Santana do Cariri (CE): Museu da Memória retrata história do município

Sob Curadoria do Professor Raimundo Sandro Cidrão, foi aberto, em Santana do Cariri, mais um local de acesso a bens culturais para a população - o Museu da Memória Histórica Santanense. Com diversificado e rico acervo sobre o município e a região, os ambientes retratam aos visitantes a história da cidade por meio de objetos, utensílios, documentos, fotos antigas, instalações, temáticas ligadas à iconografia, arte sacra, saberes e fazeres, coleções, pinacoteca, galeria, imagem, som, literatura, memória póstuma, entre outros. O espaço traz ainda documentos datados do século XIX, quando o município era denominado Santana do Brejo Grande; fotos da missa de implantação do primeiro cruzeiro do Pontal; acervo da primeira professora formada do Município, além de publicações raras.

Após resgatar a memória de Santana do Cariri em um documentário, que posteriormente foi transformado em livro didático, o professor pretende agora preservar e guardar todo o acervo que conseguiu colecionar ao longo da vida por meio da criação do museu histórico da cidade. A ideia é que as atuais e futuras gerações conheçam as potencialidades, personalidades marcantes, artistas, fatos significativos e aprendam a valorizar e amar sua terra e arte.

O projeto de implantação do museu conta com o apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e parceria da Sociedade Teatral Santanense, do Centro Educacional Senhora Sant'Ana e da Rádio Comunitária Santana FM. O Museu da Memória Histórica Santanense fica na Rua Ulisses Coelho, 204, em frente à Praça Pedro Alves. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30.

Surpresa
Carlos Almeida Sobrinho, pesquisador de fósseis, em visita a Santana do Cariri para conhecer o Museu de Paleontologia, conheceu também o Museu da Memória Histórica Santanense. "Sempre procuro conhecer um pouco da história do lugar que visito e foi uma grata surpresa respirar esse ar cultural de Santana do Cariri. É uma cidade muito bonita, em ascensão, que logo vai chamar atenção do mundo, não só pelo aspecto da Paleontologia, mas pela sua beleza, história e localização privilegiada. O novo museu é bonito", elogiou.

Mariana Sousa, moradora de Santana do Cariri, também ficou encantada com o novo museu: "É sinônimo de mais investimento e cultura na cidade. Deve atrair mais pessoas à cidade. É um atrativo a mais para quem vem visitar os pontos turísticos da região. Estou feliz e orgulhosa com a minha cidade".

Para a prefeita Daniele Machado, o espaço ficou atraente e organizado, além de ser de fundamental importância aos estudantes de Santana do Cariri e da região. "Uma comunidade tem que ter viva em sua mente a história, as origens e os personagens que fizeram a sua história. A Prefeitura apoia incondicionalmente iniciativas como essa", frisou.

Mais informações
Museu da Memória Histórica Santanense 
Rua Ulisses Coelho, 204
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, 
de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30

AMAURY ALENCAR
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis