Em primeiro discurso, Camilo Santana aposta em transparência e diálogo

O governador eleito Camilo Santana (PT) fez, nesta quinta-feira (06), o primeiro discurso na Assembleia Legislativa após as eleições e reforçou sua pretensão em "fazer um governo de muito diálogo", abrindo espaço para possíveis negociações com a oposição. "Meu papel agora é unir todos os cearenses, é unir o Estado do Ceará", disse o petista.

Camilo declarou também que pretende fazer um governo transparente, divulgando todos os detalhes de seus projetos no Portal da Transparência para livre acesso da população. “Vamos disponibilizar tudo no site para que a população acompanhe as ações. Quero um governo de muita transparência”, afirmou o governador eleito.

O petista falou ainda sobre a Companhia Siderúrgica do Pecém, que, segundo o governador eleito, irá aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) cearense em 12% a partir de 2016, ano que deve começar suas atividades.

Segurança pública
Camilo Santana, agora sem a pressão da disputa pelo Palácio da Abolição, admitiu a crise pela qual passa a segurança cearense e apontou uma abordagem diferente. "Essa é uma área que eu tenho um compromisso com o povo cearense", afirmou o petista, que diz atuar em duas frentes no combate à violência: primeiramente, amplificando o quadro policial, inclusive com aumento do Ronda de Ações Intensivas e ostensivas (Raio).

A segunda medida, de médio a longo prazo, seria um ataque "à causa da violência: a falta de oportunidade para os nossos jovens, para as pessoas mais pobres, para os mais humildes". Nesse sentido, Camilo disse que irá ampliar a rede de ensino de tempo integral como uma de suas políticas para melhorar o quadro de segurança pública cearense.

"Eu pretendo convocar e convidar outros segmentos da área Jurídica, da área da Justiça, inclusive já pedi uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, vou me reunir com o Ministério Público, com a OAB. Pretendemos criar um fórum, uma espécie de conselho nessa área, onde o próprio governador, eu, pretendo presidir para que possamos debater esse assunto”.

Bilhete Único
Em seu discurso na Assembleia, Camilo Santana reiterou o compromisso de implementar o Bilhete Único Intermunicipal durante o primeiro ano de governo e de iniciar a construção do hospital regional de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, além de implementar o piso nacional para os agentes de saúde. “Esse é o primeiro compromisso que assumi e vou cumprir logo em janeiro”, citou.

Importância do Poder Legislativo
Durante os mais de 20 minutos em que discursou no Plenário 13 de Maio, Camilo também ressaltou importância do Poder Legislativo para governar o Ceará. “Quero agradecer aos colegas e ao povo cearense por tudo, nesses últimos meses. Será muito importante para o governo uma parceria com a Assembleia, respeitando a independência do poder, até porque as medidas que preciso implementar na segurança e na saúde, por exemplo, precisam ser aprovadas”, disse o governo eleito, que cumpre mandato como deputado estadual.

Encontro com Dilma
Ainda no início da tarde desta quinta-feira, o governador eleito Camilo Santana embarcou para Brasília, onde se reunirá com a presidenta Dilma e com governadores eleitos.

Fonte: Ceará News 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis