Crato (CE): Inaugurada a 1ª etapa da obra da encosta do bairro do Seminário

No fim de tarde desta sexta-feira (10) no bairro Seminário, município do Crato, na Região do Cariri, crianças correm animadas pelo meio da praça, brincam no balanço, na gangorra. Este é o novo cenário do bairro,  agora urbanizado e com a primeira etapa da recuperação ambiental concluída. A obra recebeu investimentos de R$ 20.330.889,01 do Governo do Estado.

O governador Camilo Santana inaugurou a obra, uma reivindicação antiga da população, acompanhado do secretário das Cidades, Ivo Gomes, nesta sexta-feira (10). Ao final da intervenção, que prevê outras ações para a área, serão investidos mais de R$ 31 milhões.

"Entregamos uma reivindicação antiga da população do Crato. Fizemos a contenção da encosta, asfaltamos as ruas e agora, criamos área de lazer para trazer para cá as famílias. Nós recebemos inclusive elogios do Banco Mundial pelo tecnologia usada para a contenção da encosta", afirmou o governador.

Foram realizados serviços de contenção da encosta, de recomposição da vegetação e cerca de 16 km de drenagem e de esgotamento sanitário. Também foi construída uma via paisagística no topo da encosta, com extensão total de 1,2 km, incluindo drenagem, esgotamento, terraplenagem, iluminação, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e de atividades esportivas.

Para a dona de casa Ana Tereza Gomes de Sousa, moradora do Seminário, a obra representa uma conquista. "Lazer para as crianças, tranquilidade para os pais, temos muito o que agradecer ao Governo do Estado por inaugurar uma obra tão importante para a nossa população", afirmou.

Além disso, parte das famílias afetadas com a obra que moravam nas áreas de risco foi reassentada no Conjunto Habitacional Novo Crato. Outras famílias ainda serão reassentadas no Conjunto Filemom Lima Verde e Conjunto Monsenhor Montenegro.

O secretário das Cidades, Ivo Gomes, destacou a importância da obra como um potencial atrativo turístico para o município e pediu que a população cuidasse do equipamento entregue. "O dinheiro investido aqui é de todos nós. Por isso, vamos zelar e ter carinho por cada um dos materiais que estão instalados", frisou.

Com o projeto, mais de 30 mil pessoas foram diretamente beneficiadas, além de toda a população cratense, que ganhou um novo bairro, dotado de infraestrutura urbana, eliminando os riscos de desmoronamento da encosta e promovendo a saúde dos habitantes do bairro.

De acordo com Ivo Gomes devido à localização privilegiada do bairro, que fica na parte alta do município do Crato, o local foi sendo habitado, mais intensamente nos últimos 40 anos, de forma não planejada, sem infraestrutura de drenagem e esgotamento sanitário, o que causou uma intensa degradação ambiental do lugar. “Por isso, essa obra é tão significativa. Ela realmente transformou o local, proporcionando muito mais dignidade e qualidade de vida aos moradores do Crato”.

Cicero Alves é auxiliar de serviços gerais e morador do bairro Seminário há 50 anos. "Temos que comemorar este momento, porque agora temos uma área de lazer para as nossas famílias e para a nossa cidade. Faço questão de agradecer ao governador Camilo Santana por esta obra", comemorou.

O governador também pediu à população que cuide da obra e preserve o novo patrimônio. "Aqui além de ser um ponto turístico para o Crato, temos a condição de gerar oportunidades para a população, com pequenos comércios que vão gerar emprego para essa gente. Foi feito com o dinheiro de vocês, por isso preservem, cuidem e aproveitem. É para vocês", ressaltou o governador.

Homenagem
O Pequeno Coral do Crato, sob a regência da maestrina Divane Cabral, compareceu à solenidade para homenagear um ilustre ex-aluno, o governador Camilo Santana.

"Quando criança fiz parte deste coral. Vesti esta mesma farda. Agora recebo esta homenagem. Só tenho que agradecer e trabalhar dia e noite pelo Crato e por todo o Ceará", afirmou.

Compareceram à solenidade, o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, o secretário de Planejamento, Hugo Figueiredo, o secretário de adjunto das Cidades, Quintino Vieira, os deputados federais José Guimarães, José Arnon Bezerra os deputados estaduais, Zezinho Albuquerque (presidente da Assembleia), Sineval Roque, Zé Ailton Brasil, Dr. Santana, Ely Aguiar entre outras lideranças.

Coordenadoria de Imprensa/Casa Civil

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis