Crato (CE): Arte e sustentabilidade têm seu espaço na Expocrato 2015


Com intuito de promover e comercializar o legítimo artesanato cearense da Região do Cariri, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará/ Central de Artesanato do Ceará (Ceart) está expondo seus produtos em um espaço na Exposição Agropecuária do Crato até 19 de julho. O estande conta com a participação de 33 entidades artesanais e grupos produtivos, representando cerca de 3 mil artesãos.

Lá, o visitante pode encontrar as mais representativas tipologias do rico artesanato caririense, como a madeira, couro, pedras, fibras vegetais, argila, fios e tecidos, dentre outros. São peças com preços a partir de R$ 5.

A primeira dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, é presença garantida no espaço voltado para o artesanato na Expocrato. "É uma oportunidade de divulgar mais ainda o artesanato do Cariri, celeiro da arte e cultura popular, com artesãos com trabalho reconhecido nacionalmente e até internacionalmente. O nosso artesanato que tem grande importância na economia do Estado", ressaltou.

Oportunidade
Segundo a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato, Amanaci Diógenes, essa participação na Exposição do Crato é uma excelente oportunidade de os artesãos terem o contato direito com os visitantes e, dessa forma, a população ver o artesão trabalhando, além de entender os processos produtivos e de criação.

Atentos às questões da sustentabilidade e energias renováveis, alunos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) de Juazeiro do Norte estão apresentando, na Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato 2015), trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre letivo.

Dois dos estudos mais procurados pelos visitantes são: "O bairro sustentável", desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Tecnologia de Saneamento Ambiental; e o Sistema de Irrigação Localizada, dos alunos do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem.

Cursando o quarto semestre de Saneamento Ambiental, o discente Willian Lisboa, 18, acredita que a preocupação com os recursos naturais se torna cada vez mais necessária "diante dos problemas ambientais da atualidade". Ele observa, ainda, que, mesmo nas grandes cidades, não há sistema eficiente de saneamento.

"Elaboramos esse projeto durante quase dois meses, com apoio dos professores. O nosso objetivo é mostrar aos visitantes como podemos viver em comunhão com a natureza", disse.

Pequeno produtor há mais de 30 anos, Manoel Valdimiro Justino, 65, conta que há duas décadas frequenta a Expocrato "em busca de novidades que sejam úteis na minha produção". Para ele, o alto preço da energia e a escassez de água, agravados pela seca dos últimos quatro anos consecutivos, têm afetado a produção de modo geral.

"A saída é buscar alternativas baratas e inteligentes para driblar a crise", acrescentou o brejo-santense. Ele ressaltou, ainda, que ficou "surpreso" com o Sistema de Irrigação Localizada e garantiu que tentará levar a inovação até a sua produção, na zona rural de Brejo Santo, município da região do Cariri cearense. O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) participará da feira promovendo uma extensa programação educativa com oficinas, palestras e exposições até o próximo sábado (18).

Alunos e professores da Fatec do Cariri, Sertão Central, e dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) nas cidades de Barbalha e Crato farão demonstrações educativas em várias áreas do conhecimento, da culinária à indústria. Os visitantes da Expocrato 2015 terão a oportunidade de saber mais sobre a utilização de defensivos agrícolas, irrigação de baixo custo no cultivo familiar, os impactos da agricultura e da pecuária no meio ambiente, produção agroecológica integrada e sustentável, dentre vários outros temas pertinentes.

Os acadêmicos estão comercializando peixes, mudas, queijos e doce de leite tradicionais e com sabores diferenciados, produzidos por professores e alunos do curso superior de Tecnologia em Alimentos. O estande do Centec está localizado defronte ao tradicional engenho de cana-de-açúcar da Expocrato.

Estiagem
Na noite desta segunda-feira, foi realizada uma oficina de blocos multinutricionais, uma tecnologia simples que pode ajudar na sobrevivência dos animais durante o período de estiagem. O professor Rildson Fontenelle ensinou aos produtores a preparar um bloco de suplementação energética e proteica. A matéria-prima utilizada pode variar a depender do tipo de animal, mas, em geral, eles possuem, em sua formação, melaço, farelo de milho e de soja e sal mineral, dentre outros componentes.

Mais informações
Expocrato
Data: Até 19 de julho
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti
Avenida Maildes de Siqueira

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis