Santana do Cariri (CE): Homem retorna ao convívio da família após 15 anos desaparecido‏

Internado no Hospital de Urgências de Goiânia, no inicio do mês de Julho, após ter sido atropelado por um veículo quando tentava atravessar uma das ruas do bairro Jardim América, naquela capital, o cearense Cícero Eloia da Silva ganha uma nova oportunidade de rever amigos e familiares, após ter saído deste município, há exatos 21 anos, quando viajou para São Paulo em busca de trabalho e oportunidade.

Ele estava desaparecido havia 15 anos e, conforme relato de moradores do bairro goiano, nos últimos meses perambulava pelas ruas da cidade sem nome, documentos ou endereço fixo.

A sorte de Cícero começou a mudar quando equipes do setor de Assistência Social e Psicologia da unidade hospitalar detectaram que o paciente também apresentava sinais de distúrbios mentais que o impediam de falar e decidiram resgatar a sua identidade.

“Na verdade o paciente articulava palavras desconexas. O que chamou muito a nossa atenção foi o fato de que ele repetia, com freqüência, as palavras Cícero, Santana e Ceará”, informou a coordenadora do setor de Serviço Social do hospital, Elisa Crispim Baiocchi.

O cearense, que já havia sido submetido a uma cirurgia na perna direita, devido uma fratura de fêmur sofrida por causa do atropelamento, também foi diagnosticado sob suspeita de esquizofrenia. O diagnóstico foi apresentado pela psicóloga Fernanda Meira, que trabalha no hospital onde Cícero foi atendido.

Com o auxílio de dois outros pacientes que estavam internados na mesma ala onde ele permaneceu, funcionários do setor Social iniciaram pesquisas na Internet, resultando na descoberta dos municípios de Santana do Acaraú e Santana do Cariri. A partir daí, foram estabelecidos contatos junto às prefeituras sobre o paciente.

Exames de datiloscopia, que identifica o ser humano através das impressões digitais, auxiliaram na descoberta do nome dos genitores do paciente. “Com o resultado dos exames a prefeitura de Santana do Cariri conseguiu encontrar a família dele”, comemora Elisa Baiocchi.

O Secretário de Assistência Social do município de Santana do Cariri, Pedro Salviano Ferreira, disse que a família acreditava que Cícero Eloia estivesse morto. “Foi uma grande surpresa para todos. O município inteiro está em polvorosa com o reaparecimento do rapaz”, comenta o secretário.

O secretário viajou de carro próprio para buscar o conterrâneo, acompanhado por um motorista. Saiu de Goiânia ontem pela manhã. A chegada do trio em Santana do Cariri está prevista para o meio dia de hoje.

A comunidade da cidade preparou uma recepção calorosa e diversas pessoas, entre parentes, amigos, familiares e curiosos, prometem comparecer à casa da família, composta de agricultores. O pai, José Eloia da Silva, tem 71 anos e é viúvo há nove anos. Além dele, os três irmãos de Cícero também aguardam a chegada do rapaz.

“Os familiares não tinham segurança em realizar a viagem. Como o Cícero não possui documentos, não houve a condição de transportá-lo de volta de avião. Então, vim eu buscá-lo de carro”, informou o secretário.

Os custos da viagem, cerca de R$ 2,5 mil, foram pagos pela prefeita do município, Danieli de Abreu Machado e pelos vereadores João Paulo Cabral, Robério Idelfino, Antônio do Sindicato e Juracildo Fernandes, além do próprio secretário Pedro Salviano.

Na prefeitura da cidade, já estão sendo providenciados novos documentos para Cícero Eloia. O município também vai se responsabilizar pelos cuidados médicos que ele ainda possa necessitar, conforme o secretário Pedro Salviano.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste


AddThis