7 fundamentos para um relacionamento dar certo

Todos nós sabemos que não existe uma formula mágica pra ter uma relação de sucesso, mas existem vários detalhes que podem influenciar o rumo de um relacionamento.

1• Autoestima  reflete na escolha
Sua autoestima irá refletir sua escolha da pessoa ao qual irá se relacionar, pessoas com baixa autoestima geralmente não conseguem ter bons relacionamentos na maioria das vezes, pois ficam com a primeira pessoa que encontram, simplesmente por medo de que ninguém mais deseje-a. Importante citar que quanto mais baixa autoestima for, menos seletiva a pessoa é, e isso por si só já pode ser considerado uma atitude de auto-sabotagem no relacionamento.

2• Entender seus sentimentos
É comum vermos muitas pessoas confundindo fascinação/química com amor e se jogando em relacionamentos sem rumo alguma a não ser o fracasso. Você pode estar se perguntando por que é tão importante entender o que realmente está sentindo? Bom a resposta para essa indagação é simples: Fascinação é uma atração profunda, muito forte mesmo, mas é algo passageiro. Ex: Agora você se encontra profundamente apaixonado (a) e faz incontáveis declarações e promessas para a outra pessoa. Amanhã quando o sentimento de fascinação acabar, você se dará conta de que não quer mais estar com aquela pessoa, pois já não sente mais o mesmo, então você decide terminar tudo.  Procure entender seus sentimentos antes de entrar num relacionamento com alguém, pois isso evitará muita dor de cabeça e sofrimento para ambos.

3• A verdade e nada além da verdade
Para um relacionamento funcionar deve haver comunicação de qualidade, mais claramente falando: ambos devem expressar o que sentem abertamente. A verdade às vezes pode doer um pouco, mas se você seguir esse tipo de comunicação honesta e respeitosa irá aumentar o nível de intimidade e conexão emocional entre os dois.

4• Compreensão é necessária
Praticamente todo relacionamento teve, tem ou terá algum tipo de discussão e isso é completamente normal, afinal vocês são diferentes e com toda certeza devem discordar um do outro em algum momento, mas antes de cair matando sua/seu parceira(o), tente se colocar no lugar da outra pessoa, o que sente, o que pensa, e tente compreender, pois não poderá mudar essa pessoa apenas por que discordam de algo. Entenda que, ainda que haja muita afinidade entre os dois, vocês não vão ter as mesmas opiniões em tudo e quanto mais cedo você aceitar esse fato melhor será seu relacionamento.

5• Continuar evoluindo
É muito importante entender que embora vocês sejam um casal, vocês continuam sendo pessoas independentes, com personalidades e vidas próprias. O casal deve continuar a se desenvolver de forma individual. Ninguém deve viver à sombra do outro ou ser totalmente dependente.

6• Cada um no seu quadrado
Aprenda a respeitar o espaço da outra pessoa, pois sem isso o relacionamento não irá funcionar. Certo, mas o que você quer dizer com respeitar espaço? Entenda isso com dois exemplos:

1. Caso seu/sua namorado (a) diga que não pode te encontrar hoje por que tem uma coisa importante a ser feita, ou que não pode etc. Entenda que ele (a) precisa desse tempo pra si, ah e lembre que ele (a) já tinha uma vida antes, então compreenda e respeite esse espaço pessoal, porque é fundamental para a relação dar certo.

2. Caso estejam conversando e tocarem em algum assunto que chateie ou deixe o outro irritado e ele (a) diga pra parar, não insista! Respeite.

7• Tenha amor próprio e valorize-se
Você pode não saber disso, mas grande parte das inseguranças existentes num relacionamento são apenas as nossas próprias inseguranças interiores sendo refletidas na relação. Você deve se amar e ter consciência do seu valor como pessoa, aceitar-se e pouco a pouco ir eliminando suas inseguranças para que elas não se tornem um problema nas suas relações sociais e amorosas.

“Amar é conseqüência de uma atração espiritual acima de qualquer mera paixão humana.”
-Cícero

Fonte: Mundo DSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis