8 fatos que você provavelmente não sabe sobre Nutella

Responda as seguintes perguntas: você gosta de Nutella com pão? E de Nutella com frutas? Você concorda que qualquer coisa fica mais saborosa com Nutella? Seu maior sonho é ganhar um daqueles potes gigantes de Nutella para devorar sozinho?

Se você respondeu “sim” para as perguntas anteriores, então você está no lugar certo. Agora, depois de passar tanto tempo pensando em maneiras diferentes de comer Nutella, talvez você não tenha se dado conta de alguns fatos que envolvem o creme de avelã mais famoso do mundo.

Sendo assim, pegue sua colher, o pote de Nutella mais próximo e não deixe de conferir oito curiosidades sobre essa delícia:

1. Existe o Dia Mundial da Nutella
Em 2007, dois blogueiros italianos resolveram mostrar seu amor pelo creme de avelã de uma maneira diferente. Para isso, eles estabeleceram o dia 5 de fevereiro como o Dia Mundial da Nutella (Nutella Day). Nessa data, o objetivo é comer Nutella, compartilhar receitas com o produto, ver fotos pratos feito com ele e celebrar tudo o mais que estiver relacionado ao doce.

2. Nutella é o verdadeiro café dos campeões
De acordo com o registro do Guinness, a empresa realizou um café da manhã que aconteceu em 2005, na Alemanha, para marcar o 40º aniversário da Nutella. O evento bateu o recorde de Maior Café da Manhã — ao todo, 27.854 pessoas se reuniram para compartilhar a refeição que contava com pães, suco de laranja e Nutella, é claro.

3. Nutella é um sucesso de vendas
Segundo o portal Mental Floss, um pote de Nutella é vendido a cada 2,5 segundos ao redor mundo. Já o United States Census Bureau, órgão responsável pela contagem da população americana, registra que um bebê nasce a cada 8 segundos. Basta fazer as contas.

4. Nutella ao redor do mundo
Esse título não é só porque o creme de avelã é um sucesso de vendas e pode ser encontrado em 75 países. O fato é que a quantidade de Nutella vendida em um ano é suficiente para cobrir mais de mil estádios de futebol.

5. Todo mundo ama Nutella
Em 2009, a fanpage da Nutella no Facebook reunia mais de 2 milhões de fãs, o que lhe garantia o 3º lugar das páginas mais curtidas na rede social. A fanpage perdia apenas para a Coca-Cola e o Barack Obama. O perfil não está mais no topo do Facebook, mas atualmente soma mais de 17 milhões de fãs.

6. Napoleão e Hitler foram os responsáveis por viciar o mundo em Nutella
Em 1806, Napoleão tentou barrar o comércio britânico como uma maneira de vencer a guerra. O resultado disso foi que o bloqueio continental fez com que o preço do chocolate aumentasse absurdamente. Dessa maneira, os confeiteiros italianos da região de Turim começaram a adicionar avelãs picadas ao chocolate para que ele rendesse o máximo possível. Essa mistura ganhou o nome de “gianduia”.

Um século depois, o chocolate voltou a ser um produto muito caro e escasso na Europa por conta da Segunda Guerra Mundial. Então, um confeiteiro italiano chamado Pietro Ferrero recorreu mais uma vez às avelãs para, em 1946, criar a “Pasta Gianduja” que seria rebatizada de “Nutella” em 1964.

7. A origem do nome da Nutella
A gianduia – que foi a pasta que deu origem à Nutella – tem seu nome inspirado em um personagem da Commedia Dell’Arte, um movimento teatral tipicamente italiano. Segundo a tradição, Gianduja era um personagem piemontês sempre sorridente, que andava pela cidade carregando uma “duja”, que no dialeto piemontês significa “pote”. A principal função da duja era armazenar vinho, mas existem aqueles que acreditam que o pote também tenha sido utilizado para guardar o creme de avelã. A ilustração do personagem Gianduja chegou a aparecer nos primeiros anúncios de Nutella.

8. Nutella e a curiosa degustação
Em pouco tempo, o produto se tornou tão popular na Itália que os comerciantes começaram a oferecer degustações de Nutella a qualquer criança que aparecesse com um pedaço de pão. A ação ficou conhecida como “A Degustação” e foi uma estratégia de marketing de sucesso. Nem é preciso dizer que todos ficaram viciados no delicioso creme de avelã.

Fonte: Mega Curioso



Em nota, Dilma desmente mudanças em ministérios

A presidente da República, Dilma Rousseff, reforçou hoje que não haverá mudanças no seu ministério, como foi divulgado em alguns veículos de comunicação. "Não procedem as especulações de mudanças ministeriais.", afirmou, em nota divulgada no Blog do Planalto. "Dos meus ministros quero determinação para manter o Brasil no caminho do crescimento, da inclusão social, da geração de emprego e renda e da estabilidade econômica."

No texto, ela afirmou que espera empenho da atual equipe para a realização dos cinco pontos acordados com governadores e prefeitos: responsabilidade fiscal para garantir a estabilidade da economia e o controle da inflação, reforma política com plebiscito, melhoria profunda nos serviços públicos de saúde, pacto nacional da mobilidade urbana que permita um salto de qualidade no transporte público e destinação dos royalties do petróleo para educação.

Fonte: Agência Estado



TRT/CE recebe escritura de terreno do novo Fórum Trabalhista do Cariri

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargadora Roseli Alencar, assinou a escritura do terreno onde será construído o Fórum Trabalhista do Cariri, doado pela prefeitura de Juazeiro do Norte. O terreno possui 4.712 m² e irá abrigar até quatros varas do trabalho. O ato de transferência de propriedade foi realizado em um cartório do município.

Atualmente, uma empresa contratada pelo TRT/CE está elaborando os projetos de arquitetura e de engenharia da nova unidade da Justiça do Trabalho no Cariri. O trabalho será concluído até o mês de agosto.

Na sequência, será contratada uma construtora para realizar a obra. O novo fórum deve ser entregue à população até meados de 2015.

Fonte: Ceará News 7



Simpósio sobre Padre Cícero trará nova reflexão ao tema

O IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, que terá como tema principal "E... onde está ele?", teve lançamento oficial pela comissão de pesquisadores que está à frente da elaboração do projeto do evento, que acontecerá de 19 a 24 de maio de 2014, em Juazeiro do Norte. O simpósio será realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Regional do Cariri (Urca) e deverá provocar novas reflexões ao tema.

Segundo a pró-Reitora de Extensão, professora Sandra Nancy Freire, o evento acontece em sintonia com os eventos precedentes, realizados nos anos de 1988, 1989 e 2004. De acordo com a comissão de elaboração do evento, formada por pesquisadores, a proposta do Simpósio é contribuir para as reflexões acerca desse personagem - e de tudo que a sua volta se aglutina - que, ao longo da história, vem sendo alvo de contínuas apropriações: sociais, políticas, econômicas, intelectuais, religiosas e culturais.

Conforme o grupo, o tema "E... onde está ele?" será o eixo norteador das discussões, dentro da necessidade de pensar também em termos nacionais e globais, à luz da presença e das diversas interpretações "do e sobre" o Padre Cícero, e não apenas Juazeiro ou a Região do Cariri. Pretende-se ampliar os debates realizados pelos outros simpósios já realizados.

Em 2014, serão comemorados os 100 anos da morte da beata Maria de Araújo, os 80 anos da morte do Padre Cícero, assim como o centenário da Sedição de 1914, da instalação da cidade de Juazeiro do Norte e da criação da Diocese de Crato.

Atração cultural
Conforme a comissão, esses são fatos de extremo significativo que não se restringiram apenas a Juazeiro do Norte, pois terminaram por constituir a localidade como polo de irradiação e de atração cultural, social e religiosa, além de desenvolvimento nos sertões nordestinos.

A comissão dos pesquisadores, que tem se reunido às terças-feiras na Universidade, é formada pela professora Sandra Nancy Freire; as pesquisadoras Renata Marinho Paz, Maria do Carmo Pagan Forti, Paula Jacinto Cordeiro, Fátima Pinho, e os professores José Carlos dos Santos e Ivan Queiroz. A comissão foi instituída por meio de portaria assinada pela Reitora da Urca, professora Otonite Cortez. Para a pró-reitora, o simpósio contribuirá, no âmbito acadêmico, para fomentar novas pesquisas que tenham como foco o Padre Cícero, a beata Maria de Araújo e o Juazeiro, possibilitando novos olhares e interpretações sobre os temas.

Segundo a pesquisadora Maria do Carmo Pagan Forti, o tema tem o intuito de estimular, fazendo com que as pessoas sejam instigadas pela reflexão que provoca, principalmente no âmbito da pesquisa.

A pró-reitora Nancy Freire confirma ser um novo momento de reflexão. Já a professora Fátima Pinho destaca a importância de perceber com esse tema, que o Padre Cícero não é apenas do Juazeiro, hoje, mas perpassa temporalmente e espacialmente as fronteiras, em vários setores.

Oficinas
O evento constará de conferências, mesas redondas, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas e visitas guiadas. A Urca, através da comissão encarregada de organizar este IV Simpósio sobre o Padre Cícero, convida e saúda antecipadamente todos os participantes, no ensejo de que as reflexões e debates possam contribuir para a construção de um olhar ainda mais plural e denso sobre o Padre Cícero e a realidade em que todos estão inseridos no âmbito municipal.

Mais informações
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Pró-Reitoria de Extensão
Telefone (88) 3102.1244

Fonte: Diário do Nordeste



Expocrato começa dia 14 com shows e feiras agropecuárias

Começa no próximo domingo (14)  a Exposição Agropecuária do Crato, conhecida como Expocrato. O evento é realizado anualmente no mês de julho. Durante os oito dias de evento acontecem shows musicais, feiras agropecuárias com expositores diversos, leilão de animais.

Para os shows deste ano, foi reservada uma área de 420.00m² com 40 camarotes, 2 palcos, 2 tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100.000 pagantes.

Os ingressos para curtir os 8 dias de festa custam R$ 120,00 (o pacote por pessoa) e R$ 300,00 a área VIP (camarotes). Os ingressos estão à venda nas Farmácias Gentil (Crato)  e na loja da Expocrato, que funciona no Cariri Garden Shopping em Juazeiro do Norte.

Confira as atrações musicais da Expocrato 2013

Domingo (14) – Silvano Sales-Bonde do Brasil-Musa-Léo Guilherme

Segunda (15) – Paralamas do Sucesso-Baby Som-Luís Marcelo e Gabriel

Terça (16) – Edson Gomes-Curtisamba-Caninana do Forró

Quarta (17) – Magníficos- Limão com Mel- Matruz com Leite-Geraldo Lins

Quinta (18) – Sorriso Maroto-Toca do Vale-forró 100%  - Forró Real

Sexta (19) – Chiclete com Banana-Gabriel Diniz-Sacode- As Coleguinhas

Sábado (20) – Garota Safada-Harmonia do Samba – Curtição-Matheus Fernandes

Domingo (21) – Encerramento com Jorge e Mateus – Arreio de Ouro- Movimento-Ramon Schnayder

Maiores informações através do telefone: (85) 3523.1807



Transposição do rio São Francisco está com 50% das obras já concluídas

As obras do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, no trecho de Mauriti, deverão ser retomadas ainda este mês, quando será concluído o processo de licitação para os últimos trechos que estão paralisados na Meta 3 Norte, das obras da Transposição. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esteve na noite de quinta-feira, em visita de inspeção ao canteiro de obras do reservatório no município de Jati, onde estão trabalhando cerca de 600 pessoas, com mais de 230 maquinários mobilizados.

Ele afirma que a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil chega a 50% de conclusão da sua parte física, com a irreversibilidade do projeto no Brasil. O ministro disse que estará de volta ao Cariri e à Paraíba, até o próximo dia 19 de julho, para assinar a ordem de serviço dos trechos parados, correspondentes à Meta 3 Norte, dos antigos lotes 6 e 7, que inclui o Estado da Paraíba, onde ele vai inaugurar a Meta 3 Leste.

Modalidade
"Estamos concluindo o processo licitatório da meta 3N. São as últimas frentes a serem mobilizadas, e acredito que até o final da próxima semana se conclua", diz ele, ao prever a sua vinda ainda este mês para assinar a ordem de serviço.

O ministro explica que a licitação está sendo feita em regime de RDC, que é um diferencial de contratação de compras, e por isso há uma tramitação mais demorada, por considerar o modelo de preço oculto. Algumas das concorrentes ainda não chegaram ao preço cotado pelo Ministério da Integração Nacional.

Em relação aos trechos danificados na obra em Mauriti, entre os distritos de Palestina e Umburanas, o ministro disse que as negociações com as empresas responsáveis pelos serviços estão voltadas para o processo de recuperação. Algumas delas estão ressarcindo o ministério com os prejuízos.

Até 2014, segundo ele, a meta é estar com 100 quilômetros do canal, no eixo Norte e também do Leste, concluídos. E, até 2015, terminar o projeto em sua plenitude. Já são mais de 5 mil pessoas trabalhando. Até setembro deste ano, o ministro afirma que deverão estar trabalhando mais de 7,5 mil pessoas, nas obras desses dois eixos.

Fernando Bezerra afirma que a novidade da obra são os turnos de 24 horas, que estarão presentes em praticamente todas as frentes de trabalho.

Também ressalta a grande importância do Canal da Integração do Ceará (Eixão), que beneficiará municípios da região. Ela informou que a presidente Dilma Rousseff estará ainda neste mês no Cariri para dar ordem de serviço juntamente com o governador do Estado, Cid Gomes, que irá investir R$ 1,6 bilhão no empreendimento. Mauriti está incluída na chamada Meta 3N do projeto, no Eixo Norte da transposição, a área que percorre 81 quilômetros, onde se encontra a maior parte das obras no Ceará.

O trecho de Jati inclui a construção de seis novos reservatórios e a ampliação do Açude Atalho. Atualmente, as atividades estão concentradas na construção de duas barragens (Jati e Porcos) e na escavação do canal, que ligará o Açude Atalho à barragem Jati.

O investimento do Governo Federal nas obras da Meta 2N, situada nos municípios cearenses de Jati, Brejo Santo e Mauriti, totaliza R$ 518 milhões.

Após a vistoria no Ceará, o ministro Fernando Bezerra seguiu para Salgueiro (PE). Neste trecho, correspondente à Meta 1N, 2,7 mil trabalhadores atuam na construção de canais, aquedutos, estações de bombeamento e barragens.

Com trabalhos 24 horas por dia, a Meta 1N está localizada entre as cidades pernambucanas de Salgueiro, Cabrobó e Verdejante, e em Penaforte, no Ceará. Serão investidos R$ 772 milhões nas obras desta etapa.

Pioneira
O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, Francisco José Teixeira, afirma que a primeira barragem a receber água será a de Jati. O eixo Norte começa em Cabrobó (PE) e a água passa a ter bombeamento por meio de estações próximas a Salgueiro, além de chegar através de um túnel à barragem do Cariri e também no açude Atalho, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Serão mais de 70 barragens a receber as águas do Velho Chico. "Essa obra de Jati é a barragem mais importante do eixo Norte do Ceará e vai receber a primeira água do São Francisco, que vai atender o Riacho dos Porcos, Rio Salgado, até o Castanhão", disse o secretário estadual.

Mais informações
Ministério da Integração Nacional (MIN)
Edifício Celso Furtado
906 Norte - Sala SE 18
Brasília - DF
Telefone: (61) 2034.5800

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Renan volta atrás e diz que vai devolver R$ 32 mil por voo da FAB

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta sexta-feira (5) que vai devolver R$ 32 mil aos cofres públicos devido ao uso de um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) no último dia 15 de junho, para fins particulares. Segundo a "Folha de S.Paulo", Renan requisitou um avião modelo C-99 para ir de Maceió a Porto Seguro (BA), onde participou do casamento da filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

"Antecipadamente, o senador está recolhendo aos cofres públicos os valores – R$ 32 mil - relativos ao uso da aeronave em 15 de junho entre as cidades de Maceió, Porto Seguro e Brasília, objeto de dúvidas levantadas pelo noticiário", diz a nota oficial divulgada hoje pela presidência do Senado.

Ontem, Renan foi questionado pelos jornalistas se devolveria o dinheiro à União e respondeu: "claro que não". Ele afirmou ainda que "o presidente do Senado tem direito a avião da FAB (Força Aérea Brasileira)". "O avião da FAB usado para o presidente do Senado é um avião de representação. E eu utilizei o avião como tenho utilizado sempre, na representação como presidente do Senado Federal."

Outros casos
Hoje, a "Folha de S.Paulo" revelou que o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, também fez uso de aeronave oficial em final de semana, o ministro saiu de Brasília na sexta-feira passada, às 6h, com destino a Fortaleza para cumprir agenda oficial na cidade de Nova Morada (CE). O compromisso acabou pela manhã, e, em vez de retornar à capital, o ministro foi direto para o Rio de Janeiro, onde não tinha compromissos oficiais.

Em nota oficial, o Ministério da Previdência declarou que Garibaldi Alves tinha passagem comprada para ir ao Rio em avião comercial. O documento também afirma que o ministro voltou a Brasília em voo comercial, e não informa se Alves pretende ou não devolver o dinheiro gasto aos cofres públicos.

No entanto, segundo a nota, ele decidiu mudar o itinerário e avisou a mudança ao Comando da Aeronáutica. "Ao final da cerimônia oficial no Ceará, em vez de retornar a Brasília, ou mesmo a Natal, como lhe facultava o art. 4º do Decreto n.º 4.244/2002, a aeronave da FAB o levou diretamente ao Rio de Janeiro. "

Garibaldi é primo do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que também usou avião da FAB para ver o mesmo jogo da seleção no Maracanã, em que levou sete convidados de Natal para o Rio. Alves disse que ressarciu o dinheiro das passagens aos cofres públicos.

Leia abaixo a nota oficial emitida pelo senador:

NOTA À IMPRENSA

O Senado Federal, sensível à nova agenda e aos novos tempos, vem implementando cortes substanciais de seus custos, eliminando redundâncias e ampliando a transparência e o controle social.

Até aqui, para o biênio 2013/2014, foram economizados mais de R$ 300 milhões com a eliminação de redundâncias, revisão e extinção de contratos, redução de 25% dos cargos comissionados e enxugamento das estruturas internas da Casa.

Paralelamente, a nova direção do Senado Federal ampliou a transparência disponibilizando todas as informações relativas a gastos, contratos e despesas da Instituição. Só não estão disponíveis as informações protegidas pela própria lei.

O Senado Federal é o único a contar com um Conselho de Transparência com representantes da sociedade civil que não deixam dúvidas quanto aos propósitos da Casa de ser referência em controle social.

Desta forma, o senador Renan Calheiros está formalizando consulta ao referido conselho para que se manifeste sobre o uso da aeronave para cargos de representação.

Antecipadamente, o senador está recolhendo aos cofres públicos os valores – R$ 32 mil - relativos ao uso da aeronave em 15 de junho entre as cidades de Maceió, Porto Seguro e Brasília, objeto de dúvidas levantadas pelo noticiário.

O Senado Federal reitera seu compromisso de esgotar a pauta de votações elaborada consensualmente entre todos os líderes e que vão ao encontro das demandas da sociedade.

Foram votados, em menos de 10 dias, as novas destinações do FPE, endurecidas as punições para crimes de corrupção, ficha limpa para servidores públicos, a lei do simples para advocacia, royalties para educação e saúde, a responsabilização de empresas envolvidas em corrupção e o fim do voto secreto para julgamento de senadores e deputados.

Estamos realizando sessões de votação também às segundas e sextas-feiras de forma a conferir agilidade e objetividade aos anseios expostos pela sociedade.

Nos próximos dias, estaremos votando a lei do passe livre, a extinção foro privilegiado para deputados e senadores, a eliminação da aposentadoria como pena disciplinar de magistrados e promotores condenados por corrupção ou crime, a diminuição da exigência para apresentação de leis de iniciativa popular, recursos para saúde e educação, a carreira de médico que serão contratados e o combate à tortura.

São ações e práticas que a sociedade cobra e espera do Congresso Nacional. Elas não serão, no mérito ou na agilidade, embaçadas ou prejudicadas por quaisquer diversionismos políticos.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Fonte: UOL



Partida de futebol termina com atleta morto e árbitro esquartejado

Um crime chocou a cidade de Pio XII, no Estado do Maranhão, no último domingo (30), durante uma partida de futebol.

Segundo a polícia da cidade, o jogador de um dos times, Josenir dos Santos Abreu, de 30 anos, se irritou por ter sido expulso e desferiu pontapés no árbitro Otávio Jordão da Silva, de 20 anos.

Após ter sido agredido, Otávio teria retirado uma faca da cintura e a lançou contra o peito de Josenir, que não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

Revoltados, alguns populares que assistiam à partida não se conformaram com a morte de Josenir e partiram para cima do árbitro. Otávio foi amarrado, agredido, apedrejado e depois esquartejado. A cabeça do juiz foi pendurada em uma estaca.

Em nota, o delegado regional de Santa Inês, Valter Costa, que cuida do caso, afirmou que usa de vídeos gravados por celulares de testemunhas para identificar os criminosos.

— Relatos de testemunhas já indicaram algumas pessoas que estavam no local na hora do fato. Vamos identificar e responsabilizar todos envolvidos. Um crime nunca vai justificar o outro. Ações como essa não colaboram com a legalidade de um estado de direito.

Fonte: R7



Juazeiro do Norte (CE): Cidade sediará o II Fórum sobre Aids

O município de Juazeiro do Norte sediará o II Fórum sobre Aids das região do Cariri. O evento acontecerá no dia 24 de julho e tem por objetivo realizar debate entre gestores, comunidade e  ativistas LGBT sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV, prevenção, assistência e tratamento da Aids.

O evento está inserido na programação de atividades e mobilizações de saúde do orgulho LGBT 2013, numa realização do Grupo de apoio a livre orientação sexual do Cariri (Galosc), com o apoio e parceria do Governo do Estado do Ceará, Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais – Ministério da Saúde, Unodc – Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Articulação Brasileira de Gays – Artgay, Sesc – Serviço Social do Comércio de Juazeiro do Norte, Programas estadual e municipal de DST/AIDS e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

Nos últimos dez anos a sociedade organizada e governos conseguiram reduzir a prevalência da infecção pelo HIV para profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis para em torno de 5% e manter a população geral (homens e mulheres heterossexuais) abaixo de 1%. Entretanto a população de gays, travestis e homens que fazem sexo com homens (HSH), especialmente os jovens, continuam com taxas acima de 11%.

Quem pode participar
Heterossexuais, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, pessoas vivendo com HIV/AIDS, estudantes, trabalhadores e gestores da área da saúde, direitos humanos, assistência social e demais interessados no tema Aids.

Quando, onde e como faço para participar
II Fórum sobre Aids
24 de julho de 2013
Das 08 às 17 h
Local: Sesc Patativa do Assaré
Juazeiro do Norte – CE
Inscrição gratuita / Vagas limitadas
Para solicitar ficha de inscrição, envie e-mail para: galosc@gmail.com

SAMUEL PINHEIRO



Veja dicas para o concurso da PRF para 1 mil vagas de policial

O concurso da Polícia Rodoviária Federal está com inscrições abertas para 1.000 vagas de policial rodoviário federal até segunda-feira (8). Para ingressar na carreira, o candidato precisa ter diploma em nível de graduação em qualquer área e possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”. O salário é de R$ 6.479,81 (acesse o edital e o link das inscrições).

As provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 11 de agosto. O concurso terá duas etapas. A primeira, com cinco fases, inicia com as provas objetivas e discursivas. Os aprovados passarão, ainda, por teste físico, exames de saúde, avaliação psicológica, investigação social e/ou funcional e prova de títulos, esta última uma novidade em provas da PRF. A segunda etapa é composta de curso de formação.

A prova objetiva de conhecimentos básicos terá língua portuguesa, matemática, noções de direito constitucional, ética no serviço público e noções de informática. A prova objetiva de conhecimentos específicos terá noções de direito administrativo, noções de direito penal, noções de direito processual penal, legislação especial, direitos humanos e cidadania, legislação relativa ao DPRF e física aplicada à perícia de acidentes rodoviários. Já a prova discursiva consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos objetos de avaliação do conteúdo programático.

De acordo com o professor Evandro Guedes, diretor geral da Alfacon Concursos, a grande diferença entre os concursos de 2009 e de agora é a troca da banca examinadora. “Em 2009, tivemos a Funrio e o novo edital trouxe a Cespe/UNB. Essa mudança faz toda a diferença, pois a metodologia na cobrança das questões é determinante na forma como o candidato deve orientar seus estudos”, diz. O candidato deve ficar atento também à prova de títulos, que em alguns casos pode ser decisiva para o candidato conseguir a vaga.

Clique aqui para ver a comparação do conteúdo programático dos editais anteriores da PRF com o atual, de acordo com levantamento de Guedes.

Segundo o professor, a base do conteúdo é praticamente o mesmo de 2009, contudo, serão provas totalmente distintas devido à organizadora. “O Cespe/UnB inovou cobrando a matéria de física, contudo, acredito que a prova venha no mesmo nível da prova de escrivão da Polícia Federal e também do Depen, com a grande vantagem de a PRF oferecer 1.000 vagas, ou seja, pelo quantitativo de vagas a nota de corte deve ser um pouco mais baixa.”

Guedes aconselha que os candidatos se preparem com base nas últimas provas da Polícia Federal e do Depen. “Ano passado tivemos o concurso de agente da Polícia Federal e este ano temos mais dois grandes concursos, o de escrivão com 350 vagas e o de agente penitenciário federal com 100 vagas para o Depen. O primeiro será dia 21 de julho e o segundo, dia 4 de agosto. Aqui vale a velha máxima: jogo é jogo, treino é treino, mas quem não treina não joga bem. Assim, além dos simulados voltados para o formato da Cespe/UNB, o candidato atento terá mais duas ótimas oportunidades de se acostumar com a organizadora.”

De acordo com Guedes, quem estava se preparando com base nas provas do concurso da PRF de 2008, organizado pelo Cespe/UNB, por exemplo, leva vantagem por conhecer a formatação da cobrança das questões. “O estilo certo ou errado, em que uma questão assinalada errada anula uma certa, pede um pouco de técnica do candidato, uma vez que o mesmo deve estar, além de bem preparado dentro do edital, também preparado para saber que se deixar muitas questões em branco, a possibilidade de sucesso diminui. Isso se dá pelos altos índices que a nota de corte vem apresentando. Contudo, sempre digo que não existe o português de uma banca ou outra, a língua portuguesa é somente uma e o que manda é o conteúdo programático cobrado no edital e a forma e amplitude com que a banca examinadora transforma isso em questões”, diz.

Ele indica priorizar as matérias básicas, que são sempre determinantes, ou seja, língua portuguesa, matemática e informática. Mas para quem está se preparando há muito tempo o importante é rever toda a matéria em exercícios e simulado. “Assim, o candidato não se perde estudando demais o que já sabe muito. A regra aqui é simples: resolver muitos exercícios e quando os erros forem aparecendo o candidato retorna ao tópico da matéria e sana as dúvidas.”

Para quem começou a estudar agora, não há motivo para se apavorar, segundo ele. O professor recomenda um planejamento a curto prazo. Mas adverte: “Não adianta começar a estudar com o edital aberto e logo depois parar e esperar o edital abrir novamente, o que faz a diferença é a persistência. Assim, a dica para quem acordou tarde é estudar pelos menos duas matérias por dia mais exercícios. Deve-se reservar os sábados e domingos para praticar a redação e também fazer simulados e saber que ano que vem muitas outras oportunidades virão”.

Em relação à redação, ele diz que como a banca é o Cespe/UNB, vale muito praticar com as provas anteriores - estão disponíveis no site da organizadora. “Devemos lembrar que os últimos concursos, além de cobrarem do candidato as técnicas próprias da redação, também estão cobrando que sejam respondidos tópicos sobre o conteúdo da prova objetiva. “Praticar muito é o segredo do sucesso.”

Prova física
O exame de capacidade física consistirá de quatro testes: teste de flexão em barra fixa, teste de impulsão horizontal, teste de flexão abdominal e teste de corrida de 12 minutos.

Elon Junior, coach físico para concursos e autor do livro “Preparação Física para Concursos”, diz que o candidato deve começar imediatamente a se preparar para o teste físico, mesmo que para fazer o exame seja preciso se classificar nas provas objetiva e discursiva antes.

“Aqueles que pensam que podem não passar e por isso não treinam estão com pensamento negativista, isso já os deixa atrás de muitos que estão há anos estudando. Há ainda o ledo engano de que perderão tempo deixando de estudar uma ou duas horas por dia para treinar. Diversos estudos comprovam que quanto melhor o condicionamento físico, melhor a capacidade de armazenamento de dados, memorização e capacidade de estudar por mais tempo”, diz.

A prova física, segundo ele, é realizada de 1 a 3 meses a partir das provas escritas, e de 30 a 40 dias a partir da lista de aprovados. “Para termos como parâmetro, vamos analisar a prova da PF deste ano, que está prevista para o dia 21 de julho, e o teste físico para o dia 14 e 15 de setembro”, afirma.

Segundo Elon, a barra é a campeã de reprovação, em seguida vêm a corrida de resistência e por último o salto de impulsão horizontal. Ele recomenda praticar bastante a barra, executando-a pela manhã, tarde e noite (três séries do maior número que suportar executar), além de fazer alguns exercícios de fortalecimento muscular.

Ele indica que o candidato se planeje para tirar de 1 a  2 horas por dia, se possível, para os treinos, e que o horário seja diurno, para que ele se adapte a exercícios em temperaturas elevadas. “Caso isso não seja possível por conta do trabalho ou curso, faça uma rotina mínima de 3 vezes por semana, deixando dois dias de treinamento à noite, nos dias úteis, e um dia, no sábado ou domingo, para fazer pela manhã. Intercale um dia para treinar para a prova de salto e barra e no outro dia, para corrida”, diz.

Para os sedentários, segundo Elon, é necessária preparação com intensidade baixa para adaptação e, à medida que for evoluindo, aumentar a carga de treino. “Pode ser feito três vezes por semana, de 1 a 2 horas por dia, ou também 1 hora por dia, todos os dias, mas mantendo sempre o mesmo horário, para que haja um tempo de praticamente 24 horas de descanso e com uma intensidade muito baixa”, explica.

Elon indica ainda fazer um simulado nas mesmas condições da prova, ou seja, pista de atletismo para prova de corrida e, se possível, por volta das 10h, quando a temperatura já estiver elevada. “É recomendável dar ênfase sempre para a prova de corrida, pois melhora a falência física base para todas as outras, que é resistência aeróbia”, explica.

Ele diz que os candidatos devem eliminar a esteira e ir para a rua, pistas, ciclovias, praias. “É preciso treinar especificidade. Não basta simular tipo de solo, mas também a temperatura. Então saia da esteira e vá para pista-rua em horário diurno.”

Para o teste de impulsão horizontal, o professor recomenda um trabalho de pliometria (saltos) e agachamento, pois fortalece as musculaturas dos membros inferiores (quadríceps).

Ele indica colocar uma corda amarrada em dois pontos fixos, em uma altura de 30 cm aproximadamente, e saltar lateralmente de um lado para outro. O candidato deve fazer três séries com intervalo de um minuto, e em cada série contar 10 toques no solo de cada lado.

Para o teste de abdominal, ele indica três séries de 45 repetições, sendo que 15 supra, 15 infra e 15 oblíquo.

Para as mulheres, Elon sugere que seja feito o treino de no mínimo 1 a 2 horas por dia, três vezes por semana. Já as que têm condicionamento mais apurado, o ideal é que façam de segunda a sábado. Para finalizar, na semana da prova, o treino deve ser só de manutenção e, na véspera da prova, ele recomenda descanso.

Fonte: G1



Filho de Joaquim Barbosa é contratado pela Globo

Felipe Barbosa, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, é o novo contratado da Globo.

Formado em comunicação social, Felipe entrou para a equipe de produção do "Caldeirão do Huck".

Procurada pela coluna, a Globo e fontes na produção da atração negaram a contratação de Felipe. Disseram que ele foi apenas fazer uma visita ao Projac, no Rio. Mais tarde, a emissora confirmou a contratação.

Fonte: F5 / Folha.com



Além de médicos cubanos, governo contratará enfermeiras suecas e holandesas

Finalmente, uma proposta sedutora para a área da saúde nacional. Muita polêmica foi gerada desde que o Governo Dilma anunciou a pretensão de contratar 6.000 médicos oriundos de Cuba. A resistência, claro, foi brutal. Quem se opõe afirma que a categoria estrangeira precisa submeter-se à revalidação do diploma para preencher o quadro de médicos e que há uma distribuição desigual dos profissionais da saúde no país.

O caso é que existem médicos tupiniquins de sobra que não podem ser preteridos em favor de estrangeiros. Aqueles que são a favor da medida, asseguram que o receio dos oposicionistas reside na ideia de que certa elite da classe médica treme na base quando trata dos êxitos do modus operandi da medicina cubana que dá prioridade à prevenção e não apenas às medidas emergenciais, o que barateia os custos da saúde.

Para meter um ponto final ao quiproquó, o governo planeja adotar uma estratégia literalmente insinuante. O chanceler Antonio Patriota anunciou que além dos 6.000 médicos cubanos, contratará 15.000 enfermeiras suecas e 12.000 enfermeiras holandesas. “A política é um lugar onde reina o machismo e a infidelidade. Desta vez, usaremos o falocentrismo como aliado. Assinarão fácil, fácil. Utilizaremos as belas enfermeiras europeias como via de entrada para os médicos cubanos”, afirmou a presidenta Dilma por redes sociais.

Fonte: Diário Pernambucano



Polícia prende 32 pessoas suspeitas de fraudes bancárias no CE e SP

Uma operação das polícias civil do Ceará e de São Paulo realizou nesta quinta-feira (4) contra fraudes bancárias terminou com a prisão de 32 pessoas, das quais, seis foram presas em São Paulo. De acordo com a polícia, a quadrilha é especializada em estelionato, falsificação de documentos públicos, fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Eles foram presos por mandado de prisão temporária feito pela Justiça de Itapipoca, no Ceará.

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos atuavam no município de Itapipoca, na região norte do Ceará. Além de roubar os talões de cheques da população, o grupo usava aparelhos do tipo "chupa cabra" para ter acesso às informações cadastrais e bancárias das vítimas. Pelo menos 200 pessoas foram enganadas pelo grupo, a maioria pessoas simples.

Com o dinheiro tirado das vítimas, a quadrilha comprou carros e equipamentos eletrônicos. O mandado de prisão temporária foi expedido pela justiça de Itapipoca. O grupo já vinha sendo investigado há cinco anos. De acordo com o delegado Jocel Dantas, é possível que mais pessoas estejam envolvidas.

O dinheiro adquirido com os golpes, segundo policiais, era usado para comprar carros e equipamentos de luxo.

Para a polícia, outras pessoas suspeitas de fazer parte do grupo podem ser ainda podem ser presas. "Os inquéritos foram instaurados, muitas pessoas já foram ouvidas, tem muita gente indiciada e estamos ainda na investigação que acreditamos que muitas outras pessoas estarão envolvidas", resume o delegado Jocel Dantas.

Fonte: G1



Joaquim Barbosa voa para ver jogo com dinheiro público

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para se deslocar ao Rio de Janeiro no final de semana de 2 de junho, quando assistiu ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã. O STF diz que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito, mas não divulgou o valor pago nem qualquer regulamento sobre o uso da cota.

O tribunal confirmou à reportagem que não havia na agenda do presidente nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã. Barbosa tem residência na cidade e acompanhou o jogo ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica. Segundo a Corte, porém, apenas o ministro viajou de Brasília com as despesas pagas pelo STF. Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de maio deste ano mostrou que ministros têm usado recursos da Corte para viagens durante o recesso forense, quando estão de férias, e para levar as mulheres em diversos voos internacionais. O total gasto em passagens para ministros do STF e suas mulheres entre 2009 e 2012 foi de R$ 2,2 milhões. Neste período, Barbosa utilizou recursos da Corte para passagens enquanto estava de licença médica e não participava dos trabalhos em Brasília. Os dados oficiais foram retirados do portal da transparência do Supremo após a reportagem por supostas "inconsistências".

O Supremo diz que os ministros dispõem de uma cota para voos nacionais tendo como base uma decisão tomada em um processo administrativo durante a gestão de Nelson Jobim na presidência da Corte. Segundo o STF, a cota equivale a um deslocamento mensal para o estado de origem com base na tarifa mais alta para voos entre Brasília e Sergipe, devido ao fato de o ministro já aposentado Carlos Ayres Britto ser o integrante da corte naquele momento que morava na unidade da federação mais distante.

De acordo com o tribunal, a cota é anual e não é submetida a controle. As passagens podem ser usadas a qualquer momento, inclusive no recesso parlamentar, durante licenças, ou para viagens motivadas por interesses pessoais dos ministros.

À exceção do recém-empossado Luís Roberto Barroso, e de Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Teori Zavascki, os outros sete integrantes da atual configuração do tribunal usaram passagens áreas pagas pelo Supremo durante os recessos de julho e janeiro entre 2009 e 2012 segundo os dados que estavam no portal do próprio STF.

Fonte: A Tarde / UOL



Ação no STF pede fim de vaquejadas

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu, ontem, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da Lei Estadual nº 15.299/2013, que regulamenta as vaquejadas no Ceará. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.983) foi representada pelo procurador da República no Ceará, Alessander Sales.

"O meu desejo é a total proibição não só em todo o Estado do Ceará, como também no Brasil, por caracterizar maus-tratos contra os animais", diz Sales.

A presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Geuza Leitão, apoia a ADI da PGR. "Já foi um grande passo. Nós temos total certeza de que essa ação vai ser julgada procedente", acredita.

Já alguns fazendeiros e pessoas que vivem desse tipo de mercado, como o locutor de vaquejada Paulo Sampaio, mostram bastante descontentamento. "Eu vivo da vaquejada, como muitas pessoas. Ela sustenta o vaqueiro, o tratador, o locutor, o juiz", alega Sampaio.

Para provar o quanto a prática movimenta o comércio, o locutor acrescentou que, só na noite de ontem, aconteceram 14 vaquejadas por todo o Brasil. "São mais de R$ 600 mil em prêmios, só hoje", contabiliza.

Fonte: Diário do Nordeste



Paulo Henrique Amorim é condenado a prisão por injúria contra Heraldo Pereira

O apresentador Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado à prisão por chamar o jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, de "negro de alma branca".

A pena, por crime de "injúria preconceituosa", foi fixada em um ano e oito meses de reclusão, e substituída por pena restritiva de direito a ser ainda definida.

Como Amorim completou 70 anos em fevereiro, os desembargadores diminuíram a pena em três meses, "diante da atenuante de senilidade" prevista em lei.

Em 2009, o apresentador, que mantém um blog na internet, publicou um texto com críticas a Heraldo Pereira. Nele, disse que o jornalista era "negro de alma branca" que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".

Na sentença, a desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considerou que as declarações de Amorim "foram desrespeitosas e acintosas à vítima" e que "foi nítida a intenção de ofender a honra" de Pereira.

A advogada Maria Elizabeth Queijo, que representa Amorim, disse que vai recorrer. "O Paulo exerceu o direito de crítica. Ele tem esse estilo muito contundente, irônico, cortante. Mas a história toda da vida dele é de defesa dos negros, das cotas, de políticas afirmativas. Soa estranho ser acusado dessas práticas."

No ano passado, Amorim teve que se retratar publicamente, em anúncios de jornais, por causa das declarações sobre Heraldo Pereira.

Fonte: Folha.com



Juazeiro do Norte (CE): Jovem acusado de homicídio é preso com drogas

O jovem Francisco Lopes dos Santos, de 19, apelidado por Fanquinha, foi preso nesta quinta-feira juntamente com Wallisson Ramos de Brito, de 21 anos. O primeiro reside na  Rua Sebastião Regis, 414 (Aeroporto) e seu comparsa na Senador Távora, 10 (Juvêncio Santana), ambos em Juazeiro. Os dois trafegavam em uma moto sem placa e documentos quando foram interceptados na Rua Sebastião Marinho da Silva localizada no bairro Tiradentes.

Segundo a polícia, Fanquinha responde por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e roubos, enquanto Wallisson é acusado de uma tentativa de homicídio e ameaça. A dupla levava consigo 16 gramas de maconha e ambos foram autuados como usuários de drogas na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil. No último dia 18 de fevereiro, Fanquinha foi preso após ser reconhecido como o autor de um assalto registrado pelas câmeras do circuito interno de TV de um Cyber Café.

No dia em que foi localizado, estava com a mesma roupa usada no dia da ação no Cyber que funciona no cruzamento das ruas Limoeiro e São Mamede. O jovem agiu com muita tranquilidade chegando até a tirar o capacete após anunciar o assalto e ficar com o rosto à mostra para os clientes, dono do cyber e câmeras. Oito dias depois, Fanquinha foi preso em sua casa na Rua Ana Maria de Oliveira (Pedrinhas) com um revólver calibre 38 tendo três cartuchos intactos e quatro pedras de crack.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Nome de Lula 'está colocado' para 2014, diz ex-porta-voz

O cientista político André Singer, que foi porta-voz da Presidência da República no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem em São Paulo que o nome do ex-presidente "está colocado" no cenário das eleições de 2014. Dependendo da evolução da conjuntura política nos próximos meses, acrescentou Singer, "ele vai ficar mais colocado ainda".

O ex-porta-voz da Presidência fez as afirmações ao participar de um debate na USP, onde é professor, sobre os protestos que estão ocorrendo no País.

Indagado por um pesquisador se Lula estaria promovendo articulações com as centrais sindicais com o objetivo de retornar em 2014, ele respondeu: "Com relação ao ex-presidente Lula, vou dizer com toda a humildade, não sei interpretar. Não creio que seja uma ação deliberada no sentido de se recolocar para 2014".

Logo em seguida, porém, acrescentou: "Em função dos resultados de pesquisas, é evidente que o nome dele está colocado, porque a queda da popularidade, da aprovação do governo Dilma e, diga-se também, de todos os executivos, foi muito forte." E mais: "A depender de como evoluir, vai ficar mais colocado ainda".

Isso não significa, ressalvou, que Lula esteja interessado em retornar: "Não tenho nenhuma condição de avaliar se ele aceitaria ou não uma candidatura nesse momento".

Sobre a queda no índice de popularidade do governo Dilma, ele comentou: "Pode ser algo temporário. É tão inédito que não há como prever. Não é como em situações anteriores em que a causa da queda da popularidade era muito nítida. Por exemplo: um momento de recessão econômica. Nós não estamos em recessão".

Fonte: Estadão



Barbalha (CE): Lei que beneficia catadores e recicladores já está em vigor

Aconteceu nesta quarta-feira (3) na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, uma reunião para apresentar aos catadores de recicláveis de Barbalha a lei nº 2.011/2013 que trás uma série de benefícios a classe.

Com a presença de membros da Procuradoria do município, Polícia Militar, Associação de Catadores e Recicladores de Barbalha, foi feita a leitura e explanação dessa lei, em vigor desde 20 de junho de 2013, pela Secretária Pollyana Coimbra Cruz.

A lei nº 2.011/2013, uma iniciativa do vereador José Oliveira Garcia – Ernandes, autoriza o poder executivo a conceder incentivo, na forma de bolsa auxílio no valor de 300 reais, aos catadores de recicláveis devidamente registrados e em atividade neste município.

Além desse benefício os catadores serão beneficiados, quinzenalmente, com duas cestas básicas. Fica, ainda, o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a realizar a doação, de acordo com a necessidade, de equipamentos de proteção individual (EPI) a cada beneficiário. O kit é composto de luvas, botas, óculos e máscaras que devem ser obrigatoriamente utilizados quando do exercício da atividade de catação.

Para receber esses benefícios os catadores de recicláveis precisam atender os seguintes requisitos: estejam formal e exclusivamente constituídos por catadores de materiais recicláveis em cadastro específico junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Barbalha, tenham a catação como única fonte de renda, sejam domiciliados em Barbalha e sejam associados a Associação de Catadores e Recicladores de Barbalha – ACARB.

Essa lei tem por objetivo estimular a atividade do catador de reciclável dentro do moldes estabelecidos pelo Projeto da Coleta Seletiva, erradicando assim a separação do lixo no Lixão Municipal e conscientizando a população da necessidade e importância da reciclagem.

Assessoria de Imprensa / PMB



Plantão Infotech: Apenas 18% das cidades cearenses oferecem Wi-Fi, mas Ceará ainda tem melhor cobertura do Nordeste

Somente 18% dos 184 municípios cearenses oferecem à população espaços com conexão de internet via Wi-Fi, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic),  divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (3).

Apesar da baixa cobertura, Ceará ainda tem o maior atendimento do Nordeste. O Estado ainda fica à frente de Pernambuco (16%), Alagoas (14%), Bahia (11%), Paraíba (9%), Maranhão (9%) Rio Grande do Norte (8%), Piauí (3%) e Sergipe (2%).

No Ceará, os dados mostram que apenas 32 cidades disponibilizam esse tipo de conexão de forma gratuita e 1 município cobra uma taxa para o uso do serviço.

Para o consultor de blogs do Diário do Nordeste, Gilberto Soares Filho, o baixo investimento na ampliação da cobertura significa falta de vontade dos gestores públicos. Ele esclarece que a instalação de uma rede de conexão Wi-Fi tem um custo baixíssimo.

"Cobrir o município com conexão via Wi-Fi não é nenhum bicho de 7 cabeças. É possível fazer isso com um custo reduzido até porque o Interior é uma região que não recebe tanta interferência de sinal", explica Gilberto que ainda acrescenta: "ampliar a cobertura não traz o mesmo impacto político do que inaugurar uma quadra. Por isso, talvez não tenham tanto interesse nisso", finaliza.

Outro agravante é que apenas 1 município oferece Wi-Fi para todo o território. A pesquisa revela também que apenas 5 cidades atendem toda a área urbana e apenas 6 municípios oferecem a conexão via Wi-Fi para parte da área rural.

Metade das cidade tem todos computadores ligados em rede
A pesquisa do IBGE também identificou que todos os municípios cearenses contam com computadores, mas apenas 51% têm todos ligados em rede.

Das 184 cidades, 95 contam com todos os computadores ligados em rede, 87 têm apenas alguma parte e as máquinas de duas cidades não possuem nenhum tipo de conexão.

Fonte: Diário do Nordeste



Em resposta a manifestações, Lula sugere a Dilma corte de ministérios

A proposta de reduzir o número de ministérios, feita pela oposição e encampada pelo PMDB, já havia sido sugerida à presidente Dilma pelo ex-presidente Lula como uma medida para sinalizar austeridade num momento de turbulências na economia.

Segundo a Folha apurou, Lula, em conversas com interlocutores, também disse que defendeu mudança nas principais áreas do governo, como articulação política e equipe econômica.

Dilma chegou a indicar, segundo petistas próximos a Lula, que iria analisar a possibilidade de mudar a equipe ministerial durante o recesso do Congresso, em julho.

Só que o surgimento da onda de manifestações nas ruas fez a presidente mudar o foco de sua agenda e, segundo assessores, adiar as trocas.

Recentemente, Lula queixou-se a interlocutores que a presidente é "teimosa" e não queria "fazer ajustes" no governo, considerados por ele necessários para reverter o clima de pessimismo na área econômica e política.

Oficialmente, a assessoria de Lula diz que o ex-presidente não tratou desse tipo de assunto com Dilma, afirmando que "é atribuição da presidente definir ministério". Informou ainda que o petista faz palestras no exterior.

Petistas ligados ao ex-presidente disseram à Folha, porém, que a sugestão era, inclusive, o governo fazer uma redução de 39 para cerca de 30 ministérios e assumir um discurso de maior rigor fiscal.

Quanto ao discurso na área fiscal, Dilma decidiu no mês passado, depois de se reunir com Lula num hotel em São Paulo, determinar que o ministro Guido Mantega (Fazenda) assumisse compromisso com a meta de superavit primário de 2,3% do PIB.

A proposta de reduzir o número de ministérios já havia sido feita à presidente pelo empresário Jorge Gerdau, membro da Câmara de Gestão da Presidência da República.

Dilma tem hoje 39 ministros. São 24 ministérios, dez secretarias e cinco órgãos com status de ministério. Ela criou duas novas pastas, a Secretaria de Aviação Civil, cujo titular tem status de ministro, e o Ministério da Micro e Pequena Empresa. Seu antecessor deixou para ela 37 ministros.

Lula herdou do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso 24 ministérios. Ele converteu em secretarias com status de ministério várias áreas ligadas até então a outras pastas, como Portos, Direitos Humanos e Pesca. FHC chegou a ter nove secretarias, sem status de ministério.

Lula fez também, recentemente, críticas à estratégia política do Planalto, depois negadas oficialmente por ele. Na semana passada, reservadamente, ele classificou de "barbeiragem" a articulação do governo para a instalação de constituinte exclusiva para a reforma política.

Fonte: Folha.com



Juazeiro do Norte (CE): Protestos e muita demora para ouvir testemunhas do processo de cassação de Raimundão

O clima de tensão rondou novamente Juazeiro do Norte nessa quarta-feira (03). Manifestantes voltaram a protestar contra o prefeito Raimundo Macedo (PMDB), em frente ao Fórum Eleitoral, durante a oitiva que ouviu as testemunhas do processo de cassação do prefeito de Juazeiro.

A juíza Maria Nadir Papaleo, da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, concluiu a oitiva em cumprimento a Carta Precatória do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os trabalhos foram iniciados às 8h00 e concluídos às 17h30min.

Durante mais de 9 horas, foram ouvidos 3 (três) depoimentos pessoais e mais 3 (três) testemunhos. Como depoimento pessoal, foram ouvidos o prefeito Raimundo Macedo; o vice, Luiz Ivan, e o representante da coligação liderada pelo PT nas eleições de 2012, Ricardo Lima.

O clima esquentou quando o prefeito Raimundo Macedo deixou o prédio após seu depoimento. Os manifestantes hostilizaram o prefeito com palavras de ordem e cartazes que pedia sua saída do cargo de prefeito.

Estavam na sala os advogados Paolo Gurgel (defesa) e Boaventura Filho (acusação); além da juíza responsável Nadir Papaleo e a promotora eleitoral, Alessandra Magda. Na parte interna do prédio não houve nenhum transtorno. Segundo a promotora, tudo correu normalmente.

A dúvida acabou ficando por conta do prazo de 50 dias para retorno do processo para Fortaleza. A promotora Alessandra Magda, disse que os 50 dias seria o prazo a ser cumprido pela Justiça Eleitoral na tramitação do processo dentro do Cartório. “No entanto, houve um pedido justificado de adiamento, o que, torna o processo passível de retardo na remeças dos altos”, disse.

A análise do que foi declarado pelos depoentes será feita pelo TRE. Sobre a demora nos depoimento a promotora ressaltou que em processos dessa natureza e com essa quantidade de testemunhas é natural a demora. Durante os depoimentos, foram feitas perguntas pelos advogados de ambas as partes; além da juíza e promotora eleitoral, representando Ministério Público.

A Polícia Federal esteve no local e foi pedido reforço da Polícia Militar. O recadastramento biométrico, que está sendo realizado no fórum, foi suspenso, o que, ocasionou muitas reclamações.

Entenda a matéria
O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB) é acusado de compra de voto na eleição de 2012, quando foi eleito para o seu segundo mandato. No processo, impetrado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Juazeiro do Norte, Raimundão responde a Recurso Contra Expedição de Diploma, com base na alegação de que no dia 07 de outubro, dia da eleição municipal, dezenas de pessoas foram apreendidas em uma casa do bairro Antônio Vieira, com títulos eleitorais e santinhos (propaganda) grampeados a notas de R$ 10, R$ 20 e R$ 50 reais. O material apreendido pela Polícia Federal (PF) se encontra aos cuidados da Justiça Eleitoral, no Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte.

No local, foram apreendidos comprovantes de residência de eleitores em poder de militantes. Além dos documentos, foram anexados ao processo, vídeos e o testemunho de dezenas de pessoas que, segundo informações da época, afirmaram ter sido aliciadas para votar no, então, candidato Raimundo Macedo.

O prefeito Raimundo Macedo responde, ainda, um segundo processo de Impugnação de Mandato Eletivo. Esse processo corre em segredo de justiça. Caso sejam julgados procedentes, ambos os processos, podem cassar o mandato do prefeito Raimundo Macedo e do vice Luiz Ivan.

A primeira tentativa de ouvir as testemunhas no dia 3 de junho, acabou sendo adiada a pedido da defesa do prefeito alegando impossibilidade de se fazer presente, por motivo de viajem oficial a Europa. O processo que tinha cerca de 50 dias para retornar a Fortaleza, já está com mais de 60 dias de tramitação.

Madson Vagner

Foto: Michel Dantas / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Briga feia! Kajuru rebate acusações e chama Boris Casoy de “lixo” e “pedófilo”

Boris Casoy, âncora do 'Jornal da Noite', da Band, provocou a ira do também jornalista Jorge Kajuru. Ele publicou um vídeo na internet acusando Kajuru de receber dinheiro ilegal do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Como resposta à provocação, foi chamado de "lixo" pelo colega de profissão e acusado de praticar pedofilia.

“Esse moleque chamado Kajuru, não sei que nome estranho é esse… Esse moleque não tem o direito de criticar ninguém, antes de explicar para a população, antes de explicar para os seus telespectadores, porque ele telefonava para o bicheiro Cachoeira pedindo dinheiro… Que dinheiro? Que favores ele prestou pro Cachoeira para telefonar e pedir dinheiro? Estão aí as gravações dele pedindo dinheiro, insistentemente, para o bicheiro Cachoeira… Coisa boa, não é…”, disse Casoy.



Kajuru negou as acusações e rebateu: "Você veio me atacar e arrumou esse motivo exclusivamente por rancor, por mágoa, por vingança de sua parte. Você chegar no Youtube e me chamar de pobre coitado, você não está me ofendendo. Eu prefiro ser um pobre coitado do que ser rico, elitista, racista, fascista e pedófilo como você, porque isso é crime".



"O que eu estou falando aqui toda a imprensa sabe sobre você... Eu não tenho nada contra opção sexual, cada um tem a sua, só que pedofilia é crime. Você era gozado entre os nossos companheiros de imprensa quando no seu telejornal aparecia matéria de pedofilia e você dizia: 'Isso é uma vergonha, isso é crime'. Crime que você comete pegando jovens em pontos de ônibus e levando para a sua mansão em São Paulo. Ou é mentira minha?'", acrescentou Kajuru.

Kajuru diz que é vingança e que Boris ficou esperando um motivo para acusá-lo porque no passado ele falou sobre os comentários "preconceituosos" de Boris criticando garis que mandaram mensagens de Feliz Ano Novo em matéria exibida pela Band.

"Que merda. Dois lixeiros desejando felicidades do alto de suas vassouras. Dois lixeiros, o mais baixo da escala de trabalho", dizia Boris depois que a reportagem foi ao ar e seu áudio vazou. Na época, ele foi obrigado pela direção da emissora a pedir desculpas.

Fonte: Yahoo! 



Crato (CE): Feira Feminista gera emprego e renda

A primeira Feira de Economia Feminista Solidária do Estado será realizada a partir de amanhã até o dia 7, nesta cidade, com a participação de mulheres de cinco localidades, do projeto Artesãs da Paz. O trabalho vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos, com capacitações e ações na área de empreendedorismo. Cada município conta com a participação de 20 integrantes, que trabalham com matéria-prima característica de suas localidades.

Amanhã, será realizado seminário com as participantes, que virão de cada município, e somente no sábado pela manhã, será aberta oficialmente a feira, com produtos artesanais e artísticos produzidos pelas integrantes do projeto.

O projeto vem sendo desenvolvido por meio da Casa Lilás, com apoio da Petrobras. O evento contará com apresentações artísticas, no Largo da Rffsa, Centro Cultural do Araripe.

Segundo a coordenadora do projeto, Bia Luna, o projeto Artesãs da Paz visa à construção da cidadania plena das mulheres, com melhoria da qualidade de vida em comunidades dos Municípios do Cariri e Centro-Sul do Estado do Ceará. Conforme ela, o projeto nasceu com a finalidade de atuar em áreas inseridas em contextos de vulnerabilidade econômica e social, além de inserir mulheres de grupos produtivos formais e informais.

Integração
A meta é integrar as mulheres na vida produtiva, por meio de uma linha sistematizada de atividades, na geração de renda e oportunidade de trabalho. Para a Casa Lilás, esse projeto representa uma oportunidade ímpar de contribuir efetivamente para o fortalecimento das mulheres, e assim, semear novas sementes na construção de uma sociedade mais justa, sem discriminação nem opressão contra as mulheres. O Projeto Artesãs da Paz conta com mulheres das localidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu e Várzea Alegre. As artesãs passaram por todo um processo de formação, capacitação e qualificação de trabalho, de acordo com as vocações de cada área no projeto.

Em Crato e Barbalha, houve o aproveitamento das frutas típicas da região como o pequi, coco babaçu e maracujá, além da produção da polpa de outras frutas nativas da Chapada do Araripe. Em Caririaçu, com a palha do milho e do sisal, utilizadas como matérias-primas para o artesanato, trabalho já desenvolvido por grupos de mulheres locais. No Juazeiro do Norte, o artesanato, especialmente o da palha de carnaúba e milho, e a xilogravura. Já no Centro-Sul, em Várzea Alegre, foram incluídos a confecção de redes e o bordado.

"Com o desenvolvimento desse projeto, um novo aprendizado para a maioria das mulheres. A cooperação, o associativismo, e uma forma renovada de encarar a realidade diante do mercado", diz a diretora da Casa Lilás, Lourdes Góes. Para ela, as Artesãs da Paz marcam um novo momento, diante do quadro de vulnerabilidade social e econômica que grande parte das mulheres ainda vive. A formação durante os últimos dois anos, se deu nas temáticas de identidade, gênero, saúde sexual e reprodutiva e violência contra a mulher.

Além disso, a Casa Lilás trouxe mais apoio para a organização produtiva e a emancipação econômica das mulheres participantes do projeto, com o incentivo à participação dos grupos nos mercados locais, regionais, nacional e internacional.

De acordo com Lourdes, a Feira é o exemplar de uma ação autônoma das mulheres, resultante do projeto Artesãs da Paz, com os mais variados produtos artesanais e artísticos, exemplo de um potencial de fomento à economia popular e solidária, no âmbito dos cinco municípios participantes do Projeto.

Para a presidente da Associação de Mulheres Rurais do Sítio Macaúba, Nelma Sales, há mais de oito anos que as integrantes da entidade atuam com o projeto voltado para extração do óleo do coco babaçu. Mas o trabalho vem de longe, desde 1991 quando a associação foi criada, com outras atividades.

Com a expansão para o artesanato e cosméticos, veio o fortalecimento do grupo. O projeto Artesãs da Paz, conforme ela, possibilitou maior organização e novas possibilidades de qualificar o trabalho das mulheres. A comercialização a cada dia tem crescido principalmente em feiras da região e exposições.

Mais informações
Casa Lilás (Sede de Crato)
Rua José Alves de Figueiredo, 1022
Bairro: Misericórdia
Telefone: (88) 3521.5546

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis