Crato comemora hoje 160 anos de elevação à categoria de cidade


O município de Crato comemora nesta quinta-feira, 17 de outubro, 160 anos de elevação à categoria de cidade.

De acordo com o memorialista Huberto Cabral, o Crato comemora também a data de instalação do município, em 21 de junho de 1764, como Vila Real.

“Antigamente, as vilas, municípios, só passavam a cidade depois de se desenvolverem e isso se deu em 17 de outubro de 1853”, afirma Cabral.

Ainda hoje, às 19h30min na sede do Instituto Cultural do Cariri (ICC) se dará a sessão solene comemorativa aos 160 anos de elevação do Crato à Categoria de Cidade, bem como, a comemoração dos 60 anos de fundação do ICC.

O evento contará com a presença do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, do presidente do ICC, Joé Huberto Tavares de Oliveira, além de integrantes do instituto, autoridades e a sociedade em geral.

Para o prefeito Ronaldo Gomes de Matos a data deve ser lembrada com muita alegria, pois o Crato carrega em sua formação fatos determinantes para a formação do Ceará e do Cariri.

Segundo Ronaldo o momento atual do Município é de crescimento com a efetivação de ações na melhoria da infraestrutura da cidade, a elaboração de uma política de desenvolvimento econômico com a geração de emprego, renda e instalação de novas empresas e concretização do Distrito Industrial.

Além disso, a prefeitura vem trabalhando na melhoria da educação dos cratenses, com a capacitação dos educadores, melhoria das instalações, da merenda escolar e na criação do Centro de Formação dos professores da rede pública municipal de ensino.

Para Ronaldo, a ideia central de sua gestão é trabalhar políticas públicas nas áreas socais que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da populaçã9o.

Cópia transcrita do decreto que elevou o Crato à categoria de cidade

Transcorrem hoje 160 anos de elevação do Crato a categoria de cidade, conforme a resolução  623 de 17 de outubro de 1853 nos seguintes termos:

Doutor Joaquim Vilella de Castro Tavares, presidente da província do Ceará.

Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia  Legislativa Provincial decretou e eu sancionei  a resolução seguinte:

ARTIGO ÚNICO: A Vila Real do Crato fica elevada a categoria de cidade com a mesma denominação, revogadas as leis em contrario.

Mando, portanto, a todas  as autoridades a quem o conhecimento execução da referida resolução pertencer que o cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contem. O secretario da Província a faça imprimir, publicar e correr.

Palácio do Governo do Ceará em 17 de outubro de 1853, trigésimo segundo ano da Independência do Império .

Doutor Joaquim de Castro Tavares
Presidente da província do Ceará

Aprígio Justiniano da Silva Guimarães
Secretário da Província



AddThis