10 alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

Deixar o sedentarismo de lado e manter uma alimentação equilibrada são alguns dos segredos de uma vida longa e principalmente com qualidade.

Para a nutricionista Cintia Azeredo, do site Vita Check-Up Center, a escolha dos alimentos ideais não só auxilia na perda ou manutenção do peso, como também ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, problemas do coração e até obesidade.

O abacate, por exemplo, embora seja uma fruta calórica, possui nutrientes que ajudam no controle dos níveis LDL e HDL do colesterol, além de proteger o coração, explica a nutricionista.

Já os vegetais na cor verde-escuro possuem alto teor de vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras

Veja 10 alimentos que não deveriam sair do seu cardápio.

Abacate
Embora seja uma fruta calórica, o abacate é fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo e magnésio. Esses nutrientes atuam como anti-inflamatório natural e também combatem infecções.

Segundo Cintia Azeredo, outra importante ação do abate é o controle dos níveis de LDL e HDL colesterol. A fruta funciona também como protetora do coração, evitando assim doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.

Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é rica em selênio, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, gordura mono e poli-insaturadas e combate o envelhecimento celular.

Ela ajuda na desintoxicação do organismo, melhora a memória, a imunidade e controla os níveis de colesterol.

Frutas avermelhadas
A cor dos alimentos também pode determinar suas funções.

As frutas de cor avermelhada são fontes de substâncias anti-inflamatórias – como vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e selênio. Esses elementos atuam reduzindo os riscos de doenças cardíacas e o envelhecimento celular.

Elas também contêm antioxidantes, que melhoram as funções cerebrais.

Vegetais verde-escuros
Vegetais na cor verde-escuro possuem alto teor de vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras. Esses nutrientes combatem os radicais livres, melhoram o funcionamento intestinal e o perfil de colesterol.

Eles também ajudam na prevenção da anemia, osteoporose e de doenças cardiovasculares.

Grãos integrais
Os grãos integrais são fonte de vitaminas e minerais e também possuem fibras e ômega 3, que atuam no controle do colesterol e da glicose sanguínea.

Eles também melhoram a função intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

Aveia
Rica em proteínas, a veia possui ômega 3, potássio e fibras solúveis. Ela atua limpando as artérias, controlando os níveis de colesterol e evitando doenças do coração.

Além disso, a aveia melhora o funcionamento intestinal e ainda aumenta a sensação de saciedade.

Linhaça
Também rica em ômega 3, como a aveia, a linhaça ainda possui ômega 6, fibras, gorduras mono e poli-insaturadas, magnésio, fósforo e potássio.

Ela protege o coração, melhora função intestinal, controla a liberação de glicose na corrente sanguínea e aumenta a sensação de saciedade.

Batata doce
A batata doce possui baixo índice glicêmico e oferece carboidrato de melhor qualidade, aquele que não eleva muito a quantidade de açúcar no sangue.

Ela também é fonte de fibras, que controlam a sensação de saciedade, e de vitaminas A e C, que melhoram o sistema imunológico.

Água de coco
Segundo Cintia Azeredo, ainda não se conseguiu criar melhor suprimento de eletrólitos que a água de coco. Ela é rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, entre outros nutrientes.

Também protege contra cãibras e melhora o desempenho físico durante treinos, repondo nutrientes perdidos na transpiração.

Azeite de oliva virgem ou extra virgem
Um bom azeite pode ser rico em polifenóis e antioxidantes capazes de combater radicais livres.

Ele também possui efeito protetor de diversas doenças degenerativas e auxilia no controle do colesterol.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis