Emprego na indústria do CE tem pior desempenho do NE

O Ceará teve o pior desempenho entre os estados pesquisados no Nordeste no que diz respeito ao total de pessoal ocupado assalariado na indústria. De acordo com pesquisa divulgada ontem pelo IBGE, a queda foi de 2,3% no acumulado de janeiro a novembro de 2014. A posição também foi a mesma na comparação com novembro de 2013, quando a pesquisa aponta queda de 4,2%.

No Brasil, o total de pessoal ocupado assalariado na indústria fechou o mês de novembro do ano passado com queda de 0,4% em relação a outubro, na série livre de influências sazonais (eventos que ocorrem sempre na mesma época do ano), período que acumulou retração de 4,3%, segundo o IBGE.

Foi a oitava taxa negativa consecutiva. Com o resultado de novembro, a taxa de emprego na indústria passou a acumular queda de 3,1% ao longo de 2014, com o resultado acumulado dos últimos 12 meses (a taxa anualizada) fechando em queda de 3%. Na comparação com novembro de 2013, o emprego industrial mostrou queda de 4,7%, neste caso o 38º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso desde outubro de 2009 - quando a queda chegou a 5,4%.

Locais que impactaram
A queda acumulada de 3,1% nos 11 meses de 2014 reflete retração em 13 dos 14 locais pesquisados e em 16 dos 18 setores investigados. São Paulo (-4,3%) apontou o principal impacto negativo no total da indústria, vindo a seguir Rio Grande do Sul (-4,3%), e Paraná (-4,3%).

Pernambuco, com avanço de 0,4%, exerceu a única pressão positiva. Setorialmente, ainda no índice acumulado no ano, as contribuições negativas mais relevantes sobre a média nacional vieram de produtos de metal (-7,2%), máquinas e equipamentos (-5,6%), meios de transporte (-5,2%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos (-7%).

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis