Crato (CE): Caldeirão recebe espetáculo sobre o poeta Patativa do Assaré

Será realizado na próxima quinta-feira (16), o espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado”, no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, pela premiada Cia do Tijolo (SP). O espetáculo dá início a uma circulação nacional percorrendo sete estados e 13 cidades brasileiras, com o propósito de disseminar a inigualável obra do poeta Patativa do Assaré, construindo assim uma espécie de cartografia literária afetiva do sertão.

A grande abertura do circuito acontece com apresentações no Ceará, iniciado em Assaré, cidade natal do poeta Patativa, em seguida o espetáculo acontece em Crato, mais especificamente no Caldeirão de Santa Cruz. Neste local aconteceu a tragédia da comunidade liderada por Beato José Lourenço, considerada por muitos a Canudos cearense.

É neste local simbólico que a Cia do Tijolo homenageia o engajamento político de Patativa para defender o homem sertanejo. Com patrocínio dos Correios e do Governo Federal, “Concerto de Ispinho e Fulô”, o espetáculo segue depois por Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro sempre com o propósito de divulgar a obra universal do poeta Patativa do Assaré.

Ganhador do Prêmio Shell 2009 na categoria Música e do Prêmio CPT 2009 na categoria Projeto Sonoro, “Concerto de Ispinho e Fulô” é um musical poético – encenado e cantado por meio de músicas de compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Hermínio Bello de Carvalho, Nelson Cavaquinho, além de composições próprias da Cia do Tijolo.

Serão 30 apresentações gratuitas, seguidas de workshops e bate papos, com o objetivo é descentralizar a oferta cultural do país, divulgando a poesia de Patativa para um público aproximado de 6 mil pessoas. O formato da circulação foi idealizado pela Cia. do Tijolo para percorrer fisicamente os caminhos que Patativa do Assaré percorre em seu percurso dramatúrgico. O estado do Ceará é a primeira etapa e abertura do circuito, e traz como tema “Patativa abraça seu torrão natal”.

A apresentação no Caldeirão de Santa Cruz conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Crato, que disponibilizará transporte saindo da RFFSA, a partir das 16h30, para o local do espetáculo, que terá inicio às 18hs. O espetáculo terá como público, o pessoal do Assentamento 10 de Abril, a população cratense e os turistas que se encontram na cidade e querem conhecer a história da cidade e  costumes. As pessoas podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura, através do telefone (88) 3523 2365, ou pelo email culturacrato@gmail.com.

Se programe: 
“Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado”
Dia: 16 de julho de 2015
Local: Caldeirão da Santa Cruz do Deserto
Horário: 18h

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis