Plantão Infotech: Clientes de prestadoras de internet reclamam da precariedade do serviço no Cariri

Clientes de prestadoras de internet lamentam problemas como
demora na instalação, lentidão e queda de serviço
(Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
O que seria uma alternativa à demanda por serviços de internet se transformou em dor de cabeça para usuários na Região do Cariri que possuía apenas serviços da OI e de empresas “via rádio” onde a rede mundial de computadores é captada por meio de antenas. Com a chegada da “Brisa Net”, que então era apontada como saída à tamanha procura, esperava-se uma melhora, algo que não ocorre.

Para todas essas empresas que ofertam o acesso à internet, uma resolução passou a vigorar no país desde o sábado (01/11). De acordo com dados da resolução, as empresas devem garantir a velocidade de download e upload dos usuários em média/mês 80% com taxas instantâneas de no mínimo 40%. O que chega Às residências caririenses, no entanto, não é bem o que determina a Anatel, como explica a consumidora Sarah Hévila.

“Sou cliente da Brisa Net. Tanto na minha casa como no meu local de trabalho, que é uma escola, adquirimos um plano de internet banda larga”, conta. “No plano residencial de um mega eu pago um valor de R$ 69,00, mas eu acho muito caro devido a qualidade pois, infelizmente, existem muitas quedas na internet e muitas vezes é necessário tirar, desligar e ligar de novo o plug do roteador”, lamenta.

“No local onde trabalho o plano é de 5 megas e pago R$ 99,00 e é triste, pior ainda. Por ser fibra ótica, dizerem que é de ótima qualidade é pior que em minha residência. Já passei em praticamente quatro dias sem internet e ligando para lá, cobrando, fazendo queixas e reclamações. Se tira cabo, bota cabo e nada de solução. Só depois de ligar para a ouvidoria, no terceiro dia, foi que mandaram um técnico”, acrescenta Sarah reclamando do atendimento.

“A gente paga tão caro para ter internet de ótima qualidade como eles falam na propaganda e não temos o respaldo que deveríamos ter da qualidade necessária. Então não sou satisfeita”, finaliza Sarah.

O representante comercial Eduardo Fernando Cardoso é cliente tanto da Brisa como da OI Net e diz não estar satisfeito nem com uma e tampouco com a segunda que, para ele, é a mais importante já que a utiliza em seu local de trabalho para fechar e despachar contratos via email.

“Tenho a Brisa Net como fornecedora para minha casa e a Velox para o meu escritório e posso dizer que nenhuma das duas cumpre o que está estipulado, porque ela falta no compromisso, falta velocidade no que diz manter e eu não consigo ter em nenhuma das duas”, lamenta.

Atrasos na instalação
Outro ponto bastante questionado è a demora da OI para instalar novos pontos de telefone com acesso à internet Velox que ela oferece. Em Barbalha, o Analista de Sistemas Joanderson Soares teve de esperar pouco mais de dois meses para que a Velox fosse instalada em sua casa, na Rua da Liberdade.

“Eu ligava quase todo dia, já estava sem paciência. Meu interesse era apenas a internet, mas como temos que colocar o telefone também, tive de pagar dois meses por uma linha que só uso porque tem no pacote. Porém, internet mesmo só uns 70 dias depois que fiz o pedido”, comenta.

Robson Roque

Fonte: Miséria



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