Acusado de vender fósseis no Cariri é denunciado pelo MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, ofereceu denúncia contra Antônio Ribamar da Silva, acusado de comercializar fósseis originários do Cariri, no sul do Ceará. Ele foi preso no último dia 7, em uma operação da Polícia Federal. De acordo com o MPF, o ato de possuir ou comercializar espécimes fósseis sem autorização legal é proibido por lei e é considerado crime contra ordem econômica.

O procurador da República Celso Leal, autor da denúncia, informa que a prisão de Antônio Ribamar ocorreu em cumprimento a um mandado de busca domiciliar expedido pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Na ocasião, foram encontrados diversos fósseis na residência do denunciado, que confessou tê-los adquirido para revenda a diversas pessoas, inclusive de fora do Estado. Ainda conforme o MPF, Ribamar também revelou comprar os fósseis de agricultores da região e comercializar a mercadoria por meio de caminhoneiros.

Na operação da Polícia Federal, outras quatro pessoas foram presas acusadas de participar de organização criminosa especializada no tráfico internacional de fósseis. Entre os detidos, havia um alemão mantenedor de museus de paleontologia nos Estados Unidos e na China.

Fonte: O Povo



AddThis