Marta quis atirar em Deus e acabou acertando no padre, diz Juca Ferreira

Juca Ferreira, novo ministro da Cultura, afirmou nesta segunda-feira (12) que a ex-ministra e atual senadora Marta Suplicy (PT) quis "atirar em Deus e acabou acertando no padre de uma paróquia".

"Eu sou um alvo eventual", afirmou, após o evento de transmissão de cargo no Teatro Plínio Marcos, na Funarte, em Brasília.

Quando Juca foi anunciado novo ministro da Cultura, em dezembro, Marta publicou mensagem no Facebook alegando que ele havia cometido "desmandos" à frente da pasta que geriu de 2008 a 2010. Antes disso, Juca serviu como secretário-executivo do ex-ministro Gilberto Gil (2003-2010).

Ao ser questionada sobre os "desmandos", em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" publicada neste domingo (11), Marta afirmou que havia mandado à Controladoria-Geral da União (CGU) documentos com supostas irregularidades cometidas na Cinemateca Brasileira durante gestão de Juca.

A Cinemateca, localizada na Vila Clementino, em São Paulo, é responsável por guardar e preservar o acervo de cinema do Brasil.

Segundo o diário, as parcerias -no valor de R$ 105 mi- foram firmadas durante a primeira gestão de Juca Ferreira à frente do MinC. O sociólogo baiano retorna à pasta neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e reassume o posto hoje.

Ainda segundo o jornal, auditorias da CGU apontam que a SAC recebeu R$ 111 milhões do MinC entre 1995 e 2010. Deste total, 94% referem-se a um termo de parceria realizado na gestão de Juca.

Em 2013, reportagem da Folha antecipou que a auditoria da CGU apontaria prejuízo ao Estado.

"Essa denúncia vem do tempo da Ana de Hollanda, é um procedimento rotineiro da CGU. A única irregularidade séria que tem aí é da passagem da gestão da Ana de Hollanda para Marta Suplicy. É a aprovação de um repasse", rebateu Juca. "Não foi ela que apresentou [a denúncia]."

Ontem, a CGU emitiu nota informando que não partiu de Marta a iniciativa da auditoria e que, na verdade, a ex-ministra apenas cumpriu determinação do ógão ao enviar documentos relativos à Cinemateca.

Fonte: Folha.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis