Crato (CE): Homenagens no sepultamento do Mestre Antonio Aniceto

O velório do ‘Mestre Antônio Aniceto’, foi marcado por
homenagens (Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria)
O corpo do agricultor Antonio José Lourenço da Silva, o ‘Mestre Antônio Aniceto’, foi sepultado por volta das 17h30min desta terça-feira no Cemitério Nossa Senhora da Piedade de Crato. Ele era integrante da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e morreu no final da manhã desta segunda-feira aos 82 anos de idade. Acometido de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, Mestre Antonio estava internado desde o dia 24 de dezembro no Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte.

A Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Governo do Estado decretaram luto oficial de três dias e divulgaram notas de pesar a exemplo do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Crato. O velório no Centro Cultural onde funcionou a antiga estação ferroviária no chamado largo da RFFSA, foi marcado por homenagens. A Secretaria de Cultura de Crato, Dane de Jade, fez uma saudação em nome do prefeito Ronaldo Sampaio que está viajando.

Um dos irmãos do falecido se emocionou ao discursar e foi às lágrimas. Logo depois, o cortejo seguiu por ruas do centro da cidade, passou em frente à Sé Catedral e foi na direção do cemitério sempre acompanhado por grupos de tradição da cultura popular. Os integrantes da Banda Cabaçal puxavam o cortejo vestidos na indumentária do grupo, mas sem tocar. Sobre a urna mortuária do Mestre Antonio, o tradicional chapéu e o pífano que ele tocava.

O luto oficial decretado pela Reitora da URCA, Otonite Cortez, atingiu todos os campi da instituição. Ela definiu o Mestre Antonio como autêntico representante da cultura popular e ainda ressaltou sua inestimável contribuição para a longevidade da Banda Cabaçal dentro do seu empenho pessoal de transmitir seus saberes para gerações da família. Disse mais que, além de um valoroso bem cultural do Cariri, a banda representa um símbolo de resistência da musicalidade e da dança de inspiração indígena.

Em nível de estado, o governador Camilo Santana decretou luto oficial de três dias em todo o Ceará e a Secretaria da Cultura publicou nota oficial, destacando a importância e o legado do Mestre Antônio Aniceto. Já o Ministério da Cultura ressaltou que ele “dedicou sua vida para manter e transmitir a singular manifestação cultural que herdou de seus antepassados, revelada nas sonoridades e nos processos de construção de instrumentos musicais com origem no sertão cearense do século XIX”.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis