Cariri registra maiores volumes de chuvas

Volta a chover em todas as regiões do Estado, com o registro maior de precipitações no Cariri, durante a madrugada e o dia de ontem. A maior chuva foi registrada em Missão Velha, com de 141 milímetros. Também na região, em Caririaçu, choveu 108mm. O litoral cearense também registrou chuvas em várias cidades. Dois açudes transbordaram com o volume das chuvas, o Junco, em Grangeiro, na Bacia do Salgado, e o Valério, no Município de Altaneira, na Bacia do Alto Jaguaribe, conforme avaliação da Coordenadoria de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 

Segundo a Coordenaria, o Açude Tijuquinha, em Baturité, também chegou a sangrar, e mais seis reservatórios estão com mais de 90% da capacidade de armazenamento de água. Outros quatro chegam a mais de 80% do volume. Até o final de fevereiro, eram 14 açudes com volume acima 80% e até 90%.

E as chuvas irão continuar no Estado. Segundo os técnicos da Funceme, as precipitações maiores devem ocorrer no litoral. Além de Missão Velha e Caririaçu, Crato, também no Cariri, teve a terceira maior chuva registrada no Estado, de 68.2mm.

A cidade convive com o problema de desmoronamento do Canal do Rio Grangeiro, que no último dia 5 de março, depois de uma chuva de 92mm, teve as obras recém-recuperadas dos estragos do ano passado destruídas. Moradores da margem do canal estão com receio que até o final do inverno, outras áreas desmoronem e chegue a prejudicar as casas do entorno com as possíveis cheias.

O Cariri tem tido um índice pluviométrico baixo em relação ao ano passado, com chuvas mais esparsas. O meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues, explica que vem acontecendo na região a formação de um sistema "convectivo", que implica em nuvens com muito líquido, o que não está descartada a possibilidade de chuvas maiores durante essa fase invernosa.

Ontem pela manhã foi realizada uma avaliação pelos técnicos, de chuvas isoladas durante o dia, para as áreas do Cariri e Ibiapaba, e principalmente na faixa litorânea. Para os próximos dias, a previsão é que continuem as chuvas, principalmente atingindo o litoral do Estado. Mas as outras regiões, conforme Bruno Rodrigues, não estão descartadas para registros de pluviometria expressivos.

De acordo com a Funceme, mesmo com as possibilidades de precipitações em todo Ceará, as previsões apresentadas até o momento não abrem maiores condições para outras regiões, além da faixa litorânea. E em regiões como o Cariri, onde a pré-estação chuvosa se adianta em relação ao restante do Estado, o mais provável é que continuem ocorrendo chuvas isoladas, com veranicos, o que é comum, segundo o técnico, acontecer durante o inverno no Ceará.

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio                                                 mm

Missão Velha .................... .....................141

Caririaçu................................................. 108

Crato........................................................ 68

Granjeiro .................................................. 57

Eusébio..................................................... 57

Pindoretama.............................................. 50

Santana do Cariri .......................................46

Maranguape ...............................................45

Juazeiro do Norte........................................40

Aquiraz........................................................36

Fonte: Funceme

Mais informações

Funceme - (85) 3101.1117

http://www.funceme.gov.br 

Defesa Civil do Estado - 199

Cogerh - (85) 3218.7020

http://www.portal.cogerh.com.br 

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis