Como comprar viagens pela internet sem cair em armadilhas para turistas

Há muitas promoções na internet referentes a viagens. E visando a economia muitos usuários acabam por optar a compra por meio da internet. Em se tratando de sites de compras coletivas o setor é um dos mais procurados entre os usuários nos sites. E ao planejar uma viagem seja com amigos, família ou mesmo sozinho a última coisa que você deseja neste momento é burocracia e dores de cabeça. Por isso, selecionamos algumas dicas que podem fortalecer sua atenção ao adquirir pacotes, passagens, passeios, hospedagens, entre outros por meio de sites de compras coletivas.

Site de compras coletivas exclusivo de viagens e turismo x comum

Existem sites que só trabalham com ofertas de viagens e turismo como, por exemplo, Hotel Urbano, Innbatível, Viajar Barato, entre outros. E sites mais comuns em suas ofertas como Groupon e Peixe Urbano que oferecem todo tipo de oferta, incluindo viagens.

Não há distinção quanto a um tipo ser melhor que o outro vai depender das ofertas disponíveis em cada um. O que vai determinar o que é bom ou ruim são os itens que veremos a seguir.

8 passos para comprar a viagem

1- Você acessou o site e encontrou o destino que queria, com passagens inclusa e serviços. Os sites trabalham com os vouchers, em que primeiro o usuário adquire a oferta para depois poder fazer sua reserva no hotel. Neste caso, verifique as datas disponiveis para que possa ser realizado sua reserva.

Exemplificando: na descrição consta: “Voucher válido de 13 de Março a 10 de Dezembro de 2012. Exceto feriados e períodos de festas e eventos”.

Ou seja, se você está pensando em viajar na Páscoa, Carnaval, e outros feriados, a sua reserva não poderá ser efetuada. Segundo, suas férias são em junho, então você programa de utilizar o voucher neste período, o que pode acontecer é de o local já estar cheio para a data e você ter de conciliar a sua disponibilidade com a do local. Normalmente os hotéis estão querendo completar as reservas para dias de pouca procura, então raramente você vai encontrar grandes ofertas para feriados. Sites com checkin/checkout são os mais confiáveis, pois o inventório do hotel em questão pode ser acessado automaticamente e dá para decidir na hora se a oferta vai ser interessante para você ou não. Alguns sites que trabalham com calendários são: Zarpo, Jetsetter, Tripalertz. Porém, se isto não é um problema para você, menos mal, siga adiante com sua compra.

2- Verifique a quantidade de pessoas que estão inclusas no pacote da diária, inclusive crianças, e se aceitam animais de estimação. Algumas ofertas o usuário pode adquirir mais de um cupom para a mesma promoção.

3- Esteja atento aos serviços que serão prestados e aos itens disponíveis como roupas de banho e cama. Certifique-se de que o pacote inclui as refeições e as acomodações que deseja. Caso não esteja especificado algum item e você tenha dúvida, entre em contato com o estabelecimento.

4- Viagens internacionais requerem mais atenção. Verifique se o pacote inclui passagens aéreas, translados, guias, entre outros. Outro requisito é quanto ao seu passaporte. O site não tem a responsabilidade de seu visto para o País, vigência, etc.

5- Tome conhecimento se a empresa que está vendendo o pacote é conhecida, idônea. Você não compraria em nenhuma outra situação de uma empresa que você nunca ouviu falar ou não confia não é mesmo? Porque vai fazer diferente com as compras coletivas. Principalmente se há muito dinheiro envolvido, melhor verificar antes. A tentação por causa daquele precinho super barato é muita, mas os sites de buscas estão aí pra isso. Perca alguns minutos verificando a empresa, onde ela fica, se já teve algum problema antes. Pergunte nas redes sociais, procure por fotos reais, enfim, assuma um detetive de viagens.

6- Leia os detalhes sobre o pacote/hotel e também as linhazinhas miúdas. É o seu dinheiro, são as suas férias, por isso todos os cuidados são necessário. Normalmente os hotéis têm restrições, datas limite. Veja se há alguma taxa extra a ser paga (normalmente quando incluem passagens aéreas, a taxa de embarque é cobrada separada). Em alguns casos de hotéis, o valor é por pessoa em apartamento duplo, ou seja, as duas pessoas tem que comprar. Então já viu…. fique de olho nos detalhes.

7- No caso de hotéis e pacotes, certifique-se de que quem está vendendo o serviço. Se é o hotel diretamente para o site de compras coletivas ou se é por meio de uma agência de viagens. Se possível entre em contato com o hotel, pergunte se ele está sabendo da promoção, pergunte se a agência de viagens é parceira deles. Existem relatos de casos de hotéis que não tinham a menor idéia que as agências estavam fazendo este tipo de promoção.

8- Já que você adquiriu a viagem utilizando um site de compra coletiva nada melhor que continuar aproveitando os descontos no seu destino. Por exemplo, se sua viagem é para a Bahia, pesquise sites que oferecem promoções da cidade escolhida, assim você pode conhecer restaurantes, curtir passeios com descontos incríveis. Mas sempre vale lembrar: pesquise para saber a idoneidade do estabelecimento, procurando na internet e perguntando aos moradores do local.

Se for destino internacional também está cheio de sites do gênero por lá. Porém, as ofertas são em língua local, então se você estiver indo para um País onde não domina o idioma, é melhor pedir ajuda de quem conhece ou mesmo não se aventurar. Alguns sites não aceitam cartões de crédito de outros países. Mas verifique se eles usam Paypal, assim você pode pagar com seu cartão de crédito sem problemas, basta criar uma conta no Paypal.

Fonte: Os Coletivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis