Crato (CE): Mostra 21 estreia com sessão lotada

Os amantes de cinema do Cariri aguardam ansiosos todos os anos pela Mostra Sesc. Em sua quarta edição na região, o público só cresce. Mais de 200 pessoas lotaram a sala de cinema do Sesc Crato para assistir à abertura da Mostra, realizada no último dia 12.

Nesta edição, a Mostra 21, que tem este nome por durar 21 dias, traz como tema "O desejo aguça com o olhar" e, dentro desta perspectiva 27 filmes foram minuciosamente escolhidos pelo curador da Mostra, Elvis Pinheiro, para aguçar também o desejo de se fazer presente. "O principal é a troca que há entre os participantes e a experiência cinematográfica que fica", comenta Elvis.

O curador explica que a temática não leva apenas ao desejo sexual, mas ao desejo inerente a tudo. "O desejo de vida e de morte, de trabalho, de construção, de destruição, ou seja o desejo está antes de qualquer coisa que se queira fazer", comenta.

Desejos
O símbolo da Mostra é uma casa, fazendo referência ao filme 'Dentro da casa', do diretor François Ozon, onde este ambiente representa o local mantenedor dos desejos mais íntimos, revela Elvis.

Para o estudante de Letras Darlan Andrade, que chegou cedo e garantiu o primeiro lugar na fila, a escolha dos filmes é o principal atrativo da Mostra 21. "São filmes premiados de diretores renomados com temáticas diferenciadas dos filmes mais populares. E tanto os filmes, quanto o público são mais alternativos. É um público que gosta de debater o cinema", observou.

O cineasta americano Stanley Kubrick foi escolhido como homenageado com a exibição de três produções suas. "Lolita", "De olhos bem fechados" e "Barry Lyndon".

Segundo Elvis, Kubrick é homenageado porque, mesmo não sendo um diretor conhecido pelo tema do desejo, possui, em sua filmografia, produções significativas que abordam o tema.

Perfil
O universitário Víctor Ameida acredita que a maioria do público que vai à Mostra possui o perfil do cinéfilo, e já acompanha, inclusive, outras mostras produzidas pelo mesmo curador. "Há sempre uma proposta de debate ao final do filme e isso atrai este tipo de público. Diferentemente do cinema convencional, a escolha do que vai a cartaz não é feita aleatoriamente, há todo um cuidado em preparar a Mostra em cima de um tema", frisa o estudante.

A Mostra 21 é um projeto anual, gratuito, que acontece por meio de uma parceria entre o Sesc (Unidades Crato e Juazeiro do Norte) e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

Serão ao todo 27 filmes ao longo de três semanas, nas unidades Sesc do Crato, de Juazeiro e no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

De acordo com os organizadores do evento, são produções bem diversificadas e de vários países, como Itália, Portugal, França, Reino Unido, Dinamarca, Japão, Alemanha, Dinamarca, Rússia, Coreia do Sul e tratam de diferentes formas de desejo.

MIRELLY MORAIS
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis