolvidos. O circuito interno do mercantil não gravou a ação dos assaltantes.

André Costa

Fonte: Miséria



Continuação de "O Massacre da Serra Elétrica" ganha trailer dublado; veja

O Blog Cariri divulga com exclusividade o trailer dublado da continuação do clássico do terror "O Massacre da Serra Elétrica", de 1974. A nova versão se chama "O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua" e traz a história de uma garota que sobreviveu à tragédia desenvolvida em uma pequena cidade do Texas na versão de quase 40 anos atrás.

Com direção de John Luessenhop, o filme traz a história da jovem Heather MIller que, depois de adulta, descobre ter uma herança a coletar no mesmo município. Mas durante a jornada, ela vai precisar lidar com o famoso vilão da série: Leatherface. Ao lado da moça, um grupo de amigos a acompanham: Nikki, Ryan e Kenny.

Ao chegar ao logal, ela precisa seguir duas regras deixadas pela avó: não vender a grande casa que herdou e obedecer às instruções deixadas pela parente em uma carta.

O longa será lançado no Brasil em maio, com versões convencionais e em 3D.




Barbalha (CE): Brinquedoteca promove manhã de lazer para alunos da Escola Municipal Senador Martiniano de Alencar

O Parque da Cidade foi palco nesta quarta-feira (10) de uma manhã de brincadeira e diversão para os alunos da 6ª série dessa instituição municipal de Ensino.

Ao todo 70 alunos foram contemplados. A educadora social Jeane Maia de Almeida destacou a importância da integração entre esse projeto e a rede municipal de Ensino e afirmou que o propósito é levar o projeto a todas as escolas incentivando, assim, o crescimento educacional e intelectual do aluno.

Brincadeiras como chicote queimado, corrida de colher, montagem de quebra-cabeça, dentre outras, fizeram a alegria da criançada e dos educadores sociais. O tema abordado foi a Páscoa e o Dia do Circo, instituído no dia 27 de março. Foi realizado sorteio de brindes aos alunos que melhor se destacaram no evento.

Em Barbalha o projeto foi implantado em 17 de maio de 2012 pela primeira-dama Izabel Cristina Cruz, que viu esse projeto como fundamental para o bem-estar das crianças de Barbalha.

O Programa Barbalha Cresce Brincando (BCB) nasceu da necessidade de oferecer às crianças e adolescentes barbalhenses a legitimação e a concretização dos direitos de brincar, praticar esporte e se divertir, preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Direitos tão essenciais para o desenvolvimento da criança e do adolescente como o direito à saúde, educação e proteção. Em suas ações, o BCB procura incorporar e promover os novos direitos da infância que surgem a cada dia com as mudanças culturais e sociais. Além disso, visa possibilitar acesso a toda criança, adolescente e suas famílias a espaços do brincar, esporte e lazer.

Esse é o objetivo primordial do projeto, que agrega ações, acervos e profissionais capacitados para disseminar a cultura do brincar e do esporte educacional em todo o município. O projeto também contribui com o reconhecimento do brincar como uma necessidade da criança, importante para o seu desenvolvimento e para a criação das relações sociais que ela desenvolverá por toda a vida.

As educadoras sociais do projeto agradecem as pessoas e empresas que doaram brinquedos para essa manhã de lazer no Parque da Cidade.

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis