Sedentarismo mata duas vezes mais que a obesidade, diz estudo

Se você é magro e acha que não precisa praticar nenhum tipo de exercício físico, tome cuidado: um estudo realizado pela Universidade de Cambridge revelou que o sedentarismo pode matar praticamente o dobro de vezes mais que a obesidade.

Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa buscou problematizar sobre os perigos relativos ao sedentarismo e a obesidade. Para isso, os pesquisadores acompanharam 334 161 europeus por 12 anos. Durante esse tempo, eles avaliavam os níveis de exercício e as medidas de cintura registrados a cada morte.

Com esse levantamento, os pesquisadores descobriram que 676 mil mortes são causadas por inatividade ao ano, contra 337 mil devido ao peso em excesso.

Segundo o professor e pesquisador Ulf Ekelund em entrevista para a BBC News, o maior risco foi identificado em pessoas classificadas como sedentárias, fator consistente tanto para quem tinha peso normal, quanto para os que sofriam com sobrepeso e obesidade.

Ekelund ainda afirma que eliminar o sedentarismo na Europa poderia reduzir os índices de mortalidade em cerca de 7,5% - ou 676 mil mortes – enquanto apenas tratar a obesidade traria apenas 3,6% de redução nas mortes.

Durante a pesquisa, também foi identificado que as doenças causadas por inatividade e obesidade eram em grande parte iguais, como problemas cardiovasculares. Porém, a diabetes do tipo 2 foi mais encontrada em pessoas que tinham obesidade.

Além disso, sabendo que o sobrepeso e o sedentarismo andam lado a lado, as pessoas podem achar que não há problema algum em ser magro e não praticar nenhuma atividade física no dia a dia.

É aí que elas se enganam: as pessoas magras não passam ilesas pelo problema da inatividade, inclusive, elas têm um risco maior a ter problemas de saúde quando não praticam nenhum tipo de atividade.

Enquanto isso, pessoas com obesidade que praticam exercícios têm uma saúde melhor do que aqueles que não praticam nada.

Para tentar combater ambos os problemas e reduzir a taxa mortalidade da população, os pesquisadores sugerem que todas as pessoas deveriam praticar pelo menos 20 minutos de caminhada independentemente de quanto elas pesam, pois o exercício que traz benefícios substanciais.

E aí, que tal largar um tempo do PC e da TV para cuidar da saúde?

Fonte: Info



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis