Crato (CE): Solibel promove IV Festival de Música em homenagem ao Monsenhor Ágio

Alunos da Escola Lírica do Belmonte (Solibel)
(Foto: Cícero Galdino)
A Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos de Crato, posteriormente intitulada Escola Lírica do Belmonte (Solibel), fará, entre os dias 24 e 31 de janeiro naquele município, o IV Festival Cordas Ágio. Com cerca de 200 participantes confirmados, o evento contará com professores de todo o país e do exterior, que ministrarão oficinas de canto e instrumentos, em momentos de integração junto à comunidade.

Nascido como sinal de gratidão ao Padre Ágio, fundador da Solibel e hoje com 97 anos de idade, o Festival é fruto de reuniões feitas por ex-alunos da escola, que se encontram anualmente para comemorar o aniversário do sacerdote. Segundo o religioso, a Escola Lírica foi idealizada ainda na década de 40, quando, em um passeio, se deparou com camponeses cantando durante a colheita de café. Naquele momento, surgiu a idéia de conduzir os jovens à religião por meio da música.

Como explicou o professor Cícero Galdino, coordenador do evento, a cada ano, o Festival de Cordas ganha mais força, graças à figura do padre que, desde que criou a escola, em 1967, se utilizou de atos generosos para ajudar, sem querer nada em troca. “O padre Ágio é um pai para a comunidade. Uma pessoa que, com um ato generoso, criou toda uma estrutura favorável para a educação musical, pensando, sobretudo, na educação humana, tendo a música como uma ferramenta de construção e de elevação”, enfatiza.

Ainda de acordo com o coordenador, o Festival Cordas Ágio tem um formato diferenciado, por possuir caráter formativo. Serão 16 oficinas de canto e instrumentos para estudantes de música, músicos instrumentistas e cantores. Pelas manhãs, funcionarão oficinas simultâneas em vários pontos do Belmonte e, durante as tardes, as práticas coletivas. Já o vereador de Crato, Luis Carlos Saraiva, diz que o evento valoriza a cidade e promove ainda mais o Monsenhor Ágio que se dedicou em ensinar ao próximo.

Na opinião de Galdino, a arte tem uma força muito grande, transformadora e que as pessoas ainda não sabem o valor que ela possui. “A gente vê que a idéia criada pelo padre do trabalho coletivo, colaborativo, da generosidade, vai ultrapassando fronteiras. A expectativa é que esse ano nós tenhamos um festival mais forte, mais bonito e mais integrador”, finaliza observando que, para a realização do evento, os organizadores buscaram parcerias com empresas, além da comunidade do Belmonte e região.

Segundo o professor Galdino, a Solibel se mantém aberta para doações financeiras e alimentícias. Durante o Festival, os participantes ficarão hospedados na escola, daí a necessidade de uma garantia em condições de recebê-los. Mais informações através do número (88) 8845-6344 e as doações podem ser feitas na conta da Sociedade Lírica do Belmonte, agência 0094-9 (Banco do Brasil) e conta corrente: 4.238-2

Fonte: Jornal do Cariri



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis