Crato (CE): Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza inúmeros serviços durante a 64ª. Expocrato

A Secretaria de Saúde do Crato estará presente durante a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados- Expocrato em sua 64ª. Edição. A feira terá sua abertura no próximo domingo, dia 12 indo até o dia 19.

A partir da segunda-feira, 13 a Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando serviços e atendimentos cuidando da saúde da população cratense e dos visitantes.

De segunda a domingo serão oferecidos serviços especializados desde a inspeção da vigilância sanitária, atendimento ambulatorial e prevenção de saúde até testes de glicemia, aferição de pressão e outras urgências.

A programação diária fica dessa forma:

A partir das 13h início das inspeções sanitárias nas mais de 300 barracas para orientação quanto às boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, realizadas pela Vigilância em Saúde.

Das 16h as 21h atendimento ambulatorial para os freqüentadores do parque com aferição de pressão, teste de glicemia e outras urgências.  Início das atividades de promoção e prevenção da saúde com os mobilizadores sociais. Início de campanha USE CAMISINHA com a coordenação de prevenção de DST/AIDS e também participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolvendo atividades com educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e farmacêuticos, orientando a população.

De acordo com um dos coordenadores da Saúde em Ação - ExpoSaúde, Dhiones Gomes, além dos serviços oferecidos todos os dias, a secretaria também oferece atrações diferenciadas. Na segunda-feira, por exemplo, das 16h às 18h acontecerá a participação dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II com seus projetos de cultura e arte, entre eles, o projeto roda de ciranda que objetiva resgatar a cultura popular e o envolvimento do público com o paciente com a ciranda e exposição de artes, momento importantíssimo para os pacientes do centro, mas também para os profissionais.

Ainda sobre os serviços a partir das 16 horas na terça-feira, 14, haverá a participação da Coordenação de Endemias, à tarde e à noite apoio do Setor Jurídico da Saúde. Na quarta-feira, 15, será oferecido apoio da coordenação da ouvidoria do SUS, divulgando o canal democrático de comunicação e manifestação dos cidadãos, com o papel de encaminhar e orientar a demanda com o retorno ao usuário. Na quinta-feira, 16, apoio da Coordenação da Saúde da Mulher, expondo os modelos anatômicos da pelve feminina e métodos contraceptivos, apoio do programa Saúde na Escola, programa E-SUS, Coordenação dos Recursos Humanos.

Na sexta-feira, 17, apoio da Coordenação de Saúde Bucal com o programa SORRISO EM AÇÃO, quando dentistas irão prestar orientações com o escovódromo, participação da coordenação do programa de vigilância alimentar e nutricional e bolsa família. No sábado, 18, participação da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, apoio do Ambulatório De Terapia da Dor no Câncer e cuidados paliativos, informando a população os serviços ofertados como diagnóstico, tratamento e controle da dor no câncer. No domingo, 19, todas as coordenações estarão envolvidas prestando serviços básicos de saúde no interior do parque de exposições.

O secretário de Saúde do Crato, Lucimilton Macedo esclarece que toda essa ação que vem sendo desenvolvida desde o dia 7, com os atendimentos no Centro de Especialidades e agora com atendimentos durante a Expocrato objetivam a promoção e o cuidado com a saúde da comunidade cratense e com os visitantes.

“Nosso intuito é cuidar para que as pessoas tenham segurança, conforto e atenção à saúde. Profissionais estarão preparados para atendimentos básicos e também com o apoio do Serviço Móvel de Atendimento SAMU para qualquer eventualidade” conclui Miltinho Macedo, que lembra que durante a Expocrato os serviços de saúde da cidade funcionarão normalmente.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis