Região do Cariri terá seis dias de mostra cultural

Espetáculo Orlando, do grupo Expressões Humanas
Entre 7 e 12 de novembro, a região do Cariri, no sul do Ceará, vai receber 116 grupos e artistas de todas as linguagens culturais e regiões do Brasil, além de atrações internacionais, na 16ª Mostra Sesc Cariri de Cultura. Serão 21 grupos de música, 19 de audiovisual, 17 de literatura, 12 de artes visuais e 47 de artes cênicas, além de 155 grupos de tradição oral, que vão se apresentar nas praças, ruas, escolas, galerias de arte e outros espaços públicos nas cidades do Crato, de Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral.

As atrações foram selecionadas por meio de edital público, que teve mais de mil projetos inscritos. Para a gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues, a grande participação mostra a pertinência da valorização e difusão das artes brasileiras e consolida o evento como a mais importante e diversificada mostra cultural do interior do país.

“A gente trabalha a arte e a cultura no seu sentido amplo, você tem todas os tipos de manifestações e linguagens artísticas, tem dança, circo, teatro adulto, de rua, infantil, teatro de boneco, de sombra, música popular brasileira, regional, música de tradição, artes contemporâneas, artesanato, arte popular, cinema regional, brasileiro, internacional, grupos de outros países. Enfim, um grande diálogo. Nesse período, todas essas cidades se mobilizam e passam a viver um cenário artístico no seu cotidiano. É um grande borbulhar cultural que ocorre no interior do país”.

De acordo com ela, a mostra também tem como objetivo promover o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação entre os artistas participantes, contribuindo para a difusão da identidade regional, brasileira e universal.

“O Sesc tem vários projetos, essa mostra é apenas uma das 35 que ocorrem ou ocorreram no Brasil em 2014. Na verdade, esse evento do Cariri acontece o ano inteiro, porque ele se multiplica em programações de formação do ator, do diretor, do músico, do artista plástico da própria região. Desenvolve cursos, oficinas, outros intercâmbios. Temos vários grupos que se fortaleceram na mostra Cariri e hoje circulam pelo palco giratório”.

Além de difundir as artes e aquecer a economia da região, a mostra vai promover um concurso gastronômico e incentivar o ecoturismo, com trilhas sustentáveis e oficinas na Chapada do Araripe. A programação completa pode ser consultada no site www.mostracariri.com.br.

Fonte: Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis