Assaré (CE): Cidade comemora seus 150 anos de emancipação

A população deste Município festeja até este domingo (190 seus 150 anos de emancipação política. A semana, que teve início no ultimo dia 13 assinala a realização de uma série de inaugurações por parte da administração municipal, eventos esportivos e culturais.

Assaré é conhecida como "A Terra da Poesia Popular", por ser a terra natal do ilustre poeta popular, cantor, compositor e improvisador Patativa do Assaré. Localiza-se a oeste da Microrregião da Chapada do Araripe, na Mesorregião Sul Cearense. Com uma população estimada em 22.988 habitantes.

A programação da Semana do Município, além de diversas inaugurações, inclui a realização do Governo Itinerante e a presença do programa Esporte na Minha Cidade, do Governo Estadual. Dentre as atividades culturais, acontecerá a escolha da Rainha do Município. No dia 19, ocasião do encerramento da festa e data alusiva ao aniversário da Cidade, haverá alvorada festiva e uma cavalgada com a participação de 500 vaqueiros, onde será homenageado o desportista Lauro Carneiro.

A presença do governador Camilo Santana está sendo aguardada. Além de participar da festa, deverá estar presente na inauguração de uma escola rural na Serra de Santana, distrito onde Patativa do Assaré viveu um bom período de sua vida. À noite haverá uma solenidade no parque de vaquejadas Vicente Liberalino, onde serão homenageados diversas personalidades.

Estrutura
A escola rural que será entregue à população de Assaré na visita do governador Camilo Santana é moderna e espaçosa. Conta com centro de eventos, salas de informática, quadras poliesportivas. "É um alicerce para a preparação de nossa juventude. O município de Assaré saiu de 7.4 do IDH para 9.4. Além de termos tido algumas escolas nota 10. Hoje estamos investindo 35% dos nossos recursos na educação, ou seja, 10% a mais do estabelecido pelo Ministério da Educação e Cultura", destacou o prefeito Samuel Freire.

"Nos dois anos e meio de gestão, temos deixado um legado de ações para os munícipes, como benefícios e investimentos, com programas e ações voltadas à população, priorizando não só a educação como também a saúde, adquirindo bens como ambulâncias, mesmo com todas as dificuldades pelas quais está passando o município", concluiu.

AMAURY ALENCAR
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis