F-1: Vettel vence o GP do Japão, mas Alonso é quarto e evita tetra de alemão; Massa é 10°

O título é quase certo, mas ainda não foi neste domingo. O GP do Japão, cuja pista de Suzuka é a que mais viu títulos na história da F-1 (11), não teve a oportunidade de ser o palco do tetracampeonato de Sebastian Vettel com a Red Bull. O alemão venceu novamente, sua 9ª em 2013 e 5ª seguida (em 2012, foram cinco triunfos na temporada), mas terá que esperar pelo menos mais uma etapa para comemorar o título. Serão pelo menos mais 14 dias de expectativa para Vettel: a próxima etapa, na Índia, será no dia 27 de outubro.

E o tetra foi impedido neste domingo por culpa de Fernando Alonso. O ferrarista fez sua parte: terminou em quarto e se manteve na briga pela taça, por mais impossível que a virada sobre Vettel pareça. Ele precisava ficar pelo menos em 8° para se manter na disputa. Agora, Vettel tem 297 pontos, enquanto Alonso foi para 207.

Para que a Índia seja o palco do tetra do alemão, que viraria o mais jovem a alcançar o feito (26 anos), ele precisará vencer e torcer para que Alonso fique no máximo em 3°. Alonso, portanto, terá que vencer ou ficar em 2° no circuito de Buddh para levar a disputa para Dubai, no autódromo de Yas Marina - se for vencedor, Vettel não pode terminar entre os 5 primeiros; se for segundo, Vettel teria que ficar no máximo em 11°.

Pole em Suzuka, Mark Webber, companheiro de Vettel na Red Bull, não segurou a liderança nem por uma curva, mas conseguiu a dobradinha no final da prova, quando ultrapassou Romain Grosjean, da Lotus, que ficou em 3°. Grosjean conseguiu ultrapassar Webber e Vettel na primeira volta, mas viu o alemão assumir a liderança na 41ª e Webber recueprar a segunda posição na penúltima volta da prova.

Felipe Massa, longe das disputas pelas primeiras posições, até pontuou: em 10°, garantiu mais um na sua conta e foi a 90, na sétima colocação do Mundial. O problema é que Massa não só largou em quinto e fez corrida fraca, perdendo cinco posições até o final, como estava em 9° até a última volta, quando foi ultrapassado por Jenson Button.

Nova prova fraca pode complicar a situação de Massa na F-1. Ele, que afirmou negociar com diversas equipes para a próxima temporada, pode estar prestes a deixar a categoria, já que faz as últimas quatro provas em sua história na Ferrari.

A prova na Índia, em Buddh, acontece no dia 27 de outubro, daqui duas semanas.  O treino de classificação acontece no sábado, às 6h30 (de Brasília), e a prova é no dia seguinte, às 7h30.

O GP do Japão foi um pouquinho mais difícil para Sebastian Vettel. O piloto da Red Bull largou em segundo, caiu para terceiro, ficou boa parte da prova por lá, mas no final fez prevalecer o favoritismo de seu carro. O alemão aproveitou do melhor ritmo e melhor estratégia de parada de box em Suzuka.

Destaque para Romain Grosjean [Lotus] que fez uma excelente largada, pulou para a ponta e liderou por um bom tempo. Mas, o francês não foi rival para a RBR e ficou em terceiro. Mark Webber cruzou em segundo lugar e completou o pódio no Japão.

A corrida
A primeira curva foi marcada por duas situações: primeiro, a espetacular largada de Romain Grosjean, que levou sua Lotus da quarta posição no grid para a liderança, deixando Vettel e Webber para trás. Ele também aproveitou o acidente pelo qual passou Lewis Hamilton, 3° no grid, que perdeu a roda direita traseira após toque e teve que abandonar.

Também na primeira curva ocorreram os outros dois abandonos da prova, após o único acidente de toda a corrida: Giedo Van der Garde, da Caterham, e Jules Bianchi, da Marussia, bateram e acabaram fora da pista.

A emoção passou a ser concentrada em Felipe Massa, que na quinta posição era fortemente pressionado por Fernando Alonso. A briga durou até a 20ª volta, quando o espanhol finalmente passou o companheiro brasileiro de Ferrari, quando ambos já haviam parado nos boxes.

Massa, inclusive, chegou a passar por investigação da organização da prova quando, na 33ª volta, levantou suspeitas sobre ter ultrapassado o limite de velocidade dentro dos boxes. Ele teve que pagar um drive-thru pelos boxes como punição.

Enquanto isso, a briga entre Grosjean, Vettel e Webber era ditada pelas paradas nos boxes. Quando todos realizaram as programadas, foi a vez de Vettel se consolidar na vice-liderança e começar a pressionar o francês.

A pressão funcionou rapidamente: na 41ª volta, Vettel conseguiu passar Grosjean na reta dos boxes. O francês se defendeu bem em duas tentativas do alemão, mas na terceira não mais conseguiu segurar.

Vettel, então, disparou na liderança, não sendo mais pressionado até o final da prova. Grosjean, ao contrário, passou a sofrer com a presença de Webber. O australiano demorou, mas assim como seu companheiro de Red Bull passou o piloto da Lotus, na penúltima das 53 voltas.

Quando todos já se concentravam na bandeirada para vettel, Felipe Massa acabou sendo ultrapassado pro Jenson Button, praticamente no mesmo instante da virtória do alemão. final melancólico para o brasileiro, e de festa para Vettel, cada vez mais próximo do tetracampeonato Mundial de Fórmula 1.

Confira o resultado final:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h26m13s301
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 7s129
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 9s910
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 45s605
5. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 47s325
6. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 51s615
7. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 71s630
8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 72s023
9. Jenson Button (ING/McLaren) – a 80s821
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 89s263
11. Paul Di Resta (ING/Force India) – a 98s572
12. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
13. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 1 volta
14. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
15. Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 1 volta
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1 volta
17. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta
18. Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
19. Max Chilton (ING/Marussia) – a 1 volta

Não completaram:

Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – uma volta
Jules Bianchi (FRA/Marussia) – não completou volta
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – não completou volta

Fonte: UOL



AddThis