Juazeiro do Norte (CE): PF vai investigar falhas em concurso

A Polícia Federal (PF) informou que vai realizar, nos próximos dias, investigações para saber se há indícios de crimes por parte da empresa responsável pela aplicação das provas do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Juazeiro do Norte, a 402 Km de Fortaleza.

No último domingo (13), data da realização das provas, 60 candidatos da área de Fisioterapia não puderam prestar o concurso, pois o número de provas era menor do que o de candidatos presentes em uma das salas onde o certame deveria ter sido aplicado.

Ontem, a PF ainda aguardava o encaminhamento do Boletim de Ocorrência (B.O.) instaurado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte por um grupo de candidatos que se sentiram prejudicados devido à impossibilidade de participarem do concurso.

O delegado da Polícia Federal Samuel Elânio informou que, caso as investigações comprovem irregularidades, a PF deverá instalar inquérito para apurar a responsabilidade dos ilícitos.

A aplicação dos exames cabia à Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio). As provas do concurso do INSS foram realizadas ontem em oito cidades brasileiras para um total de 164.209 candidatos.

Apenas na sala de número 3A, no 3º andar do Colégio Objetivo, em Juazeiro, houve registro de falhas. O candidato Francisco Alves Sobral disse que um coordenador de provas tentou solucionar o problema recolhendo os exames para a área de Fisioterapia em outras salas.

"Ele ainda conseguiu outras 17 provas", afirma o fisioterapeuta contando, ainda, que diante da insatisfação dos candidatos com a situação, o coordenador chegou a propor que os testes fossem fotocopiados. "Houve uma discussão devido à sugestão do coordenador e ele, então, liberou a todos sem que o exame fosse prestado", conta.

O secretário Executivo da Funrio, Azor José de Lima, informou que a empresa ainda não sabe qual decisão irá adotar para tentar reverter o prejuízo dos candidatos que não conseguiram fazer as provas no domingo.

Segundo ele, somente após análise que estaria sendo feita pela comissão responsável pela realização do concurso é que a empresa se manifestará, através do encaminhamento de nota à imprensa.

Anulação
O superintende da Regional Nordeste do INSS, João Maria Lopes, informou que toda a responsabilidade em torno de problemas detectados durante a aplicação das provas do concurso pertence à Funrio.

O superintendente ressaltou, no entanto, que há possibilidade do concurso ser anulado. "Nós estamos aguardando o relatório que já foi solicitado à empresa responsável pela aplicação das provas para sabermos o que realmente aconteceu. Porém, é possível que, para a área específica de Fisioterapia, haja a necessidade da realização de novas provas", disse.

A decisão em relação à aplicação de novas provas aos candidatos de Fisioterapia, segundo o superintendente regional, caberá à Diretoria de Gestão de Pessoal do INSS.

"Após análise do relatório emitido pela empresa, o colegiado adotará todas as medidas necessárias", concluiu.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis