Barbalha (CE): Saúde na UTI; servidores fazem bolo para os 90 dias de greve

Médicos, enfermeiros, servidores de nível médio e técnico da cidade de Barbalha realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira, 14, na frente da Secretária Municipal de Saúde para mostrar à população que há três meses mais de 110 profissionais estão em greve.

A manifestação contou com bolo e um café da manhã, além de uma banda de música.

De acordo com os grevistas, a paralisação se deve, não só pela defasagem salarial, mas também por conta da solicitação de mais profissionais na área da saúde para atender a demanda, estruturação dos equipamentos de trabalho, reformas nos prédios que abrigam os postos de saúde que, segundo eles, contem infiltrações, mofo e em alguns casos nem mesmo as torneiras dos lavatórios funcionam.

Eles pedem ainda que o incentivo repassado às categorias por meio do PMAQ-AB (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) seja feito através de projeto de lei e não por decreto, como o município tem feito.

Segundo dados do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha-SINDMUB, apenas 17 médicos que são do Programa Mais Médicos e do PROVAB estão em atividade nesse período na cidade de Barbalha.

Dos 17 enfermeiros, 15 aderiram à greve e dos 17 dentistas, 14 também paralisaram as atividades. Com isso, os 22 Postos de Saúde da Família-PSF foram atingidas, além do CAPS Infantil, SVO e do Centro Materno Infantil.

Nossa reportagem buscou a Secretária de Saúde daquele município, Desirée de Sá Barreto, mas fomos informados que ela ainda não se encontrava na secretaria e não houve outra pessoa do município que se pronunciasse sobre o assunto.

Adriano Duarte

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis