Enciclopédia Britânica anuncia fim da edição impressa após 244 anos


O presidente da companhia responsável pela publicação da Enciclopédia Britânica, a mais antiga do mundo em inglês, anunciou nesta quarta-feira (14) o fim da edição impressa da enciclopédia após 244 anos desde que seu primeiro exemplar foi publicado em Edimburgo, na Irlanda, em 1768.

A companhia vai concentrar os esforços e investimentos na edição online da enciclopédia, com conteúdo digital disponibilizado na internet além de material preparado especialmente para as escolas.

No site da Enciclopédia Britânica , o presidente da companhia, diz: “O anúncio de hoje não é sobre o nosso passado, mas o nosso futuro e as novas formas que estamos atendendo aos nossos clientes”. "Isso não tem nada a ver com a Wikipedia ou o Google", disse Cauz, presidente da Encyclopaedia Britannica Inc., que tem sede atualmente em Chicago (EUA). "Isso tem a ver com o fato de que agora Britannica vende seus produtos digitais para um grande número de pessoas."

Em nota oficial publicada no seu site, a empresa afirma:

“Por 244 anos, os grossos volumes da Enciclopédia Britânica têm estado nas prateleiras das casas, bibliotecas e empresas em toda parte, bem como conforto aos seus proprietários e usuários de todo o mundo. Eles sempre estiveram lá. Ano após ano. Desde 1768. Mas isto não seria para sempre.

Hoje nós anunciamos que iremos descontinuar a edição de 32 volumes impressos da Enciclopédia Britânica. Um evento importante? De certa forma, sim, o conjunto é, afinal, quase um quarto de um milênio. Mas, em um sentido mais amplo, este é apenas mais um ponto de dados histórico na evolução do conhecimento humano.

Por um lado, a enciclopédia vai viver em maior, mais numerosas e mais vibrantes formas digitais. Nós, os editores, estamos preparados, na era digital, para servir o conhecimento ea aprendizagem de novas maneiras que vão muito além de obras de referência. Na verdade, nós já o fazemos.”

O recorde de vendas da enciclopédia impressa foi em 1990, quando 120 mil exemplares com 32 volumes foram vendidos. Seis anos depois, em 1996, esse número caiu para 40 mil exemplares. Atualmente, o conjunto custa US$ 1.400. “As vendas de enciclopédias impressas foram insignificantes durante vários anos”, disse Cauz. “Nós sabíamos que isso ia acontecer.”

A última edição da Enciclopédia Britânica será a de 2010, um conjunto de 32 volumes que pesa 129 quilos e inclui atualizações sobre o aquecimento global e o Projeto Genoma Humano.

A versão impressa da enciclopédia representa apenas 1% da receita da companhia. Cerca de 85% vêm da venda de produtos do currículo escolar em disciplinas como matemática e ciências, enquanto o restante vem de assinaturas do site.

A Enciclopédia Britânica se transformou em 1994 na primeira do mundo a chegar à internet, e hoje, o acesso a sua enciclopédia digital, que é atualizada a cada 20 minutos, custa uma taxa de US$ 70 anuais.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis