Expocrato deve atrair público superior a 300 mil pessoas

Será aberta oficialmente às 18h de hoje, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato (Expocrato) 2015. A perspectiva de público é de aproximadamente 300 mil pessoas durante toda a semana. O evento acontece até o próximo dia 19 de julho, com expectativa de mais de R$ 100 milhões em negócios, superando o ano passado. Neste ano, terá três dias com transmissão ao vivo da TV Verdes Mares Cariri. Os shows dos dias 17, 18 e 19 serão transmitidos dentro da programação nacional da TV Globo, sempre depois da meia-noite e meia. A abertura contará com a presença do governo do Estado, Camilo Santana, de secretários e autoridades locais.

A festa começou extraoficialmente, ontem, com o show do cantor Roberto Carlos e público de aproximadamente 20 mil pessoas. Esta é a 64ª edição do evento, que tem como um dos seus grandes atrativos a cultura popular. A exposição do Crato se configura como um dos mais importantes eventos do gênero realizado no Norte e Nordeste. Está entre as cinco maiores do Brasil. Estandes voltados para empresas de maquinários na área agropecuária, insumos agrícolas, além de instituições de fomento à pesquisa e o Geopark Araripe, estarão expondo com temáticas diferenciadas.

Cobertura
A TV Verdes Mares, emissora oficial da Expocrato 2015, preparou uma cobertura especial do evento, que prossegue até o dia 19 de julho, e contará com grandes atrações como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Jorge e Mateus, Bell Marques e Psirico. Para mostrar todos os detalhes da Exposição, a TV Verdes Mares e a TV Verdes Mares Cariri estão exibindo matérias nos programas jornalísticos e flashes em sua programação ao longo de toda a semana do evento.

Amanhã, a emissora exibibe para todo o Ceará o programa especial Estação Verdes Mares, que vai ao ar após a estreia do novo humorístico da Globo, Tomara que Caia.

Tema
O solo será o principal tema usado no estande da Universidade Regional do Cariri (Urca), onde o Geopark irá trabalhar dentro do projeto Gea - Terra Mãe. Neste ano, foi proclamado pela Unesco como ano internacional dos solos. Segundo o coordenador geral do Geopark Araripe, Idalécio Freitas, através desse projeto que vem sendo desenvolvido a partir de Portugal, estão sendo trabalhados dez temas diferenciados. Este será o terceiro. Água e Desertificação foram os primeiros. Oficinas com artesãos serão realizadas durante a semana. A expectativa é de que pelo menos 10 mil pessoas passem pelo espaço até o próximo domingo. Serão cerca de 1.800 visitantes por dia, de vários estados do País.

O presidente do grupo gestor da ExpoCrato, Luiz Gonzaga de Melo, salienta que todas as exigências feitas pelo Ministério Público do Estado (MPE) para adequações no parque foram realizadas. O espaço, há várias décadas, vem funcionando e novas áreas como as coxias foram ampliadas. A quantidade de animais tem aumentado significativamente nos últimos anos.

A previsão é que cerca de cinco mil ocupem o espaço, desde bovinos, equinos, caprinos, cães de raça, que estarão na exposição pan-americana, além dos leilões durante a semana. Acabam também sendo forte atrativo para os visitantes, que circulam pelo espaço, inclusive pelos pavilhões onde ficam o gado, cavalos, bodes e cabras. Ele afirma que o montante em negociações será apresentado, neste ano, de forma segmentada, para que as pessoas tenham noção dos negócios efetivados de forma mais específica para cada setor.

O encontro com artistas tradicionais da cultura, além da gastronomia local, poderá ser vivenciado pelos visitantes. Mesmo antes de começar a festa, o engenho já está a pleno vapor, com a expectativa de moer nesta edição 140 toneladas de cana, dez a mais que o ano passado.

O 'cratinho de açúcar', imortalizado na voz de Luiz Gonzaga, observa o coordenador do engenho, Francisco Antônio Bernardo, se torna mais vivo com a presença do engenho artesanal que, desde o ano 2000, vem sendo uma das grandes atrações do parque para quem deseja matar a saudade de uma garapa de cana gelada com limão. "Este espaço, com certeza, sempre é bem procurado e fica em local estratégico, na entrada do parque".

A cada ano, é maior a quantidade de cana-de-açúcar consumida", afirma Bernardo. O engenho faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA). Próximo ao local, para quem gosta de produtos à base de mandioca, como a tapioca e o beiju, há uma oferta dos produtos, com todo o processo de preparação da farinha, até a feitura da iguaria, bastante apreciada pelos participantes da feira agropecuária.

Mais informações
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, s/n
Praça Cel. Filemon Teles
Centro - Crato
Telefone: (88) 3523.2120

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis