Metrô do Cariri apresenta risco em vários trechos

A morte de uma criança de nove anos de idade, atropelada, na semana passada, por uma composição do metrô do Cariri, nesta cidade, expôs problemas antigos que põem em risco transeuntes e condutores. Ao longo dos quase 14Km de percurso que liga as cidades de Crato e Juazeiro, diversas passagens clandestinas foram abertas por moradores locais para encurtar a distância da travessia em detrimento do risco que eles correm.

O pequeno Kauã Ferreira de Oliveira perdeu a vida ao tentar atravessar a linha férrea por uma dessas passagens ilegais. Sua sandália teria ficado presa entre os trilhos no momento em que fazia a travessia. De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa que administra o metrô do Cariri, "existem muros de proteção, construídos de um lado e de outro do trilho, impedindo a passagem da população no trecho do acidente, e sinalizando que aquele não é um ponto para passagem". A respeito das "travessias clandestinas", o Metrofor adverte que estas são ações de iniciativa da população, combatidas pela empresa por meio da implantação de obstáculos.

Cancelas quebradas
Das seis canceladas automatizadas existentes no percurso entre as duas cidades, a metade está com defeito. No ano passado, foram registrados sete acidentes envolvendo o metrô, com uma morte. Em maio, um homem de 34 anos foi colhido na passagem de nível localizada na Avenida Padre Cícero, uma das mais movimentadas do trecho.

Ele trafegava de moto e não resistiu aos ferimentos. O Metrofor informou que acompanha o funcionamento da sinalização necessária para a segurança da população e que "realiza os reparos eventualmente necessários". Ainda segundo a empresa, somente no mês de junho, foram substituídos braços de cancela danificados na passagem de nível da Rua São Pedro e da Rua José Marrocos.

"Em muitos casos, a danificação das cancelas acontece por ação de transeuntes, carros ou motos, que, de alguma forma batem nos braços das cancelas e provocam o mal funcionamento. É preciso observar, ainda, que a cancela representa uma sinalização complementar para a segurança nas passagens de nível. A sinalização principal é feita através de alarme sonoro e alarme luminoso, que são acionados automaticamente quando o trem se aproxima", acrescentou a empresa.

De acordo com o frentista Alberto Aguiar de Castro, 31, apesar de os reparos serem feitos em alguns trechos, em outros o problema ultrapassa meses sem solução. "Passo diariamente pela Avenida Padre Cícero e não lembro a última vez que a cancela estava funcionando. Muitas vezes, o condutor trafegava com o vidro fechado, som ligado e não escuta o alarme.

Para evitar acidentes, o melhor mesmo seria que a cancela baixasse", considera. O metrô do Cariri possui 13,6Km de extensão, passando por Juazeiro do Norte e Crato. São cinco estações em Juazeiro (Fátima, Juazeiro, Teatro, Antônio Vieira, Escola) e outras quatro no Crato (São José, Mauriti, Padre Cícero, Crato). Em média, 1.200 pessoas são transportadas por dia.

Mais informações
Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
Rua 24 de Maio, 60 - Fortaleza - CE
Telefone: 155 (Ouvidoria do Governo do Estado)

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis