Plantão Infotech: Firefox 11. Baixe aqui!

Mantendo o planejamento de atualizações mais frequentes, a fundação Mozilla acaba de lançar oficialmente a décima versão estável do Firefox, sem muitas mudanças aparentes, mas com correções e melhorias que pretendem deixar a navegação ainda mais rápida e imersiva.

No que diz respeito ao visual, o Firefox segue praticamente intocado desde a sua quarta versão. Na edição recém-anunciada, a interface somente ganhou um novo recurso que esconde o botão para avançar páginas da barra de navegação enquanto ele é desnecessário.

Além disso, o navegador recebeu novos suportes para tecnologias que permitem a criação de conteúdo 3D e maior compatibilidade com complementos desenvolvidos para versões anteriores do browser.

Opinião
Novas versões do Firefox têm gerado uma série de controvérsias: alguns reclamam dizendo que são mudanças excessivas, enquanto outros dizem que o navegador inova pouco. Independente de que lado você se encontra (ou se você não se enquadra em nenhum desses “perfis”), saiba que, a cada lançamento, fica claro que a Mozilla tem levado suas atualizações mais a sério do que nunca.

A Mozilla segue a mesma política da Google de lançar “versões fechadas” em um curto espaço de tempo, mais com o intuito de demarcar território e chamar a atenção dos adeptos (e de possíveis novos usuários) do que para divulgar algo realmente cheio de novidades significativas.

Apesar de não ser algo de outro mundo, o ganho na agilidade de execução das páginas com Java Script também é notável. É difícil alcançar os 30% de ganho prometidos pelos desenvolvedores, mesmo assim, páginas como a do Gmail mostram uma leve melhora na performance de funções que abusam do Java, como colocar categorias coloridas nos email e mudar a arte do tema.

De qualquer forma, as mudanças no ciclo de lançamentos da Mozilla, já divulgados no Tecmundo, começam a surtir efeitos. O novo Firefox está mais rápido que seus antecessores e atinge o objetivo principal da Mozilla: reduzir o consumo de memória. É notável como o navegador está cada vez mais leve.

Nesse quesito, vale dar um destaque especial para o gerenciador de permissões. O recurso pode ser inútil para várias pessoas, mas tem utilidade especial para quem costuma armazenar senhas no Firefox e quer deixar tudo mais organizado, sem que para isso tenha trabalho excessivo.

Clique aqui para baixar o Firefox 11

Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis