Juazeiro do Norte (CE): Município inicia ações para Dia de Finados

Encontros envolvendo setores de segurança, serviços públicos, cultura e romaria estão sendo realizados com a finalidade de planejar a oferta de melhoria nos serviços disponibilizados aos fiéis que participarão da Romaria de Finados neste município. A estrutura seguirá o modelo apresentado durante as comemorações à Nossa senhora das Dores, realizada no mês de setembro.

Constituída como o maior evento religioso da cidade a Romaria de Finados tem previsão de início no próximo dia 29. Segundo os organizadores do evento, para a edição deste ano estão sendo aguardados cerca de 500 mil romeiros.

Estrutura
Uma das preocupações dos responsáveis pelo acolhimento aos fiéis é a questão da segurança. Para que não haja surpresas que possam ocasionar transtornos, ou quaisquer outros problemas, um forte esquema de segurança será disponibilizado. "A segurança do romeiro é um dos pontos prioritários na elaboração do plano de trabalho que estamos concluindo", informa a secretária de Cultura e Romaria do município, Marli Bezerra.

De acordo com ela, o esquema contará com a intensificação de rondas realizadas pela Polícia Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e o uso de motos e viaturas que serão cedidas pela Secretaria de Segurança da cidade. "A intenção é manter o mesmo nível de atendimento disponibilizado ao romeiro durante a romaria da Mãe das Dores", diz.

O comandante do 2º BPM em Juazeiro do Norte, tenente coronel José Wellington Alves da Silva, informa que irá disponibilizar 150 policiais para atuarem durante o período da Romaria, que se estenderá até o dia 2 de novembro.

Explica que o aumento no contingente será possível através do deslocamento de policiais que atuam nos municípios da área de atuação do 2º Batalhão à Juazeiro do Norte. Aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar também serão utilizados durante a operação.

As áreas de limpeza pública, trânsito e comércio ambulante também foram pontuadas nas primeiras discussões. "Outros setores da administração também estão inseridos na infraestrutura necessária ao recebimento dos fieis", diz Bezerra.

A secretária de Cultura e Romaria do município frisa que uma das iniciativas neste novo processo de acolhimento aos romeiros partiu do própria área de Serviços Públicos, no sentido da organização do comércio ambulante no entorno da Matriz, o que vai possibilitar a devolução de espaços aos peregrinos nas ruas, avenidas e praças.

A Secretaria de Saúde do município vai dispor de ambulâncias e de postos volantes de atendimento nos bairros de maior concentração de fieis.

Entre os bairros onde o serviço será oferecido estão o Centro da Cidade, nas imediações da Igreja Matriz, Socorro, Salesianos e Franciscanos.

Já o setor de Vigilância Sanitária vai realizar inspeções nos boxes que funcionam no Centro de Apoio aos Romeiros. Também haverá fiscalização em bares, restaurantes, pousadas, ranchos e hotéis. O objetivo é fiscalizar as condições de higiene, manuseio de alimentos e acomodações dos ambientes. Também serão vistoriados quiosques e bancas nas praças da cidade.

O padre Joaquim Cláudio, administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, que participou das duas reuniões realizadas pelo grupo responsável pela coordenação da Romaria de Finados, solicitou maior empenho do setor público municipal em relação ao trânsito e, ainda, o apoio da área da saúde em virtude das aglomerações e da temperatura alta.

O pároco elogiou todos os avanços em torno da reestruturação do comércio de ambulantes e a centralização deste serviço nos arredores do Centro de Apoio aos Romeiros.

A programação religiosa para o período de Finados deverá ser apresentada no início da próxima semana. O tema do evento deste ano será: "Com padre Cícero somos igreja peregrina que caminha para a Luz".

A recomendação para o período é que todos os setores do município estejam envolvidos no apoio aos romeiros, durante os cinco dias da peregrinação.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis