Crato (CE): Prefeito Ronaldo vai a Brasília para tratar sobre a Faculdade de Medicina

Na perspectiva de debater sobre financiamento, liberação de recursos para emendas parlamentares, e orientações para a melhoria da captação de recursos para média complexidade, como questões hospitalares, o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, juntamente com Aline Alencar, que agora integra o quadro de planejamento, concepção, organização e prática de projetos da Secretaria de Saúde e com o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Maia, esteve na manhã da terça-feira, 13, reunido em Brasília, com Vladyson da Silva Viana, chefe de gabinete do Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Na ocasião, o prefeito Ronaldo participou de duas audiências. Um tema debatido com o Ministério da Saúde foi a Faculdade de Medicina, e outro  sobre projetos relacionados à Secretaria de Saúde, bem como financiamento; perspectivas da liberação de recursos para emendas parlamentares que o município já foi contemplado através de portaria para a saúde e algumas demandas em relação à melhoria de financiamento de custeio.

No primeiro momento, foi discutida a questão da vinda da Faculdade de Medicina para o Crato, com um alinhamento das orientações que o município já tinha recebido, tendo em vista que o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação, ainda não abriu. E pela portaria que o município está inserido para avaliar demandas que surgiram sobre o caso específico do Crato, que foi a ampliação de leitos voltados para este equipamento, a equipe da prefeitura foi à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), departamento  que está incluído na equipe nomeada através de portaria, no que se refere à questão da saúde, elaboração e avaliação dos cursos de Medicina.

De acordo com Aline Alencar, as demandas solicitadas estão sendo atendidas, e que a gestão está só esperando que o Simec reabra para poder inserir as propostas.

“Hoje foi um dia de trabalho muito proveitoso para nós. Recebemos orientações, saímos com projeções para a questão de recursos, e no que se refere à Faculdade de Medicina, estamos esperando o Simec abrir para que possamos inserir as nossas propostas”, frisou Aline.

Aline ressalta que o encontro foi bastante produtivo, e que o prefeito Ronaldo, juntamente com a equipe, saiu com algumas orientações na parte de financiamento, principalmente na área hospitalar, com a previsão de liberação de recursos voltados para a construção de postos de saúde. Já sobre a  faculdade, está confirmada a vinda desta importante instituição para o nosso município.

“Não existe essa informação de que o município perdeu a Faculdade de Medicina, continuamos sim com esse equipamento. E em Brasília, fomos parabenizados pelo interesse, por parte do nosso gestor, em levar a faculdade para o Crato”, concluiu.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis