Crato (CE): CRAS Alto da Penha funciona normalmente e atendendo aos seus usuários

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias por ano. O equipamento executa serviços de proteção social básico, organiza e coordena a rede de serviços sócio assistenciais locais conforme a resolução 145 de 15 de outubro de 2004, da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O CRAS faz parte da Proteção Social Básica, ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), e tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, além de ser responsável pelo desenvolvimento do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), com referência territorializada.

Vale ressaltar que a área de abrangência do CRAS e seu território é delimitado a partir dos locais de residências das famílias referenciadas aos equipamentos. Ou seja, os territórios têm histórias e características diferenciadas. O planejamento das áreas de cobertura do CRAS é feito pelo gestor municipal e equipe técnica, onde é de extrema importância e é preciso delimitar os bairros, as ruas, bem como o número de famílias que são referenciadas junto a esse serviço, conforme rege a PNAS.

O CRAS Alto da Penha não faz parte de um só território apenas, e sim de toda uma área de abrangência onde podemos elencar os referidos bairros e territórios da área de abrangência como: Alto da Penha, Pinto Madeira,  Mirandão, Vila Lobo,  Pantanal,  Mutirão, Ossian Araripe, Grangeiro, Sítio Currais, Sítio Coqueiro, Sítio Romualdo, Sítio Chico Gomes, Baixio do Muquém, Baixio das Palmeiras e Vale do Amanhecer.

O fato do CRAS hoje estar localizado no bairro Pinto Madeira, não significa dizer que o serviço não vem sendo realizado junto ao bairro Alto da Penha em específico, e sim, em todo o território da sua abrangência. Sendo assim, toda a área de abrangência, bem como o território urbano e rural faz parte das prioridades dos serviços, atendimentos, e acompanhamentos junto às famílias e seus indivíduos. Hoje, o município do Crato, juntamente com o CRAS, atende mais de 5 mil famílias por ano, um número significativo para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), sendo que a nossa cidade atualmente, é modelo no Estado do Ceará.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis