Cariri diversifica oferta turística

O Crato possui um grande potencial para diversos segmentos turísticos. Turismo religioso, ecoturismo, cicloturismo e turismo rural são apenas algumas possibilidades. Para transformar essas vocações em roteiros bem estruturados e mais atraentes para os visitantes, a Prefeitura Municipal do Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Sebrae realizam um trabalho de roteirização turística no destino, com base na metodologia do Ministério do Turismo (MTur).

O primeiro segmento a ser contemplado foi o turismo religioso. Foi realizada uma oficina de roteirização nos dias 22 e 23 de outubro, na sede do Senac no Crato. O encontro contou com a participação de empresas do trade turístico do município e parceiros institucionais como a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Ação Social, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Vigilância Sanitária, Associação de Guias e Condutores, URCA/Geopark Araripe, Diocese do Crato, Senac, Senai, Curso Técnico de Hospedagem da EEEP Prof. Moreira de Sousa, entre outras entidades.

A ideia da oficina era propor orientação para a diversificação da oferta turística e apresentar técnicas de modelos operacionais para a criação de roteiros turísticos, levando em conta a viabilidade dos atrativos e o grau de interesse que estes podem despertar. Condições climáticas, de transporte, logística, público-alvo, divulgação e o envolvimento do setor público e da comunidade local, que vem alcançando cada vez mais importância no contexto do desenvolvimento turístico, também estiveram em pauta na oficina.

Competitividade
Segundo o analista do Escritório Regional do Cariri do Sebrae, Édio Callou, a roteirização é o processo que estrutura a oferta de uma região em um produto rentável e comercialmente viável. Esse processo, explica o gestor, viabilizará a estruturação de atrativos em produtos permitindo a inserção do destino Crato de forma competitiva e qualificada no mercado, o que como consequência trará resultados ligados ao aumento do fluxo de turistas, a qualificação e a valorização do destino, elevando o gasto médio e o tempo de permanência do turista de forma sustentável. "A roteirização constitui-se numa estratégia fundamental para atingir esse objetivo de alavancar o turismo na região", destaca. De acordo com ele, essa foi a primeira de um ciclo de oficinas de roteirização que irá contemplar também os segmentos de ecoturismo, turismo rural e cicloturismo. Esses outros segmentos serão trabalhados a partir de 2015.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Crato, Venâncio Saraiva, destacou a grande presença do público participante da oficina. Na ocasião, ele repassou para o Sebrae o inventário turístico da cidade, recentemente finalizado e entregue ao município pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), para que a pesquisa possa ser utilizada no trabalho. Para ele, a formação de um novo roteiro demanda ações de médio e longo prazo, porque é preciso investir em diversas direções para se consolidar um destino. "Existem técnicas especiais que são aplicadas globalmente, respeitando as características locais, que são fundamentais para se consolidar um destino turístico e fazer dele uma atração que gere demanda. Essa metodologia do MTur vem para que as chances de sucesso sejam potencializadas", disse.

Potencial
De acordo com ele, o turismo religioso em Crato possui um grande potencial, especialmente agora com o monumento em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, de 35 metros de altura, um dos maiores do Brasil. Para alavancar o segmento, o município realiza ações que visam a melhoria dos serviços e pretende ampliar o marketing do destino com a criação de um portal de turismo e com a participação em eventos especializados do setor em 2015. Além disso, o secretário informa que mais dois cursos de manipulação de alimentos serão ofertados na cidade. Dessa vez para vendedores ambulantes e donos de barracas na Praça de Sé. Em seguida, será a vez dos empreendedores instalados na área da estátua de Nossa Senhora de Fátima.

A empresária da agência de turismo Classe A, Vera Lúcia Pereira, elogiou a iniciativa da Prefeitura e do Sebrae. Ela acredita que a partir de um roteiro bem estruturado e de boa divulgação os negócios da agência podem melhorar. A oficina de roteirização, conforme disse, permitiu maior consciência dos atrativos e do potencial turístico da região. "É importantíssimo para nós, que somos uma empresa pequena, oferecer um bom serviço".

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis